Desatolando o Fusca ou Buggy sem sair do carro e sem se sujar.
5 participantes
Página 1 de 1
Desatolando o Fusca ou Buggy sem sair do carro e sem se sujar.
1- Diferencial: A teoria da dica:
Quando uma das rodas esta no ar ou patinando o diferencial deixa que toda a tração seja levada para esta roda, isso significa, que a roda que esta no chão com tração total perde tração para aquela que perdeu a tração.
A solução é simplesmente freiar a roda que esta no ar - isto pode até parecer bobagem mas é usado na maioria dos véiculos modernos off-road por computador, coisa que nosso fusca já podia fazer manualmente (à muito tempo), saiba como!
2- Descobrir qual roda perdeu tração
a) Em primeiro lugar abra levemente o vidro do motorista e olhe para a roda, acelere suavemente, e veja se a roda se meche rápido ou devagar ou se esta parada.
b) Abra o vidro do passageiro acelere suavemente, e veja se a roda do lado do passageiro gira rapido, devagar ou se esta parada.
c) A roda que girar mais rápido perdeu a tração
3- Freiar a roda que perdeu a tração.
a) Em primeiro lugar tire a capinha do freio de mão que fica atras da alavanca do freio (de borracha) - é só puxar.
b) Solte o cabo da roda que TEM tração (A que gira mais devagar), pois não queremos freia-la.
c) Puxe o freio de mão de modo a freiar a roda que perdeu a tração e acelere o veículo, repare como ele sai fácil agora do atoleiro.
d) Qdo perceber q o atoleiro modifica-se, solte o freio de mão imediatamente, e mantenha a aceleração sempre variando (nunca use aceleração continua em atoleiros, pois apenas atrapalha e ainda aquece o motor).
Atenção: Este procedimento não da certo em outros carros, pois o freio de mão não age na roda que tem a tração alem do processo ser mais complicado que no fusca.
Algumas características que fazem do fusca ainda que original um bom carro para off-road:
Na terra mole e lisa:
Peso e tração traseira - Como o peso esta concentrado atras, a tração traseira se torna ALIADA (ao contrário do que acontece em camionetes e galaxies que atolam mais fácil que um popular) conforme o fusca cavoca o atoleiro, o peso se concentra ainda mais atras e este acaba sempre ganhando tração.
Distribuidor atras da capela - Que age como um escudo para agua e barro entrando no distribuidor
Água:
Na maioria dos carros a dica é passar o mais devagar possível para não molhar a parte elétrica, mas no caso do fusca manter certa velocidade ajuda!
Formação de onda: Como o motor fica atras e o nosso querido fusca tem um formato arredondado que promove a formação de uma onda protetora quando esta entrando na água em certa velocidade, esta "onda" faz com que a altura da água fique menor atras e não pegue no distribuidor!
Este é um vídeo incrivel em que o capo do fusquinha é completamente coberto.
Este aconteceu comigo, aqui em Curitiba chegando em casa:
Na dúvida passe o mais devagar possível.
Barrancos:
Esta é a especialidade do fusca, realmente posso dizer como já vi fuscas em trilhas junto com jipe, que um fusquinha sem nenhum preparo pode ir melhor que muitos jipes preparados, isto porque o motor esta atras e no barranco o peso se concentra todo onde fica a tração do veículo empurrando-o com força.
Quando uma das rodas esta no ar ou patinando o diferencial deixa que toda a tração seja levada para esta roda, isso significa, que a roda que esta no chão com tração total perde tração para aquela que perdeu a tração.
A solução é simplesmente freiar a roda que esta no ar - isto pode até parecer bobagem mas é usado na maioria dos véiculos modernos off-road por computador, coisa que nosso fusca já podia fazer manualmente (à muito tempo), saiba como!
2- Descobrir qual roda perdeu tração
a) Em primeiro lugar abra levemente o vidro do motorista e olhe para a roda, acelere suavemente, e veja se a roda se meche rápido ou devagar ou se esta parada.
b) Abra o vidro do passageiro acelere suavemente, e veja se a roda do lado do passageiro gira rapido, devagar ou se esta parada.
c) A roda que girar mais rápido perdeu a tração
3- Freiar a roda que perdeu a tração.
a) Em primeiro lugar tire a capinha do freio de mão que fica atras da alavanca do freio (de borracha) - é só puxar.
b) Solte o cabo da roda que TEM tração (A que gira mais devagar), pois não queremos freia-la.
c) Puxe o freio de mão de modo a freiar a roda que perdeu a tração e acelere o veículo, repare como ele sai fácil agora do atoleiro.
d) Qdo perceber q o atoleiro modifica-se, solte o freio de mão imediatamente, e mantenha a aceleração sempre variando (nunca use aceleração continua em atoleiros, pois apenas atrapalha e ainda aquece o motor).
Atenção: Este procedimento não da certo em outros carros, pois o freio de mão não age na roda que tem a tração alem do processo ser mais complicado que no fusca.
Algumas características que fazem do fusca ainda que original um bom carro para off-road:
Na terra mole e lisa:
Peso e tração traseira - Como o peso esta concentrado atras, a tração traseira se torna ALIADA (ao contrário do que acontece em camionetes e galaxies que atolam mais fácil que um popular) conforme o fusca cavoca o atoleiro, o peso se concentra ainda mais atras e este acaba sempre ganhando tração.
Distribuidor atras da capela - Que age como um escudo para agua e barro entrando no distribuidor
Água:
Na maioria dos carros a dica é passar o mais devagar possível para não molhar a parte elétrica, mas no caso do fusca manter certa velocidade ajuda!
Formação de onda: Como o motor fica atras e o nosso querido fusca tem um formato arredondado que promove a formação de uma onda protetora quando esta entrando na água em certa velocidade, esta "onda" faz com que a altura da água fique menor atras e não pegue no distribuidor!
Este é um vídeo incrivel em que o capo do fusquinha é completamente coberto.
Este aconteceu comigo, aqui em Curitiba chegando em casa:
Na dúvida passe o mais devagar possível.
Barrancos:
Esta é a especialidade do fusca, realmente posso dizer como já vi fuscas em trilhas junto com jipe, que um fusquinha sem nenhum preparo pode ir melhor que muitos jipes preparados, isto porque o motor esta atras e no barranco o peso se concentra todo onde fica a tração do veículo empurrando-o com força.
lucianomartini- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 124
Idade : 37
Localização : Curitiba-PR
Tipo de Buggy : No momento não tenho nenhum, apenas um fusca, mas percebi que os tópicos daqui são muito bons para manutenção do meu carro.
Pontos : 4591
Data de inscrição : 19/10/2012
Re: Desatolando o Fusca ou Buggy sem sair do carro e sem se sujar.
Dicas importantíssimas essa do Luciano Martini, por isso em vez de ajustar o freio de mão somente na hara que estiver atolado eu aconselho a fazerem logo e definitivamente um sistema de freio seletivo, isso foi a melhor coisa que eu já fiz no meu buggy.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Idade : 58
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11962
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Desatolando o Fusca ou Buggy sem sair do carro e sem se sujar.
O Freio seletivo é melhor ainda! =] Pretendo instalar no meu fusquinha, não pego trilha, mas as vezes corto caminho para fugir do transito e nunca se sabe o que espera.
Mas de qualquer forma essa solução se pegar alguém desprevinido funciona, acabei numa estrada de terra das bravas esses dias de fusca, e fiquei ali atolado, não podia me sujar, tava voltando do trabalho de social, decidi então fazer o processo e deu certo. Cheguei limpo em casa hehehe =]
Mas de qualquer forma essa solução se pegar alguém desprevinido funciona, acabei numa estrada de terra das bravas esses dias de fusca, e fiquei ali atolado, não podia me sujar, tava voltando do trabalho de social, decidi então fazer o processo e deu certo. Cheguei limpo em casa hehehe =]
lucianomartini- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 124
Idade : 37
Localização : Curitiba-PR
Tipo de Buggy : No momento não tenho nenhum, apenas um fusca, mas percebi que os tópicos daqui são muito bons para manutenção do meu carro.
Pontos : 4591
Data de inscrição : 19/10/2012
Re: Desatolando o Fusca ou Buggy sem sair do carro e sem se sujar.
Tenho um magnata e estou pensando em instalar um freio seletivo nele.
Romeu Jorge Goiabeira- Interessado
- Número de Mensagens : 20
Idade : 42
Localização : São Luis MA
Tipo de Buggy : Magnata
Pontos : 5219
Data de inscrição : 09/09/2010
Re: Desatolando o Fusca ou Buggy sem sair do carro e sem se sujar.
Romeu, o Magnata Country e o Taíba TR já vinham de fábrica com o freio seletivo.
Tenho a torre de comando original pra vender por R$ 180,00
Tenho a torre de comando original pra vender por R$ 180,00
Romeu Jorge Goiabeira escreveu:Tenho um magnata e estou pensando em instalar um freio seletivo nele.
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10314
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: Desatolando o Fusca ou Buggy sem sair do carro e sem se sujar.
U
amigo nil estou atras de par de pneu duny buggy vc tem? E quanto sai o par?Nil escreveu: o Magnata trail e o Taíba TR já vinham de fábrica com o freio seletivo.
Tenho a torre de comando original pra vender por R$ 180,00Romeu Jorge Goiabeira escreveu:Tenho um magnata e estou pensando em instalar um freio seletivo nele.
Romeu Jorge Goiabeira- Interessado
- Número de Mensagens : 20
Idade : 42
Localização : São Luis MA
Tipo de Buggy : Magnata
Pontos : 5219
Data de inscrição : 09/09/2010
Re: Desatolando o Fusca ou Buggy sem sair do carro e sem se sujar.
Meu caro, isso é a coisa mais dificil por estas bandas!!!! Como é dificil de vender, apenas um distribuidor tem e são caros. Hoje se utiliza mais pneus de pickups, mas baratos e mais eficientes.
Romeu Jorge Goiabeira escreveu: amigo nil estou atras de par de pneu duny buggy vc tem? E quanto sai o par?
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10314
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: Desatolando o Fusca ou Buggy sem sair do carro e sem se sujar.
meu amigao so mais uma coisa. E o engate de reboque dianteiro vc tem? Valeu.Nil escreveu: Meu caro, isso é a coisa mais dificil por estas bandas!!!! Como é dificil de vender, apenas um distribuidor tem e são caros. Hoje se utiliza mais pneus de pickups, mas baratos e mais eficientes.Romeu Jorge Goiabeira escreveu: amigo nil estou atras de par de pneu duny buggy vc tem? E quanto sai o par?
Romeu Jorge Goiabeira- Interessado
- Número de Mensagens : 20
Idade : 42
Localização : São Luis MA
Tipo de Buggy : Magnata
Pontos : 5219
Data de inscrição : 09/09/2010
Re: Desatolando o Fusca ou Buggy sem sair do carro e sem se sujar.
meu amigao so mais uma coisa. E o engate de reboque dianteiro vc tem? Valeu.[/quote]Romeu Jorge Goiabeira escreveu:
tenho tudo pro seu Magnata....
nilaraujo@gmail.com
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10314
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: Desatolando o Fusca ou Buggy sem sair do carro e sem se sujar.
cara, ele tem tudo....ele é o cara (sem ironia)
Mad Well- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 7070
Data de inscrição : 28/11/2011
Tópicos semelhantes
» FUSCA 1303, O CARRO!
» Buggy vs Carro
» BUGGY, O CARRO QUE TODOS AMAM!
» BUGGY VW UP
» transformando carro em buggy ou gaiola
» Buggy vs Carro
» BUGGY, O CARRO QUE TODOS AMAM!
» BUGGY VW UP
» transformando carro em buggy ou gaiola
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos