motor VW boxer, fim de linha...
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motor VW boxer, fim de linha...
Figurante deste teste, a Kombi prateada é protagonista de um momento histórico. Ela faz parte da Série Prata, lote de 200 carros a gasolina com pára-brisa degradê, pára-choque grafite, lanterna traseira fumê, pisca dianteiro branco, apliques de tecido colméia nos bancos e os adesivos protocolares. O último carro, que deixou a linha de montagem da Anchieta no dia 23 de dezembro, marca o fim dos motores refrigerados a ar no mundo.
Outras montadoras apostaram na receita do motor a ar (a Honda chegou a fazer V8 para a Fórmula 1, em 1968), mas nenhuma foi tão bem-sucedida quanto a Volkswagen.
O projeto de 1934, de Ferdinand Porsche, deu movimento a mais de 28 milhões de carros pelo mundo (6283007 deles no Brasil). Mais que uma solução técnica, o motor a ar já foi motivo de discussão pública e familiar. "O ar não ferve", eis o argumento mais famoso. Não ferve, mas refrigera mal. Para não fundir, o motor boxer tem taxa de compressão baixa - e rendimento idem. As paredes estreitas com aletas trocadoras de calor absorvem mal o ruído, causa mortis do motor mais popular do Brasil.
O velho boxer ainda será fabricado por cinco anos, para atender ao mercado de reposição até 2015.
(trecho da matéria do site: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_140820.shtml )
Outras montadoras apostaram na receita do motor a ar (a Honda chegou a fazer V8 para a Fórmula 1, em 1968), mas nenhuma foi tão bem-sucedida quanto a Volkswagen.
O projeto de 1934, de Ferdinand Porsche, deu movimento a mais de 28 milhões de carros pelo mundo (6283007 deles no Brasil). Mais que uma solução técnica, o motor a ar já foi motivo de discussão pública e familiar. "O ar não ferve", eis o argumento mais famoso. Não ferve, mas refrigera mal. Para não fundir, o motor boxer tem taxa de compressão baixa - e rendimento idem. As paredes estreitas com aletas trocadoras de calor absorvem mal o ruído, causa mortis do motor mais popular do Brasil.
O velho boxer ainda será fabricado por cinco anos, para atender ao mercado de reposição até 2015.
(trecho da matéria do site: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/testes/conteudo_140820.shtml )
Última edição por Fransuelder em Sex Ago 10, 2012 2:01 pm, editado 1 vez(es)
Re: motor VW boxer, fim de linha...
Falar o quê de um sucesso tão grande como esses motores? maravilha!
VIVINHOM- Homem das Dunas
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Re: motor VW boxer, fim de linha...
É uma pena ver declarada a morte dos motores Boxers... com eles termina uma era!!
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Re: motor VW boxer, fim de linha...
A VW aproveitou muito bem o seu boxer. Cresceu ao longo de muitos anos com um motor que apesar de pouco potente é muito confiavel. Neste tempo foram desenvolvidos novos projetos e também muitos aperfeiçoamentos no próprio boxer que imagino chegou ao seu limite de desenvolvimento. Tudo tem a sua época e a do boxer VW ainda vai continuar por muito anos apesar de anunciado o fim de sua produção.
Volnei S- Homem das Dunas
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Re: motor VW boxer, fim de linha...
A vw parou de produzir,mas dá para montar um com peças de fabricantes paralelos.Tem de tudo.
jperson- Moderador
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Re: motor VW boxer, fim de linha...
Se não me engano uma grande parte destas kombis foram para a Inglaterra, mas os ultimos motores a ar produzidos não foram para os fuscas mexicanos ?
Bem pela legião de fãs que os motores vw-ar tem pelo mundo afora e pela quantidade de fabricantes que produzem peças para eles, da para montar um motor zero km sem problema algum creio que os nossos netos ainda escutaram os motores a vento roncarem..
Bem pela legião de fãs que os motores vw-ar tem pelo mundo afora e pela quantidade de fabricantes que produzem peças para eles, da para montar um motor zero km sem problema algum creio que os nossos netos ainda escutaram os motores a vento roncarem..
Re: motor VW boxer, fim de linha...
sem duvidas lubi, a RIMA é a prova disso, ela continua firme e forte fabricando todas as peças de liga dos motores boxer, já as peças internas todos os fabricantes ainda continuam produzindo.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
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Re: motor VW boxer, fim de linha...
Ex mais uma comprovação do sucesso dos motores feitos pra guerra, nesse caso especifico trata-se de um vw boxer, eu imagino que somente o jeep CJ, o toyota bandeirante, ou um carro com motor vw boxer aos 32 anos de idade ou mais estão aptos a fazerem uma empreitada dessas.
http://g1.globo.com/sp/araraquara-regiao/noticia/2012/06/brasilia-1978-sera-companheira-de-aventureiro-em-viagem-por-6-paises.html
http://g1.globo.com/sp/araraquara-regiao/noticia/2012/06/brasilia-1978-sera-companheira-de-aventureiro-em-viagem-por-6-paises.html
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Re: motor VW boxer, fim de linha...
cada caso é um caso diferente, pra alguém opinar corretamente isso vai depender se descobrimos do que você precisa transportar em um carro, do estado do seu corsa, do estado em que se encontra a kombi pretendida, do valor da kombi, etc.Fransuelder escreveu:to pensando em trocar meu corsa em uma kombi, será que compensa?
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Re: motor VW boxer, fim de linha...
meu corsa é um modelo sedan super, ano 98, comprei por 13 mil.
só que eu queria um carro que eu pudesse levar mais pessoas, que a manutenção fosse barata, e gastasse pouco combustível.
vi algumas, do modelo 99, estão por 13 mil. já com o kit gnv. achei bem bacana.
mais também vi algumas pessoas dizerem que é um carro ruim para viajar... será mesmo?
só que eu queria um carro que eu pudesse levar mais pessoas, que a manutenção fosse barata, e gastasse pouco combustível.
vi algumas, do modelo 99, estão por 13 mil. já com o kit gnv. achei bem bacana.
mais também vi algumas pessoas dizerem que é um carro ruim para viajar... será mesmo?
Re: motor VW boxer, fim de linha...
vi que a partir do modelo 97, já são com injeção eletrônica, é isso mesmo?
Re: motor VW boxer, fim de linha...
cara eu vou te dizer uma coisa bem certa, a kombi é um utilitário que só deve ser usado por quem realmente precisa transportar muita gente ou muita carga e em pequenos percursos, eu já tive uma e não aconselho que alguém tenha um veículo desses como sendo apenas o carro de passeio da família não, usa-la para trabalhos urbanos ai eu concordo que ela seja uma opção a ser considerada desde que a carga transportada as vezes se aproxime dos 1.000kg, ou a lotação geralmente seja maior que 6 passageiros, outra coisa que eu tenho duvidas é quanto ao GNV, eu acho que o uso desse combustível só compensa pra quem roda no mínimo 150km por dia.Fransuelder escreveu:meu corsa é um modelo sedan super, ano 98, comprei por 13 mil.
só que eu queria um carro que eu pudesse levar mais pessoas, que a manutenção fosse barata, e gastasse pouco combustível.
vi algumas, do modelo 99, estão por 13 mil. já com o kit gnv. achei bem bacana.
mais também vi algumas pessoas dizerem que é um carro ruim para viajar... será mesmo?
é verdade sim, as ultimas kombis com motor boxer são com injeção eletrônica e catalisador.
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Re: motor VW boxer, fim de linha...
quer dizer, Evilasio, que a kombi, só é boa para viajar quando esta quase em sua capacidade total? para melhorar sua estabilidade? ou para compensar a viajem?
Re: motor VW boxer, fim de linha...
Não é isso Fransuelder, entenda o que eu disse, a kombi é um transporte ideal para transportar cargas ou lotações médias acima de 8 passageiros ou carga superior a 500kg e diariamente ou constantemente e somente em trechos urbanos, fora isso as outras opções compensam mais, exemplo de você pretende transportar poucos passageiros (+-6 passageiros ou menos) e poucas vezes por mês +-(2 ou 3X) ou uma carga inferior a 500kg ai ela não compensa, é melhor você comprar uma saveiro, courrier, fiat strada, pampa, etc ou mesmo uma parati, palio weekend, ou similar, mesmo que quando for levar os 6 passageiros você dê 2 viagens pois já que o percurso é curto isso compensa mais do que ter uma kombi somente pra esse fim, porém se a lotação, a carga, o percurso, e a intensidade das viagens forem maior e mais constantes então eu te aconselho a comprar um carro movido a diesel.Fransuelder escreveu:quer dizer, Evilasio, que a kombi, só é boa para viajar quando esta quase em sua capacidade total? para melhorar sua estabilidade? ou para compensar a viajem?
Obs: a kombi não é boa pra viajar em nenhuma condição, por não dispor de nenhum conforto e ter o banco muito alto e os pedais no piso ela é apropriada apenas pra uso urbano onde no máximo a cada 30 minutos o motorista pode descer do carro e esticar um pouco as pernas pois não tem cristão que aguente passar horas e horas sentado naquela posição e forçando o pé pra baixo constantemente pra acionar aqueles pedais enterrados.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: motor VW boxer, fim de linha...
Fransuelder: concordo com o que o Evilásio falou da Kombi quanto ao uso diário. Pouco conforto, pouca estabilidade, pouca potência para empurrar todo o peso com pouca aerodinamica. Quem já dirigiu sabe como é incomoda a posição do motorista sentado a frente das rodas dianteiras, parece que está sentado numa gangora recebendo os impactos de todos desníveis da estrada.
TU TÁ BUNITÃO EM EVILÁSIO.
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Volnei S- Homem das Dunas
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Re: motor VW boxer, fim de linha...
bonitão que nada Volnei, são seus olhos rsrsrs, é que sempre que eu posto alguma foto aqui são fotografias tiradas na praia e sempre com bem pouca roupa então eu resolvi me apresentar aos companheiros um pouco mais vestido com essa foto tirada longe da praia rsrsrs.
aqui numa pequena brincadeira com os amigos.
aqui no outro dia pisando na mesma cerâmica mas sem o copo e doido pra tirar a ressaca rsrsrs.
aqui agora sim, começando uma nova empreitada rsrsrs.
aqui numa pequena brincadeira com os amigos.
aqui no outro dia pisando na mesma cerâmica mas sem o copo e doido pra tirar a ressaca rsrsrs.
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Re: motor VW boxer, fim de linha...
essa ai ta com preço bem baixo, 5.500,00 R$...(o valor normal de uma ok, é 13,000) será que compensa comprar para reparar?
adicionando... ele já tem o kit gnv instalado.
Re: motor VW boxer, fim de linha...
claramente essa ai já deu o que tinha pra dar de bom quando ainda estava inteira, agora já virou sucata, além das ferrugens bem aparente e generalizada pode verificar que a carroceria dela deve esta cheia de grandes rachaduras e mesmo as soldando todas elas logo logo voltam a aparecer vizinho as soldas.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: motor VW boxer, fim de linha...
É melhor comprar uma inteirona, que se você for reformar vai gastar os 5500 e mais os 13 que ela vale e ainda não vai ficar boa!
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: motor VW boxer, fim de linha...
desisti! srsr... obrigado pelas dicas! num vou trocar mais não... não compensa se desfazer de meu corsa não... os "agiotas" paga pouco em carro usado . (mais quando ta na mão deles... )
Re: motor VW boxer, fim de linha...
tava vendo por aqui... uma kombi é o mesmo preço de uma topic, só que a topic é bem mais "equipada"...
a diferença é na manutenção... a topic é a diesel... e tem mais "coisas" para quebrar.
a diferença é na manutenção... a topic é a diesel... e tem mais "coisas" para quebrar.
Re: motor VW boxer, fim de linha...
o motor a diesel é infinitamente mais simples que o motor a gasolina e por isso muito mais resistente e menos problematicos embora os atuais sejam com a bomba injetora eletrônica e alguns agora possuem correia dentada.Fransuelder escreveu:tava vendo por aqui... uma kombi é o mesmo preço de uma topic, só que a topic é bem mais "equipada"...
a diferença é na manutenção... a topic é a diesel... e tem mais "coisas" para quebrar.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: motor VW boxer, fim de linha...
A topic é imensamente melhor que a kombi!Fransuelder escreveu:tava vendo por aqui... uma kombi é o mesmo preço de uma topic, só que a topic é bem mais "equipada"...
a diferença é na manutenção... a topic é a diesel... e tem mais "coisas" para quebrar.
Fabiano Marques- Homem das Dunas
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Re: motor VW boxer, fim de linha...
Sem falar no conforto, e anda mt mais! eu dirigia uma topic, meu sogro tinha van que fazia lotada.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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