Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta

5 participantes

Ir para baixo

Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta Empty Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta

Mensagem por edudamata Ter Abr 24, 2012 7:25 pm

Srs,

Estou comprando peças para montar um motor 1600 um pouco mais esperto, tipo comando 276°, balancins 1,25, bomba de oleo maior, capela e radiador de kombi, vira do 1600 e cabeçotes do 1600 tambem, a minha duvida é: cabeçotes 8 aletas recondicionados suportariam trabalhar com taxa de 8,1 sem maiores problemas?

edudamata
Novato

Número de Mensagens : 6
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : a ar!
Pontos : 4806
Data de inscrição : 04/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta Empty Re: Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta

Mensagem por jperson Ter Abr 24, 2012 7:36 pm

Edu, bem vindo.
Se os cabeçotes que fala, são originais e em bom estado suportam sim.
Aproveita e faz um trabalhinho nas aletas de refrigeração, se muitos estiverem obstruidos pelo material de usinagem, passe uma broca por eles para abrir a passagem do ar, é simples.Não deixe cantos vivos na camara de combustão.
Usei por muito tempo os cabeçotes originais do meu aspirado com taxa como a sua e nunca deram problemas, troquei por um par de autolinea com taxa original 7,2:1 para usar no motor turbo.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10985
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta Empty Re: Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta

Mensagem por Convidad Ter Abr 24, 2012 7:43 pm

Edu seja muito bem vindo ao Fórum do PB!

Cabeçotes em boas condições (sem trincas, soldas ou quebrados) quando retificados de forma adequada trabalham corretamente por muitos anos sem trazer dores de cabeça ou problemas ao motor. A taxa de compressão elevada para 8,0:1 vai ajudar seu motor a trabalhar mais redondo com a gasolina atual que tem um acréscimo de 25% de etanol... melhora a queima e de quebra libera mais potência, porém por questão de garantia, é fundamental o uso do sistema de refrigeração da Kombi moderna com o radiador de óleo deslocado para manter os cilindros 3 e 4 em boa temperatura.

Grande abraço.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta Empty Re: Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta

Mensagem por edudamata Ter Abr 24, 2012 8:09 pm

jperson escreveu:Edu, bem vindo.
Se os cabeçotes que fala, são originais e em bom estado suportam sim.
Aproveita e faz um trabalhinho nas aletas de refrigeração, se muitos estiverem obstruidos pelo material de usinagem, passe uma broca por eles para abrir a passagem do ar, é simples.Não deixe cantos vivos na camara de combustão.
Usei por muito tempo os cabeçotes originais do meu aspirado com taxa como a sua e nunca deram problemas, troquei por um par de autolinea com taxa original 7,2:1 para usar no motor turbo.

Jperson, muito obrigado pela ajuda, não sou especialista, mas os cabeçotes que me ofereceram tinham soldas feitas entre as valvulas e o furo das velas, por isso perguntei.

Se for comprometer a vida do motor prefiro juntar mais algum dinheiro e comprar novos como vc falou.

Abraço,


Última edição por edudamata em Ter Abr 24, 2012 8:17 pm, editado 1 vez(es)

edudamata
Novato

Número de Mensagens : 6
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : a ar!
Pontos : 4806
Data de inscrição : 04/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta Empty Re: Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta

Mensagem por edudamata Ter Abr 24, 2012 8:10 pm

Márcio ® escreveu:Edu seja muito bem vindo ao Fórum do PB!

Cabeçotes em boas condições (sem trincas, soldas ou quebrados) quando retificados de forma adequada trabalham corretamente por muitos anos sem trazer dores de cabeça ou problemas ao motor. A taxa de compressão elevada para 8,0:1 vai ajudar seu motor a trabalhar mais redondo com a gasolina atual que tem um acréscimo de 25% de etanol... melhora a queima e de quebra libera mais potência, porém por questão de garantia, é fundamental o uso do sistema de refrigeração da Kombi moderna com o radiador de óleo deslocado para manter os cilindros 3 e 4 em boa temperatura.

Grande abraço.

Marcio, eu imaginei isso, os cabeçote tinham marcas de solda entre as valvulas e o furo da vela, valeu pela dica.

Abraços.

edudamata
Novato

Número de Mensagens : 6
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : a ar!
Pontos : 4806
Data de inscrição : 04/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta Empty Re: Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta

Mensagem por jperson Ter Abr 24, 2012 8:12 pm

Se tiver soldas, para uso normal ainda dá, mas para retrabalho acho que não vale a pena.Tenho varios cabeçotes usados aqui em casa, muitos com pequenas fissuras entre as valvulas, é comum, mas compromete.
Procura outros em melhor estado.
Rosca de vela refeita é normal, os meus velhos eram assim .
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10985
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta Empty Re: Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta

Mensagem por Convidad Ter Abr 24, 2012 8:37 pm

Essas trincas aparecem justamente por causa do excesso de temperatura no interior dos cabeçotes durante o funcionamento dos motores que não tem sua refrigeração em patamares tidos como normais. Esse aquecimento faz o alumínio se expandir demasiadamente. O aumento da taxa gera uma melhor eficiência térmica para a queima do combustível, porém, também induz a um maior aquecimento interno dos cabeçotes, por isso é que VW mudou o sistema de refrigeração após 84 (era Itamar)... esses modelos já vinham com uma taxa de compressão mais elevada, em torno de 7,5:1.

Para preparar não aconselho também não!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta Empty Re: Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta

Mensagem por edudamata Qua Abr 25, 2012 7:44 pm

[quote="Márcio ®"]Essas trincas aparecem justamente por causa do excesso de temperatura no interior dos cabeçotes durante o funcionamento dos motores que não tem sua refrigeração em patamares tidos como normais. Esse aquecimento faz o alumínio se expandir demasiadamente. O aumento da taxa gera uma melhor eficiência térmica para a queima do combustível, porém, também induz a um maior aquecimento interno dos cabeçotes, por isso é que VW mudou o sistema de refrigeração após 84 (era Itamar)... esses modelos já vinham com uma taxa de compressão mais elevada, em torno de 7,5:1.



Marcio, hoje andei pesquisando no mercado o preço de cabeçotes novos e praticamente é o mesmo, meio tabelado, mas a qualidade.... horrível!!!, cheio de rebarbas, acabamento péssimo, etc.

Encontrei algumas peças antigas originais, lógico que a diferença de qualidade e preço também foram sensíveis!

Vou continuar procurando por peças antigas em bom estado, se souber de alguem que tenha, me de um toque.

Mas valeu por enquanto,

abraços,

Edu.

edudamata
Novato

Número de Mensagens : 6
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : a ar!
Pontos : 4806
Data de inscrição : 04/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta Empty Re: Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta

Mensagem por jperson Qui Abr 26, 2012 7:47 am

Edu, quando comprei meus autolinea, tinha os da marca metan (bem mal acabado), o preço era praticamente o mesmo.
Alguns preparadores gostam desses cabeçotes pois dizem ter mais material para trabalhar(retirar).
Como não fiz nada especial, preferi os mais limpos(bonitos).

http://www.metan.com.br/produtos.php

http://www.autolinea.com.br/lvwcabecote.php
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10985
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta Empty Re: Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta

Mensagem por Gustavo Qui Abr 26, 2012 7:50 am

Acho que a melhor opção seria comprar originais em bom estado , não é difícil de achar , mesmo que não estejam retificados , o importante é não apresentar trinca ou danos nas aletas por exemplo ... depois manda retificar em um local de confiança .

O meu motor é original e quando tive problemas de cabeçote tbm pesquisei os novos , achei muito ruim a qualidade e optei por usados .O meu apresentou trinca entre as valvulas , não arrisquei soldar .

Abraços.
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6510
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta Empty Re: Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta

Mensagem por Gui Kaufmann Qui Abr 26, 2012 5:09 pm

Hehehe, eu fui sortudo... Comprei um par original antigo de 8 alegas sem uso com um amigo meu que tem loja... Tava com ele a uns 15 anos...
Gui Kaufmann
Gui Kaufmann
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 736
Idade : 28
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM 1979
Pontos : 5485
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta Empty Re: Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta

Mensagem por edudamata Qui Abr 26, 2012 8:07 pm

Srs,

Hoje comprei um motor parcial de brasilia 1600 por um preço bem razoavel, aparentemente sem folgas, os cabeçotes por foram estão bem inteiros, vou desmonta-los e verificar, se estiverem bons eu pago o cara do desmanche, mas valeu pela ajuda de todos, sempre aprendo com vcs! muito obrigado!

edudamata
Novato

Número de Mensagens : 6
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : a ar!
Pontos : 4806
Data de inscrição : 04/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta Empty Re: Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta

Mensagem por Convidad Qui Abr 26, 2012 8:39 pm

Beleza Edu tomara que esteja tudo certo para vc poder montar o seu motorzinho apimentado com segurança!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta Empty Re: Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta

Mensagem por Volnei S Qui Abr 26, 2012 8:50 pm

Espero que tenha sorte na compra. Veja se este motor está baixado no Detran e peça nota para poder regularizar depois. Qual as letras que tem gravadas no bloco? É possivel identificar de que o modelo originário dele.
Volnei S
Volnei S
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2201
Idade : 64
Localização : Emis com Portas
Tipo de Buggy : Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos : 7785
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta Empty Re: Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta

Mensagem por Gustavo Sex Abr 27, 2012 3:49 pm

Volnei S escreveu:Espero que tenha sorte na compra. Veja se este motor está baixado no Detran e peça nota para poder regularizar depois. Qual as letras que tem gravadas no bloco? É possivel identificar de que o modelo originário dele.

Muito bem lembrado ...
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6510
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta Empty Re: Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta

Mensagem por edudamata Sex Abr 27, 2012 8:50 pm

Volnei S escreveu:Espero que tenha sorte na compra. Veja se este motor está baixado no Detran e peça nota para poder regularizar depois. Qual as letras que tem gravadas no bloco? É possivel identificar de que o modelo originário dele.

Volnei, parece que o numero nunca foi cadastrado, pedi mais informações no despachante, vamos ver, mas se tiver qualquer pedencia eu utilizo apenas as partes boas deles, esse fim de semana vou desmontar os cabeçotes pra dar uma olhada.

Ele era 1300, porque começa com BF, mas aparentemente esta bem integro, precido abrir e conferir as medidas de tudo, de qualquer forma só me falta os cabeçotes, todo resto eu ja tenho. To achando que vou acabar montando dois motores!!!!Laughing

Valeu pela dica,

Abraços.

edudamata
Novato

Número de Mensagens : 6
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : a ar!
Pontos : 4806
Data de inscrição : 04/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta Empty Re: Cabeçote recondicionado X taxa compressão alta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos