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Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO

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Mensagem por Guima Seg Nov 07, 2011 5:06 pm

Ola amigos,
Há tempos acompanho o forum, para tirar duvidas...

Vamos ao problema, ...
Tenho um Buggy Way, 1988 ... resolvi montar um carro de ponta, para arrancada, que aqui em Curitiba é muito disputada, nos "tração traseira"...
A mecanica instalada foi um AP 2.1 ... com cabeçote fluxo cruzado dos golf ... comando Eagle Tcs 222 ... Turbina Holset HX35 ....
Injeção programavel PANDOO ... duas bombas de combustivel DPL 14BAR de pressao... Bicos Fordracing 160lb ...
A caixa é de fusca ... com uma flange de aço (a de aluminio quebrou em tres partes) ... Utiliza-se um kit de embreagem CERAMIC POWER de 6 pastilhas e plato de 1200lb ...

Quando foi terminado o projeto, notei que alem da embreagem ser MUITO pesada ... trepidava muito quando arrancava ou trocava de marcha... ... porem o conduite do cabo de embreagem estava solto, e acabou que deixava o flexivel reto, e a trepidação é causada por esse motivo...

Porem... agora .. re-soldei o conduite no chassi ... .. o flexivel faz uma curva relativamente certa (uma barriga de 35mm aprox..) porem.. nao tem possibilidade de arrancar em primeira marcha, com giro alto... o carrinho parece que vai quebrar no meio... o parabrisa solta... e a marcha desengata ....enfim... horrivel... sem contar o peso da embreagem.... faço tanta força que as vezes penso que vai soltar o trilho do banco kkkkk... ...
Outra coisa que acontece, é que andando de boa, em segunda marcha... giro baixo... qndo passa em ruas esburacadas.. (normal por aqui) a marcha desengata sozinha...


Entao... por esses motivos, queria saber se alguem ja teve algum problema parecido...
- Embreagem trepida tanto que chega a soltar o parabrisa do carro, com a vibração...
- Embreagem Pesadissima...
- Marcha desengatando sozinha!

Agradeço a atenção!!














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Mensagem por Guima Seg Nov 07, 2011 5:21 pm

Ah... esqueci de mencionar...


Os coxins sao novos...
e fiz uma gambiarra para ajudar na fixação..

Fiz com uma Barra Roscada de 1/2 pol ... um "U" que ajuda a fixar a "bunda" da caixa no chassi... e proximo dos eixos tambem...

mas nao adiantou nada..

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Mensagem por Fabiano Marques Seg Nov 07, 2011 5:26 pm

o cambio está em perfeitas condições?
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Mensagem por Beco Seg Nov 07, 2011 5:34 pm

embreagem cerâmica tem características bem diferentes das de fibra. Ela pega direto. E provavelmente tem molas mais fortes, o que deixa mais pesada. Quanto à isso, é possível colocar um extensor na alavanca da caixa, fazendo com que fique mais leve. A trepidação é um pouco mais complicada.

Este motor está sem os calços? É comum colocar direto, sem os calços para arrancada. Mas aí é preciso reforçar a estrutura que segura o conjunto motor/caixa, com tirantes de aço flexível. Pode ser por aí... mas eu não entendo de carros de arrancada!
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Mensagem por jperson Seg Nov 07, 2011 5:34 pm

Para aliviar o peso da embreagem, fiz estas alavancas um pouco maiores(2cm, o ideal é algo em torno de 1,7 ou 1,8 cm, para o cabo não tocar a beirada do conduite).
O seu problema de trepidação piode ser coxim ou o conduite com problemas de fixação.

http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/embreagem/index.htm


Última edição por jperson em Seg Nov 07, 2011 5:35 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Beco Seg Nov 07, 2011 5:35 pm

tenho um livro gringo que tem esta fixação com cintas de aço. Mas não está aqui em casa. Amanhã vou dar uma olhada e, se der, coloco por aqui.
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Mensagem por Bugólatra Seg Nov 07, 2011 5:38 pm

amigo lamento te informar mas estou quase certo que a sua embreagem acabou, provavelmente o disco queimou durante uma arrancada quando o flexível ainda estava ruim.
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Mensagem por Luciano Bohn Seg Nov 07, 2011 5:51 pm

Eu tinha uma caravan 6CC a muitos anos atrás que trepidava forte também em primeira marcha, me falaram em "disco empenado" naquela época, mas não acredito que seja isso num conjunto especial (de competição).........cerâmica e tal, muito mais moderno e preciso.
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Mensagem por Nil Seg Nov 07, 2011 5:57 pm

Guima escreveu: ... Utiliza-se um kit de embreagem CERAMIC POWER de 6 pastilhas e plato de 1200lb ...


O PROBLEMA É APENAS O KIT DE EMBREAGEM.
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Mensagem por nettomietto Seg Nov 07, 2011 6:22 pm

FOI BALANCEADO O VOLANTE DO MOTOR SE NAO A EMBREAGEM NA AGUENTA MESMO.
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Mensagem por Guima Seg Nov 07, 2011 7:53 pm

Pessoal....obrigado pelas orientações...

Entao... acredito que o disco nao tenha gasto ainda pq qndo o flexivel estava ruim, andei menos de dois km com o carro... e dei tres arrancadas... ..

Todo o conjunto é novo... volante balanceado...

Carlão....
"Este motor está sem os calços? É comum colocar direto, sem os calços para arrancada. Mas aí é preciso reforçar a estrutura que segura o conjunto motor/caixa, com tirantes de aço flexível. Pode ser por aí... mas eu não entendo de carros de arrancada!"

Os calcos no caso sao os coxins originais? pq estao novinhos... mas se for suporte do motor, ae nao coloquei mesmo... meu buggy nao tem o "sub-chassi" como chama ne! ...

Acho que a principio, o que farei, é alongar a alavanca, como recomendado... e vou ver se consigo um plato mais leve... (980lb) ... sera que tem mais leve que isso??

O problema da caixa em desengatar para mim é misterio ainda, pq qndo estava com o motor a ar, nao escapava nada...

Obrigado pessoal!!

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Mensagem por jperson Ter Nov 08, 2011 4:28 am

Tem platos de 700 lbs, uso um de 900 lbs com a alavanca alongada e o pedal é bem leve.
As alavancas que fiz, que estão no site, foram soldadas com MIG, foi bem simples de fazer, um corte na alavanca original e um pedaço de metal da mesma espessura da alavanca, do tamanho necessario para o aumento, solda de boa qualidade e está perfeito a pelo menos uns 4 anos.
Os coxins que usastes são originais ou paralelos?
Na sportsystem vendem uns vermelhos importados, excelentes para seu caso.
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Mensagem por Farina Ter Nov 08, 2011 5:50 am

Não esta usando sub chassi? como o motor esta preso? quando arranca o conjunto de motor e caixa se movimenta muito? a alavanca de mudanças sofre algum impacto para frente ou para tras?
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Mensagem por Convidad Ter Nov 08, 2011 6:51 am

O Motor AP já é áspero por natureza quando colocado em um Buggy, com essa configuração violenta vai necessitar de um trabalho de reforço estrutural no chassi que suporte tanta potência (isso é fato). Mas está parecendo embreagem ou alguma coisa referente ao encaixe do câmbio e o motor!

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Mensagem por Guima Ter Nov 08, 2011 8:47 am

O motor esta preso somente pela flange, de aço ...

um amigo foi de moto olhando atras para ver a movimentação do motor, e segundo relato, nao mexe... é firme ... mas eu sinto que a caixa, quando esta sem aquel "U" que fiz, mexe um pouco... mas qndo ele ta preso percebo que esta firme,.. mas vibra pacas ainda...
Acho que a solução é trocar o plato mesmo... e reforça a estrutura... so nao sei como faria esse reforço...

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Mensagem por Nil Ter Nov 08, 2011 8:58 am

Guima escreveu:O motor esta preso somente pela flange, de aço ...


Como é que é??!?!?!?!? tá louco!?!??! um motor forte desses sem as bases do motor??? sem o menor sentido.....
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Mensagem por Guima Ter Nov 08, 2011 9:15 am

New by Nill escreveu:
Guima escreveu:O motor esta preso somente pela flange, de aço ...


Como é que é??!?!?!?!? tá louco!?!??! um motor forte desses sem as bases do motor??? sem o menor sentido.....

Posso explicar... rsrsrs ...

É que a principio, nao era para ser tao forte, mas o projeto foi mudando com o tempo... porem... tenho um amigo, com uma Puma, mais de 600cv... e tambem é assim... preso somente pela flange... e eu considerei aceito essa pratica, pois se considerar que alguns camaradas tiram mais de 500CV nos motores a AR e tambem nao tem mais nenhuma outra fixação... ne?


Mas acredito que realmente devo fazer o sub-chassi... deixa mais seguro...


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Mensagem por Convidad Ter Nov 08, 2011 11:28 am

Guima, para uso de motores AP, mesmo sendo 1.6 carburado sem alteração, o uso de um sub chassi é ítem de segurança obrigatório. O peso desse motor, bem como a vibração é bem maior que o de um Boxer incrementado. Reveja seu projeto.

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Mensagem por Farina Ter Nov 08, 2011 2:59 pm

a minima oscilação que o motor gera na caixa de cambio é o suficiente para todos os problemas relatados, escapar a marcha trepidar embreagem tudo vai melhorar se o motor estiver apoiado nos seus próprios coxins, sem falar na segurança.
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