preparação motor vw1600
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preparação motor vw1600
Alguem tem ideias ai para eu mexer no motor do meu buggy??? por enquanato to c plano de por um simples ou dupla weber 40 com comando de valvulas 286 alguem tem outras sugestoes nao tao caras???
Mad Well- Homem das Dunas
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Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
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Re: preparação motor vw1600
Mad,para não gastar muito, e conseguir alguns cv, voce já tem um comando, já sabe a carburação, pode ainda, dar um trato nos cabeçotes, se não for usar valvulas maiores, aumente a taxa de compressão para algo em torno de 8 ou 8,5:1, rebaixando em 2mm. se tiver alguem que sabe mexer em cabeçotes, faça a parte interna deles no formato dos AP, polimento nos dutos de admissão ajuda bastante, é mais mão de obra que peças.
Isso tudo para gasolina, para alcool muda, taxa bem maior, não se faz polimento de dutos(o alcool precisa da turbulerncia das rugosidades...)
Isso tudo para gasolina, para alcool muda, taxa bem maior, não se faz polimento de dutos(o alcool precisa da turbulerncia das rugosidades...)
jperson- Moderador
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Re: preparação motor vw1600
Mad todas as dicas dadas pelo JPerson são muito boas e baratas para se melhorar um motor Boxer, porém, antes de sair mexendo em tudo você deve ter em mente qual o uso que será dado a esse motor. Você quer tork ou potência? É para asfalto ou areia? enfim, tudo isso deve ser previamente pensado para depois não ficar frustrado e jogar dinheiro fora!
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Re: preparação motor vw1600
eu axo q disse la em cima eu quero tork para areia trilha e brinca athe pra subir parede kkkkMárcio escreveu:Mad todas as dicas dadas pelo JPerson são muito boas e baratas para se melhorar um motor Boxer, porém, antes de sair mexendo em tudo você deve ter em mente qual o uso que será dado a esse motor. Você quer tork ou potência? É para asfalto ou areia? enfim, tudo isso deve ser previamente pensado para depois não ficar frustrado e jogar dinheiro fora!
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: preparação motor vw1600
Vamos aos problemas: essa carburação custa 3.400 o comando la pra 700 e rebaixar o cabeçote da batida de pino estraga o motor sem contar q a taxa de compressao do fuca originalmente eh 8,5/1 mais ideias?jperson escreveu:Mad,para não gastar muito, e conseguir alguns cv, voce já tem um comando, já sabe a carburação, pode ainda, dar um trato nos cabeçotes, se não for usar valvulas maiores, aumente a taxa de compressão para algo em torno de 8 ou 8,5:1, rebaixando em 2mm. se tiver alguem que sabe mexer em cabeçotes, faça a parte interna deles no formato dos AP, polimento nos dutos de admissão ajuda bastante, é mais mão de obra que peças.
Isso tudo para gasolina, para alcool muda, taxa bem maior, não se faz polimento de dutos(o alcool precisa da turbulerncia das rugosidades...)
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: preparação motor vw1600
Quem sabe com a relação de diferencial do 1300 já resolve.
Vai ter força com certeza e sem mexer em nada mais, isso se o motor for 1600.
Vai ter força com certeza e sem mexer em nada mais, isso se o motor for 1600.
jperson- Moderador
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Re: preparação motor vw1600
Taxa de compressão original dos vw 1600 a ar e 7,6:1, é a taxa que uso no motor turbo.
Com 8,5 de taxa pode usar gasolina sem medo de batidas de pino.Useim 9,0:1 de taxa com gasolina comum e nunca tive problema algum, com velas 1 grau mais frias contorna o problema de aquecimento da camara de combustão(original bp5hs, usar bp6hs).
Podes usar um par de solex 32(original dos brasilia, fuscas mais novos), só acertar giclagem, funciona bem.
Com 8,5 de taxa pode usar gasolina sem medo de batidas de pino.Useim 9,0:1 de taxa com gasolina comum e nunca tive problema algum, com velas 1 grau mais frias contorna o problema de aquecimento da camara de combustão(original bp5hs, usar bp6hs).
Podes usar um par de solex 32(original dos brasilia, fuscas mais novos), só acertar giclagem, funciona bem.
jperson- Moderador
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Re: preparação motor vw1600
Mad Well escreveu:eu axo q disse la em cima eu quero tork para areia trilha e brinca athe pra subir parede kkkkMárcio escreveu:Mad todas as dicas dadas pelo JPerson são muito boas e baratas para se melhorar um motor Boxer, porém, antes de sair mexendo em tudo você deve ter em mente qual o uso que será dado a esse motor. Você quer tork ou potência? É para asfalto ou areia? enfim, tudo isso deve ser previamente pensado para depois não ficar frustrado e jogar dinheiro fora!
Se você pretende ter Tork a escolha do comando já está exagerada para o uso num Buggy, se não me engano um comando de 286º equivale a um W110 que não vai deixar seu motor respirar muito bem em baixas rotações. A carburação é excelente mas pelo custo também pode partir para opções mais baratas... uma dupla 32 te atende bem e com o valor da 40 você faz o motor inteiro para ficar bem satisfeito.
Taxar os cabeçotes não estraga motor, ou contrário, dá mais força e melhora a queima da gasolina de hoje que é misturada ao etanol, desde que se saiba o que está fazendo e com quem está fazendo, respeitando no seu caso uma taxa de 8:1 (Já que está a nível do mar). Isso desde que também use a capela com radiador deslocado da Kombi que ajuda muito a refrigeração dos cilindros, em particular o de nº 3. Me permito uma pequena correção na informação do JP... motores 1600 tem taxa original de 7,2:1 e os mais modernos (pós 84) chamados de tork, chegam a 7,5:1, longe dos 8,5:1 que você acredita ser original.
Experimente a simplicidade... Comando Tork (Kombi injetadas modernas), cabeçotes taxados e retrabalhados nos dutos, sistema de refrigeração moderno, uma dupla 32 bem afinada, ignição eletronica e um escapamento de qualidade associado a um cambio 8X33 do 1300, acho que vai te fazer muito feliz tanto no preço quanto no resultado!!
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Re: preparação motor vw1600
Correto Marcio, engano na digitação.
Valeu
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jperson- Moderador
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Re: preparação motor vw1600
Seria o comando da kombi a disel e a TRANMISSAO COMPLETA do 1300?Márcio escreveu:Mad Well escreveu:eu axo q disse la em cima eu quero tork para areia trilha e brinca athe pra subir parede kkkkMárcio escreveu:Mad todas as dicas dadas pelo JPerson são muito boas e baratas para se melhorar um motor Boxer, porém, antes de sair mexendo em tudo você deve ter em mente qual o uso que será dado a esse motor. Você quer tork ou potência? É para asfalto ou areia? enfim, tudo isso deve ser previamente pensado para depois não ficar frustrado e jogar dinheiro fora!
Se você pretende ter Tork a escolha do comando já está exagerada para o uso num Buggy, se não me engano um comando de 286º equivale a um W110 que não vai deixar seu motor respirar muito bem em baixas rotações. A carburação é excelente mas pelo custo também pode partir para opções mais baratas... uma dupla 32 te atende bem e com o valor da 40 você faz o motor inteiro para ficar bem satisfeito.
Taxar os cabeçotes não estraga motor, ou contrário, dá mais força e melhora a queima da gasolina de hoje que é misturada ao etanol, desde que se saiba o que está fazendo e com quem está fazendo, respeitando no seu caso uma taxa de 8:1 (Já que está a nível do mar). Isso desde que também use a capela com radiador deslocado da Kombi que ajuda muito a refrigeração dos cilindros, em particular o de nº 3. Me permito uma pequena correção na informação do JP... motores 1600 tem taxa original de 7,2:1 e os mais modernos (pós 84) chamados de tork, chegam a 7,5:1, longe dos 8,5:1 que você acredita ser original.
Experimente a simplicidade... Comando Tork (Kombi injetadas modernas), cabeçotes taxados e retrabalhados nos dutos, sistema de refrigeração moderno, uma dupla 32 bem afinada, ignição eletronica e um escapamento de qualidade associado a um cambio 8X33 do 1300, acho que vai te fazer muito feliz tanto no preço quanto no resultado!!
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Re: preparação motor vw1600
Mad Well escreveu:Seria o comando da kombi a disel e a TRANMISSAO COMPLETA do 1300?Márcio escreveu:Mad Well escreveu:eu axo q disse la em cima eu quero tork para areia trilha e brinca athe pra subir parede kkkkMárcio escreveu:Mad todas as dicas dadas pelo JPerson são muito boas e baratas para se melhorar um motor Boxer, porém, antes de sair mexendo em tudo você deve ter em mente qual o uso que será dado a esse motor. Você quer tork ou potência? É para asfalto ou areia? enfim, tudo isso deve ser previamente pensado para depois não ficar frustrado e jogar dinheiro fora!
Se você pretende ter Tork a escolha do comando já está exagerada para o uso num Buggy, se não me engano um comando de 286º equivale a um W110 que não vai deixar seu motor respirar muito bem em baixas rotações. A carburação é excelente mas pelo custo também pode partir para opções mais baratas... uma dupla 32 te atende bem e com o valor da 40 você faz o motor inteiro para ficar bem satisfeito.
Taxar os cabeçotes não estraga motor, ou contrário, dá mais força e melhora a queima da gasolina de hoje que é misturada ao etanol, desde que se saiba o que está fazendo e com quem está fazendo, respeitando no seu caso uma taxa de 8:1 (Já que está a nível do mar). Isso desde que também use a capela com radiador deslocado da Kombi que ajuda muito a refrigeração dos cilindros, em particular o de nº 3. Me permito uma pequena correção na informação do JP... motores 1600 tem taxa original de 7,2:1 e os mais modernos (pós 84) chamados de tork, chegam a 7,5:1, longe dos 8,5:1 que você acredita ser original.
Experimente a simplicidade... Comando Tork (Kombi injetadas modernas), cabeçotes taxados e retrabalhados nos dutos, sistema de refrigeração moderno, uma dupla 32 bem afinada, ignição eletronica e um escapamento de qualidade associado a um cambio 8X33 do 1300, acho que vai te fazer muito feliz tanto no preço quanto no resultado!!
O COMANDO DA KOMBI DIESEL É DO MOTOR AP E NÃO SERVE NO BOXER.
VOCE DEVE UTILIZAR O DA KOMBI INJETADA
O CAMBIO DO 1300 É 8X35, MUITO CURTO,IDEAL PARA DUNAS. PARA USO URBANO SERIA MELHOR O DA BRASILIA (8X33)
Nil- Homem das Dunas
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Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
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Re: preparação motor vw1600
mas no caso do cambio seria a transmissão completa? a tranmissão do 1300?Nil Araujo escreveu:Mad Well escreveu:Seria o comando da kombi a disel e a TRANMISSAO COMPLETA do 1300?Márcio escreveu:Mad Well escreveu:eu axo q disse la em cima eu quero tork para areia trilha e brinca athe pra subir parede kkkkMárcio escreveu:Mad todas as dicas dadas pelo JPerson são muito boas e baratas para se melhorar um motor Boxer, porém, antes de sair mexendo em tudo você deve ter em mente qual o uso que será dado a esse motor. Você quer tork ou potência? É para asfalto ou areia? enfim, tudo isso deve ser previamente pensado para depois não ficar frustrado e jogar dinheiro fora!
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O COMANDO DA KOMBI DIESEL É DO MOTOR AP E NÃO SERVE NO BOXER.
VOCE DEVE UTILIZAR O DA KOMBI INJETADA
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Re: preparação motor vw1600
outra coisaaa oque eu fasso para poder diferenciar os motores de fusca? por exemplo o 1300 do 1600
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: preparação motor vw1600
Mad Well escreveu: outra coisaaa oque eu fasso para poder diferenciar os motores de fusca? por exemplo o 1300 do 1600
Mad Well escreveu: mas no caso do cambio seria a transmissão completa? a tranmissão do 1300?
MEU CARO, COM ESSA CONFIGURAÇÃO DE MOTOR, O CAMBIO DO 1300 FARÁ MUITO REDUZIDO. É ISSO QUE VOCE QUER??? OU VOCE QUER MAIS FINAL???
OS MOTORES 1300 3 1500 TEM O COLETOR DE ADMISSÃO EM FORMATO ÚNICO, ENQUANTO O MOTOR 1600 TEM ALÉM DO COLETOR, DOIS PEZINHOS D ENTRADA DUPLA
Nil- Homem das Dunas
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Re: preparação motor vw1600
hm.. nao entendiii a parte do motor reduzido e mais final pode me explicar melh0orNil Araujo escreveu:Mad Well escreveu: outra coisaaa oque eu fasso para poder diferenciar os motores de fusca? por exemplo o 1300 do 1600Mad Well escreveu: mas no caso do cambio seria a transmissão completa? a tranmissão do 1300?
MEU CARO, COM ESSA CONFIGURAÇÃO DE MOTOR, O CAMBIO DO 1300 FARÁ MUITO REDUZIDO. É ISSO QUE VOCE QUER??? OU VOCE QUER MAIS FINAL???
OS MOTORES 1300 3 1500 TEM O COLETOR DE ADMISSÃO EM FORMATO ÚNICO, ENQUANTO O MOTOR 1600 TEM ALÉM DO COLETOR, DOIS PEZINHOS D ENTRADA DUPLA
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: preparação motor vw1600
Voce não precisa trocar o cambio todo, apenas a relação de coroa e pinhão.
Se voce quer força e não se preocupa muito com velocidade final a relação dos 1300 é boa, se quer velocidade e força ao mesmo tempo o dos brasilia são ótimos(uso esse no motor turbo).
Tem ainda a relação dos 1600 pos 1984 e sp2 bem longa, só tem velocidade, o motor tem que ter uns cv s a mais que o original para andar bem.
Relação dos 1300- 8x35
Dos 1500-1600 planos e brasilia-8x33
E dos 1600 pos 1984 e Sp2 8x31
O cambio de todos os vw a ar é o mesmo o que muda é a relação do Diferencial(coroa e pinhão).
Se voce quer força e não se preocupa muito com velocidade final a relação dos 1300 é boa, se quer velocidade e força ao mesmo tempo o dos brasilia são ótimos(uso esse no motor turbo).
Tem ainda a relação dos 1600 pos 1984 e sp2 bem longa, só tem velocidade, o motor tem que ter uns cv s a mais que o original para andar bem.
Relação dos 1300- 8x35
Dos 1500-1600 planos e brasilia-8x33
E dos 1600 pos 1984 e Sp2 8x31
O cambio de todos os vw a ar é o mesmo o que muda é a relação do Diferencial(coroa e pinhão).
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Re: preparação motor vw1600
Quando falei da relação do 1300 tomei como base o seu interesse no tork ao extremo (trator mesmo), porém, prefiro e uso a relação 8X33 dos 1500... perco um pouco de força mas ganho em final e desempenho, aí é de cada um!
Importante também é que vc saiba que para ter certeza de qual motor está no carro (1300,1500 ou 1600) só fazendo a medição dos cilindros... com o passar dos anos e as diversas retíficas feitas nesses motores, fica difícil saber o que cada ex-proprietário fez de modificações, portanto, os cabeçotes de entradas simples ou duplas servem apenas como uma referência de probabilidade, não de certeza! Meu buggy por exemplo, tem um motor 1600 com cabeçotes simples.
Quando se fala em reduzido, estamos falando de câmbio (relação) e não do motor, aí a velocidade final será menor!
Importante também é que vc saiba que para ter certeza de qual motor está no carro (1300,1500 ou 1600) só fazendo a medição dos cilindros... com o passar dos anos e as diversas retíficas feitas nesses motores, fica difícil saber o que cada ex-proprietário fez de modificações, portanto, os cabeçotes de entradas simples ou duplas servem apenas como uma referência de probabilidade, não de certeza! Meu buggy por exemplo, tem um motor 1600 com cabeçotes simples.
Quando se fala em reduzido, estamos falando de câmbio (relação) e não do motor, aí a velocidade final será menor!
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Re: preparação motor vw1600
Márcio © escreveu:Quando falei da relação do 1300 tomei como base o seu interesse no tork ao extremo (trator mesmo), porém, prefiro e uso a relação 8X33 dos 1500... perco um pouco de força mas ganho em final e desempenho, aí é de cada um!
Importante também é que vc saiba que para ter certeza de qual motor está no carro (1300,1500 ou 1600) só fazendo a medição dos cilindros... com o passar dos anos e as diversas retíficas feitas nesses motores, fica difícil saber o que cada ex-proprietário fez de modificações, portanto, os cabeçotes de entradas simples ou duplas servem apenas como uma referência de probabilidade, não de certeza! Meu buggy por exemplo, tem um motor 1600 com cabeçotes simples.
Quando se fala em reduzido, estamos falando de câmbio (relação) e não do motor, aí a velocidade final será menor!
É por ai mesmo que o Marcio falou w seria interessante dizer qual o tipo e o angulo da parede que vc pretende subir tambem.............
Última edição por lubisomem01 em Sex Dez 02, 2011 7:20 pm, editado 1 vez(es)
Re: preparação motor vw1600
Márcio © escreveu:Quando falei da relação do 1300 tomei como base o seu interesse no tork ao extremo (trator mesmo), porém, prefiro e uso a relação 8X33 dos 1500... perco um pouco de força mas ganho em final e desempenho, aí é de cada um!
Importante também é que vc saiba que para ter certeza de qual motor está no carro (1300,1500 ou 1600) só fazendo a medição dos cilindros... com o passar dos anos e as diversas retíficas feitas nesses motores, fica difícil saber o que cada ex-proprietário fez de modificações, portanto, os cabeçotes de entradas simples ou duplas servem apenas como uma referência de probabilidade, não de certeza! Meu buggy por exemplo, tem um motor 1600 com cabeçotes simples.
Quando se fala em reduzido, estamos falando de câmbio (relação) e não do motor, aí a velocidade final será menor!
É por ai mesmo que o Marcio falou...........
Re: preparação motor vw1600
tem alguma diferencça em cv nos motores.... o meu creio que seja um vabeçote duplo mas se nao me engano no doc dele ta la 1600 nao tenho certeza vou procurar saber se tiverem mais dicas para que eu identifique me fala
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Re: preparação motor vw1600
Se for 1600 original, com carburação simples 60 cv, com dupla carburação 65 cv.
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Re: preparação motor vw1600
lol temos algm problea entaooo no doc ta 65 cv e eh carburação simples solex pic 30
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: preparação motor vw1600
Salve Mad! Coloca um motor ap que resolve o problema... agora tem que encontrar alguém que adapte direitinho pra não ter dor de cabeça, e encontrar um motor bom que não precise de muitos reparos... comprei o meu por 700 reais completo, gastei mais 200 no flange pra usar uma partida de santana que comprei tbm... Mas me arrependi, gastaria menos se comprasse no mercado livre a flange própria para adaptação...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212175930-flange-motor-ap-x-cmbio-do-fusca-_JM
Agora é só alegria... qualquer coisa moro no conjunto joão alves, se quiser te mostro como ficou o brinquedinho com o novo motor.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212175930-flange-motor-ap-x-cmbio-do-fusca-_JM
Agora é só alegria... qualquer coisa moro no conjunto joão alves, se quiser te mostro como ficou o brinquedinho com o novo motor.
LucasDiego- Super Bugueiro
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Re: preparação motor vw1600
Mad, não tem problema, nesses nossos motores muitas adaptações são feitas, o a potencia no documento, se o chassi for vr, vem do veículo doador.
Última edição por jperson em Seg Dez 05, 2011 1:16 pm, editado 1 vez(es)
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Re: preparação motor vw1600
NAo se preocupe com a potencia, o detran nao vai por seu carro num dyno pra ver isso.
Sobre as mod, eu colocaria uma Weber só, e nao duas;
Trabalho no cabeçote;
comando W100 ou até W110
Pode colocar o diferencial do 1300 (se vc estiver usando pneus grndes atras tipo 255/75 R15) a do 1500/1600 deixa ele mto longo pra viagem, apesar de mais economico e menos barulhento, mas terá retomada melhor, e nao é tao diferente assim.
Nao colcoaria AP, julgo o boxer melhor pra buggy. Se vc nao conseguir uma boa promoção num motor AP completo, fazer o serviço de colocar ele vc mesmo no buggy e tiver sorte. O preço dele vai sair o mesmo do boxer preparado.
flw
Sobre as mod, eu colocaria uma Weber só, e nao duas;
Trabalho no cabeçote;
comando W100 ou até W110
Pode colocar o diferencial do 1300 (se vc estiver usando pneus grndes atras tipo 255/75 R15) a do 1500/1600 deixa ele mto longo pra viagem, apesar de mais economico e menos barulhento, mas terá retomada melhor, e nao é tao diferente assim.
Nao colcoaria AP, julgo o boxer melhor pra buggy. Se vc nao conseguir uma boa promoção num motor AP completo, fazer o serviço de colocar ele vc mesmo no buggy e tiver sorte. O preço dele vai sair o mesmo do boxer preparado.
flw
GTMartini- Desbravador Master
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