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Novo projeto de Buggy - Farina Buggies

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Mensagem por Farina Qui Ago 07, 2014 9:56 am



Farina, bom dia.

A BRM também já teve Buggy com tração dianteira...

 
1984 BRM M9
 
Novo projeto de Buggy - Farina Buggies - Página 3 BRM%20M9%20M3dez84
 
 
Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 1984, o M9 fugia à tradição da BRM na fabricação de buggies com mecânica de Fusca. Neste caso, tratava-se de um veículo com aspecto de fora-de-estrada leve, e utilizava mecânica da família BX da Volkswagen (Gol, Voyage, Parati, Saveiro), com motor e tração dianteiros.
 
Fonte: Revista Motor 3, dezembro de 1984.
Foto: João Carlos de Moura Andrade.
Colaboração: Lindeberg de Menezes Jr
 
 
Mas não se trata de melhor ou pior desempenho... O Buggys são fabricados aqui no Braisl a décadas e com os mais variados propósitos...

O tradicional Kadron por exemplo não se enquadraria em Off-Road...

Imagina um fabricante de Buggy no Nordeste que faça um projeto de Buggy para 7 pessoas com tração dianteira, só para levar turistas passear pela orla da praia? Isso é extremamente viável e não precisa ter desempenho Off-Road...

Por isso a minha opinião de deixar o mais livre possível essas questões, não tenho a menor intensão de defender melhor desempenho disso ou daquilo ou qualquer outro juízo de valor... A minha intenção sempre será de contribuir positivamente e ajudar no que for possível.

Abraços

Reinaldo
Eu conheci esse veiculo na fabrica, mas ele não chegou a ser produzido por questões de desempenho, mas o ruim de deixar esta lacuna é que algum fabricante poderá se utilizar dessa brecha para produzir veículos para uso urbano sem Air Bag e ABS e nossa intenção não é ir contra esses equipamentos e sim que eles não sejam obrigatórios especificamente para os buguies.

A questão que defendemos junto ao Denatran é que os buggys são para uso fora de estrada por isso certos equipamentos não se aplicam aos buggys, se não estiver enquadrado em fora de estrada tara de ter obrigatoriamente ABS e Air Bag. A questão de transporte de turistas exige um projeto especifico um buggy não tem capacidade estrutural para transportar 7 pessoas e acredito que para isso deva existir uma legislação especifica!!!

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Mensagem por Reinaldo Qui Ago 07, 2014 10:06 am

"mas o ruim de deixar esta lacuna é que algum fabricante poderá se utilizar dessa brecha para produzir veículos para uso urbano sem Air Bag e ABS"

A melhor solução para isso é limitar a produção por mês, como citei acima... Qualquer outra "coisa" técnica, as grandes montadoras tem condição de fabricar e se adequar a norma...


"A questão de transporte de turistas exige um projeto especifico um buggy não tem capacidade estrutural para transportar 7 pessoas e acredito que para isso deva existir uma legislação especifica!!!"

Não existe isso em Engenharia... Os Buggys já existentes podem não ter estrutura para transportar 7 pessoas, mas nada impede de ser fabricado um Buggy com estrutura para transportar 7 pessoas, que é o limite de CNH "B"... Bem possível para o mercado de turismo...


Obs: Destaquei em negrito as minhas respostas, só para não confundir a leitura.

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Mensagem por Farina Qui Ago 07, 2014 1:56 pm

Na pratica o que ocorre é que a proposta parte de uma produção artesanal de veiculos com até 100 unidades ano por veiculo homologado.

Perante esta legislação nada mudara com relação a capacidade de passageiros sendo 2, 4 ou 7 passageiros. A NBR 13776 classifica os veículos tipo buggy com os seguintes termos:

Categoria M1 - veículos projetados e construídos para o transporte de passageiros, que não tenham mais do que oito assentos alem do assento do motorista.

Portanto nada impede fazer um projeto novo, desde que não exceda os 1000kg de PBT.
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Mensagem por Reinaldo Qui Ago 07, 2014 2:10 pm

Farina

É exatamente isso! Por isso eu dei o exemplo de 7 lugares...

Até 7 lugares a lei já permite hoje e se alguém quiser fazer um Buggy com essa capacidade, não vai ter problema nenhum...

Se limitar o PBT em 1000 Kg e deixar exclusivo para transporte de passageiros, já vai estar dentro de 1,2,,,4,,, e 7 lugares, mais a limitação de produção, já é um começo das características principais.

Abraços.

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Mensagem por Reinaldo Qui Ago 07, 2014 2:21 pm

Deixa eu explicar cada item sugerido e os porquês:

1- PBT máx. 1000 Kg: Assim será muito difícil um projeto de Buggy sem que a carroceria/conjunto seja em fibra de vidro, mantendo as características dos Buggys atuais.

2- Exclusivo para passageiros: Para que não seja desvirtuado para derivados de veículos de caraga, Pick-ups e afins descaracterizando o uso do Buggy como conhecemos e mesmo assim dando liberdade para projeto no número de passageiros até no máximo 7, como já é da legislação hoje.

3- Limitar a produção mensal ou anual: Assim, com pequena produção, nenhuma grande montadora vai se aproveitar da norma para lançar carro comum mais barato sem ABS e Air Bag, pois isso não interessante comercialmente para nenhuma grande montadora, mas é o caso da grande maioria dos fabricantes de Buggy hoje.

Abraços.

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Mensagem por Farina Qui Ago 07, 2014 7:21 pm

O PBT não leva em consideração os passageiros e sim o peso do veiculo em, cabe ao fabricante determinar a carga maxima total e por eixo ai sim entra o peso dos passageiros.

Portanto um Fibravan Plus tem o PBT de 780kg e capacidade para 5 passageiros.

O DENATRAN não determina peso para os passageiros ele apenas sugere que deva ser levado em conta 70kg por pessoa para efeito de projeto e ensaios.

Essa questão de exclusivo para passageiros é bem interessante, vamos incorporar a norma.
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Mensagem por Reinaldo Qui Ago 07, 2014 9:15 pm

Farina, boa noite.

Eu já tive uma longa troca de posts para explicar a definição correta de PBT neste tópico: https://planetabuggy.forumeiros.com/t5790-cambao-capacidade-de-tracao-em-kg-versus-peso-do-carro
Recomendo que leia.

Segue a definição de PBT:

RESOLUÇÃO Nº 290, DE 29 DE AGOSTO DE 2008

Disciplina a inscrição de pesos e capacidades em veículos de tração, de carga e de transporte coletivo de passageiros, de acordo com os artigos 117, 230-XXI, 231-V e X, do Código de Trânsito Brasileiro.

2.3 - TARA - peso próprio do veículo, acrescido dos pesos da carroçaria e equipamento, do combustível – pelo menos 90% da capacidade do(s) tanque(s), das ferramentas e dos acessórios, da roda sobressalente, do extintor de incêndio e do fluido de arrefecimento, expresso em quilogramas.

2.4 - LOTAÇÃO - carga útil máxima, expressa em quilogramas, incluindo o condutor e os passageiros que o veículo pode transportar, para os veículos de carga e tração ou número de pessoas para os veículos de transporte coletivo de passageiros.

2.5 - PESO BRUTO TOTAL (PBT) - o peso máximo (autorizado) que o veículo pode transmitir ao pavimento, constituído da soma da tara mais a lotação.


PBT já inclui o peso do carro com todos os passageiros...

Abraços.

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Mensagem por Farina Qui Ago 07, 2014 10:05 pm

Ok, correto!!!! mas a norma que esta em vigor atualmente e a 190/09 essa é a danada que esta atrapalhando tudo!!!
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Mensagem por Reinaldo Qui Ago 07, 2014 10:23 pm

Farina

Seja qual for a resolução ou as que vierem no futuro ou ainda as que existem e que forem modificadas, a definição de PBT de um veiculo não muda.

PBT é um conceito e não depende de lei ou resolução.

Tenho certeza que você entendeu, só estou enfatizando porque tem muita gente que não tem esse conceito(PBT) ou que interpreta equivocadamente.

Continuo torcendo para que você tenha êxito nessa empreitada.

Abraços.

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Mensagem por Reinaldo Qui Ago 07, 2014 10:32 pm

Só mais uma coisa.

Quando eu sugeri 1000 Kg de PBT, foi só um exemplo...

Você e os outros fabricantes é que devem definir o valor do PBT para categoria.

Eu sugeri 1000 Kg porque a maioria dos Buggys hoje tem PBT em torno desse valor e dificilmente um carro comum conseguiria atingir esse valor sem ter uma carroceria leve(Fibra), mas pode ser menos ou mais conforme a conveniência e consenso dos fabricantes.

Abraços.

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Mensagem por Luciano Bohn Sex Ago 08, 2014 7:36 am

Farina escreveu:O PBT não leva em consideração os passageiros e sim o peso do veiculo em, cabe ao fabricante determinar a carga maxima total e por eixo ai sim entra o peso dos passageiros.

Portanto um Fibravan Plus tem o PBT de 780kg e capacidade para 5 passageiros.

O DENATRAN não determina peso para os passageiros ele apenas sugere que deva ser levado em conta 70kg por pessoa para efeito de projeto e ensaios.

Essa questão de exclusivo para passageiros é bem interessante, vamos incorporar a norma.
Farina, estou acompanhando o tópico e vou tomar a liberdade em fazer um comentário como leitor..................Parabéns pela sua ética e imparcialidade ao tratar o assunto em questão...............fica muito mais agradável, produtivo e prazeroso quando o debate é levado neste tom.........abs.
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Mensagem por Joker Sex Ago 08, 2014 10:41 am

interessante esse projeto !
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Mensagem por chevas Sex Ago 08, 2014 1:16 pm

Farina e pessoal, uma dúvida, por favor...a lei do abs e airbag já não está em vigor desde janeiro de 2014? 
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Mensagem por Farina Sex Ago 08, 2014 4:38 pm

Chevas, tem uma portaria de maio de 2012 que é a 247/12 que determina que todos fabricantes de veículos tem de apresentar laudo de eficiência do ABS e Air Bag sob pena de cancelamento do CAT. Em função disso estamos reunindo todos fabricantes para tentar uma flexibilização nas normas.
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Mensagem por chevas Sáb Ago 09, 2014 7:44 am

Farina escreveu:Sim, as fabricas ainda estão produzindo buggys em 2014 mas o denatran esta notificando individualmente as empresas e gradativamente ira bloquear o registro até a regularização, pode ser que leve anos até todos serem notificados mas o fato é que não podemos esperar a ultima hora.
...
Farina, então quer dizer que as fábricas ainda estão podendo produzir e vender buggies novos em 2014, sem airbag e abs? O comprador poderá emplacar sem problemas? Ou será que o sistema vai bloquear o emplacamento caso o fabricante do veículo tenha sido notificado?
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Mensagem por chevas Sáb Ago 09, 2014 7:52 am

Farina escreveu:Chevas, tem uma portaria de maio de 2012 que é a 247/12 que determina que todos fabricantes de veículos tem de apresentar laudo de eficiência do ABS e Air Bag sob pena de cancelamento do CAT. Em função disso estamos reunindo todos fabricantes para tentar uma flexibilização nas normas.
Sobre isso, no nosso caso, acho que bastaria alterar a redação do par. 4º da Res. 311 do Contran, além é claro de definir melhor o que é um buggy:

"Res. 311 Contran:
...
Art. 4º Estão dispensados do atendimento aos requisitos desta Resolução os 
veículos fora-de-estrada, os veículos especiais, definidos pela norma NBR 13776 da Associação 
Brasileira de Normas Técnicas, os de uso bélico e os classificados como buggy. "   Very Happy 
..."

Tava feita a festa, não?

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Mensagem por Farina Sáb Ago 09, 2014 8:27 am

KKKKKK.... é exatamente isso que precisamos!!!!  mas ta difícil!!!
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Mensagem por chevas Sáb Ago 09, 2014 9:06 am

E sobre o meu outro post, Farina, o que achas:

"Farina, então quer dizer que as fábricas ainda estão podendo produzir e vender buggies novos em 2014, sem airbag e abs? O comprador poderá emplacar sem problemas? Ou será que o sistema vai bloquear o emplacamento caso o fabricante do veículo tenha sido notificado?"


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Mensagem por Farina Sáb Ago 09, 2014 10:37 am

A informação que foi passada para o pessoal da Wakemotors é que caso alguma montadora venda veículos ano 2014 modelo 2014 estará cometendo crime federal. Para o comprador não tem nenhuma restrição.

Para os fabricantes pelo que entendemos não haverá notificação pois como fabricante temos que estar por dentro das normas, caso contrario estarmos sujeitos as penalidades previstas em lei.

Para regularizar a situação (ai vem o absurdo) todo fabricante terá de comprovar eficiência conforme as diretrizes do DENTRAN:

Ensaio de frenagem (ABS) apenas 2 laboratórios no Brasil valor do teste R$15.000,00 (esse não é caro)

Proteção ao ocupante (AIR BAG) Laboratório na Europa ou EUA, cada ensaio custa em média R$500.000,00 mais o custo de levar 2 técnicos do INMETRO e 1 do DENATRAN para acompanhar o ensaio com todas as despesas pagas pela empresa, para este teste deve-se envia 4 carros destes 3 serão submetidos a teste de colisão.

Em resumo... inviável para qualquer fabricante de buggy.
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Mensagem por chevas Sáb Ago 09, 2014 12:43 pm

Não é nem um pouco viável nem razoável.
Simplesmente TEM QUE HAVER uma distinção para os pequenos fabricantes, assim com há diferenças para protótipos, fabricação artesanal e outros tipos de veículos.
Qualquer pessoa com o mínimo de bom senso pode perceber isso.
Tenho certeza que os esforços de vcs e dos outros fabricantes de buggys surtirão efeito e logo, logo, haverá alguma alteração, ressalva ou emenda nestas normas que permitam que os buggys continuem a ser fabricados normalmente no país!
Boa sorte pra nós.
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PS: tem certeza que não haverá problemas para os compradores??
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Mensagem por Farina Sáb Ago 09, 2014 12:53 pm

Pode comprar tranquilo, os buggys a venda em estoque são 2013/14 as fabricas tem chassi em estoque ainda.
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Mensagem por Luciano Bohn Qua Ago 13, 2014 7:11 am

Farina escreveu:A informação que foi passada para o pessoal da Wakemotors é que caso alguma montadora venda veículos ano 2014 modelo 2014 estará cometendo crime federal. Para o comprador não tem nenhuma restrição.

Para os fabricantes pelo que entendemos não haverá notificação pois como fabricante temos que estar por dentro das normas, caso contrario estarmos sujeitos as penalidades previstas em lei.

Para regularizar a situação (ai vem o absurdo) todo fabricante terá de comprovar eficiência conforme as diretrizes do DENTRAN:

Ensaio de frenagem (ABS) apenas 2 laboratórios no Brasil valor do teste R$15.000,00 (esse não é caro)

Proteção ao ocupante (AIR BAG) Laboratório na Europa ou EUA, cada ensaio custa em média R$500.000,00 mais o custo de levar 2 técnicos do INMETRO e 1 do DENATRAN para acompanhar o ensaio com todas as despesas pagas pela empresa, para este teste deve-se envia 4 carros destes 3 serão submetidos a teste de colisão.

Em resumo... inviável para qualquer fabricante de buggy.
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Mensagem por Furlan Sáb Ago 23, 2014 5:44 pm

Muito bom Farina, belo projeto, até queremos conversar contigo sobre esse projeto
Nós estamos a disposição a ajudar com essa lei, para o que precisar estamos ai
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Mensagem por Farina Seg Ago 25, 2014 9:00 am

Obrigado Furlan, no momento estou estudando as possibilidades para homologação, em breve veremos como ira fica.

Abraço!
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Mensagem por Furlan Seg Ago 25, 2014 6:02 pm

Certo, se precisar de ajuda em algo, estamos a dispor
Abraço
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Mensagem por chevas Qua Out 22, 2014 3:30 pm

Olá pessoas!

Alguma novidade sobre este assunto do abs e airbag?

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