Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
+5
Bugólatra
jperson
Beco
Fabiano Marques
Guima
9 participantes
Página 1 de 1
Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
Ola amigos,
Há tempos acompanho o forum, para tirar duvidas...
Vamos ao problema, ...
Tenho um Buggy Way, 1988 ... resolvi montar um carro de ponta, para arrancada, que aqui em Curitiba é muito disputada, nos "tração traseira"...
A mecanica instalada foi um AP 2.1 ... com cabeçote fluxo cruzado dos golf ... comando Eagle Tcs 222 ... Turbina Holset HX35 ....
Injeção programavel PANDOO ... duas bombas de combustivel DPL 14BAR de pressao... Bicos Fordracing 160lb ...
A caixa é de fusca ... com uma flange de aço (a de aluminio quebrou em tres partes) ... Utiliza-se um kit de embreagem CERAMIC POWER de 6 pastilhas e plato de 1200lb ...
Quando foi terminado o projeto, notei que alem da embreagem ser MUITO pesada ... trepidava muito quando arrancava ou trocava de marcha... ... porem o conduite do cabo de embreagem estava solto, e acabou que deixava o flexivel reto, e a trepidação é causada por esse motivo...
Porem... agora .. re-soldei o conduite no chassi ... .. o flexivel faz uma curva relativamente certa (uma barriga de 35mm aprox..) porem.. nao tem possibilidade de arrancar em primeira marcha, com giro alto... o carrinho parece que vai quebrar no meio... o parabrisa solta... e a marcha desengata ....enfim... horrivel... sem contar o peso da embreagem.... faço tanta força que as vezes penso que vai soltar o trilho do banco kkkkk... ...
Outra coisa que acontece, é que andando de boa, em segunda marcha... giro baixo... qndo passa em ruas esburacadas.. (normal por aqui) a marcha desengata sozinha...
Entao... por esses motivos, queria saber se alguem ja teve algum problema parecido...
- Embreagem trepida tanto que chega a soltar o parabrisa do carro, com a vibração...
- Embreagem Pesadissima...
- Marcha desengatando sozinha!
Agradeço a atenção!!
Há tempos acompanho o forum, para tirar duvidas...
Vamos ao problema, ...
Tenho um Buggy Way, 1988 ... resolvi montar um carro de ponta, para arrancada, que aqui em Curitiba é muito disputada, nos "tração traseira"...
A mecanica instalada foi um AP 2.1 ... com cabeçote fluxo cruzado dos golf ... comando Eagle Tcs 222 ... Turbina Holset HX35 ....
Injeção programavel PANDOO ... duas bombas de combustivel DPL 14BAR de pressao... Bicos Fordracing 160lb ...
A caixa é de fusca ... com uma flange de aço (a de aluminio quebrou em tres partes) ... Utiliza-se um kit de embreagem CERAMIC POWER de 6 pastilhas e plato de 1200lb ...
Quando foi terminado o projeto, notei que alem da embreagem ser MUITO pesada ... trepidava muito quando arrancava ou trocava de marcha... ... porem o conduite do cabo de embreagem estava solto, e acabou que deixava o flexivel reto, e a trepidação é causada por esse motivo...
Porem... agora .. re-soldei o conduite no chassi ... .. o flexivel faz uma curva relativamente certa (uma barriga de 35mm aprox..) porem.. nao tem possibilidade de arrancar em primeira marcha, com giro alto... o carrinho parece que vai quebrar no meio... o parabrisa solta... e a marcha desengata ....enfim... horrivel... sem contar o peso da embreagem.... faço tanta força que as vezes penso que vai soltar o trilho do banco kkkkk... ...
Outra coisa que acontece, é que andando de boa, em segunda marcha... giro baixo... qndo passa em ruas esburacadas.. (normal por aqui) a marcha desengata sozinha...
Entao... por esses motivos, queria saber se alguem ja teve algum problema parecido...
- Embreagem trepida tanto que chega a soltar o parabrisa do carro, com a vibração...
- Embreagem Pesadissima...
- Marcha desengatando sozinha!
Agradeço a atenção!!
Guima- Novato
- Número de Mensagens : 5
Localização : Curitiba PR
Tipo de Buggy : Buggy Way
Pontos : 5089
Data de inscrição : 27/12/2010
Re: Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
Ah... esqueci de mencionar...
Os coxins sao novos...
e fiz uma gambiarra para ajudar na fixação..
Fiz com uma Barra Roscada de 1/2 pol ... um "U" que ajuda a fixar a "bunda" da caixa no chassi... e proximo dos eixos tambem...
mas nao adiantou nada..
Os coxins sao novos...
e fiz uma gambiarra para ajudar na fixação..
Fiz com uma Barra Roscada de 1/2 pol ... um "U" que ajuda a fixar a "bunda" da caixa no chassi... e proximo dos eixos tambem...
mas nao adiantou nada..
Guima- Novato
- Número de Mensagens : 5
Localização : Curitiba PR
Tipo de Buggy : Buggy Way
Pontos : 5089
Data de inscrição : 27/12/2010
Re: Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
o cambio está em perfeitas condições?
Fabiano Marques- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2126
Idade : 39
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7488
Data de inscrição : 19/07/2010
Re: Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
embreagem cerâmica tem características bem diferentes das de fibra. Ela pega direto. E provavelmente tem molas mais fortes, o que deixa mais pesada. Quanto à isso, é possível colocar um extensor na alavanca da caixa, fazendo com que fique mais leve. A trepidação é um pouco mais complicada.
Este motor está sem os calços? É comum colocar direto, sem os calços para arrancada. Mas aí é preciso reforçar a estrutura que segura o conjunto motor/caixa, com tirantes de aço flexível. Pode ser por aí... mas eu não entendo de carros de arrancada!
Este motor está sem os calços? É comum colocar direto, sem os calços para arrancada. Mas aí é preciso reforçar a estrutura que segura o conjunto motor/caixa, com tirantes de aço flexível. Pode ser por aí... mas eu não entendo de carros de arrancada!
Re: Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
Para aliviar o peso da embreagem, fiz estas alavancas um pouco maiores(2cm, o ideal é algo em torno de 1,7 ou 1,8 cm, para o cabo não tocar a beirada do conduite).
O seu problema de trepidação piode ser coxim ou o conduite com problemas de fixação.
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/embreagem/index.htm
O seu problema de trepidação piode ser coxim ou o conduite com problemas de fixação.
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/embreagem/index.htm
Última edição por jperson em Seg Nov 07, 2011 5:35 pm, editado 1 vez(es)
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10988
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
tenho um livro gringo que tem esta fixação com cintas de aço. Mas não está aqui em casa. Amanhã vou dar uma olhada e, se der, coloco por aqui.
Re: Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
amigo lamento te informar mas estou quase certo que a sua embreagem acabou, provavelmente o disco queimou durante uma arrancada quando o flexível ainda estava ruim.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Idade : 58
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11965
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
Eu tinha uma caravan 6CC a muitos anos atrás que trepidava forte também em primeira marcha, me falaram em "disco empenado" naquela época, mas não acredito que seja isso num conjunto especial (de competição).........cerâmica e tal, muito mais moderno e preciso.
Luciano Bohn- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2187
Idade : 52
Localização : JOINVILLE/SC
Tipo de Buggy : SEM BUGGY NO MOMENTO.........
Pontos : 7279
Data de inscrição : 26/03/2011
Re: Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
Guima escreveu: ... Utiliza-se um kit de embreagem CERAMIC POWER de 6 pastilhas e plato de 1200lb ...
O PROBLEMA É APENAS O KIT DE EMBREAGEM.
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10317
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
FOI BALANCEADO O VOLANTE DO MOTOR SE NAO A EMBREAGEM NA AGUENTA MESMO.
nettomietto- Desbravador
- Número de Mensagens : 159
Idade : 47
Localização : Porto Feliz s.p.
Tipo de Buggy : buggy brm m8
conheca porto feliz terra dos bandeirantes
prato tipico da cidade cearense.
Pontos : 5333
Data de inscrição : 01/10/2010
Re: Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
Pessoal....obrigado pelas orientações...
Entao... acredito que o disco nao tenha gasto ainda pq qndo o flexivel estava ruim, andei menos de dois km com o carro... e dei tres arrancadas... ..
Todo o conjunto é novo... volante balanceado...
Carlão....
"Este motor está sem os calços? É comum colocar direto, sem os calços para arrancada. Mas aí é preciso reforçar a estrutura que segura o conjunto motor/caixa, com tirantes de aço flexível. Pode ser por aí... mas eu não entendo de carros de arrancada!"
Os calcos no caso sao os coxins originais? pq estao novinhos... mas se for suporte do motor, ae nao coloquei mesmo... meu buggy nao tem o "sub-chassi" como chama ne! ...
Acho que a principio, o que farei, é alongar a alavanca, como recomendado... e vou ver se consigo um plato mais leve... (980lb) ... sera que tem mais leve que isso??
O problema da caixa em desengatar para mim é misterio ainda, pq qndo estava com o motor a ar, nao escapava nada...
Obrigado pessoal!!
Entao... acredito que o disco nao tenha gasto ainda pq qndo o flexivel estava ruim, andei menos de dois km com o carro... e dei tres arrancadas... ..
Todo o conjunto é novo... volante balanceado...
Carlão....
"Este motor está sem os calços? É comum colocar direto, sem os calços para arrancada. Mas aí é preciso reforçar a estrutura que segura o conjunto motor/caixa, com tirantes de aço flexível. Pode ser por aí... mas eu não entendo de carros de arrancada!"
Os calcos no caso sao os coxins originais? pq estao novinhos... mas se for suporte do motor, ae nao coloquei mesmo... meu buggy nao tem o "sub-chassi" como chama ne! ...
Acho que a principio, o que farei, é alongar a alavanca, como recomendado... e vou ver se consigo um plato mais leve... (980lb) ... sera que tem mais leve que isso??
O problema da caixa em desengatar para mim é misterio ainda, pq qndo estava com o motor a ar, nao escapava nada...
Obrigado pessoal!!
Guima- Novato
- Número de Mensagens : 5
Localização : Curitiba PR
Tipo de Buggy : Buggy Way
Pontos : 5089
Data de inscrição : 27/12/2010
Re: Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
Tem platos de 700 lbs, uso um de 900 lbs com a alavanca alongada e o pedal é bem leve.
As alavancas que fiz, que estão no site, foram soldadas com MIG, foi bem simples de fazer, um corte na alavanca original e um pedaço de metal da mesma espessura da alavanca, do tamanho necessario para o aumento, solda de boa qualidade e está perfeito a pelo menos uns 4 anos.
Os coxins que usastes são originais ou paralelos?
Na sportsystem vendem uns vermelhos importados, excelentes para seu caso.
As alavancas que fiz, que estão no site, foram soldadas com MIG, foi bem simples de fazer, um corte na alavanca original e um pedaço de metal da mesma espessura da alavanca, do tamanho necessario para o aumento, solda de boa qualidade e está perfeito a pelo menos uns 4 anos.
Os coxins que usastes são originais ou paralelos?
Na sportsystem vendem uns vermelhos importados, excelentes para seu caso.
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10988
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
Não esta usando sub chassi? como o motor esta preso? quando arranca o conjunto de motor e caixa se movimenta muito? a alavanca de mudanças sofre algum impacto para frente ou para tras?
Re: Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
O Motor AP já é áspero por natureza quando colocado em um Buggy, com essa configuração violenta vai necessitar de um trabalho de reforço estrutural no chassi que suporte tanta potência (isso é fato). Mas está parecendo embreagem ou alguma coisa referente ao encaixe do câmbio e o motor!
Convidad- Convidado
Re: Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
O motor esta preso somente pela flange, de aço ...
um amigo foi de moto olhando atras para ver a movimentação do motor, e segundo relato, nao mexe... é firme ... mas eu sinto que a caixa, quando esta sem aquel "U" que fiz, mexe um pouco... mas qndo ele ta preso percebo que esta firme,.. mas vibra pacas ainda...
Acho que a solução é trocar o plato mesmo... e reforça a estrutura... so nao sei como faria esse reforço...
um amigo foi de moto olhando atras para ver a movimentação do motor, e segundo relato, nao mexe... é firme ... mas eu sinto que a caixa, quando esta sem aquel "U" que fiz, mexe um pouco... mas qndo ele ta preso percebo que esta firme,.. mas vibra pacas ainda...
Acho que a solução é trocar o plato mesmo... e reforça a estrutura... so nao sei como faria esse reforço...
Guima- Novato
- Número de Mensagens : 5
Localização : Curitiba PR
Tipo de Buggy : Buggy Way
Pontos : 5089
Data de inscrição : 27/12/2010
Re: Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
Guima escreveu:O motor esta preso somente pela flange, de aço ...
Como é que é??!?!?!?!? tá louco!?!??! um motor forte desses sem as bases do motor??? sem o menor sentido.....
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10317
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
New by Nill escreveu:Guima escreveu:O motor esta preso somente pela flange, de aço ...
Como é que é??!?!?!?!? tá louco!?!??! um motor forte desses sem as bases do motor??? sem o menor sentido.....
Posso explicar... rsrsrs ...
É que a principio, nao era para ser tao forte, mas o projeto foi mudando com o tempo... porem... tenho um amigo, com uma Puma, mais de 600cv... e tambem é assim... preso somente pela flange... e eu considerei aceito essa pratica, pois se considerar que alguns camaradas tiram mais de 500CV nos motores a AR e tambem nao tem mais nenhuma outra fixação... ne?
Mas acredito que realmente devo fazer o sub-chassi... deixa mais seguro...
Guima- Novato
- Número de Mensagens : 5
Localização : Curitiba PR
Tipo de Buggy : Buggy Way
Pontos : 5089
Data de inscrição : 27/12/2010
Re: Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
Guima, para uso de motores AP, mesmo sendo 1.6 carburado sem alteração, o uso de um sub chassi é ítem de segurança obrigatório. O peso desse motor, bem como a vibração é bem maior que o de um Boxer incrementado. Reveja seu projeto.
Convidad- Convidado
Re: Buggy Way - AP Turbo - TREPIDA MUUUUIIITTTOO
a minima oscilação que o motor gera na caixa de cambio é o suficiente para todos os problemas relatados, escapar a marcha trepidar embreagem tudo vai melhorar se o motor estiver apoiado nos seus próprios coxins, sem falar na segurança.
Tópicos semelhantes
» buggy violento. turbo 400 hp
» Alguem tem o esquema do Turbo no Ap?
» Buggy ap turbo x Nissan Silvia
» MOTOR AP NO BRUGRE TREPIDA PRA CARACA
» Turbo no 1300
» Alguem tem o esquema do Turbo no Ap?
» Buggy ap turbo x Nissan Silvia
» MOTOR AP NO BRUGRE TREPIDA PRA CARACA
» Turbo no 1300
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos