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Blocos, Cilindros, Camisas das diferentes versões do boxer

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Mensagem por denishark Dom Jan 06, 2013 9:59 am

Bom dia pessoal...

Sou novato no boxer e estou montando uma gaiola, porém surgiram algumas duvidas sobre o motor, estou com 2 motores aqui nas seguintes configurações:

- Motor 1: Bloco com código UK (kombi 1600 alcool), pistões, camisas e cabeçotes 1300....

- Motor 2: Bloco com código BF (1300 de 1968 a 1977), pistões e camisa do 1600 moderno (aquele com um rebaixo conico no meio, me baseei por fotos na internet) e cabeçote do 1600...

Os prisioneiros de ambos tem diametros iguais....

Ai eu pergunto, é possivel essa mistureba toda ? Quando desmontei os motores fiquei assustado e confuso... o que eu quero fazer é montar o bloco UK com o kit 1600 moderno, pode fazer isso ?

Agradeço qualquer ajuda...

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Mensagem por Bugólatra Dom Jan 06, 2013 10:39 am

Olá Denishark seja bem vindo ao PB, amigo o motor original UK tem cabeçotes 1600 moderno mas pela versatilidade do motor boxer é possível sim fazer essa misturada e usar sim os cabeçotes 1300 apesar disso não ser a melhor configuração, monte o kit e os cabeçotes originais 1600 que assim você terá um motorzão e será bem feliz.
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Mensagem por Nil Dom Jan 06, 2013 11:44 am

denishark escreveu:
Ai eu pergunto, é possivel essa mistureba toda ? Quando desmontei os motores fiquei assustado e confuso... o que eu quero fazer é montar o bloco UK com o kit 1600 moderno, pode fazer isso ?
Denis

pode sim sem problemas. e se o interior era de do 1600 alcool. tem um otimo comando e velvulas lá dentro. vai ficar excelente
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Mensagem por denishark Seg Jan 21, 2013 11:37 am

Legal... então.. ai vem outra curiosidade...

Os motores atuais a gasolina tem taxa de compressão de 9..10:1 certo ??? Isso é devido a mistura de 20% de alcool e tb para melhorar a eficiencia.

Eu tenho então um bloco UK (kombi 1600 alcool) e tinha o kit 1600 moderno a gasolina. Eu gostaria de colocar um kit a alcool... e rodar com gasolina na taxa de 10:1 do alcool... será q rola ??? Terei q trocar os cabeçotes também ???

Resumindo...Alguem ja rodou com 100% gasolina num boxer a alcool ??? Funciona bem ?

Valeu !!!

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Mensagem por GTMartini Seg Jan 21, 2013 1:40 pm

O motor boxer não deve ter uma taxa tão alta por ser um projeto e não aceitar isso, além de nao ter uma central eletronica pra controlar tudo e evitar quebrar.
Se vc deixar alto vai ter que voltar mto o ponto e vai ficar ruim.
Deixe no maximo 9.0 de taxa, mas ainda prefiro 8-8.5. Ainda mais se vai usar o comando original. Msm assim recomendo fazer um trabalho no cabeçote pra tirar pontos quentes.
Eu manteria o bloco Ok da kombi com o comando original dele (ou colocaria um W100) e o kit 1.6.
Ia fica mto bom, ainda mais pq é pra uma gaiola que é bme levinha.
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Mensagem por jperson Seg Jan 21, 2013 1:55 pm

8,5:1 é a taxa ideal para gasolina nos motores a ar da vw.
Não quebram e andam bem.
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Mensagem por fmgsm Seg Jan 21, 2013 3:38 pm

os mecânicos daqui num sabem nem o que é isso... kkkkkkk
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Mensagem por denishark Seg Jan 21, 2013 3:52 pm

Certo... valeu as dicas pessoal...

Então... o que eu preciso fazer pra aumentar a taxa do meu então ? Meus cabeçotes estão na retifica e to procurando o kit do 1600 moderno a gasolina pra comprar.

Segue umas fotos da criança.
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E um videozinho da ultima brincadeira antes da reforma:
https://www.youtube.com/watch?v=CW-Ig7JcxYs

Valeu !

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Mensagem por fmgsm Seg Jan 21, 2013 4:00 pm

estou falando de taxa de compressão, o pessoal não mede a taxa aqui do motor, ou pelo menos até agora não vi nenhum ter esse instrumento.

imagino o cara chegar em uma oficina e pedir para trocar o comando, aumentar a taxa e melhorar o fluxo de admissão do cabeçote.

os cara num tem nem instrumento para regular o tempo do motor...
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Mensagem por denishark Seg Jan 21, 2013 4:08 pm

fmgsm escreveu:estou falando de taxa de compressão, o pessoal não mede a taxa aqui do motor, ou pelo menos até agora não vi nenhum ter esse instrumento.

imagino o cara chegar em uma oficina e pedir para trocar o comando, aumentar a taxa e melhorar o fluxo de admissão do cabeçote.

os cara num tem nem instrumento para regular o tempo do motor...

Ahh... aqui tem diferentes niveis de bugueiros, jipeiros, gaioleiros... juntando o conhecimento de cada um isso aqui vira um "pós doutorado" de buggy né... num tem livro no mundo q consiga tantas experiencias...

Eu sempre gostei de fuçar, mais minha área é mais injeção eletrônica, elétrica em geral.. a um tempo atrás coloquei Megasquirt (injeção eletronica programavel) numa Caravan 4 cilindros minha... ja trabalhei desenvolvendo uns eletrônicos pra uso em carro de arrancada... frequentei preparadoras e ouvindo um poko em cada lugar a gente vira mechanico né... kkkk.... conheço um pouco da dinamica de funcionamento de um motor... em compensação quanto ao boxer do novo brinquedo to viajando na maionese ainda.

Entao sempre que alguem tiver duvida sobre injeção, elétrica e etc... grita eu aqui ! ajudo no q eu puder...

Valeu !

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Mensagem por jperson Seg Jan 21, 2013 4:15 pm

Rebaixar os cabeçotes e usar pistões cabeçudos aumenta a taxa.
Rebaixando uns 3mm vai perto de 8 ou 8,5:1 nos cabeçotes de 8 aletas.
Aí precisa ver se não é necessário encurtar as varetas de acionamento das valvulas para facilitar a instação usar dupla carburação.
Se for com o coletor de carburador unico, tem que encurta-lo para encaixar perfeitamente.
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Mensagem por denishark Seg Jan 21, 2013 4:34 pm

jperson escreveu:Rebaixar os cabeçotes e usar pistões cabeçudos aumenta a taxa.
Rebaixando uns 3mm vai perto de 8 ou 8,5:1 nos cabeçotes de 8 aletas.
Aí precisa ver se não é necessário encurtar as varetas de acionamento das valvulas para facilitar a instação usar dupla carburação.
Se for com o coletor de carburador unico, tem que encurta-lo para encaixar perfeitamente.

Legal... esses "pistões cabeçudos", são de alguma versão do boxer ??? Como eu procuro esses pistões ?

Valeu

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Mensagem por jperson Seg Jan 21, 2013 6:51 pm

Veja o kit a alcool, ou especiais.
Aqui tem uma amostra dos pistões a alcool dos 1600.

http://images04.olx.com.br/ui/18/94/62/1331460862_300369262_3-KIT-PISTaO-ANeIS-VW-1600-aLCOOL-METAL-LEVE-Sao-Paulo.jpg
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Mensagem por Roan L. Trajano Seg Jan 21, 2013 11:14 pm

Meu bloco é UK e kit 1600, rodo na gasolina tranquilo, motorzão do cacete
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Mensagem por denishark Ter Jan 22, 2013 6:15 am

jperson escreveu:Veja o kit a alcool, ou especiais.
Aqui tem uma amostra dos pistões a alcool dos 1600.

http://images04.olx.com.br/ui/18/94/62/1331460862_300369262_3-KIT-PISTaO-ANeIS-VW-1600-aLCOOL-METAL-LEVE-Sao-Paulo.jpg

Entao é só comprar o kit de camisa e pistão do alcool e montar no cebeçote da gasolina que ja tenho pra aumentar a taxa para uns 8...8.5:1 ???

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Mensagem por denishark Ter Jan 22, 2013 9:07 am

Roan L. Trajano escreveu:Meu bloco é UK e kit 1600, rodo na gasolina tranquilo, motorzão do cacete

Mais é certeza que seu conjunto é pra alcool ? pistões e cabeçote ??? Pq o numero do bloco num prova nada.. esse meu bloco UK tava montado como 1300... rs

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Mensagem por Roan L. Trajano Qua Jan 23, 2013 7:31 pm

denishark escreveu:
Roan L. Trajano escreveu:Meu bloco é UK e kit 1600, rodo na gasolina tranquilo, motorzão do cacete

Mais é certeza que seu conjunto é pra alcool ? pistões e cabeçote ??? Pq o numero do bloco num prova nada.. esse meu bloco UK tava montado como 1300... rs

Macho o meu kit é pra gasolina eu digo que só o BLOCO q é da kombi alcool 'UK'
abs!
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