Dúvidas sobre cambios.
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CAIXA DE MARCHAS
Bom dia,
Quero trocar minha caixa de marchas por uma de 4 furos meu motor é 1600, posso colocar uma de fusca 1300 ou seria melhor colocar uma de brasilia, só uso o Bugre na cidade.
Jorge luiz - RJ
Quero trocar minha caixa de marchas por uma de 4 furos meu motor é 1600, posso colocar uma de fusca 1300 ou seria melhor colocar uma de brasilia, só uso o Bugre na cidade.
Jorge luiz - RJ
JORGE LUIZ- Novato
- Número de Mensagens : 5
Localização : Rio de Janeiro
Tipo de Buggy : Bugre V
Pontos : 6030
Data de inscrição : 29/05/2008
Caixa de Cambio...
Na verdade tu não precisa trocar a caixa de cambio basta trocar o cubo ou a manga inteira para colocar o tambor moderno 4 furos.
Com relação a caixa segue alguma dicas...
VW 1600 (itamar) ou SP2 Diferencial 8X31 Caixa longa, se usar com pneu de perfil baixo é a melhor opção.
VW 1600 (Brasilia ou Fusca) diferencial 8X33 caixa intermediaria (é a que eu uso) tem uma configuração intermediaria para um motor mais forte com pneus grandes é a melhor opção.
VW 1300 (Fusca) diferencial 8X35 é a caixa mais curta com ela indepandente do pneu tu consiguira usar a 4 marcha e ganhara mais economia.
Uma dica importante para saber se a caixa esta adequada é ver com quantos RPM o motor gira em 4º marcha para manter 100KM/H se ficar entre 3000 e 3500 RPM esta no ideal numeros proximos a estes estão satisfatório mas não ideais.
Um Grande Abraço
Farina
Com relação a caixa segue alguma dicas...
VW 1600 (itamar) ou SP2 Diferencial 8X31 Caixa longa, se usar com pneu de perfil baixo é a melhor opção.
VW 1600 (Brasilia ou Fusca) diferencial 8X33 caixa intermediaria (é a que eu uso) tem uma configuração intermediaria para um motor mais forte com pneus grandes é a melhor opção.
VW 1300 (Fusca) diferencial 8X35 é a caixa mais curta com ela indepandente do pneu tu consiguira usar a 4 marcha e ganhara mais economia.
Uma dica importante para saber se a caixa esta adequada é ver com quantos RPM o motor gira em 4º marcha para manter 100KM/H se ficar entre 3000 e 3500 RPM esta no ideal numeros proximos a estes estão satisfatório mas não ideais.
Um Grande Abraço
Farina
Re: Dúvidas sobre cambios.
dependendo do tipo de eixo, pode ser necessário um pequeno rebaixo no tambor traseiro. O dianteiro, tem que procurar o do 1300L, que dá sem adaptação nenhuma. Foi o que fiz no Velho.
Caixa do 1200
Boa tarde,
Gostaria de saber se existe uma maneira de identificar se a caixa é 1200 ou 1300,1500,1600. Se existe uma nomeclatura ou simbologia ou até mesmo uma numeração no corpo da caixa. Pois tenho a intenção de colocar uma caixa de fusca 1200 no meu Coyote segundo um amigo é muito boa pra areia.
Obrigado..
Gostaria de saber se existe uma maneira de identificar se a caixa é 1200 ou 1300,1500,1600. Se existe uma nomeclatura ou simbologia ou até mesmo uma numeração no corpo da caixa. Pois tenho a intenção de colocar uma caixa de fusca 1200 no meu Coyote segundo um amigo é muito boa pra areia.
Obrigado..
LFcoyote- Interessado
- Número de Mensagens : 18
Idade : 44
Localização : FAROL DE SÃO THOMÉ/ RJ
Tipo de Buggy : coyote
Pontos : 5988
Data de inscrição : 15/07/2008
Caixa de Cambio...
Na verdade pelo que consta no manual da VW a caixa do Fusca 1200 é igual a do 1300, 1500, 1600 com uma pequena diferença na 4º marcha que nos 1200 era 0,89 até 1976 a partir deste ano passou a ser 0,88.
A principal diferença esta no diferencial:
31 x 8 – SP2 e Fuscas 1600 (gasolina ou álcool), a partir de
1984 (inclusive os Itamar).
33 x 8 – Fuscas 1500 e 1600 (antes de 84), e demais 1600 (com
exceção da Kombi).
35 x 8 – Fuscas 1300 a (gasolina ou álcool); Brasília 1300
(álcool); Gol (1300).
36 x 7 – Kombi todas as 1600 sem redução no eixo.
Uma maneira não muito precisa de identificar o tipo de caixa é através da rabeta se for curta é do fusca, ja a da brasilia é rabeta longa, a da kombi é com homocinetica.
Para ter certeza só abrindo a tampa lateral e contando manualmente os dentes do diferencial.
Um Grande Abraço
Farina
A principal diferença esta no diferencial:
31 x 8 – SP2 e Fuscas 1600 (gasolina ou álcool), a partir de
1984 (inclusive os Itamar).
33 x 8 – Fuscas 1500 e 1600 (antes de 84), e demais 1600 (com
exceção da Kombi).
35 x 8 – Fuscas 1300 a (gasolina ou álcool); Brasília 1300
(álcool); Gol (1300).
36 x 7 – Kombi todas as 1600 sem redução no eixo.
Uma maneira não muito precisa de identificar o tipo de caixa é através da rabeta se for curta é do fusca, ja a da brasilia é rabeta longa, a da kombi é com homocinetica.
Para ter certeza só abrindo a tampa lateral e contando manualmente os dentes do diferencial.
Um Grande Abraço
Farina
Caixa do 1200
Farina,
Na sua opinião qual a caixa ideal para usar na areia?
Luis
Na sua opinião qual a caixa ideal para usar na areia?
Luis
LFcoyote- Interessado
- Número de Mensagens : 18
Idade : 44
Localização : FAROL DE SÃO THOMÉ/ RJ
Tipo de Buggy : coyote
Pontos : 5988
Data de inscrição : 15/07/2008
Caixa de Cambio...
Olha tudo depende do teu conjunto (motor X pneu) se for 1600cc aconselho usar a mais curta 8 X 35 que é a do Fusca se tiver um motor mais encrementado pode usar a 8 X 33 que alonga um pouco as marchas afinal para subir dunna tu vai usar muito 1º e 2º tem que achar o ponto certo para que o motor não perca força em 2º e nem embalo na 1º marcha.
A configuração que eu uso é um motor 1600 injetado com potencia estimada de 75cv, outra coisa importante eu uso pneu lameiro 31 X 10,5 esta medida é um pouco menor que um dunne 11L15 (lembre que o tamanho do pneu influencia na relação da caixa) minha caixa é 8 X 33.
Esta configuração me da uma boa velocidade em 1º marcha 50km/h e um bom rendimento em 2º marcha 80km/h o motor cresce bem em 3º marcha 110km/h e na 4º marcha o motor da uma cedida e perde um pouco de rendimento ele mantem os 110 / 120km/h mas ainda falta um pouco mais de potencia para fazer a 4º levantar.
Caso tu queira fazer alguns testes eu tenho um programa que foi disponibilizado pelo pessoal do Fusca 4 Ever que permite fazer alguns calculos aproximados de potencia e rendimento, assim como da para ter uma idéia do conjunto Motor Caixa Pneu. Se tiver interesse eu te mando por e-mail, é só colocar o e-mail.
Um Grande Abraço
Farina
A configuração que eu uso é um motor 1600 injetado com potencia estimada de 75cv, outra coisa importante eu uso pneu lameiro 31 X 10,5 esta medida é um pouco menor que um dunne 11L15 (lembre que o tamanho do pneu influencia na relação da caixa) minha caixa é 8 X 33.
Esta configuração me da uma boa velocidade em 1º marcha 50km/h e um bom rendimento em 2º marcha 80km/h o motor cresce bem em 3º marcha 110km/h e na 4º marcha o motor da uma cedida e perde um pouco de rendimento ele mantem os 110 / 120km/h mas ainda falta um pouco mais de potencia para fazer a 4º levantar.
Caso tu queira fazer alguns testes eu tenho um programa que foi disponibilizado pelo pessoal do Fusca 4 Ever que permite fazer alguns calculos aproximados de potencia e rendimento, assim como da para ter uma idéia do conjunto Motor Caixa Pneu. Se tiver interesse eu te mando por e-mail, é só colocar o e-mail.
Um Grande Abraço
Farina
Re: Dúvidas sobre cambios.
A minha caixa antiga era do 1200 so que tinha o sequinte a capa seca era menor e ai tinha problema com relação ao volante motor e o motor de arranque acabei trocando por uma de 1300 e foi a melhor coisa que fiz pois o meu motor é 1600 e uso os dune buggy e creio que a diferença entre uma e outra é minina..
Caixa do 1200
Valeu pelas dicas.
Pois agora tenho uma noção de como incrementa o meu conjunto (motor X caixa X pneu). Atualmente o meu Coyote encontro-se com o conjunto Motor e caixa 1500 e pneus 31 x 10 R15 A/T Michelin na traseira e goodyear 185 70 14R na dianteira todos com 10 Libras de pressão. O meu problema é a caixa ela estar muito ruim e escapando a Ré com isso não tenho como sair de Ré quando estou enterrado na areia, como vou ter que tocar creio que a melhor opção é a caixa do 1300 L se estiver errado me oriente sobre o assunto. Obrigado!
Ah!! Vale ressaltar que a areia onde me aventuro e muito brava.
Pois agora tenho uma noção de como incrementa o meu conjunto (motor X caixa X pneu). Atualmente o meu Coyote encontro-se com o conjunto Motor e caixa 1500 e pneus 31 x 10 R15 A/T Michelin na traseira e goodyear 185 70 14R na dianteira todos com 10 Libras de pressão. O meu problema é a caixa ela estar muito ruim e escapando a Ré com isso não tenho como sair de Ré quando estou enterrado na areia, como vou ter que tocar creio que a melhor opção é a caixa do 1300 L se estiver errado me oriente sobre o assunto. Obrigado!
Ah!! Vale ressaltar que a areia onde me aventuro e muito brava.
LFcoyote- Interessado
- Número de Mensagens : 18
Idade : 44
Localização : FAROL DE SÃO THOMÉ/ RJ
Tipo de Buggy : coyote
Pontos : 5988
Data de inscrição : 15/07/2008
Re: Dúvidas sobre cambios.
Boa noite Farina, estou montando um motor AP num Angra e tenho interesse nesse programinha que você mencionou... Se for possível mande pra mim no gladston_rc@yahoo.com.br ok? Obrigado.
Farina BRM escreveu:Olha tudo depende do teu conjunto (motor X pneu) se for 1600cc aconselho usar a mais curta 8 X 35 que é a do Fusca se tiver um motor mais encrementado pode usar a 8 X 33 que alonga um pouco as marchas afinal para subir dunna tu vai usar muito 1º e 2º tem que achar o ponto certo para que o motor não perca força em 2º e nem embalo na 1º marcha.
A configuração que eu uso é um motor 1600 injetado com potencia estimada de 75cv, outra coisa importante eu uso pneu lameiro 31 X 10,5 esta medida é um pouco menor que um dunne 11L15 (lembre que o tamanho do pneu influencia na relação da caixa) minha caixa é 8 X 33.
Esta configuração me da uma boa velocidade em 1º marcha 50km/h e um bom rendimento em 2º marcha 80km/h o motor cresce bem em 3º marcha 110km/h e na 4º marcha o motor da uma cedida e perde um pouco de rendimento ele mantem os 110 / 120km/h mas ainda falta um pouco mais de potencia para fazer a 4º levantar.
Caso tu queira fazer alguns testes eu tenho um programa que foi disponibilizado pelo pessoal do Fusca 4 Ever que permite fazer alguns calculos aproximados de potencia e rendimento, assim como da para ter uma idéia do conjunto Motor Caixa Pneu. Se tiver interesse eu te mando por e-mail, é só colocar o e-mail.
Um Grande Abraço
Farina
Gladston- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 319
Idade : 43
Localização : Campinas
Tipo de Buggy : VW ANGRA BEACH // VW Buggy Emis
Pontos : 6058
Data de inscrição : 25/08/2008
Re: Dúvidas sobre cambios.
Farina, por favor. robertoellery@gmail.com
Ellery- Novato
- Número de Mensagens : 9
Idade : 46
Localização : Fortaleza
Tipo de Buggy : Fyber
Pontos : 5934
Data de inscrição : 24/08/2008
Caixa de marcha
Farina tbm to dentro manda pra mim (hedneyra@hotmail.com).
Hedney- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 307
Idade : 48
Localização : Maceió/AL
Tipo de Buggy : Baby TS 86
X-12 Tocantins TR 89
Pontos : 6197
Data de inscrição : 12/08/2008
Manual para desmontar e montar caixa de cambio do fusca
Oi!
Tenho um fusca preparado para trilha e neste último final de semana a caixa de cambio quebrou. Gosto de lidar no fusca mas não tenho noção de como arrumar a caixa. Existe algum manual para fazer este tipo de serviço? alguém tem alguma dica de como executar este serviço?
Valeu!
Luciano
Tenho um fusca preparado para trilha e neste último final de semana a caixa de cambio quebrou. Gosto de lidar no fusca mas não tenho noção de como arrumar a caixa. Existe algum manual para fazer este tipo de serviço? alguém tem alguma dica de como executar este serviço?
Valeu!
Luciano
Luciano Stangue- Novato
- Número de Mensagens : 2
Localização : São José dos Pinhais
Tipo de Buggy : fusca
Pontos : 5872
Data de inscrição : 28/10/2008
RE: Manual para desmontar e montar caixa de cambio do fusca
E aí Luciano
Eu tenho um manual de serviço da wv, não é muito atual, mas é um direcionado às oficinas, indica cada peça e seu devido lugar, como montar, função, etc... Já usei para algumas coisas. Não sei se tem como hospedar arquivos aqui no forum, ele tem 32MB em PDF.
Se alguém souber como faço para enviar me deem um toque que eu mando.
Abração
Rapho
Eu tenho um manual de serviço da wv, não é muito atual, mas é um direcionado às oficinas, indica cada peça e seu devido lugar, como montar, função, etc... Já usei para algumas coisas. Não sei se tem como hospedar arquivos aqui no forum, ele tem 32MB em PDF.
Se alguém souber como faço para enviar me deem um toque que eu mando.
Abração
Rapho
Re: Dúvidas sobre cambios.
Rapho,
tenta hospedar aqui:
http://rapidshare.com/
clica em "Do you want to upload several files? Please click here"
depois manda o endereço para o pessoal baixar.
Não sei se fica hospedado muito tempo, por isso é bom a galera pegar logo.
Abraços,
Gustavo Pedrosa
tenta hospedar aqui:
http://rapidshare.com/
clica em "Do you want to upload several files? Please click here"
depois manda o endereço para o pessoal baixar.
Não sei se fica hospedado muito tempo, por isso é bom a galera pegar logo.
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6496
Data de inscrição : 08/06/2008
RE: Manual para desmontar e montar caixa de cambio do fusca
Coloquei no meu site por enquanto. Vou deixar lá por uns dias, pois esgotou todo meu espaço disponível. Se depois alguém conseguir hospefdar em outro lugar é só avisar aqui.
Quem foi no encontro de floripa este ano ganhou um DVD, lá também tem este manual, tá com o nome diferente, mas é o mesmo.
Podem pegar em xxx, é só clicar em downloads e pegar ele...
Espero que sirva pra alguma coisa, pois ja me ajudou bastante.
Abração
Rapho
Quem foi no encontro de floripa este ano ganhou um DVD, lá também tem este manual, tá com o nome diferente, mas é o mesmo.
Podem pegar em xxx, é só clicar em downloads e pegar ele...
Espero que sirva pra alguma coisa, pois ja me ajudou bastante.
Abração
Rapho
Última edição por Rapho em Dom Jul 26, 2009 9:38 am, editado 1 vez(es)
Manual para desmontar e montar caixa de cambio do fusca
Já baixei o manual e também já li alguma coisa, vou começar a desmontar no próximo final de semana.
Valeu mesmo!
Até
Luciano
Valeu mesmo!
Até
Luciano
Luciano Stangue- Novato
- Número de Mensagens : 2
Localização : São José dos Pinhais
Tipo de Buggy : fusca
Pontos : 5872
Data de inscrição : 28/10/2008
Re: Dúvidas sobre cambios.
Muito obrigado já baxei tbem !!!!
Kibe- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 814
Idade : 48
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : BUGGY CAUYPE/GASPLAC NEXTEL ID 126*78933
Pontos : 6679
Data de inscrição : 24/10/2008
caixa 1200
APENAS A CAIXA DO 1200 E DA KOMBI 1600 É QUE DÁ PRA IDENTIFICAR POR FORA. A CAIXA DO 1200 TEM A CAPA SECA BEM MENOR E A DA KOMBI É IGUAL A DO 1300,1500 E 1600 MAS TEM REFORÇOS NA FUNDIÇÃO POIS É USADA EM SITUAÇÕES DE MAIS ESFORÇO. JÁ O DIFERENCIAL SÓ DÁ PRA IDENTIFICAR ABRINDO UMA DAS TAMPAS E CONTANDO OS DENTES.
lfcoyote escreveu:Boa tarde,
Gostaria de saber se existe uma maneira de identificar se a caixa é 1200 ou 1300,1500,1600. Se existe uma nomeclatura ou simbologia ou até mesmo uma numeração no corpo da caixa. Pois tenho a intenção de colocar uma caixa de fusca 1200 no meu Coyote segundo um amigo é muito boa pra areia.
Obrigado..
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10317
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: Dúvidas sobre cambios.
Por favor, manda pra mim também. futac@uol.com.br
navilus- Buggueiro
- Número de Mensagens : 36
Idade : 57
Localização : pelotas/rs
Tipo de Buggy : bajanete menon
Pontos : 5891
Data de inscrição : 20/10/2008
Manual para desmontar e montar caixa de cambio do fusca
Caros, amigos,
Seria possível disponibilizar novamente o download do manual?
Abraços
Alexandre Carvalho
Porto Alegre - RS
Seria possível disponibilizar novamente o download do manual?
Abraços
Alexandre Carvalho
Porto Alegre - RS
luti- Novato
- Número de Mensagens : 1
Idade : 50
Localização : Porto Alegre - RS
Tipo de Buggy : Fusca 72
Pontos : 5801
Data de inscrição : 07/01/2009
Re: Dúvidas sobre cambios.
luti escreveu:Caros, amigos,
Seria possível disponibilizar novamente o download do manual?
Abraços
Alexandre Carvalho
Porto Alegre - RS
Boas
Faço tambem o mesmo pedido.
Cumprimentos
Re: Dúvidas sobre cambios.
Isso tbm muito me interessa, essa semana desmontei parte da minha e ficou vazando óleo pela tampa do eixo pense que descepção depois de tudo no lugar um dia inteiro de trabalho, ainda estou passado tenho que fazer tudo de novo, to só esperando coragem agora.
Hedney- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 307
Idade : 48
Localização : Maceió/AL
Tipo de Buggy : Baby TS 86
X-12 Tocantins TR 89
Pontos : 6197
Data de inscrição : 12/08/2008
Re: Manual para desmontar e montar caixa de cambio do fusca
E aí pessoal infelizmente eu ainda não tenho como disponibilizar novamente o manual, assim que eu conseguir eu coloco aqui.
Vou procurar um servidor com mais espaço.
Vou procurar um servidor com mais espaço.
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