Medindo a RECARGA do carro.
4 participantes
Página 1 de 1
Medindo a RECARGA do carro.
Teste com multímetro carros com dinamo ou alternador:
Teste sem multímetro em carros com dínamo:
1- Gire o parafuso da marcha lenta ou peça para alguém acelerar até que a luz da bateria apague-se completamente.
2- Desconecte o cabo NEGATIVO da bateria.
3- Se o motor permanecer em funcionamento o dínamo ainda esta ok. Se o motor desligar significa que o dínamo não esta conseguindo gerar a potência necessária.
Considerações para quem fez o teste com o multímetro::
Muita gente pode se surpreender porque comprou um alternador de 80A, então inocentemente esperava ver o valor de 80A mas então se depara com um valor infinitamente menor (como 3A), o mesmo pode acontecer com quem tem o dinamo e espera inocentemente ver 30A! NÃO - isso esta completamente errado!
O defeito do dinamo é não carregar na marcha lenta, mas tanto no carro com dinamo(acelerado) quanto num alternador de 80A a recarga deve ser quase a mesma se ambos estiverem em perfeito estado, SIM ISSO MESMO, e deve ser assim se estiverem gerando a mesma tensão (cerca de 15V - o que é o correto para ambos), sim a bateria é quem absorve a carga, em outras palavras a tensão existe e se for fixa, é o consumidor quem define quanta potência será utilizada significa isso que a potência de sobra destes dispositivos(dinamo/alternador) é para que continuem carregando uma bateria em situações adversas (farol aceso, etc) ! A única forma do fornecedor conseguir gerar uma amperagem muito maior no consumidor(bateria) é aumentar a tensão acima de 16V.... e você não quer fazer isso por motivos óbvios
A grande loucura de muitos mecânicos e até eletrecistas, é dizer inocentemente que o fusca foi projetado para uma bateria de 30A, pois esta escrito 30A no regulador de voltagem
Pode-se imediatamente perceber que uma bateria de 60Ah pode ser recarregada pelo dinamo. Sim, é preciso entender e ACEITAR que velocidade de recarga é definida pela bateria se a voltagem for fixa, ao mesmo tempo quanto mais carregada a bateria maior sua tensão e por isso a diferença de tensão sendo menor, mais lenta a recarga dentro daquela voltagem - a não ser que o regulador de voltagem não funcione. É isso mesmo, o alternador e dinamo geralmente deverá produzir estes 15V, e no fim das contas a diferença entre eles será menor do que se imagina - exceto que se esteja em marcha lenta
Teste sem multímetro em carros com dínamo:
1- Gire o parafuso da marcha lenta ou peça para alguém acelerar até que a luz da bateria apague-se completamente.
2- Desconecte o cabo NEGATIVO da bateria.
3- Se o motor permanecer em funcionamento o dínamo ainda esta ok. Se o motor desligar significa que o dínamo não esta conseguindo gerar a potência necessária.
Considerações para quem fez o teste com o multímetro::
Muita gente pode se surpreender porque comprou um alternador de 80A, então inocentemente esperava ver o valor de 80A mas então se depara com um valor infinitamente menor (como 3A), o mesmo pode acontecer com quem tem o dinamo e espera inocentemente ver 30A! NÃO - isso esta completamente errado!
O defeito do dinamo é não carregar na marcha lenta, mas tanto no carro com dinamo(acelerado) quanto num alternador de 80A a recarga deve ser quase a mesma se ambos estiverem em perfeito estado, SIM ISSO MESMO, e deve ser assim se estiverem gerando a mesma tensão (cerca de 15V - o que é o correto para ambos), sim a bateria é quem absorve a carga, em outras palavras a tensão existe e se for fixa, é o consumidor quem define quanta potência será utilizada significa isso que a potência de sobra destes dispositivos(dinamo/alternador) é para que continuem carregando uma bateria em situações adversas (farol aceso, etc) ! A única forma do fornecedor conseguir gerar uma amperagem muito maior no consumidor(bateria) é aumentar a tensão acima de 16V.... e você não quer fazer isso por motivos óbvios
A grande loucura de muitos mecânicos e até eletrecistas, é dizer inocentemente que o fusca foi projetado para uma bateria de 30A, pois esta escrito 30A no regulador de voltagem
Pode-se imediatamente perceber que uma bateria de 60Ah pode ser recarregada pelo dinamo. Sim, é preciso entender e ACEITAR que velocidade de recarga é definida pela bateria se a voltagem for fixa, ao mesmo tempo quanto mais carregada a bateria maior sua tensão e por isso a diferença de tensão sendo menor, mais lenta a recarga dentro daquela voltagem - a não ser que o regulador de voltagem não funcione. É isso mesmo, o alternador e dinamo geralmente deverá produzir estes 15V, e no fim das contas a diferença entre eles será menor do que se imagina - exceto que se esteja em marcha lenta
Última edição por lucianomartini em Seg maio 27, 2013 9:43 am, editado 2 vez(es)
lucianomartini- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 124
Idade : 37
Localização : Curitiba-PR
Tipo de Buggy : No momento não tenho nenhum, apenas um fusca, mas percebi que os tópicos daqui são muito bons para manutenção do meu carro.
Pontos : 4591
Data de inscrição : 19/10/2012
Re: Medindo a RECARGA do carro.
Mais uma aula Luciano!
Parabéns
Parabéns
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10985
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Medindo a RECARGA do carro.
Vlw Jperson!
lucianomartini- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 124
Idade : 37
Localização : Curitiba-PR
Tipo de Buggy : No momento não tenho nenhum, apenas um fusca, mas percebi que os tópicos daqui são muito bons para manutenção do meu carro.
Pontos : 4591
Data de inscrição : 19/10/2012
Re: Medindo a RECARGA do carro.
Acabei de adicionar como fazer o teste em carros com dínamo, sem usar o multímetro.
lucianomartini- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 124
Idade : 37
Localização : Curitiba-PR
Tipo de Buggy : No momento não tenho nenhum, apenas um fusca, mas percebi que os tópicos daqui são muito bons para manutenção do meu carro.
Pontos : 4591
Data de inscrição : 19/10/2012
Re: Medindo a RECARGA do carro.
belo tutorial Luciano. Vale acrescentar que todo buggy deveria ter o voltimetro ou amperímetro no painel. O voltímetro é padrão aqui no nordeste. Os buggys ja saem de fábrica com ele.
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10314
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: Medindo a RECARGA do carro.
um alternador de 60A carrega bateria de 450A , falo por experiencia propria , apenas demora mais , não existe limite para a amperagem da bateria , não e nescessario se limitar a amperagem da bateria original do veiculo , um voltimetro no painel sempre ajuda a detectar anomalias , porem tem que ser relativamente preciso o voltimetro , pessoal tem muitas duvidas sobre sistemas de carga , e tambem existem muitas lendas rodando por ai.......
alanplick- Buggueiro
- Número de Mensagens : 32
Idade : 54
Localização : são paulo
Tipo de Buggy : BUGRE,verdinho como um pé de couve
Pontos : 5058
Data de inscrição : 22/02/2011
Tópicos semelhantes
» Medindo o consumo elétrico do Fusca/Buggy de forma simples
» Buggy vs Carro
» Assoalho do carro
» cambao em carro 1.0
» Roubaram seu carro?
» Buggy vs Carro
» Assoalho do carro
» cambao em carro 1.0
» Roubaram seu carro?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos