Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Blocos, Cilindros, Camisas das diferentes versões do boxer

+3
Nil
Bugólatra
denishark
7 participantes

Ir para baixo

Blocos, Cilindros, Camisas das diferentes versões do boxer Empty Blocos, Cilindros, Camisas das diferentes versões do boxer

Mensagem por denishark Dom Jan 06, 2013 9:59 am

Bom dia pessoal...

Sou novato no boxer e estou montando uma gaiola, porém surgiram algumas duvidas sobre o motor, estou com 2 motores aqui nas seguintes configurações:

- Motor 1: Bloco com código UK (kombi 1600 alcool), pistões, camisas e cabeçotes 1300....

- Motor 2: Bloco com código BF (1300 de 1968 a 1977), pistões e camisa do 1600 moderno (aquele com um rebaixo conico no meio, me baseei por fotos na internet) e cabeçote do 1600...

Os prisioneiros de ambos tem diametros iguais....

Ai eu pergunto, é possivel essa mistureba toda ? Quando desmontei os motores fiquei assustado e confuso... o que eu quero fazer é montar o bloco UK com o kit 1600 moderno, pode fazer isso ?

Agradeço qualquer ajuda...

Denis

denishark
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 18
Tipo de Buggy : Gaiola Off Road... chassi de brasilia... 4 lugares...
Pontos : 4366

Ir para o topo Ir para baixo

Blocos, Cilindros, Camisas das diferentes versões do boxer Empty Re: Blocos, Cilindros, Camisas das diferentes versões do boxer

Mensagem por Bugólatra Dom Jan 06, 2013 10:39 am

Olá Denishark seja bem vindo ao PB, amigo o motor original UK tem cabeçotes 1600 moderno mas pela versatilidade do motor boxer é possível sim fazer essa misturada e usar sim os cabeçotes 1300 apesar disso não ser a melhor configuração, monte o kit e os cabeçotes originais 1600 que assim você terá um motorzão e será bem feliz.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11966

Blocos, Cilindros, Camisas das diferentes versões do boxer Empty Re: Blocos, Cilindros, Camisas das diferentes versões do boxer

Mensagem por Nil Dom Jan 06, 2013 11:44 am

denishark escreveu:
Ai eu pergunto, é possivel essa mistureba toda ? Quando desmontei os motores fiquei assustado e confuso... o que eu quero fazer é montar o bloco UK com o kit 1600 moderno, pode fazer isso ?
Denis

pode sim sem problemas. e se o interior era de do 1600 alcool. tem um otimo comando e velvulas lá dentro. vai ficar excelente
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10318

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Mensagem por denishark Seg Jan 21, 2013 11:37 am

Legal... então.. ai vem outra curiosidade...

Os motores atuais a gasolina tem taxa de compressão de 9..10:1 certo ??? Isso é devido a mistura de 20% de alcool e tb para melhorar a eficiencia.

Eu tenho então um bloco UK (kombi 1600 alcool) e tinha o kit 1600 moderno a gasolina. Eu gostaria de colocar um kit a alcool... e rodar com gasolina na taxa de 10:1 do alcool... será q rola ??? Terei q trocar os cabeçotes também ???

Resumindo...Alguem ja rodou com 100% gasolina num boxer a alcool ??? Funciona bem ?

Valeu !!!

denishark
Interessado
Interessado

Mensagem por GTMartini Seg Jan 21, 2013 1:40 pm

O motor boxer não deve ter uma taxa tão alta por ser um projeto e não aceitar isso, além de nao ter uma central eletronica pra controlar tudo e evitar quebrar.
Se vc deixar alto vai ter que voltar mto o ponto e vai ficar ruim.
Deixe no maximo 9.0 de taxa, mas ainda prefiro 8-8.5. Ainda mais se vai usar o comando original. Msm assim recomendo fazer um trabalho no cabeçote pra tirar pontos quentes.
Eu manteria o bloco Ok da kombi com o comando original dele (ou colocaria um W100) e o kit 1.6.
Ia fica mto bom, ainda mais pq é pra uma gaiola que é bme levinha.
flw
GTMartini
GTMartini
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 708
Tipo de Buggy : Abais
Pontos : 5833

Mensagem por jperson Seg Jan 21, 2013 1:55 pm

8,5:1 é a taxa ideal para gasolina nos motores a ar da vw.
Não quebram e andam bem.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Pontos : 10989

Mensagem por fmgsm Seg Jan 21, 2013 3:38 pm

os mecânicos daqui num sabem nem o que é isso... kkkkkkk
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6550

https://www.facebook.com/fransuelder

Mensagem por denishark Seg Jan 21, 2013 3:52 pm

Certo... valeu as dicas pessoal...

Então... o que eu preciso fazer pra aumentar a taxa do meu então ? Meus cabeçotes estão na retifica e to procurando o kit do 1600 moderno a gasolina pra comprar.

Segue umas fotos da criança.
Blocos, Cilindros, Camisas das diferentes versões do boxer Msam0493
Blocos, Cilindros, Camisas das diferentes versões do boxer Msam04912
Blocos, Cilindros, Camisas das diferentes versões do boxer Msam0952
Blocos, Cilindros, Camisas das diferentes versões do boxer Msam0949

E um videozinho da ultima brincadeira antes da reforma:
https://www.youtube.com/watch?v=CW-Ig7JcxYs

Valeu !

denishark
Interessado
Interessado

Mensagem por fmgsm Seg Jan 21, 2013 4:00 pm

estou falando de taxa de compressão, o pessoal não mede a taxa aqui do motor, ou pelo menos até agora não vi nenhum ter esse instrumento.

imagino o cara chegar em uma oficina e pedir para trocar o comando, aumentar a taxa e melhorar o fluxo de admissão do cabeçote.

os cara num tem nem instrumento para regular o tempo do motor...
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6550

https://www.facebook.com/fransuelder

Mensagem por denishark Seg Jan 21, 2013 4:08 pm

fmgsm escreveu:estou falando de taxa de compressão, o pessoal não mede a taxa aqui do motor, ou pelo menos até agora não vi nenhum ter esse instrumento.

imagino o cara chegar em uma oficina e pedir para trocar o comando, aumentar a taxa e melhorar o fluxo de admissão do cabeçote.

os cara num tem nem instrumento para regular o tempo do motor...

Ahh... aqui tem diferentes niveis de bugueiros, jipeiros, gaioleiros... juntando o conhecimento de cada um isso aqui vira um "pós doutorado" de buggy né... num tem livro no mundo q consiga tantas experiencias...

Eu sempre gostei de fuçar, mais minha área é mais injeção eletrônica, elétrica em geral.. a um tempo atrás coloquei Megasquirt (injeção eletronica programavel) numa Caravan 4 cilindros minha... ja trabalhei desenvolvendo uns eletrônicos pra uso em carro de arrancada... frequentei preparadoras e ouvindo um poko em cada lugar a gente vira mechanico né... kkkk.... conheço um pouco da dinamica de funcionamento de um motor... em compensação quanto ao boxer do novo brinquedo to viajando na maionese ainda.

Entao sempre que alguem tiver duvida sobre injeção, elétrica e etc... grita eu aqui ! ajudo no q eu puder...

Valeu !

denishark
Interessado
Interessado

Mensagem por jperson Seg Jan 21, 2013 4:15 pm

Rebaixar os cabeçotes e usar pistões cabeçudos aumenta a taxa.
Rebaixando uns 3mm vai perto de 8 ou 8,5:1 nos cabeçotes de 8 aletas.
Aí precisa ver se não é necessário encurtar as varetas de acionamento das valvulas para facilitar a instação usar dupla carburação.
Se for com o coletor de carburador unico, tem que encurta-lo para encaixar perfeitamente.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Mensagem por denishark Seg Jan 21, 2013 4:34 pm

jperson escreveu:Rebaixar os cabeçotes e usar pistões cabeçudos aumenta a taxa.
Rebaixando uns 3mm vai perto de 8 ou 8,5:1 nos cabeçotes de 8 aletas.
Aí precisa ver se não é necessário encurtar as varetas de acionamento das valvulas para facilitar a instação usar dupla carburação.
Se for com o coletor de carburador unico, tem que encurta-lo para encaixar perfeitamente.

Legal... esses "pistões cabeçudos", são de alguma versão do boxer ??? Como eu procuro esses pistões ?

Valeu

denishark
Interessado
Interessado

Mensagem por jperson Seg Jan 21, 2013 6:51 pm

Veja o kit a alcool, ou especiais.
Aqui tem uma amostra dos pistões a alcool dos 1600.

http://images04.olx.com.br/ui/18/94/62/1331460862_300369262_3-KIT-PISTaO-ANeIS-VW-1600-aLCOOL-METAL-LEVE-Sao-Paulo.jpg
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Mensagem por Roan L. Trajano Seg Jan 21, 2013 11:14 pm

Meu bloco é UK e kit 1600, rodo na gasolina tranquilo, motorzão do cacete
Roan L. Trajano
Roan L. Trajano
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 286
Tipo de Buggy : SEM BUGGY Sad

MAIS JA TIVE UM FYBER 84 Smile

Pontos : 5260

https://www.facebook.com/roan.trajano

Mensagem por denishark Ter Jan 22, 2013 6:15 am

jperson escreveu:Veja o kit a alcool, ou especiais.
Aqui tem uma amostra dos pistões a alcool dos 1600.

http://images04.olx.com.br/ui/18/94/62/1331460862_300369262_3-KIT-PISTaO-ANeIS-VW-1600-aLCOOL-METAL-LEVE-Sao-Paulo.jpg

Entao é só comprar o kit de camisa e pistão do alcool e montar no cebeçote da gasolina que ja tenho pra aumentar a taxa para uns 8...8.5:1 ???

denishark
Interessado
Interessado

Mensagem por denishark Ter Jan 22, 2013 9:07 am

Roan L. Trajano escreveu:Meu bloco é UK e kit 1600, rodo na gasolina tranquilo, motorzão do cacete

Mais é certeza que seu conjunto é pra alcool ? pistões e cabeçote ??? Pq o numero do bloco num prova nada.. esse meu bloco UK tava montado como 1300... rs

denishark
Interessado
Interessado

Mensagem por Roan L. Trajano Qua Jan 23, 2013 7:31 pm

denishark escreveu:
Roan L. Trajano escreveu:Meu bloco é UK e kit 1600, rodo na gasolina tranquilo, motorzão do cacete

Mais é certeza que seu conjunto é pra alcool ? pistões e cabeçote ??? Pq o numero do bloco num prova nada.. esse meu bloco UK tava montado como 1300... rs

Macho o meu kit é pra gasolina eu digo que só o BLOCO q é da kombi alcool 'UK'
abs!
Roan L. Trajano
Roan L. Trajano
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 286
Tipo de Buggy : SEM BUGGY Sad

MAIS JA TIVE UM FYBER 84 Smile

Pontos : 5260

https://www.facebook.com/roan.trajano

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo