Diferença entre os fluidos de freio!!!
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Diferença entre os fluidos de freio!!!
Quais os Tipos de Fluidos de Freio?
Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glycol (DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Você pode usar um tipo ou outro, mas NUNCA misturá-los sem antes lavar o sistema de freio com o novo fluido até retirar todo vestígio do antigo. O DOT 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3, sendo o DOT 4 também uma grande melhora, a custo menor. Ambos os tipos, glycol e silicone, tem prós e contras.
Basicamente, quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também. O DOT 3 é atualmente o fluído básico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de ponto de ebulição e contém aditivos para que a água absorvida não altere tanto suas características como ocorre no DOT 3 (ambos absorvem água do ambiente - são higroscópicos). O DOT 5.1 é um fluido baseado em glycol que, porém, apresenta algumas das boas características dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição), sem os mesmos inconvenientes.
Os fluidos DOT 5 são fluidos de freio baseados em silicone e de uso restrito em motos. Foi idealizado para uso em veículos militares em meados da década de 70, que devem permanecer estocados por anos e ainda assim manter-se em ordem de marcha em poucos minutos. Também são utilizados em barcos. Esses fluidos não são higroscópicos e não mancham a pintura, mas apresentam um grande inconveniente: Se por ventura alguma quantidade de água penetrar no sistema (através da borracha dos flexíveis, condensação, p. ex.), esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão e fervendo logo acima dos 100ºC. Por isso não recomendamos seu uso em motocicletas, especialmente após o advento do tipo 5.1.
Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glycol (DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5). Você pode usar um tipo ou outro, mas NUNCA misturá-los sem antes lavar o sistema de freio com o novo fluido até retirar todo vestígio do antigo. O DOT 5.1 é a melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3, sendo o DOT 4 também uma grande melhora, a custo menor. Ambos os tipos, glycol e silicone, tem prós e contras.
Basicamente, quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do fluido, e mais caro também. O DOT 3 é atualmente o fluído básico e muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior em termos de ponto de ebulição e contém aditivos para que a água absorvida não altere tanto suas características como ocorre no DOT 3 (ambos absorvem água do ambiente - são higroscópicos). O DOT 5.1 é um fluido baseado em glycol que, porém, apresenta algumas das boas características dos fluidos baseados em silicone (alto ponto de ebulição), sem os mesmos inconvenientes.
Os fluidos DOT 5 são fluidos de freio baseados em silicone e de uso restrito em motos. Foi idealizado para uso em veículos militares em meados da década de 70, que devem permanecer estocados por anos e ainda assim manter-se em ordem de marcha em poucos minutos. Também são utilizados em barcos. Esses fluidos não são higroscópicos e não mancham a pintura, mas apresentam um grande inconveniente: Se por ventura alguma quantidade de água penetrar no sistema (através da borracha dos flexíveis, condensação, p. ex.), esta se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos é a pinça de freios - e também a parte que mais se aquece, causando corrosão e fervendo logo acima dos 100ºC. Por isso não recomendamos seu uso em motocicletas, especialmente após o advento do tipo 5.1.
Pontos de Ebulição dos Vários Fluídos de Freio | ||||
Tipo / Cor usual | Especificação Mínima | Boas Marcas | ||
Seco | Húmido | Seco | Húmido | |
DOT 3 (azul a verde) | 205 ºC | 140 ºC | 220 ºC | 150 ºC |
DOT 4 (vermelho a âmbar) | 230 ºC | 155 ºC | 260 ºC | 170 ºC |
DOT 5 (cristalino, de silicone) | 260 ºC | 180 ºC | 270 ºC | 190 ºC |
DOT 5.1 (amarelo a cristalino) | 260 ºC | 180 ºC | 270 ºC | 190 ºC |
Importante é rotineiramente trocar o fluido de freio . Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] |
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Re: Diferença entre os fluidos de freio!!!
Ótima dica Marcelo... assunto importante, esclarece uma área que o pessoal conhece pouco... vai um merecido pontinho pra você!!
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Re: Diferença entre os fluidos de freio!!!
ótima postagem Marcelo, ganhou mais um +, cara o que eu acho inconveniente nesse negocio é agente lembrar qual foi a especificação usado na ultima troca do fluido, quem enganar-se vai ter um tremendo prejuíso pois todos os reparos do sistema de freio irão desmanchar-se em poucos dias.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: Diferença entre os fluidos de freio!!!
Registro o meu também, ñ fazia a menor ideia dessas diferenças.
VIVINHOM- Homem das Dunas
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Re: Diferença entre os fluidos de freio!!!
Bugólatra escreveu:ótima postagem Marcelo, ganhou mais um +, cara o que eu acho inconveniente nesse negocio é agente lembrar qual foi a especificação usado na ultima troca do fluido, quem enganar-se vai ter um tremendo prejuíso pois todos os reparos do sistema de freio irão desmanchar-se em poucos dias.
Na minha opinião para os nossos buggys, o melhor custo beneficio é o Dot 4.Abração
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Re: Diferença entre os fluidos de freio!!!
A vw recomenda em seus veiculos a ar fluido de freios DOT 3.
jperson- Moderador
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Re: Diferença entre os fluidos de freio!!!
jperson escreveu:A vw recomenda em seus veiculos a ar fluido de freios DOT 3.
Mas isso não era a tempos atráz? ou mesmo depois do Dot 4 ainda recomendam o 3?, digo porque o 4 é igual porém com melhor ponto de ebulição.
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Re: Diferença entre os fluidos de freio!!!
Isso consta nos manuais, inclusive dos itamares.
jperson- Moderador
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Re: Diferença entre os fluidos de freio!!!
jperson escreveu:Isso consta nos manuais, inclusive dos itamares.
Sim, mas mesmo sendo Itamar já é bem ultrapassado....
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Re: Diferença entre os fluidos de freio!!!
Meu pai chegou a colocar Dot4 no nosso Buggy, mas depois o nosso preparador disse que o mais correto é o uso do Dot3..
Gui Kaufmann- Desbravador Master
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Re: Diferença entre os fluidos de freio!!!
Cada época tem seu produto de ponta, o manual de cada carro recomenda um determinado produto, porém as coisas vão evoluindo e os manuais continuam os mesmo, isso ocorre muito com especificações de óleo, pode ser que na época o manual do carro pedia uma especificação SF, mas depois surgiram óleos melhores como o SG, SH, SJ e SL....
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Re: Diferença entre os fluidos de freio!!!
Marcelo, no caso dos fluidos de freio, um veiculos preparado para usar DOT 3, pode não aceitar bem um DOT 4 ou 5, esses fluidos podem atacar as peças de borracha do sistema de freios que foram feitas para um fluido mais simples.
Na verdade só testando para ver, talvez nem cause problemas.
Na verdade só testando para ver, talvez nem cause problemas.
jperson- Moderador
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Re: Diferença entre os fluidos de freio!!!
JPerson todos os sistemas aceitam bem qualquer um dos tipos de fluido DOT 3, DOT 4, ou mesmo o DOT 5 desde de que antes de usar um fluido diferente do qual esteja usando esvazie todo o sistema e somente depois adicione o outro diferente pois se não fizer isso terás grandes problemas pois eles são incompatíveis para mistura-los e se isso ocorrer a reação é muito rápida e todas as borrachas do sistema irão se desmanchar em um ou dois dias, a poucos dias eu encontrei um caminhoneiro numa auto-peças comprando todos os reparos do sistema de embreagem que danificou-se ao ser misturado fluidos com DOTs diferentes no dia anterior.jperson escreveu:Marcelo, no caso dos fluidos de freio, um veiculos preparado para usar DOT 3, pode não aceitar bem um DOT 4 ou 5, esses fluidos podem atacar as peças de borracha do sistema de freios que foram feitas para um fluido mais simples.
Na verdade só testando para ver, talvez nem cause problemas.
o correto pra quem vai mudar a especificação é ter a certeza que o sistema foi realmente esvaziado por isso eu aconselho que quem fizer isso solte todas as mangueiras que vão pras rodas e dê uma soprada com o compressor nas entradas de óleo do cilindro mestre e nas mangueiras do reservatório.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Adauto Minoru gosta desta mensagem
Re: Diferença entre os fluidos de freio!!!
Ótimo post!
Fabiano Marques- Homem das Dunas
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