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Consumo de combustivel

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Mensagem por Convidad Qua Nov 16, 2011 7:04 pm

Louro_José escreveu:Injetor de 40 no lugar e parte elétrica ok, falta só arrumar um estepe pra comecar a rodar e testar Rolling Eyes.

Abs

Parece que o Lubisomem já andou olhando a tabela de referência da Solex e confirmou os injetores de 40 como configuração original, isso já deve ajudar, porém, pelo menos em tese, não deve mudar muita coisa. A questão é que o tamanho do injetor determina apenas a velocidade de injeção, o volume nesses carburadores já vem pré determinado de fábrica.

Faça os testes e coloque aqui os resultados para tentarmos chegar a uma conclusão!!

Abração.

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Mensagem por Louro_José Qui Nov 17, 2011 6:41 am

Márcio ... escreveu:Parece que o Lubisomem já andou olhando a tabela de referência da Solex e confirmou os injetores de 40 como configuração original, isso já deve ajudar, porém, pelo menos em tese, não deve mudar muita coisa. A questão é que o tamanho do injetor determina apenas a velocidade de injeção, o volume nesses carburadores já vem pré determinado de fábrica.

Faça os testes e coloque aqui os resultados para tentarmos chegar a uma conclusão!!

Abração.

Entendi. Vamos ver no q dar... Cool
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Mensagem por Convidad Qui Nov 17, 2011 6:45 am

Vou aguardar... boa sorte!! Neutral

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Mensagem por VIVINHOM Qui Nov 17, 2011 7:00 am

Eu também Exclamation Razz Razz Razz
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Mensagem por Armando1 Qui Nov 17, 2011 5:12 pm

Pessoal, O que determina o consumo são inumeros fatores, com certeza os injetores não interferem em nada nas medições, pois eles determinam o tempo de injeção e não a quantidade injetada. O volume injetado é regulado na haste da bomba de aceleração, e é medido em cm cúbicos por 10 acionamentos, é só verificarem nas tabelas solex brosol. O diametro do injetor vai fazer com que o volume regulado na bomba de aceleração chegue ao motor em mais ou menos tempo, mas o volume é sempre o mesmo. ABS
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Mensagem por jperson Qui Nov 17, 2011 5:35 pm

Isso Armando, pra esse fim tem 3 furos na haste(em alguns tem rosca com uma porca plastica), segundo tabela da vw nos carburadores solex 32 a regulagem nos furos é:
Furo interno-quantidade injetada a mais 0,3 cm3/curso
Furo central-quantidade injetada normal-0,35 a 0,55cm3/curso
Furo externo-Quantidade injetada a menos em 0,3cm3/curso
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Mensagem por Ed Qui Nov 17, 2011 6:18 pm

Isso é conversa pra doidos!!!
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Mensagem por Louro_José Sex Nov 18, 2011 5:56 am

Qual é a função do injetor? scratch

Abs
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Mensagem por Armando1 Sex Nov 18, 2011 8:43 am

Louro José, a função do injetor é garantir um enriquecimento da mistura ar combustível no momento das mudanças de rotações do motor.Sem o injetor, cada vez que se pisa no acelerador o motor tende a apagar, porque existe uma entrada de ar brusca sem o correspondente em combustível. Portanto só funciona nos momentos em que se altera a rotação. Se considerar que voce esta andando no plano em aceleração constante, não passa uma gota de combustível por ele. ABS
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Mensagem por Louro_José Sex Nov 18, 2011 12:03 pm

Valeu Armando,


E esse tempo de injeção de acordo com o tamanho dele, vai influenciar em que?

Abraço
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Mensagem por Armando1 Sex Nov 18, 2011 12:29 pm

Louro Jose.
Se o tempo for muito curto o motor tende a afogar e se for longo vai faltar combustivel. O tempo de injeção deve ser proporcional a velocidade de subida de giros do motor. Mas existem outras (muitas) variáveis, como temperatura do coletor de admissão tipo de combustivel, comprimento do coletor e daí vai. Por isso que a injeção eletronica substituiu o carburador com enormes vantagens. ABS.
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Mensagem por Convidad Sex Nov 18, 2011 12:34 pm

Armando1 escreveu:Louro Jose.
Se o tempo for muito curto o motor tende a afogar e se for longo vai faltar combustivel. O tempo de injeção deve ser proporcional a velocidade de subida de giros do motor. Mas existem outras (muitas) variáveis, como temperatura do coletor de admissão tipo de combustivel, comprimento do coletor e daí vai. Por isso que a injeção eletronica substituiu o carburador com enormes vantagens. ABS.

Perfeito Armando, perfeito!!

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Mensagem por Louro_José Sex Nov 18, 2011 6:55 pm

Armando1 escreveu:Louro Jose.
Se o tempo for muito curto o motor tende a afogar e se for longo vai faltar combustivel. O tempo de injeção deve ser proporcional a velocidade de subida de giros do motor. Mas existem outras (muitas) variáveis, como temperatura do coletor de admissão tipo de combustivel, comprimento do coletor e daí vai. Por isso que a injeção eletronica substituiu o carburador com enormes vantagens. ABS.

Entendido.

Valeu Armando!
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Mensagem por VIVINHOM Sáb Nov 19, 2011 5:39 am

Agora eu tiro o meu do cavalete affraid affraid affraid
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Mensagem por Louro_José Qua Mar 28, 2012 9:55 am

Depois de uma hibernada o Louro José voltou a bater asas pelo litoral, mas infelizmente o consumo ta matando.

Fizemos um passeio no inicio de março (em torno de 115 Km de distância - 230 Km ida e volta) entre beira mar, dunas, barro e asfalto. Resumindo quase não chego no destino saindo com o tanque cheio, corri p/ o posto chegando na reserva já e pegou R$42,00 enquanto outros carros 15,00 - 19,00 (esse último, inclusive, era um Selvagem), isso faltando 20km para chegar no destino. Esse mesmo posto é o que já comentei no post acima onde chegava com o tanque um pouco abaixo de meio. E na volta ainda coloquei mais 20,00 por segurança num posto já perto de Natal onde p/ meu desespero 02 buggys a álcool estavam abastecendo pela primeira vez.

Só agora em fevereiro que troquei os carburadores com um amigo pra fazer tirar a dúvida e nesse passeio vi que piorou um pouco ainda o consumo enquanto o outro buggy que está com os meus carburadores continua com o mesmo consumo.

Esse semana vou ver os rolamentos como o Márcio lembrou.
Massss Sad

Abraço
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Mensagem por lubisomem01 Qua Mar 28, 2012 1:09 pm

Agora f.. tudo mesmo rsrsrs bem vamos por prte louro jose, uma lista de coisas que poderiam ser:
rodas presas
rolamentos dianteiros ( já tive este problema no meu caso prendia um pouco a roda) em ambos os casos basta vc rodar um pouco e colocar a mão nas rodas para ver se tem alguma esquentando mais do que a outra.
tipo de pneu trasiro ou calibragem muito baixa
vazamento ( creio que não pois se fosse sentiria o cheiro )
forma de dirigir do motorista

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Mensagem por Robson Duarte Qua Mar 28, 2012 1:27 pm

Boa tarde, poderia dar uma olhada na parte eletrica como velas e cabos, freio de mao em algumas situaçoes o cabo fica um pouco esticado mesmo com a alavanca do frei de mao livre, todos estes itens elevam o consumo...Robson
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Mensagem por Gustavo Qua Mar 28, 2012 1:50 pm

Nunca consegui fazer a media de consumo do meu ...

Quem sabe faço esse esquema da garrafa pet , mas chato é desligar a mangueira embaixo do tanque ... de outra forma pode ser arriscado ?
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Mensagem por Louro_José Qua Mar 28, 2012 3:35 pm

Luby,

Uso dune buggy como várias pessoas, inclusive o selvagem que completou o tanque com 19,00 como mencionei. Calibragem todo mundo usando em torno de 8 no passeio.
Vazamento: não tem cheiro nenhum de gasosa nem molha chão.

Vou ver a questão das rodas esses dias.

Uma coisa já percebi a um bom tempo e foi o motivo de ter comprado o W100, um colega meu com um buggy aspirado, 1600, dupla carburação, vai no trajeto de 3ª/4ª marcha fácil, só quando tem trecho pesado de areia ele coloca uma 2ª, já eu tenho sempre que reduzir p/ 2ª quase sempre, 4ª marcha na areia (só se for a favor do vento rss) e na areia bem durinha quando maré está seca.

Valeu
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Mensagem por Louro_José Qua Mar 28, 2012 3:38 pm

Robson Duarte escreveu:Boa tarde, poderia dar uma olhada na parte eletrica como velas e cabos, freio de mao em algumas situaçoes o cabo fica um pouco esticado mesmo com a alavanca do frei de mao livre, todos estes itens elevam o consumo...Robson

Parte elétrica é quase tudo novo Robson, tudo que me falaram até agora já foi trocado: Velas, cabos, tampa distribuidor, rotor, bobina.

Quanto ao freio de mão foi trocado tudo agora fim de ano, mas posso confirmar essa semana junto com as rodas presas que o Luby falou.

Obrigado mesmo assim, qualquer sugestão é bem vinda pra testar Cool .

Abraço
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Mensagem por Louro_José Qua Mar 28, 2012 3:41 pm

Gustavo escreveu:Nunca consegui fazer a media de consumo do meu ...

Quem sabe faço esse esquema da garrafa pet , mas chato é desligar a mangueira embaixo do tanque ... de outra forma pode ser arriscado ?

Se o odômetro está funcionando normalmente é só encher o tanque, zera-lo, rodar e completar novamente pra fazer as contas (dividir Km pelos litros que pegou). Pode dar uma pequena diferença se não encher na mesma quantidade, mas o erro acredito que seja muito pequeno, qualquer coisa faz umas 2x e tem a média.

Abraço
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Mensagem por Bugólatra Qua Mar 28, 2012 5:45 pm

Louro_José a maneira correta de se aferir o consumo real só funciona bem se isso for feito numa garrafa pet mesmo e seguindo algumas regras básicas, medindo no tanque nunca se obtém um resultado confiável.

vamos as dicas de como fazer essa medição com a garrafa pet:

1º compre 2 metros de mangueiras transparente com a bitola correta para se fixar na entrada da bomba.

2º - em uma garrafa pet de 2 litros abasteça exatamente 1 litro de gasolina.

3º - desligue da boma de combustível a mangueira que vem do tanque e entupa o orifício dela com um parafuso que entre +- apertado e depois prenda ela com arame ou cordão numa posição que a ponta fique mais alta que o tanque de combustível que isso é o suficiente pra que ela não fique derramando a gasolina que venha do tanque.

4º - com a mangueira da gasolina ainda desligada funcione o motor até a completa queima do combustível que ainda resta no carburador fazendo com que o motor desligue.

5º - amarre um cordão ou arame na garrafa pet e a prenda no Santo Antonio do buggy, depois conecte a nova mangueira na bomba de combustível e a outra ponta dentro da garrafa pet num modo que ela alcance sugar todo o combustível da garrafa.

6º - anote a quilometragem atual do odómetro e dê partida no motor, o motor deve demorar um pouquinho a funcionar devido ao carburador esta completamente vazio mas logo ele vai funcionar, assim que funcionar legal saia andando normalmente no buggy dirigindo da mesma maneira que você costuma dirigi-lo no dia a dia, ande com ele até que ele apague quando acabar a gasolina completamente da garrafa pet e do carburador.

7º - com o buggy ainda parado anote novamente a quilometragem do odómetro e depois desligue a mangueira entre a garrafa pet e a bomba de combustível e volte a ligar a mangueira que vem do tanque, depois dê partida e siga sua viagem e ao chegar no destino faça os cálculos diminuindo a km final pela km inicial e terás o resultado exato do consumo do seu buggy.

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Mensagem por lubisomem01 Qua Mar 28, 2012 5:53 pm

Louro_José escreveu:Luby,

Uso dune buggy como várias pessoas, inclusive o selvagem que completou o tanque com 19,00 como mencionei. Calibragem todo mundo usando em torno de 8 no passeio.
Vazamento: não tem cheiro nenhum de gasosa nem molha chão.

Vou ver a questão das rodas esses dias.

Uma coisa já percebi a um bom tempo e foi o motivo de ter comprado o W100, um colega meu com um buggy aspirado, 1600, dupla carburação, vai no trajeto de 3ª/4ª marcha fácil, só quando tem trecho pesado de areia ele coloca uma 2ª, já eu tenho sempre que reduzir p/ 2ª quase sempre, 4ª marcha na areia (só se for a favor do vento rss) e na areia bem durinha quando maré está seca.

Valeu




vc pelo geito deve estar com diferencial muito logo ( 8:31 ) faz um teste de consumo andando somente no asfalto pra ter uma ideia real do consumo do bugre usando a garrafa como o parceiro falou..com relação a regulagem do motor creio que deva estar tudo ok, certo ?
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Mensagem por Louro_José Qua Mar 28, 2012 9:15 pm

lubisomem01 escreveu:
vc pelo geito deve estar com diferencial muito logo ( 8:31 ) faz um teste de consumo andando somente no asfalto pra ter uma ideia real do consumo do bugre usando a garrafa como o parceiro falou..com relação a regulagem do motor creio que deva estar tudo ok, certo ?

É longa sim, a 4ª marcha dele só serve para pedir a 3ª de novo, chega da raiva rss.

Com relação ao motor/elétrica tudo que tenho, aliás, temos conhecimento já foi feito. Motor feito a 8 meses com kit novo. Parte elétrica acho que só não mexi no alternador e na caixa de ignição rss. Motor no ponto, etc.

Abraço


Última edição por Louro_José em Qua Mar 28, 2012 9:50 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Louro_José Qua Mar 28, 2012 9:46 pm

Bugólatra escreveu:Louro_José a maneira correta de se aferir o consumo real só funciona bem se isso for feito numa garrafa pet mesmo e seguindo algumas regras básicas, medindo no tanque nunca se obtém um resultado confiável.

vamos as dicas de como fazer essa medição com a garrafa pet:

1º compre 2 metros de mangueiras transparente com a bitola correta para se fixar na entrada da bomba.

2º - em uma garrafa pet de 2 litros abasteça exatamente 1 litro de gasolina.

3º - desligue da boma de combustível a mangueira que vem do tanque e entupa o orifício dela com um parafuso que entre +- apertado e depois prenda ela com arame ou cordão numa posição que a ponta fique mais alta que o tanque de combustível que isso é o suficiente pra que ela não fique derramando a gasolina que venha do tanque.

4º - com a mangueira da gasolina ainda desligada funcione o motor até a completa queima do combustível que ainda resta no carburador fazendo com que o motor desligue.

5º - amarre um cordão ou arame na garrafa pet e a prenda no Santo Antonio do buggy, depois conecte a nova mangueira na bomba de combustível e a outra ponta dentro da garrafa pet num modo que ela alcance sugar todo o combustível da garrafa.

6º - anote a quilometragem atual do odómetro e dê partida no motor, o motor deve demorar um pouquinho a funcionar devido ao carburador esta completamente vazio mas logo ele vai funcionar, assim que funcionar legal saia andando normalmente no buggy dirigindo da mesma maneira que você costuma dirigi-lo no dia a dia, ande com ele até que ele apague quando acabar a gasolina completamente da garrafa pet e do carburador.

7º - com o buggy ainda parado anote novamente a quilometragem do odómetro e depois desligue a mangueira entre a garrafa pet e a bomba de combustível e volte a ligar a mangueira que vem do tanque, depois dê partida e siga sua viagem e ao chegar no destino faça os cálculos diminuindo a km final pela km inicial e terás o resultado exato do consumo do seu buggy.


Perfeito sua explicação, mas vou fazer minhas palavras a do Gustavo, no post acima: "é chato" pra fazer isso o tempo todo (= a cada mudança). A maneira que expliquei acima deixei bem claro que era uma média, pra se ter uma ideia, desse jeito que vc explicou fica bem exato mesmo e só falei pro Gustavo pq ele comentou que era chato usar a garrafa pet. Se bem que eu rodei 230km em várias situações diferentemente de fazer o teste apenas com 1L de gasolina. Lembro que ano passado após "fazer o motor" fiz o teste com uma garrafa pet e deu uns 8Km/l. Ficaria feliz se não fosse um detalhe: Fui baixando e fazendo testes com giclagem, e essa medida eu tava usando o principal de 112 Shocked , pois é, já fiz muitos testes rsss, o problema dessa giclagem era que o carro ficou falhando, com menos força e pelo que me falaram esquentando um pouco a mais (um problema que tive era que ele jogava óleo pelo respiro do cárter. Hoje uso giclê de 147 (visto nas tabelas e sugerido aqui pelo pessoal do PB em outro tópico), mas to querendo baixar pra 140.

Evilasio, o que eu quis passar foi a situação, independente do valor exato do consumo, foram quase 20 carros no passeio, apenas metade abasteceram nesse posto, e dos que abasteceram que eu vi gastaram entre 15,00 e 19,00 (isso tendo completado o tanque na partida como eu). E eu não iria chegar no destino (em torno de 115km com 01 tanque cheio de gasolina). Enquanto isso, meu mecânico com um carro a álcool foi e voltou com um tanque e só abasteceu já bem perto de casa. Dentre outros que foram e voltaram do passeio e ainda um colega que foi trabalhar no outro dia ainda com gasolina no carro.
Ano passado fizemos passeios mais longos e era uma preocupação enorme da minha parte pois minha autonomia é lá em baixo, tendo o tempo todo que ficar de olho onde vou poder abastecer e fazendo contas, sem falar de imprevistos.

De qualquer forma valeu pela explicação nos mínimos detalhes, eu mesmo não tinha sido tão detalhista quando fiz esse teste, por exemplo eu não deixei o carro morrer, do jeito que vc falou realmente é usar até a ultima gota desse litro.

Abraço
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Mensagem por lubisomem01 Qui Mar 29, 2012 8:16 am

Creio que o motivo do consumo alto é o sequinte: diferencial longo ( 8:31) pneus dany buggy que ajudam a alongar mais ainda a relação das marchas com esta configuração numa areia 1/2 fofa vc só conseque andar de segunda marcha e com giro alto em resumo o conumo vai pras alturas mesmo o ideal seria colocar um diferencial de 1300 ( 8:35 ) com os dany buggy fica o ideal mas ainda sou a favor de vc fazer o teste de consumo no asfalto usando a garrafa pet, já fiz muito este tipo de teste e não da muito trabalho não... fazendo isto vc vai ter uma ideia real do consumo do teu bugre
ps. da uma olhada no post ' colocando um baby pra andar ' repara bem como o motor cai de rotação quando o cara espeta a 4 marcha, com o teu deve acontecer algo bem parecido a boa seria vc colocar uma cx de 1300...
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