Trocando a haste da embreagem
+3
jperson
Beco
Kleyton Maia
7 participantes
Página 1 de 1
Trocando a haste da embreagem
Antes de começar gostaria de agradecer ao JP que me enviou a haste da embreagem ja havia muito tempo que estava atras de fazer essa atualização !!
E como prometido segue o esquema para troca da haste e no final minha opinião.
Meu irmão que entrou debaixo do carro e eu fiquei de paparazi e ajudando hehehehe, começamos soltando o cabo da embreagem e com a ajuda de uma chave de fenda soltamos a mola da haste suficiente para ela livrar a haste e a chave ficou segurando a mola na posição:
Abaixo a foto comparando a haste original com a que o JP me enviou com aproximadamente 02 cm maior:
Para remover a haste apos aliviar a mola , tem um maldito anel que deve estar enterrado na sujeira como estava o o meu , o ideal e com o alicate invertido abra ele e remova:
Apos isso com auxilio desta peça abaixo removemos mas você pode ir tirando com uma chave de fenda que ele sai bem nesta foto ainda nao tínhamos removido a mola nem o anel , mas depois disso deu certo.
Apos isso remonte a haste prenda a mola e coloque o anel coloque o cabo da embreagem e de a regulagem a gosto.
Bom na minha opinião é uma atualização que compensa a embreagem ficou 40% mais macia , em muitos sites li que ficava maravilhoso como de carro novo etc etc etc ... mas na minha opinião não é bem assim ficou mais leve com um curso melhor mas ainda é um cambio mecânico.
Analisando o custo a facilidade de se fazer e o resultado aprovadíssimo!!!
Km 92.400
E como prometido segue o esquema para troca da haste e no final minha opinião.
Meu irmão que entrou debaixo do carro e eu fiquei de paparazi e ajudando hehehehe, começamos soltando o cabo da embreagem e com a ajuda de uma chave de fenda soltamos a mola da haste suficiente para ela livrar a haste e a chave ficou segurando a mola na posição:
Abaixo a foto comparando a haste original com a que o JP me enviou com aproximadamente 02 cm maior:
Para remover a haste apos aliviar a mola , tem um maldito anel que deve estar enterrado na sujeira como estava o o meu , o ideal e com o alicate invertido abra ele e remova:
Apos isso com auxilio desta peça abaixo removemos mas você pode ir tirando com uma chave de fenda que ele sai bem nesta foto ainda nao tínhamos removido a mola nem o anel , mas depois disso deu certo.
Apos isso remonte a haste prenda a mola e coloque o anel coloque o cabo da embreagem e de a regulagem a gosto.
Bom na minha opinião é uma atualização que compensa a embreagem ficou 40% mais macia , em muitos sites li que ficava maravilhoso como de carro novo etc etc etc ... mas na minha opinião não é bem assim ficou mais leve com um curso melhor mas ainda é um cambio mecânico.
Analisando o custo a facilidade de se fazer e o resultado aprovadíssimo!!!
Km 92.400
Re: Trocando a haste da embreagem
Isso Kleyton, não é uma revolução, mas ajuda.
No meu caso era necessario, eu simplesmente ficava com dor na perna ao acionar muitas vezes o pedal de embreagem, com a haste maior, diminuiu este esforço.
Para teres uma ideia, teve um dia que eu estava gripado, com o corpo doido, simplesmente não conseguia empurrar o pedal para acionar o plato de 900 lbs(o original tem 450 lbs.), com a haste facilitou.
No meu caso era necessario, eu simplesmente ficava com dor na perna ao acionar muitas vezes o pedal de embreagem, com a haste maior, diminuiu este esforço.
Para teres uma ideia, teve um dia que eu estava gripado, com o corpo doido, simplesmente não conseguia empurrar o pedal para acionar o plato de 900 lbs(o original tem 450 lbs.), com a haste facilitou.
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Pontos : 10985
Show de bola...
Elvis- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 391
Tipo de Buggy : Buggy Fyber 2000W 1.8 AP
Pontos : 5380
MUITO BOM O TUTORIAL.
UMA OUTRA OPÇÃO MAIS RÁPIDA É USAR UMA BARRA CHATA DOBRADA. LEMBRANDO QUE QUANTO MAIOR A ALAVANCA, MAIS MACIA SERÁ A EMBREAGEM.
UMA OUTRA OPÇÃO MAIS RÁPIDA É USAR UMA BARRA CHATA DOBRADA. LEMBRANDO QUE QUANTO MAIOR A ALAVANCA, MAIS MACIA SERÁ A EMBREAGEM.
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10314
O problema da haste muito comprida que ela vai roçar no conduite e desgastar o cabo e o conduite flexivel.
A minha tem 2 cm a mais que a original e fica muito proximo do conduite, a que fiz para o Kleyton tem 1,8 cm de aumento.
A minha tem 2 cm a mais que a original e fica muito proximo do conduite, a que fiz para o Kleyton tem 1,8 cm de aumento.
jperson- Moderador
Ai também acho que depende do chassis se for o tubular pode ser diferente.
certamente, me referi ao meu caso e outros com chasssi vw.
Não conheço os chassis tubulares para opinar.
Mas nada que não de para dar um jeito.
Não conheço os chassis tubulares para opinar.
Mas nada que não de para dar um jeito.
jperson- Moderador
jperson escreveu:O problema da haste muito comprida que ela vai roçar no conduite e desgastar o cabo e o conduite flexivel.
Kleyton Maia escreveu:Ai também acho que depende do chassis se for o tubular pode ser diferente.
pessoal, nos buggys com chassi Vw o que sempre observei é que a fibra onde é o banco traseiro, fica muito próximo do cambio e nesse caso a haste de embreagem não pode ser muito grande. Já nos buggys com chassi monobloco, fica um espaço maior e é possível aumentar até 7 cm em alguns modelos. Já essa questão que o Jairo falou não entendo porque pegou no flexível de embreagem do buggy dele já que a distancia entre o final do flexivel e a haste é a mesma em qualquer buggy
Nil- Homem das Dunas
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
essa opção do Jairo parece "mais proffissional" mas a "Gambitech" que mostrei também faz o mesmo efeito
Nil- Homem das Dunas
A ponta do flexivel e a haste nos vw ar fica proxima, se fizer uma haste muito alta o cabo fica torto, desalinha em relação a saida do flexivel.
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/embreagem/flexivel.jpg
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/embreagem/flexivel.jpg
jperson- Moderador
Jairo, isso nunca foi problema. Veja no foto que postei que tá exatamente como voce falou mais aciona muito bem e não encosta no flexivel
Nil- Homem das Dunas
Certo Nil, mas eu sou meio chato com detalhes, por isso.
jperson- Moderador
jperson escreveu:Certo Nil, mas eu sou meio chato com detalhes, por isso.
ENTENDO JP
Nil- Homem das Dunas
Excelente adaptação principalmente para não forçar muito o pé e a perna esquerda dos sexogenários.
jalbas- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 250
Tipo de Buggy : Cooper
Pontos : 6082
Pergunta :
a haste da embreagem tem sempre o msm tamanho.
Para se ter uma maior é preciso mandar fazer? não tem para comprar?
Qual seria o tamanho da original se houver para comprar?
a haste da embreagem tem sempre o msm tamanho.
Para se ter uma maior é preciso mandar fazer? não tem para comprar?
Qual seria o tamanho da original se houver para comprar?
Alessandro1980- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 142
Tipo de Buggy : Glaspac 1972- o McGyver-motor de brasilia 1.600cc, carb simples, chassi de fusca 1967.
Pontos : 4595
Pelo que sei todas são do mesmo tamanho.
Fiz algumas 2 cm mais compridas(uso platoô de 900 lb, é bem pesado e ajuda).
Já vi falar que algumas da kombi(a agua) são maiores, mas até hoje não encontrei, todas que vi tinham o mesmo tamanho das outras mais antigas.
Fiz algumas 2 cm mais compridas(uso platoô de 900 lb, é bem pesado e ajuda).
Já vi falar que algumas da kombi(a agua) são maiores, mas até hoje não encontrei, todas que vi tinham o mesmo tamanho das outras mais antigas.
jperson- Moderador
tendi!!! vlw
Alessandro1980- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 142
Tipo de Buggy : Glaspac 1972- o McGyver-motor de brasilia 1.600cc, carb simples, chassi de fusca 1967.
Pontos : 4595