Projeto Suspensão duplo A
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Projeto Suspensão duplo A
Bom, estou querendo montar um duplo A no meu buggy, os que vendem pronto na internet são com preços exorbitantes e não vejo dificuldade em fazer uma. Para isso procurei pela net alguns projetos e por fim acabei desenvolvendo esse, as medidas eu tirei do meu buggy (medi na trena mesmo o tamanho entre cada roda dianteira), porém seguem algumas dúvidas:
- A manga de eixo tem uma variação entre os dois furos de fixação, sendo o inferior deslocado mais pra frente e mais pra dentro do que o superior, porém não sei as medidas exatas, alguém sabe informar? considerei 1cm mais pra frente e 2 cm mais pra dentro. Com isso eu irei desenvolver os braços com as medidas exatas.
Caso a manga de eixo fique um pouco inclinada (no sentido de rotação da roda e não olhando de frente, ficando "torta"), há devido a precisão dessa diferença, há algum problema?
-A manga de eixo fica deslocada em torno de 15 cm da suspensão, confere?
-Considerei 1160mm de entre rodas.
- Amortecedores?? Achei uns de moto a gás, com regulagem de altura e pressão do amortecedor num preço muito atrativo, lembrando que quero algo voltado a maciez.
Achei esse http://www.ebay.com/itm/320mm-12-5-8-MONKEY-BIKE-MOTORCYCLE-ATV-BLK-AIR-GAS-SHOCK-SUSPENSION-PAIR-2PC-/251135644436?pt=Motorcycles_Parts_Accessories&hash=item3a78d9d314&vxp=mtr
Só para constar, se vocês olharem o braço inferior, verá que no encaixe traseiro ele tem uma variação de altura de 4cm, isso pq qdo tirei as medidas no buggy, caso eu fizesse reto, ele pegaria na chapa do cabeçote.
Sintam-se a vontade em opinar...
Todos os cortes de chapa serão feitos por plasma, tendo certa precisão, soldas serão em MIG. Aços 1020 e os tubos de parede mais grossa, dos braços serão de 1 polegada.
Fotos:
Vista Isometrica
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Frente
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Vista Superior, reparem nos braços, os furos dos pivos estao desalinhados e essas medidas exatas que tenho dificuldade em achar.
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Vista lateral onde dá pra ver a diferença de 4cm no braço inferior, para não pegar no cabeçote
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- A manga de eixo tem uma variação entre os dois furos de fixação, sendo o inferior deslocado mais pra frente e mais pra dentro do que o superior, porém não sei as medidas exatas, alguém sabe informar? considerei 1cm mais pra frente e 2 cm mais pra dentro. Com isso eu irei desenvolver os braços com as medidas exatas.
Caso a manga de eixo fique um pouco inclinada (no sentido de rotação da roda e não olhando de frente, ficando "torta"), há devido a precisão dessa diferença, há algum problema?
-A manga de eixo fica deslocada em torno de 15 cm da suspensão, confere?
-Considerei 1160mm de entre rodas.
- Amortecedores?? Achei uns de moto a gás, com regulagem de altura e pressão do amortecedor num preço muito atrativo, lembrando que quero algo voltado a maciez.
Achei esse http://www.ebay.com/itm/320mm-12-5-8-MONKEY-BIKE-MOTORCYCLE-ATV-BLK-AIR-GAS-SHOCK-SUSPENSION-PAIR-2PC-/251135644436?pt=Motorcycles_Parts_Accessories&hash=item3a78d9d314&vxp=mtr
Só para constar, se vocês olharem o braço inferior, verá que no encaixe traseiro ele tem uma variação de altura de 4cm, isso pq qdo tirei as medidas no buggy, caso eu fizesse reto, ele pegaria na chapa do cabeçote.
Sintam-se a vontade em opinar...
Todos os cortes de chapa serão feitos por plasma, tendo certa precisão, soldas serão em MIG. Aços 1020 e os tubos de parede mais grossa, dos braços serão de 1 polegada.
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Vista Superior, reparem nos braços, os furos dos pivos estao desalinhados e essas medidas exatas que tenho dificuldade em achar.
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felipe_belfusca- Buggueiro
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Re: Projeto Suspensão duplo A
ngm pra dar uma opiniao? :// hahaha
felipe_belfusca- Buggueiro
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Re: Projeto Suspensão duplo A
eu tinha comentado algo mas minha internet muito boa acho que nao enviou kkk
Mad Well- Homem das Dunas
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Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
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Re: Projeto Suspensão duplo A
entao lembrei kkkkk
como é um projeto, faça as balanças maiores! no caso para que a bitola(entre eixo)(roda-a-roda) da dianteira seja maior que a traseira! para garantir maior estabilidade em curvas,
amortecedores, creio que esses de moto sejam ainda muito moles para isso! voce poderia procurar alguma ofcina especializada em suspensao para fazer um amortecedor de curso bom e ideal para isso! usando mola aspiral ao inves de suspensao a rosca (assim como a da garage 4x4)
E se conseguir faça-o de uma forma que ganhei um maior esterçamento(que os pneus virem mais) vale a pena dar uma olhada nos angles kit e os kits de camber ajustaveis! abraço
como é um projeto, faça as balanças maiores! no caso para que a bitola(entre eixo)(roda-a-roda) da dianteira seja maior que a traseira! para garantir maior estabilidade em curvas,
amortecedores, creio que esses de moto sejam ainda muito moles para isso! voce poderia procurar alguma ofcina especializada em suspensao para fazer um amortecedor de curso bom e ideal para isso! usando mola aspiral ao inves de suspensao a rosca (assim como a da garage 4x4)
E se conseguir faça-o de uma forma que ganhei um maior esterçamento(que os pneus virem mais) vale a pena dar uma olhada nos angles kit e os kits de camber ajustaveis! abraço
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: Projeto Suspensão duplo A
Referente ao amortecedor com rosca, seria mais pra deixa na altura que eu quero, pq se comprar um de tamanho fixo, não sei como fiocará o buggy, se ficará alto ou muito baixo.
O meu não dá pra deixar o entre rodas maior pois daí iria ficar pegando na fibra.
sobre o camber e caster vou dar uma procurada
O meu não dá pra deixar o entre rodas maior pois daí iria ficar pegando na fibra.
sobre o camber e caster vou dar uma procurada
felipe_belfusca- Buggueiro
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Re: Projeto Suspensão duplo A
Esta muito legal! So esteja preparado pra mudanças, uma dica normal mas importante, é não soldar definitivamente, solda em pingos, e monta se der tudo certo custura (obvio) haha, mas faz, se não der, faz outra, otimiza algumas peças, no final vai ser unica, e sua! boa sorte no projeto!
Re: Projeto Suspensão duplo A
felipe_belfusca escreveu:Referente ao amortecedor com rosca, seria mais pra deixa na altura que eu quero, pq se comprar um de tamanho fixo, não sei como fiocará o buggy, se ficará alto ou muito baixo.
O meu não dá pra deixar o entre rodas maior pois daí iria ficar pegando na fibra.
sobre o camber e caster vou dar uma procurada
o problema dessa rosca é que a suspensão é muito molenga! a nossa com amortecedores originais e os feixes ela ja desce um pouco! é bom ver isso!!
quanto ao entre eixo maior é so fazer um pequeno corte na fibra um U de cabeça para baixo ou coisa do tipo!
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: Projeto Suspensão duplo A
Mad Well escreveu:felipe_belfusca escreveu:Referente ao amortecedor com rosca, seria mais pra deixa na altura que eu quero, pq se comprar um de tamanho fixo, não sei como fiocará o buggy, se ficará alto ou muito baixo.
O meu não dá pra deixar o entre rodas maior pois daí iria ficar pegando na fibra.
sobre o camber e caster vou dar uma procurada
o problema dessa rosca é que a suspensão é muito molenga! a nossa com amortecedores originais e os feixes ela ja desce um pouco! é bom ver isso!!
quanto ao entre eixo maior é so fazer um pequeno corte na fibra um U de cabeça para baixo ou coisa do tipo!
Qual amortecedor deveria colocar? E outra, como faço para colocar a mola junto a ele?
Esse de descer, o quanto é isso? Nos braços inferiores terão um suporte com várias furações para que altere a altura.
felipe_belfusca- Buggueiro
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Re: Projeto Suspensão duplo A
voce pode copiar os suportes da garage 4x4 ou fazer como o de chevette porem com curso maior e balanças maiores
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: Projeto Suspensão duplo A
Mad Well escreveu:voce pode copiar os suportes da garage 4x4 ou fazer como o de chevette porem com curso maior e balanças maiores
Estou fazendo as bandejas inferiores com 250mm e as superiores com 150mm, está bom?
felipe_belfusca- Buggueiro
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Re: Projeto Suspensão duplo A
rapaz... voce pensou em por qual ai?
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: Projeto Suspensão duplo A
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porem fazendo o quadro superior alem do inferior é possivel criar balanças maiores e nesse meio tempo usar o amortecedor junto da mola
mais ou menos assim http://imohr.lojavirtualfc.com.br/lojas/00010013/prod/sdivwb200.jpg
porem essa suspensao é para on-road
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porem fazendo o quadro superior alem do inferior é possivel criar balanças maiores e nesse meio tempo usar o amortecedor junto da mola
mais ou menos assim http://imohr.lojavirtualfc.com.br/lojas/00010013/prod/sdivwb200.jpg
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Mad Well- Homem das Dunas
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Re: Projeto Suspensão duplo A
Mad Well escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
porem fazendo o quadro superior alem do inferior é possivel criar balanças maiores e nesse meio tempo usar o amortecedor junto da mola
mais ou menos assim http://imohr.lojavirtualfc.com.br/lojas/00010013/prod/sdivwb200.jpg
porem essa suspensao é para on-road
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foram em todos esses que tirei base rsrsrs...no da imohr o amortecedor é de moto com ajuste de altura, o da outra é de carro da cofap com mola
felipe_belfusca- Buggueiro
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Re: Projeto Suspensão duplo A
entao voce pode ver que ele eh para street nao para off road!felipe_belfusca escreveu:Mad Well escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
porem fazendo o quadro superior alem do inferior é possivel criar balanças maiores e nesse meio tempo usar o amortecedor junto da mola
mais ou menos assim http://imohr.lojavirtualfc.com.br/lojas/00010013/prod/sdivwb200.jpg
porem essa suspensao é para on-road
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foram em todos esses que tirei base rsrsrs...no da imohr o amortecedor é de moto com ajuste de altura, o da outra é de carro da cofap com mola
Mad Well- Homem das Dunas
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dúvidas
Muito legal. Perguntas:
- Pelo que entendi, o sistema usará molas com amortecedores embutidos como as coil overs, certo? Nesse caso, não existe uma opção de carros de linha nacionais?
- Onde são os suportes destes elementos elásticos?
- A caixa de direção e a posição e ângulo da coluna de direção seriam os mesmos?
[]'s
- Pelo que entendi, o sistema usará molas com amortecedores embutidos como as coil overs, certo? Nesse caso, não existe uma opção de carros de linha nacionais?
- Onde são os suportes destes elementos elásticos?
- A caixa de direção e a posição e ângulo da coluna de direção seriam os mesmos?
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chevas- Moderador
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Re: Projeto Suspensão duplo A
Vamos lá, vou tentar implementar esse projeto na minha cadeira de desenho, ai facilita uns desenhos (copias) kkk
Re: Projeto Suspensão duplo A
Vale a pena adaptar também a caixa de direção do monza.
Clayton- Atolado na Lama
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Re: Projeto Suspensão duplo A
iai felipe?
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: Projeto Suspensão duplo A
Mad
Eu comecei com uns erros nos braços da suspensão e acabei desistindo pois não estava com paciencia para refazer, mas hoje certamente faria corretamente. Aí nesse meio tempo arrumei uma suspensão do chevette, estou terminando a adaptação dela. Creio que ficará bom
Eu comecei com uns erros nos braços da suspensão e acabei desistindo pois não estava com paciencia para refazer, mas hoje certamente faria corretamente. Aí nesse meio tempo arrumei uma suspensão do chevette, estou terminando a adaptação dela. Creio que ficará bom
felipe_belfusca- Buggueiro
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Re: Projeto Suspensão duplo A
vai mandando fotos cara
Mad Well- Homem das Dunas
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