CHT no cambio VW
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beto vaca
Fabrício Marcon-Catarina
Beco
Farina
BR800
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CHT no cambio VW
Fico até envergonhado, meu primeiro post e já estou desvirtuando . O pessoal vai querer falar de AP e eu venho logo com CHT, mas como é "AP e outros" acho que este é o lugar .
MInha dúvida é a seguinte: sei que tem muitos buggys CHT e no BR800 o AP não fica bom, ao contrário do CHT que fica uma luva. Como o motor Enertron do BR800 tem a furação da caixa seca e embreagem do VW fusca acho que algum "primo" buggeiro pode ajudar.
Como se adapta o CHT no buggy? Ouví dizer que nem precisa flange e que a embreagem fica a do Gol CHT.
Alguém pode me dar a dica?
Desde já Agradeço!
MInha dúvida é a seguinte: sei que tem muitos buggys CHT e no BR800 o AP não fica bom, ao contrário do CHT que fica uma luva. Como o motor Enertron do BR800 tem a furação da caixa seca e embreagem do VW fusca acho que algum "primo" buggeiro pode ajudar.
Como se adapta o CHT no buggy? Ouví dizer que nem precisa flange e que a embreagem fica a do Gol CHT.
Alguém pode me dar a dica?
Desde já Agradeço!
BR800- Interessado
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CHT
Olha não tenho o conhecimento tecnico o suficiente para te dar essa resposta mas eu fui um dos que sempre gostou do motor CHT eu teria colocado no meu buggy (mas não troco o a AR por nada) acho um motor com minimas coisas para estragar sem correia dentada alem de ser mais leve e trabalha com a muito pouca trepidação, pelo que entendo a VW não modificou nada para colocar o CHT no Gol e na Parati acho que é só colocar mas acredito que tem que ter a flange... se alguem tiver este conhecimento tecnico ou que ja tenha feito favor postar aqui.
Um Grande Abraço
Farina
Um Grande Abraço
Farina
Re: CHT no cambio VW
Também não vou poder ajudar muito, mas quando coloquei AP e outros, pensava exatamente no CHT. Sei que é bem mais leve e de manutenção mais simples que o AP, além de ter um torquizinho melhor em baixas rotações. Vamos esperar que alguém saiba detalhes disto, mas hoje vou perguntar para o Caetano.
Faca e o queijo!
Bom dia amigo do CHT, também não sou muito entendedor do assunto.... tenho um motor AP injetado em meu buggy!!! Mas aí vão fotos e dados de um colega do Rio de Janeiro que tem um CHT (FORD) no BABY!!! Nas fotos não aparece a adaptação da caixa, mas tem o nome dele e uma lista de e-mail que vc pode arrumar facinho, facinho:
acesso:
http://www.areianaveia.com.br/principal/curiosidades/curiosidades.htm
Espero ter ajudado, um abraço!!!
acesso:
http://www.areianaveia.com.br/principal/curiosidades/curiosidades.htm
Espero ter ajudado, um abraço!!!
Fabrício Marcon-Catarina- Desbravador
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Idade : 45
Localização : TUBARÃO/SC
Tipo de Buggy : MALIBUGGY - 1.6 AP INJETADO 4 BICOS- SUSP. IRS, HIDROVACUO, PX, XENON, BANCOS CONCHA RECLINÁVEIS, MUITO INOX, PRESSÃO ÓLEO, PRESSÃO COMBUSTÍVEL, TEMPERATURA ÓLEO, TEMPERATURA ÁGUA, VACUÔMETRO, AMPERÍMETRO, VOLTÍMETRO, HALLMETER, CONTAGIROS, GAIOLA DE PROTEÇÃO INTERNA, PISO DE ÔNIBUS, CINTOS 4 PONTAS SAN MARINO PRESOS NO CHASSI .... ENFIM,"COMPLICADO E PERFEITINHO".... EXPEDICIONÁRIO -
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Data de inscrição : 27/05/2008
CHT
Pior que eu lembrava que ja tinha visto em algum lugar mas não lembrava onde... Fabricio tua dica caiu como uma luva.
Abraço
Farina
Abraço
Farina
CHT
Até onde li hoje sobre o assunto, o CHT na caixa normal do fusca precisa de flange e é uma diferente da usada pelo AP, portanto a caixa seca da kombi que você usaria sem flange no AP não irá vestir sem flange o motor CHT.
Há 2 meses atrás estava explorando o mercado livre e "li um cara escrevendo" sobre essa adaptação, aí vai o e-mail dele:
rguarda@hotmail.com
pode dizer que vc viu ele interessado em adaptar, pq o proprieário do carro em questão deve ter lhe explicado tudo!!
Um abraço!
Há 2 meses atrás estava explorando o mercado livre e "li um cara escrevendo" sobre essa adaptação, aí vai o e-mail dele:
rguarda@hotmail.com
pode dizer que vc viu ele interessado em adaptar, pq o proprieário do carro em questão deve ter lhe explicado tudo!!
Um abraço!
Fabrício Marcon-Catarina- Desbravador
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Data de inscrição : 27/05/2008
E o boxer?
Conversando com quem entende bem mais que eu sobre o assunto, a pergunta: e porque não colocar um boxer 1600? Em um BR800, ficaria uma bala! Se quiser dar uma preparada, um kit 1700, dupla carburação... acho que ficaria muito melhor que AP ou CHT... Mas isto é opinião de um apaixonado por aquele motorzinho barulhento!!!
CHT X Boxer
A opção pelo CHT é por potência com economia e silêncio.
Um CHT à álcool tem cerca de 11 CV à mais que um boxer igualmente etílico e gasta cerca de 25% menos. Além da manutenção do boxer andar cara ultimamente.
Mandei um email para o pessoal do areianaveia mas não tive resposta até agora, vou mandar para esse que indicou, Fabrício. Obrigado.
O automóvel em questão rodará no dia a dia alternarnado trechos de cidade e estrada.
Para efeito de comparação uma Saveiro BX álcool faz cerca de 7 ou 8 Km/l com 65 CV e uns 150 Km/h de final (não que isso tenha importância). Um Escort antigo CHT faz cerca de 10 ou 11 Km/l álcool com 76 CV e final de 170 Km/h. Sei disso porque já tive os dois e atestei esses números na prática.
Porém, pela facilidade de adaptação e um peso e configuração muito similar ao Enertron (80Kg contra 90Kg no boxer) acho que a sugestão do Carlão é mais viável, ainda que gaste um pouco mais combustível, já que o fato do VW dobrar a potência original (32cv) do Gurgel me parece suficiente. O BR tem toda a parte de embreagem, eixo piloto e furação da capa seca idênticos ao boxer, o Enertron é praticamente meio motor VW 1600 com 2 cilindros e 800 cc, só que refrigerado à água. Pelo baixo peso já vai andar bem (terá uma relação peso/potência de um Gol AP 1. 8 ) e certamente já será bastante econômico e mais confiável.
Pelo que levantei para o CHT tem-se que mexer em partes delicadas como caixa seca.
Um colega do fórum BR800 soldou uma metade da capa seca do Corcel II noutra metade da capa seca do BR800. Me pareceu uma operação muito complicada e cara. Se não for bem feita inutilizo as 2 capas secas e ainda posso ficar sem embreagem ou partida.
Percorrendo hoje os desmanches em busca do motor e conversando com mecânicos que já fizeram a adaptação para Boxer, me pareceu que o VW fica uma adaptação mais confiável para quem vai trabalhar com o veículo, sómente com pequenas adaptações de cabos e escape e a troca das rodas (155/70-13 para 175/80-14) para alongar a reduzida transmissão do BR800, de quebra fica um bom ON/OFF road. Particularmente como ex-bugeiro, pumeiro e Gurgeleiro X10 estou mais acostumado com as peculiaredades do boxer lembrando que o BR pesa 650Kg, muito similar ao buggy, então fica fácil prever o desempenho.
Sendo assim creio que vou aceitar a sugestão do Carlão.
Mesmo assim agradeço as dicas.
Depois posto fotos e resultados.
Um CHT à álcool tem cerca de 11 CV à mais que um boxer igualmente etílico e gasta cerca de 25% menos. Além da manutenção do boxer andar cara ultimamente.
Mandei um email para o pessoal do areianaveia mas não tive resposta até agora, vou mandar para esse que indicou, Fabrício. Obrigado.
O automóvel em questão rodará no dia a dia alternarnado trechos de cidade e estrada.
Para efeito de comparação uma Saveiro BX álcool faz cerca de 7 ou 8 Km/l com 65 CV e uns 150 Km/h de final (não que isso tenha importância). Um Escort antigo CHT faz cerca de 10 ou 11 Km/l álcool com 76 CV e final de 170 Km/h. Sei disso porque já tive os dois e atestei esses números na prática.
Porém, pela facilidade de adaptação e um peso e configuração muito similar ao Enertron (80Kg contra 90Kg no boxer) acho que a sugestão do Carlão é mais viável, ainda que gaste um pouco mais combustível, já que o fato do VW dobrar a potência original (32cv) do Gurgel me parece suficiente. O BR tem toda a parte de embreagem, eixo piloto e furação da capa seca idênticos ao boxer, o Enertron é praticamente meio motor VW 1600 com 2 cilindros e 800 cc, só que refrigerado à água. Pelo baixo peso já vai andar bem (terá uma relação peso/potência de um Gol AP 1. 8 ) e certamente já será bastante econômico e mais confiável.
Pelo que levantei para o CHT tem-se que mexer em partes delicadas como caixa seca.
Um colega do fórum BR800 soldou uma metade da capa seca do Corcel II noutra metade da capa seca do BR800. Me pareceu uma operação muito complicada e cara. Se não for bem feita inutilizo as 2 capas secas e ainda posso ficar sem embreagem ou partida.
Percorrendo hoje os desmanches em busca do motor e conversando com mecânicos que já fizeram a adaptação para Boxer, me pareceu que o VW fica uma adaptação mais confiável para quem vai trabalhar com o veículo, sómente com pequenas adaptações de cabos e escape e a troca das rodas (155/70-13 para 175/80-14) para alongar a reduzida transmissão do BR800, de quebra fica um bom ON/OFF road. Particularmente como ex-bugeiro, pumeiro e Gurgeleiro X10 estou mais acostumado com as peculiaredades do boxer lembrando que o BR pesa 650Kg, muito similar ao buggy, então fica fácil prever o desempenho.
Sendo assim creio que vou aceitar a sugestão do Carlão.
Mesmo assim agradeço as dicas.
Depois posto fotos e resultados.
BR800- Interessado
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Re: CHT no cambio VW
pra mim e boxer e pronto, qualquer um mexe e sai do prego
beto vaca- Novato
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Pode crer
Pro AP o esquema é fácil: cambio chevra e flange pra AP. MAs fica muito pesado e com muitas modificações estéticas e estruturais.
Acho que um boxer 1600 álcool taxadinho com um bura miniprogressivo mecânico central e ignição eletrônica já fica muito bom além de ficar bem mais em conta e mais confiável que a adaptação do CHT. Tô vendo isso.
Acho que um boxer 1600 álcool taxadinho com um bura miniprogressivo mecânico central e ignição eletrônica já fica muito bom além de ficar bem mais em conta e mais confiável que a adaptação do CHT. Tô vendo isso.
BR800- Interessado
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Re: CHT no cambio VW
Tá na mão... BX 1600 álcool zerado, agora só falta pimenta e câmbio 5 marchas
Com o motorzinho 800 CC original já é um carrinho e tanto, quero ver agora.
Com o motorzinho 800 CC original já é um carrinho e tanto, quero ver agora.
BR800- Interessado
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Fusca
Não Carlão, tá com capela Brasa e dínamo, mas é fácil trocar por Gol com alternador.
Na verdade comprei um fusca inteiro com docs atrasados. Tá até bonitinho: Prata, rodas 14" com furação Gol, lanternas Fafá e faróis policarbonato com milha integrado... Dá até pena desmontar, fico tentado fazer um baja. Mas tenho que focar no BR 800 senão fica difícil. Vai sobrar muita peça, principalmente câmbio (do 1300), chassi e suspensão, vou vender o que não usar no BR 800.
Estive vendo aquelas motos, lindas! Só curiosidade: por quanto sai aquela Motard 200 e qual a CC e preço do Scooter?
Parabéns!
Na verdade comprei um fusca inteiro com docs atrasados. Tá até bonitinho: Prata, rodas 14" com furação Gol, lanternas Fafá e faróis policarbonato com milha integrado... Dá até pena desmontar, fico tentado fazer um baja. Mas tenho que focar no BR 800 senão fica difícil. Vai sobrar muita peça, principalmente câmbio (do 1300), chassi e suspensão, vou vender o que não usar no BR 800.
Estive vendo aquelas motos, lindas! Só curiosidade: por quanto sai aquela Motard 200 e qual a CC e preço do Scooter?
Parabéns!
BR800- Interessado
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CHT no BR800
Bom pessoal,
eu gosto do motor cht é mais simples e economico que ap. é tão bom que tem muito carro da VW rodando com o cht ai, aliais o pessoal da VW o chama de AE (alta economia e o AP alta potencia!!!)
para quem quer umas dicas ou algo do tipo e ate mesmo ver um BR7800 com motor cht segue o link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-77131751-gurgel-supermini-br-l-cht-16-_JM
espero que apreciem. eu respeito quem gosta do motor boxer, cht e ap.
tenho um bugre m-150 com motor boxer e um escort cht alcool. adoro os dois. mais tenho certeza da economia (de dinheiro e ouvido) que o cht proporciona.
abraço a todos.
eu gosto do motor cht é mais simples e economico que ap. é tão bom que tem muito carro da VW rodando com o cht ai, aliais o pessoal da VW o chama de AE (alta economia e o AP alta potencia!!!)
para quem quer umas dicas ou algo do tipo e ate mesmo ver um BR7800 com motor cht segue o link:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-77131751-gurgel-supermini-br-l-cht-16-_JM
espero que apreciem. eu respeito quem gosta do motor boxer, cht e ap.
tenho um bugre m-150 com motor boxer e um escort cht alcool. adoro os dois. mais tenho certeza da economia (de dinheiro e ouvido) que o cht proporciona.
abraço a todos.
Sir Claid- Novato
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Tipo de Buggy : Bugre M 1580
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Data de inscrição : 06/07/2008
Re: CHT no cambio VW
Escrevi mais coisas lá no forum.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-77131751-gurgel-supermini-br-l-cht-16-_JM
Abraço.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-77131751-gurgel-supermini-br-l-cht-16-_JM
Abraço.
Sir Claid- Novato
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Data de inscrição : 06/07/2008
Bacana
Esse é um Supermini, um pouco mais moderno que meu br800. Já tem molas espirais ao invés de feixe, o painel e a abertura dos vidros são mais modernos.
Queria muito fazer com CHT, TB tive Escort e sou fâ do motorzinho, mas onde moro os meXanicos são muito preguiçosos e careiros. Estão acostumados a "esfolar" turista pra trocar um fusível, fogem de um serviço mais complicado.
Além disso o boxer tem uma similaridade, até uma paternidade, com o motor Enertron original do BR800, sendo que toda a parte de embreagem, arranque e acoplamento na caixa é idêntico ao fusca, o peso é parecido 95 KG pro boxer e 80 pro Enertron e tem o problema da solda na caixa seca para o CHT que tem que ser muito bem feita, tem a distribuição de peso que no Gurgel é importante (ele é leve e alto) e nesse ítem o boxer é perfeito, então pra não complicar e não encarecer fui de boxer mesmo. Se bem que o BX do Gol 1.6 à álcool dupla carburação não é o que se pode chamar de um motor fraco para um carro de 600 Kg... Terá uma relação peso/potência de um Gol 1.8, pra trabalhar está ótimo.
Queria muito fazer com CHT, TB tive Escort e sou fâ do motorzinho, mas onde moro os meXanicos são muito preguiçosos e careiros. Estão acostumados a "esfolar" turista pra trocar um fusível, fogem de um serviço mais complicado.
Além disso o boxer tem uma similaridade, até uma paternidade, com o motor Enertron original do BR800, sendo que toda a parte de embreagem, arranque e acoplamento na caixa é idêntico ao fusca, o peso é parecido 95 KG pro boxer e 80 pro Enertron e tem o problema da solda na caixa seca para o CHT que tem que ser muito bem feita, tem a distribuição de peso que no Gurgel é importante (ele é leve e alto) e nesse ítem o boxer é perfeito, então pra não complicar e não encarecer fui de boxer mesmo. Se bem que o BX do Gol 1.6 à álcool dupla carburação não é o que se pode chamar de um motor fraco para um carro de 600 Kg... Terá uma relação peso/potência de um Gol 1.8, pra trabalhar está ótimo.
BR800- Interessado
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Data de inscrição : 29/05/2008
Re: CHT no cambio VW
Bom que o BR vai ser ressucitado com classe!
BR, aquelas motos ainda não têm preço definido, mas deverão ficar na média do mercado. Se bem que nós pagamos muito mais impostos que o pessoal da Zona Franca de Manaus. E eles ainda dizem que são motos brasileiras...
A Motard é motor 200cc e a scooter, 150cc. Estamos fazendo testes de direção e desempenho com elas e estão agradando. Só vamos começar a vender em uns 60 dias e só para a região de Pelotas - não tem como dar assistência longe, por enquanto.
BR, aquelas motos ainda não têm preço definido, mas deverão ficar na média do mercado. Se bem que nós pagamos muito mais impostos que o pessoal da Zona Franca de Manaus. E eles ainda dizem que são motos brasileiras...
A Motard é motor 200cc e a scooter, 150cc. Estamos fazendo testes de direção e desempenho com elas e estão agradando. Só vamos começar a vender em uns 60 dias e só para a região de Pelotas - não tem como dar assistência longe, por enquanto.
1600 álcool
Coloquei o 1600 a alcool no BR800!
Ficou bem mais esperto que o 800cc original, pega fácil e anda bem. Troquei os pneus traseiros pelos 14" da Fiat Adventure para alongar a relação, mas mesmo assim ficou com a relação parecida com a do 1300. O resultado é que ficou muito forte de retomada, ótimo no areião muito parecido com as reações de um buggy, até brinco com os bugueiros na areia de vez em quando.
Ficou gastão: 7 KM/L de A e muito ruim na estrada a 100KM/H o motor já grita alto, então precisa alongar mais colocando um diferencial 3,9:1 e cambio de 5 marchas de Chevette mais longos, está com diferencial 4,1:1 de Chevy curto e cambio do Ford Sierra 4 marchas (parecido com o Maverick 4 cil) originais do BR800 após 91 como o meu. Não gostei como está, porque quero justamente pra viajar e na estrada ficou extremamente barulhento, gastão e devagar apesar de ter um escape super silencioso.
Andei vendo umas matérias e me surgiram novas idéias e tenho 3 opções, gostaria que o colegas bugueiros dessem palpites:
1º-Motor CHT (ou corcel 2) e cambio 5 marchas do Chevette. A dificuldade é adaptar o motor ao câmbio, as vantagens são baixos consumo, tamanho e peso do motor.
2º-Motor e câmbio Chevette 1.6. A desvantagem é o tamanho e peso do motor todo na dianteira e teria que mexer na fibra do capô e grade.
A vantagem é a utilização do trem compatível GM, sem adaptações e o motor do Chevette permite algumas melhorias fáceis, como passar para 1.7. Também é econômico e um pouco mais forte que CHT. Alguns BR800 saíram com câmbio chevette 4M, então o GM casa fácil com o carro. O alternador e diferencial já são da Chevy. Poderia usar o eixo traseiro com molas espirais do GM.
3º- E o mais interessante, apesar de difícil: O BR800 tem a traseira muito leve, toda a mecânica é na frente com exceção do diferencial, então passaria o câmbio para a traseira com a seguinte receita, imitando o irmão maior, Carajás:
Motor AP na dianteira, câmbio de Gol AP 5M na traseira e um tubo com um pequeno cardâ ligando os dois.
Tira-se toda a parte de embreagem/capa-seca de um câmbio Gol AP, aparafusa uma chapa tampando atrás com um tubo fixando motor/cambio com um cardã interno parecido com um grande eixo-piloto (prize) e encaixa no motor.
Na traseira faz outra chapa tampando a frente da capa-seca do cambio a ser usado, com uma "fêmea" para a prize no "cardã" e parafusando a outra extremidade do tubo. Dou um jeito de fixar a suspensão dianteira do Gol com molas/amortecedores, semieixos, homocinéticas cubos e até discos de freio na traseira e isso seria outra vantagem, porque a suspensão traseira de feixes num carrinho curto e leve como o BR800 é de doer... Assim ficaria com as 4 independentes, talvez usando munhões fixados onde iam os feixes, como as barras longitudinais que se usa no Chevette.
Ficaria um "mini-Carajás" mecânicamente, só que o Carajás usa cambio de Kombi 4M, eu usaria Gol 5M. A alavanca já tem soluções prontas, iguais aos que usam motor central.
As desvantagens são a complexidade e o custo, além de uma certa "manha" pra trocar as marchas que todo Carajás tem pela inércia do cardã na embreagem mas, se der certo as vantagens são muitas:
Mecânica AP, suspensão independente e espiral e distribuição de peso, calcanhar de Aquiles do BR800. Isso compensaria o grande peso e tamanho do AP na dianteira, retirando o câmbio da frente e passando para o eixo traseiro, onde precisa de peso, pois pula que nem cabrito. E, se for pra adaptar a capa-seca pra por CHT já faz uma coisa mais radical.
O que dizem os especialistas do respeitadíssimo Planeta Buggy?
Ficou bem mais esperto que o 800cc original, pega fácil e anda bem. Troquei os pneus traseiros pelos 14" da Fiat Adventure para alongar a relação, mas mesmo assim ficou com a relação parecida com a do 1300. O resultado é que ficou muito forte de retomada, ótimo no areião muito parecido com as reações de um buggy, até brinco com os bugueiros na areia de vez em quando.
Ficou gastão: 7 KM/L de A e muito ruim na estrada a 100KM/H o motor já grita alto, então precisa alongar mais colocando um diferencial 3,9:1 e cambio de 5 marchas de Chevette mais longos, está com diferencial 4,1:1 de Chevy curto e cambio do Ford Sierra 4 marchas (parecido com o Maverick 4 cil) originais do BR800 após 91 como o meu. Não gostei como está, porque quero justamente pra viajar e na estrada ficou extremamente barulhento, gastão e devagar apesar de ter um escape super silencioso.
Andei vendo umas matérias e me surgiram novas idéias e tenho 3 opções, gostaria que o colegas bugueiros dessem palpites:
1º-Motor CHT (ou corcel 2) e cambio 5 marchas do Chevette. A dificuldade é adaptar o motor ao câmbio, as vantagens são baixos consumo, tamanho e peso do motor.
2º-Motor e câmbio Chevette 1.6. A desvantagem é o tamanho e peso do motor todo na dianteira e teria que mexer na fibra do capô e grade.
A vantagem é a utilização do trem compatível GM, sem adaptações e o motor do Chevette permite algumas melhorias fáceis, como passar para 1.7. Também é econômico e um pouco mais forte que CHT. Alguns BR800 saíram com câmbio chevette 4M, então o GM casa fácil com o carro. O alternador e diferencial já são da Chevy. Poderia usar o eixo traseiro com molas espirais do GM.
3º- E o mais interessante, apesar de difícil: O BR800 tem a traseira muito leve, toda a mecânica é na frente com exceção do diferencial, então passaria o câmbio para a traseira com a seguinte receita, imitando o irmão maior, Carajás:
Motor AP na dianteira, câmbio de Gol AP 5M na traseira e um tubo com um pequeno cardâ ligando os dois.
Tira-se toda a parte de embreagem/capa-seca de um câmbio Gol AP, aparafusa uma chapa tampando atrás com um tubo fixando motor/cambio com um cardã interno parecido com um grande eixo-piloto (prize) e encaixa no motor.
Na traseira faz outra chapa tampando a frente da capa-seca do cambio a ser usado, com uma "fêmea" para a prize no "cardã" e parafusando a outra extremidade do tubo. Dou um jeito de fixar a suspensão dianteira do Gol com molas/amortecedores, semieixos, homocinéticas cubos e até discos de freio na traseira e isso seria outra vantagem, porque a suspensão traseira de feixes num carrinho curto e leve como o BR800 é de doer... Assim ficaria com as 4 independentes, talvez usando munhões fixados onde iam os feixes, como as barras longitudinais que se usa no Chevette.
Ficaria um "mini-Carajás" mecânicamente, só que o Carajás usa cambio de Kombi 4M, eu usaria Gol 5M. A alavanca já tem soluções prontas, iguais aos que usam motor central.
As desvantagens são a complexidade e o custo, além de uma certa "manha" pra trocar as marchas que todo Carajás tem pela inércia do cardã na embreagem mas, se der certo as vantagens são muitas:
Mecânica AP, suspensão independente e espiral e distribuição de peso, calcanhar de Aquiles do BR800. Isso compensaria o grande peso e tamanho do AP na dianteira, retirando o câmbio da frente e passando para o eixo traseiro, onde precisa de peso, pois pula que nem cabrito. E, se for pra adaptar a capa-seca pra por CHT já faz uma coisa mais radical.
O que dizem os especialistas do respeitadíssimo Planeta Buggy?
BR800- Interessado
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flange motor cht no cambio do fusca
senhores a alguns dias adiquiri um motor cht do gol,tenho um triciclo com motor boxer,muito bom por sinal,fui atras de uma flange que casasse no cambio do fusca,não esta disponivel no mercado só a do ap,então resolvi fabricar uma, o poblema não é a flange mas sim o volante do motor cht maior que o diametro da carcaça do cambio do fusca,se voces estão com o mesmo poblema,eu resolvi me liguem tenho a solução cel011 92119711.
p.puglesi- Novato
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Tipo de Buggy : cadron
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Motor de Coroa
Faço minhas as palavras do NIL. O AP é um motorzaço, apesar de nessa categoria eu preferir os GM do Vectra, mas o CHT para um buggy em utilização normal é muito melhor, andando bem em baixa, subindo de giros mais rápido que o boxer só que sem o barulho e o consumo do VW a ar. Para o buggy o CHT é bem mais leve e compacto que o AP, proporcionando melhor distribução de peso.
O AP pra andar na manha na beira da praia tende a ficar áspero e até esquentar, enquanto que o CHT leva na boa e vai buscar o giro lá embaixo, como o boxer. Gostei da dica da Argentina, como estou perto vou dar uma pesquisada por lá, quem sabe meto um R12 (o primo do CHT) no meu buggy porque também não gosto dessas características de barulho e consumo do boxer, além de sua manutenção já começar a ficar cara.
O AP pra andar na manha na beira da praia tende a ficar áspero e até esquentar, enquanto que o CHT leva na boa e vai buscar o giro lá embaixo, como o boxer. Gostei da dica da Argentina, como estou perto vou dar uma pesquisada por lá, quem sabe meto um R12 (o primo do CHT) no meu buggy porque também não gosto dessas características de barulho e consumo do boxer, além de sua manutenção já começar a ficar cara.
Stitch- Doido por areia!!!!
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Re: CHT no cambio VW
Isso mesmo NIL, transversal central com 5 marchas e tudo mais. Tem uns triciclos assim por aqui, inclusive automáticos. Tem até um triciclo com traseira de Porsche James Dean e painel digital com a seleção do câmbio automático no volante, parece saído do Star Wars. Se tem no triciclo dá pra fazer no buggy. Inclusive o próprio CHT pode ser transversal, como TB tem em alguns triciclos, cambio de Escort é barato.
Pesquisando num site de buggys argentinos ví que são bem interessantes e todos com radiador, notei que usam FIAT e Renault.
Dá pra identificar os que são Renault pelas tradicionais rodas de 3 furos do Corcel e Gordini.
http://www.clubdelbuggy.com.ar/Portada.htm
Pesquisando num site de buggys argentinos ví que são bem interessantes e todos com radiador, notei que usam FIAT e Renault.
Dá pra identificar os que são Renault pelas tradicionais rodas de 3 furos do Corcel e Gordini.
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Stitch- Doido por areia!!!!
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GM e CHT
NIL, andando pelos desmanches tive a nítida impressão que o GM do Monza é mais leve e até um pouco menor que AP e até que o Chevette. Vc que já adaptou esse GM notou isso ou é impressão minha?
E esse GM transversal que colocou invadiu muito o habitáculo do buggy, perdeu o banco traseiro? Como adaptou as homocinéticas na suspensão?
Outra coisa: ouví dizer que dá pra inverter a rotação dos câmbios de Corcel 4 marchas, como nos Fusca. É verdade? Se for viabiliza colocar CHT na traseira na posição original do fusca, preservando banco traseiro do buggy.
Que bombardeio de perguntas!
E esse GM transversal que colocou invadiu muito o habitáculo do buggy, perdeu o banco traseiro? Como adaptou as homocinéticas na suspensão?
Outra coisa: ouví dizer que dá pra inverter a rotação dos câmbios de Corcel 4 marchas, como nos Fusca. É verdade? Se for viabiliza colocar CHT na traseira na posição original do fusca, preservando banco traseiro do buggy.
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Re: CHT no cambio VW
Foi difícil? de repente me deu água na boca de colocar um GM transversal. Tá barato por aqui encontrar um powertrain de Monza.
Grato pelas respostas, NIL.
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GM
Penso por ou GM ou CHT NIL, 70% para GM um powertrain completo do Monza 2.0, talvez até com sub-chassi e torres e talvez até usando os braços Mc pherson, só travando o sitema de direção, por isso perguntei como fez com as homocinéticas. Uso o buggy 90% em asfalto
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Re: CHT no cambio VW
NIL escreveu:KIBE, ESSE BUGGY NÃO ANDA NA PRAIA. ELE FOI FEITO PRA RALLI E INDOORS. NESSE MOMENTO ESTÁ DESMONTADO PARA AJUSTE DO PROJETO. O BANCO TRASEIRO FOI TOTALMENTE PERDIDO COM O MOTOR QUE OCUPOU TODO O ESPAÇO.
Nill este buggy já esta andando nas Praias? se caso tiver manda umas fotos para ver o espaço interno como ficou ok ! obrigado !!![/quote][/quote]
Mais é um belo trabalho que foi feito neste buggy !obrigado pelas fotos e as explicações ! show mesmo!!!!
Kibe- Desbravador Master
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