Marcha Lenta (Literalmente)
4 participantes
Página 1 de 1
Marcha Lenta (Literalmente)
Salve Buggueiros do planeta!
Abro um novo tópico pois o que tinha referente à marcha lenta envolvia regulagem de carburador e mais voltado para o desmonte e limpeza do mesmo.
Hoje venho questionar esta dúvida que está me matando desde o carnaval... vejam bem, vou contar um pouco da minha história... Quando o Buggy chegou em minhas mãos no dia 20 de dezembro de 2010, a marcha lenta estava muito pobre e inclusive caso vc afundasse o pé no acelerado ele estando em marcha lenta, em vez de ele subir o giro, ele afogava e morria... fiquei levando isso nas coxas e não parei para arrumar e regular ou mesmo fazer uma limpeza no carburador. andava com ele sempre acelerado e tals... A verdade é que em meados de janeiro, creio que como só abasteço o carro com gasolina boa, podium ou a texaco techron plus... foi dando alguma limpeza e ele parou de morrer com uma marcha lenta em torno de 800 rpm... estava ótimo, tanto que ele nem afogava mais caso atolasse o pé no acelerador repentinamente...
Até chegar o carnaval... Fui para uma praia e brinquei com o buggy, acelerei, brinquei de fazê-lo derrapar isso sempre com o pé embaixo, e mantendo rotações altíssimas... hoje pela manhã quando o liguei para levar na Dejauto, não sei se foi pelo clima frio e tals... percebi que ele baixou as rotações para menos de 500 RPM... fica entre 300 e 500, pendendo mais para 300RPM...
O que vcs acham que podem ser?
Perguntas:
1 - Um mecânico me disse no achômetro que as aceleradas na praia podem ter de fato dado alguma limpada e etc e desta forma melhorou... Será?
2 - Tem algum problema o carro ficar nesta rotação baixa?
3 - Como pude perceber, os antigos donos deste buggy nunca fizeram revisào nenhuma, logo, conclui-se que nunca devem ter mandado limpar o carbura... seria bom fazer este serviço?
Grande Abraço!
Abro um novo tópico pois o que tinha referente à marcha lenta envolvia regulagem de carburador e mais voltado para o desmonte e limpeza do mesmo.
Hoje venho questionar esta dúvida que está me matando desde o carnaval... vejam bem, vou contar um pouco da minha história... Quando o Buggy chegou em minhas mãos no dia 20 de dezembro de 2010, a marcha lenta estava muito pobre e inclusive caso vc afundasse o pé no acelerado ele estando em marcha lenta, em vez de ele subir o giro, ele afogava e morria... fiquei levando isso nas coxas e não parei para arrumar e regular ou mesmo fazer uma limpeza no carburador. andava com ele sempre acelerado e tals... A verdade é que em meados de janeiro, creio que como só abasteço o carro com gasolina boa, podium ou a texaco techron plus... foi dando alguma limpeza e ele parou de morrer com uma marcha lenta em torno de 800 rpm... estava ótimo, tanto que ele nem afogava mais caso atolasse o pé no acelerador repentinamente...
Até chegar o carnaval... Fui para uma praia e brinquei com o buggy, acelerei, brinquei de fazê-lo derrapar isso sempre com o pé embaixo, e mantendo rotações altíssimas... hoje pela manhã quando o liguei para levar na Dejauto, não sei se foi pelo clima frio e tals... percebi que ele baixou as rotações para menos de 500 RPM... fica entre 300 e 500, pendendo mais para 300RPM...
O que vcs acham que podem ser?
Perguntas:
1 - Um mecânico me disse no achômetro que as aceleradas na praia podem ter de fato dado alguma limpada e etc e desta forma melhorou... Será?
2 - Tem algum problema o carro ficar nesta rotação baixa?
3 - Como pude perceber, os antigos donos deste buggy nunca fizeram revisào nenhuma, logo, conclui-se que nunca devem ter mandado limpar o carbura... seria bom fazer este serviço?
Grande Abraço!
Victor Hugo (vtr_kd)- Desbravador
- Número de Mensagens : 158
Tipo de Buggy : Fercar Naja-One 2002
Motor: 1600 Monocarburado
Carbura: H30 Pic
Pneus:: Diant.: Rosava 185/70 R14 Tras: Maxxis Bravo A/T 235/75 R15
Ignição Eletrônica, Alternador
Pontos : 5195
Re: Marcha Lenta (Literalmente)
Victor se o carburador não apresenta (hoje) qualquer problema, melhor é só fazer uma regulagem simples no parafuso de aceleração, mas se continuar essas oscilações, uma boa limpeza com a substituição das juntas e regulagem fina, deve deixar o carrinho em dia!
Convidad- Convidado
Verdade!
Márcio SPA escreveu: Victor se o carburador não apresenta (hoje) qualquer problema, melhor é só fazer uma regulagem simples no parafuso de aceleração, mas se continuar essas oscilações, uma boa limpeza com a substituição das juntas e regulagem fina, deve deixar o carrinho em dia!
Muito obrigado Márcio, vou tentar partir pra esta alternativa que é até boa para meu bolso! =)
Valeu!
É isso ai mesmo que o Marcio falou meu camarada, e complementando... se quiser andar mais um tempo sem precisar abrir o carburador, compre spray CAR 80, é ótimo pra limpar.
Solte a mangueira do avanço, e jogue car 80 na entrada do carburador.
Retire o parafuso da marcha lenta, a sua frente do lado direito e injete car 80, injete bastante, repare que dentro do carburador ira sair car 80, próximo a borboleta.
Depois coloque a mangueira e o parafuso, funcione o motor sem o filtro, e acelerando manualmente, vá injetando car 80 por dentro do carburador que vai ficar limpinho.
Retire o parafuso da marcha lenta, a sua frente do lado direito e injete car 80, injete bastante, repare que dentro do carburador ira sair car 80, próximo a borboleta.
Depois coloque a mangueira e o parafuso, funcione o motor sem o filtro, e acelerando manualmente, vá injetando car 80 por dentro do carburador que vai ficar limpinho.
Fabrício®©- Louco das Dunas
- Número de Mensagens : 4296
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 10112
Boa fabrício!
Fabrício-RJ escreveu:É isso ai mesmo que o Marcio falou meu camarada, e complementando... se quiser andar mais um tempo sem precisar abrir o carburador, compre spray CAR 80, é ótimo pra limpar.
Legal Fabrício, mas seguinte o que é esse CAR 80 e onde acho???
É um spray descarbonizante, vem em lata tipo aerosol, parece uma lata de óleo Desingripante, tipo wd 40.
é utilizado para este serviço.
Achado em autopeças.
Achado em autopeças.
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Legal!
Fabrício-RJ escreveu:É um spray descarbonizante, vem em lata tipo aerosol, parece uma lata de óleo Desingripante, tipo wd 40.
Achado em autopeças.
Perfeitoooooo! Já comprarei este domingo, tenho que fazer uma manutenção no buggy, vou trocar o filtro de comb. do lugar pois está em cima do coletor... =S
Junto com este serviço farei este do CAR 80... muito obrigado Fabrício!
blz, qualquer coisa estamos aí!
Depois de tudo limpo, regule a marcha lenta.
Acelere no parafuso da borboleta até 800/900 rpm, depois feche o parafuso da mistura(fica do lado direito e tem uma mola para mante-lo fixo) até o motor ameaçar a morrer, volte meia volta ou um pouco mais. Repita a operação até ficar OK.
A marcha lenta estará correta ao acelerar fundo e soltar, o motor se estabilizar, não cair a rotação.
Acelere no parafuso da borboleta até 800/900 rpm, depois feche o parafuso da mistura(fica do lado direito e tem uma mola para mante-lo fixo) até o motor ameaçar a morrer, volte meia volta ou um pouco mais. Repita a operação até ficar OK.
A marcha lenta estará correta ao acelerar fundo e soltar, o motor se estabilizar, não cair a rotação.
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Pontos : 10985
é isso aê, o jperson fechou com chave de ouro complementando a explicação.
É isso aí Fabricio, estamos aí para ajudar, no que eu sei colaboro sempre.
jperson- Moderador
Agora fechou!
Legal galera, agradeço muito e espero um dia parar de só postar dúvidas e adquirir este conhecimento de vcs! farei tudo o que foi mandado e depois posto o resultado... se bobear até um videozinho com a marcha lenta dele!
Obrigado a todos!
Obrigado a todos!
É isso ai, por isso não saio deste forum nunca.
A galera já deu boas dicas e você fazendo o que eles indicaram provavelmente vai sanar o seu defeito mas eu acho que ainda tem um pequeno detalhe que ta ajudando a atrapalhar as rápidas acelerações, como você citou que o motor estando em marcha lenta ele funciona perfeitamente mas ao pisar fundo no acelerador em vez de o motor subir as rotações ele faz é morrer então eu penso que o seu giclê esta muito pequeno pra suprir a alimentação do motor em altas rotações, as numerações dos giclês apara o carburador solex/brosol para fuscas elas vão de 115 até 135 e geralmente eu vejo gente usando o 115 quando na verdade o ideal seria o 135, pensando que isso faz economizar combustível mas isso as vezes faz é atrapalhar o bom funcionamento do motor, tem que achar um giclê ideal ao seu carro, no meu caso eu estava usando o 122,5 mas as vezes eu notava que o carro sentia falta de combustível pois as ele fazia a mesma coisa que o seu carro faz quando você acelera fundo, então botei um giclê 125 a coisa diminuiu mas não parou então eu botei um 127,5 e pronto, ficou ótimo, e o melhor foi que não percebi grande aumento no consumo não.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11962
Bem lembrado evilasio, eu tb estava com este problema, a um tempo atrás fiz o que vc falou, mas usei o 125, ainda não está 100%, tem hora que da uma minima falha, mas quem conhece percebe, vou por um gicle na medida que vc citou e reparar o que irá ocorrer.
Boa Evilásio!
Evilásio, boa colocação man, nunca sequer chegaram a comentar este ponto... vou tentar os procedimentos... se eu ver que não resolve vou partir pra esta alternativa... sanando de vez o problema eu ficarei tranquilo!
rsrsrs... muito obrigado mesmo!
rsrsrs... muito obrigado mesmo!
Tem outra coisa que atrapalha a aceleração rápida, o gicle de marcha lenta, ele funciona também como gicle intermediario, se for pequeno ou estiver parcialmente obstruido atrapalha a aceleração.
jperson- Moderador
Victor lendo o tópico fiquei em dúvida!! Esse engasgo é com o carro parado acelerando o motor rapidamente, é andando quando se pisa no aceleador com mais vontade ou nas duas situações??? Pode parecer indiferente mas não é ... esssas circunstâncias podem definir se o carburador está dando falta (é o caso de mexer nos gigleurs como disseram os companheiros), excesso (afogamento como citou aí é regulagem de bóia) ou mesmo problema na injeção ou bomba de aceleração rápida do carburador onde somente com limpeza troca do diafragma e injetor que também pode estar pequeno.
Nada disso é um grande problema, tudo de fácil solução, só tem que ter um pouco de paciência. Acertar o diagnóstico é fundamental para resolver o problema e não perder tempo e dinheiro. Na dúvida faça a limpeza completa e ajuste a giglagem pela tabela que não haverá erro.
https://2img.net/r/ihimizer/i/brosol2.jpg/
Nada disso é um grande problema, tudo de fácil solução, só tem que ter um pouco de paciência. Acertar o diagnóstico é fundamental para resolver o problema e não perder tempo e dinheiro. Na dúvida faça a limpeza completa e ajuste a giglagem pela tabela que não haverá erro.
https://2img.net/r/ihimizer/i/brosol2.jpg/
Convidad- Convidado
Com ele parado!
Márcio,
Bom dia man,
Então, como eu dizia ele estava com este problema até que do nada ele meio que consertou, só que hoje na verdade o problema que to tendo é com a marcha lenta estar bem lenta memso, em torno de 300 rpm...
Mas recebi ótimas dicas e serviços que quando comprei o buggy não fiz nenhuma, farei elas assim que o buggy voltar pra casa, pois hoje até quinta ele está na oficina...
Bom dia man,
Então, como eu dizia ele estava com este problema até que do nada ele meio que consertou, só que hoje na verdade o problema que to tendo é com a marcha lenta estar bem lenta memso, em torno de 300 rpm...
Mas recebi ótimas dicas e serviços que quando comprei o buggy não fiz nenhuma, farei elas assim que o buggy voltar pra casa, pois hoje até quinta ele está na oficina...
Seu carro deveria ter algum cisco atrapalhando a passagem correta de combustível pelos gigleurs ... a gasolina de boa qualidade e o uso mais severo devem ter resolvido o problema. Agora, rotação a 300 Rpm é muito baixa, pode ser que pela trepidação ele possa ter desregulado o parafuso de abertura da borboleta (aceleração) ... isso acontece se a molinha não estiver dando pressão suficiente para sustentar o parafuso na posição de regulagem (aí é só trocar e subir a rotação para o desejável).
Abração.
Abração.
Convidad- Convidado
Mais uma dica;
Uma coisa que também causa engasgos na aceleração é o avanço a vacuo, se estiver com o diafragma do avanço furado, ou até mesmo a mesa do distribuidor trancada, causa engasgos... mas acho que não é o seu caso.
Se quiser testar o funcionamento da mesa, solte a mangueira do avanço no carburador, abra o distribuidor e com uma bomba de vacuo, veja se esta irá se mover, se não tiver a bomba, use a boca mesmo e sugue a mangueira...
Uma coisa que também causa engasgos na aceleração é o avanço a vacuo, se estiver com o diafragma do avanço furado, ou até mesmo a mesa do distribuidor trancada, causa engasgos... mas acho que não é o seu caso.
Se quiser testar o funcionamento da mesa, solte a mangueira do avanço no carburador, abra o distribuidor e com uma bomba de vacuo, veja se esta irá se mover, se não tiver a bomba, use a boca mesmo e sugue a mangueira...