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Motor a ar 1600 ou Ap 1.6 ? Qual o melhor ?

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Mensagem por Nick Sáb Jan 10, 2009 7:09 pm

Oi pessoal, tudo bem ? Desculpe eu entrar na comunidade errada, mas acredito q vcs possam me ajudar.
Vou mandar fazer meu triciclo e eu tenho opcoes diversas de motores a escolher.
Eu vou viajar de norte a sul do pais e preciso de algo economico tanto na estrada quanto na cidade.
Se eu tivesse a media de 12 ou 13 km/l na cidade e a mesma media na estrada , ja esta otimo pra mim.
Entao qual motor eu escolho ??
Alguns fabricantes me dao a opcao de escolher, motor a ar 1600 (eles chamam de brasilia ou fusca)
Motor ap 1.6 Carburado ou injetado . Eu nao entendo nada de motor e como ja disse, quero fazer a media de consumo que descrevi e pra mim ja ta otimo.

Considerando que o peso dos triciclos sao em media de 650 kg (incluindo o motor) .
Eu poderia colocar o motor do uno mille 1.0 fire ??

Obrigado pela ajuda

Nick
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Mensagem por Stitch Sáb Jan 10, 2009 7:19 pm

A princípio voce pode usar qualquer motor num tricíclo, há quem coloque até V8. Muitos usam o do Vectra transversal.

Se a opção for algo conhecido coloca um AP injetado que é mais econômico que o boxer e anda mais. Um AP central com cambio de Santana ou Logus vai dar muita estabilidade, força e economia ao triciclo.

Se quiser algo ainda mais econômico coloca um CHT, num triciclo dá pra colocar todo o conjunto motor/câmbio transversal do Escort ou o do Gol AE com o câmbio atrás do motor (central), da mesma forma dá pra fazer com o Uno como perguntou, mas não é a melhor opção. Se puder gastar um pouco mais usa um motor do FOX que anda bem e é muito econômico.
Boxer (1600 ar) seria a última opção, apesar de ótimo para buggys, no triciclo as outras opções são melhores. Boxer gasta mais e tem pouca potência.

Entra em contato com este pessoal:
http://www.triciclos.eng.br/produtos.htm

Eles tem soluções intressantes e o Jesus, o proprietário, é figura muito conhecida nos meios motociclisticos no Brasil todo.
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Mensagem por paloso Dom Jan 11, 2009 12:56 pm

vi um com motor Fiat 1.0 Fire.. e ficou bom..... injetado economico e andando bem...
soube q o dono usava caixa de chevette...

sei q é possivél pois um amigo montou um Br800 com a mesma mecanica e ficou forte e economico... fazendo em média na cidade 18km/l a 21km/l
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http://www.palososhop.com

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Mensagem por Nick Seg Jan 12, 2009 6:15 pm

Obrigado pessoal pela ajuda. E que eu nao entendo nada de motor . Eu ia comprar uma moto , mas como faltou coragem, vou mesmo de triciclo. O problema e que a maioria dos fabricantes que tenho encontrado pela net, so usam o motor a ar que eles chamam de fusca ou brasilia, ou entao o AP 1.6 ou 1.8 injetado ou carburado.
Ja li muita opiniao de proprietarios de veiculos no site bestcars. O pessoal q tem o tal motor ap 1.6 tem milhares de opinioes diferentes. Ja encontrei medias de 9, 12, 13 e ate 6!!!! Ai eu fico doido ne, pois como o mesmo motor pode ter medias tao diferentes ??????????? A maioria dos fabricantes de triciclos me falou que a media com motor ap 1.6 e de 13 km/l (gasolina) e 10 km/l (alcool) . Mas eu nao sei mais em quem acreditar! Nao sei se tao me falando essa media so porque querem vender ou se realmente essa media esta correta!

Abracos

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Mensagem por Stitch Seg Jan 12, 2009 9:22 pm

Nick escreveu:A maioria dos fabricantes de triciclos me falou que a media com motor ap 1.6 e de 13 km/l (gasolina) e 10 km/l (alcool) . Mas eu nao sei mais em quem acreditar! Nao sei se tao me falando essa media so porque querem vender ou se realmente essa media esta correta!

Abracos

Essas diferenças dão por vários fatores: modo de pilotar, onde é usado, carburação, injeção, veneno e tipo de veículo onde está o motor.

Tudo vai depender da forma como pilota e de como adornou o triciclo, mas em geral é mais ou menos isso mesmo num triciclo. Num Santana, que é o dobro do peso do triciclo, o AP 2.0 faz 12KM/L a gasolina e 8 KM/L a álcool andando normal. Vai de AP injetado que voce não se arrepende, mas eu colocaria 1.8 ou 2.0.

Mas já que pediu conselhos vou te dar um bom: Experimenta um buggy antes de comprar o triciclo. Dá a mesma sensação de liberdade da moto, mas tem 4 rodas e parabrisa... Além disso é muito bom em qualquer situação seja asfalto, estrada, cidade, terra ou areia.

Procura o NIL aqui do fórum que ele tem modelos que arrasam no visual e são muito versáteis, inclusive AP, certamente chamam mais atenção que muito triciclo. http://www.buggymania.com.br/lojaa/index.php?act=viewProd&productId=7

Palavra de quem já teve moto, triciclo e buggy.
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Mensagem por Armando1 Ter Fev 10, 2009 6:03 pm

Nick


Dá uma olhada em dois sites www.alemaotriciclo.com.br e www.inema.com.br. Experimentei uns 20 tricilos de marcas diferentes e optei pelo do Alemão, tenho ele ainda, é 2007 AP 1.6 injetado e já esta com 18.000 km. Bom de estrada, com boa estabilidade e consumo. No site inema, em motoviagem, esta o relato da viagem que fiz a Porto Seguro em Set/2008 com dados de km e consumo.
Abraços

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Mensagem por Gladston Dom Fev 15, 2009 3:38 pm

Nick escreveu:Obrigado pessoal pela ajuda. E que eu nao entendo nada de motor . Eu ia comprar uma moto , mas como faltou coragem, vou mesmo de triciclo. O problema e que a maioria dos fabricantes que tenho encontrado pela net, so usam o motor a ar que eles chamam de fusca ou brasilia, ou entao o AP 1.6 ou 1.8 injetado ou carburado.
Ja li muita opiniao de proprietarios de veiculos no site bestcars. O pessoal q tem o tal motor ap 1.6 tem milhares de opinioes diferentes. Ja encontrei medias de 9, 12, 13 e ate 6!!!! Ai eu fico doido ne, pois como o mesmo motor pode ter medias tao diferentes ??????????? A maioria dos fabricantes de triciclos me falou que a media com motor ap 1.6 e de 13 km/l (gasolina) e 10 km/l (alcool) . Mas eu nao sei mais em quem acreditar! Nao sei se tao me falando essa media so porque querem vender ou se realmente essa media esta correta!

Abracos

De fato como disse o Stitch são vários os fatores que podem influenciar no consumo (direção, pneus, regulagem, relação das marchas, terreno, peso do veículo, tipo de motor, etc), porém seria impossível um motor AP fazer menos de 10KM/l por exemplo. Claro que se isso acontecer algo tá errado ou o motor tá muito Bravo (aspirado). Como sugestão te aconselho a colocar um motor que seu mecânico já esteja acostumado a usar. Em questão de mecânica tudo é possível, mas como fazer é que mora o segredo. Se o cara nunca fez uma adaptação diferente nem se atreva a pedir. Isso vai te custar muita dor de cabeça (e $$) e ainda corre o risco de nunca acertar teu triciclo... Atualmente o AP por ter um custo de peças barato em relação aos benefícios fica sendo a melhor opção, mas se achares um cara que consiga colocar um motor central com o câmbio original podes colocar um VHC ou um 1.4 ECONOFLEX, todos da GM que tem boa potência e um baixo consumo e pro teu caso (650 kg) está ótimo, mesmo porque pelo que entendi sua idéia não é velocidade e pro tipo de veículo velocidade não combina mesmo.
Caso não se sinta seguro compre uma moto mesmo. Na minha opnião coragem tens que ter é pra andar de Triciclo, a sensação de maior segurança por ter três apoios no chão é ilusão se pensar que na hora de uma necessidade você terá pouca agilidade com um veículo desses... Falei demais, hehe. Pense bem e boa sorte!
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