Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium
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lubisomem01
Edmilson
jperson
Terrorista
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Planeta Buggy :: Mecânica :: Motor Boxer
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Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium
Tem um ponto que discuto com todo mundo em todo canto, e vou colocar aqui para que possamos discutir e concluir juntos.
Direto vejo gente falando que tá andando com Gasolina Pódium ou Vpower ou isso ou aquilo e que o carro está um rojão.
Isso não é 100% verdade. Só funciona nos carros com injeção eletrônica de controle de ponto.
As gasolinas Premium, tem maior Octanagem o que isso quer dizer? Quer dizer que o combustível aguenta maior temperatura antes de ocorrer a pré-ignição.
Maior temperatura quer dizer maior pressão ou seja: Maior taxa de compressão ouuuuu ... Maior ponto de ignição.
Não adianta nada parar a Buggera no posto e encher a bagaça de Premium, se não adiantar o ponto inicial e o final. (Não estou recomendando isso a quem nào saiba fazer ... Por favor eim moçada!!! Não vou pagar biela torta de ninguém!!! hehehe)
Outro ponto:
A gasolina de hoje que temos para utilizar tem adição de 25% de Alcool.
Qdo nossos buggies mais antigos foram fabricados, a gasolina nào tinha adição de alcool e quando tinha, era de 5%.
Nossos carros estão com uma perda calorífica da ordem de 8% (Relações de calor específico de gasolina e alcool x a proporção de alcool)
Tecla SAP:
Preparem os cálibres de giclê e podem começar a festa do aumenta buraco e acerta ponto ... heheheh ... ( De novo, não pra curiosos!!)
Como tem mais alcool, dá pra por mais ponto. Pois a detonação é menor.
Na mesma linha, é preciso maior quantidade de alcool que gasolina para se chegar à relação estequiométrica (Mistura ideal de combustível e comburente). Portanto com mais alcool na gasolina, precisamos de maior quantidade de mistura para chegar à estequiometria.
Quem já mexeu???? Comentem as experiências para chegarmos a um denominador comum !!!!
Eu me surpreendí com o resultado nos solex 32 !!!
Abraço !!!
Direto vejo gente falando que tá andando com Gasolina Pódium ou Vpower ou isso ou aquilo e que o carro está um rojão.
Isso não é 100% verdade. Só funciona nos carros com injeção eletrônica de controle de ponto.
As gasolinas Premium, tem maior Octanagem o que isso quer dizer? Quer dizer que o combustível aguenta maior temperatura antes de ocorrer a pré-ignição.
Maior temperatura quer dizer maior pressão ou seja: Maior taxa de compressão ouuuuu ... Maior ponto de ignição.
Não adianta nada parar a Buggera no posto e encher a bagaça de Premium, se não adiantar o ponto inicial e o final. (Não estou recomendando isso a quem nào saiba fazer ... Por favor eim moçada!!! Não vou pagar biela torta de ninguém!!! hehehe)
Outro ponto:
A gasolina de hoje que temos para utilizar tem adição de 25% de Alcool.
Qdo nossos buggies mais antigos foram fabricados, a gasolina nào tinha adição de alcool e quando tinha, era de 5%.
Nossos carros estão com uma perda calorífica da ordem de 8% (Relações de calor específico de gasolina e alcool x a proporção de alcool)
Tecla SAP:
Preparem os cálibres de giclê e podem começar a festa do aumenta buraco e acerta ponto ... heheheh ... ( De novo, não pra curiosos!!)
Como tem mais alcool, dá pra por mais ponto. Pois a detonação é menor.
Na mesma linha, é preciso maior quantidade de alcool que gasolina para se chegar à relação estequiométrica (Mistura ideal de combustível e comburente). Portanto com mais alcool na gasolina, precisamos de maior quantidade de mistura para chegar à estequiometria.
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Eu me surpreendí com o resultado nos solex 32 !!!
Abraço !!!
Terrorista- Super Desbravador
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Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium
É isso, estamos subutilizando nossa gasolina.
Eu fiz um veneninho leve nos meus antigos solex 32, exatamente para aproveitar melhor a gasolina com mais alcool, primeiro aumentei a taxa de compressão para 8,5:2, depois 15graus no ponto e aumento de difusor dos solex 32 de 24mm para 25,5mm e recalibragem de gicles de ar e combustivel, ficou otimo.
Eu fiz um veneninho leve nos meus antigos solex 32, exatamente para aproveitar melhor a gasolina com mais alcool, primeiro aumentei a taxa de compressão para 8,5:2, depois 15graus no ponto e aumento de difusor dos solex 32 de 24mm para 25,5mm e recalibragem de gicles de ar e combustivel, ficou otimo.
jperson- Moderador
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Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium
Terrorista,estou pensando em taxar e passar tudo pro alcool com uma dupla e pronto,daí é toma cuidado com a agua no alcool hahahaha!
Edmilson- Doido por areia!!!!
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Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium
Terrorista escreveu:Tem um ponto que discuto com todo mundo em todo canto, e vou colocar aqui para que possamos discutir e concluir juntos.
Direto vejo gente falando que tá andando com Gasolina Pódium ou Vpower ou isso ou aquilo e que o carro está um rojão.
Isso não é 100% verdade. Só funciona nos carros com injeção eletrônica de controle de ponto.
As gasolinas Premium, tem maior Octanagem o que isso quer dizer? Quer dizer que o combustível aguenta maior temperatura antes de ocorrer a pré-ignição.
Maior temperatura quer dizer maior pressão ou seja: Maior taxa de compressão ouuuuu ... Maior ponto de ignição.
Não adianta nada parar a Buggera no posto e encher a bagaça de Premium, se não adiantar o ponto inicial e o final. (Não estou recomendando isso a quem nào saiba fazer ... Por favor eim moçada!!! Não vou pagar biela torta de ninguém!!! hehehe)
Outro ponto:
A gasolina de hoje que temos para utilizar tem adição de 25% de Alcool.
Qdo nossos buggies mais antigos foram fabricados, a gasolina nào tinha adição de alcool e quando tinha, era de 5%.
Nossos carros estão com uma perda calorífica da ordem de 8% (Relações de calor específico de gasolina e alcool x a proporção de alcool)
Tecla SAP:
Preparem os cálibres de giclê e podem começar a festa do aumenta buraco e acerta ponto ... heheheh ... ( De novo, não pra curiosos!!)
Como tem mais alcool, dá pra por mais ponto. Pois a detonação é menor.
Na mesma linha, é preciso maior quantidade de alcool que gasolina para se chegar à relação estequiométrica (Mistura ideal de combustível e comburente). Portanto com mais alcool na gasolina, precisamos de maior quantidade de mistura para chegar à estequiometria.
Quem já mexeu???? Comentem as experiências para chegarmos a um denominador comum !!!!
Eu me surpreendí com o resultado nos solex 32 !!!
Abraço !!!
Colocação perfeita terrorista ..
Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium
25% de alcool na gasolina ???
Isso não é mais um batismo , é primeira COMUNHÃO !!!
Logo logo estamos crismados e em breve casados com a MARVADA ( CANA) .
Ninguém merece , coitado dos nossos velhacos , vai valer maiis a pena converter na cana logo ...
Abraços .
Isso não é mais um batismo , é primeira COMUNHÃO !!!
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Abraços .
Gustavo- Desbravador Master
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Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium
Com os 25% de álcool anidro adicionados à gasolina comum, sua octanagem chegou a 80, semelhante à da antiga gasolina azul do passado, que era usada pelos carros esportivos, como passat TS e dodge charger R/T.
A taxa de compressão ainda segura nos VW ar com a atual gasolina é de no máximo 8,5:1, com ajustes de ponto do distribuidor e sem esticar a curva de avanço (como alguns fazem limando os batentes internos dos pesos do avanço centrífugo).
Já usei num 1600 a taxa de 9,5:1 na gasolina, mas sua regulagem de ponto ficou sensível, quase sem avanço inicial. É um 1600 cabeçotes 8 aletas com prisioneiros finos e comando de variant II, com retrabalho leve nos cabeçotes para reduzir sua taxa de 10,5:1 (era álcool) para 9,5:1. Virou meu "flex", pois trocando-se a carburação dupla solex 32 e acertando-se o ponto esse motor queimava ou álcool ou gasolina.
Com gasolina podium, pode-se usar taxa de 10,5:1 no motor a ar sem problema, só refazendo o ajuste de ponto de ignição.
Em todos os casos, é aconselhável usar a capela com radiador de óleo deslocado da kombi moderna, para garantir o mesmo nível de refrigeração para todos os cilindros e equilibrar termicamente o motor.
Abraço.
A taxa de compressão ainda segura nos VW ar com a atual gasolina é de no máximo 8,5:1, com ajustes de ponto do distribuidor e sem esticar a curva de avanço (como alguns fazem limando os batentes internos dos pesos do avanço centrífugo).
Já usei num 1600 a taxa de 9,5:1 na gasolina, mas sua regulagem de ponto ficou sensível, quase sem avanço inicial. É um 1600 cabeçotes 8 aletas com prisioneiros finos e comando de variant II, com retrabalho leve nos cabeçotes para reduzir sua taxa de 10,5:1 (era álcool) para 9,5:1. Virou meu "flex", pois trocando-se a carburação dupla solex 32 e acertando-se o ponto esse motor queimava ou álcool ou gasolina.
Com gasolina podium, pode-se usar taxa de 10,5:1 no motor a ar sem problema, só refazendo o ajuste de ponto de ignição.
Em todos os casos, é aconselhável usar a capela com radiador de óleo deslocado da kombi moderna, para garantir o mesmo nível de refrigeração para todos os cilindros e equilibrar termicamente o motor.
Abraço.
Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium
TODA a gasolina distribuída no Brasil tem 25% de álcool, mesmo a pódium. Aliás, no site da Petrobrás tem uma página sobre a Podium que é muito esclarecedora:
http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c0/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwN_fw83AyM_Tx8vQyNDAyDQL8h2VAQAz2wE4w!!/?PC_7_9O1ONKG10OOHF02NILJ1210005_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/Portal%20de%20Conteudo/produtos/automotivos/gasolina/gasolina+podium/gasolina+podium+de+a+a+z#11
Os boxers, realmente, não foram feitos para esta mistura, mas não podemos esquecer que a gasolina da época tinha chumbo tetraetila como anti-detonante, função realizada pelo álcool anidro, atualmente. Mas, pela maior quantidade de combustível exigida pelo motor, uma recalibragem é necessária.
Chico Biela, como sempre, dando aulas à buggueirada!!!!
http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c0/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwN_fw83AyM_Tx8vQyNDAyDQL8h2VAQAz2wE4w!!/?PC_7_9O1ONKG10OOHF02NILJ1210005_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/Portal%20de%20Conteudo/produtos/automotivos/gasolina/gasolina+podium/gasolina+podium+de+a+a+z#11
Os boxers, realmente, não foram feitos para esta mistura, mas não podemos esquecer que a gasolina da época tinha chumbo tetraetila como anti-detonante, função realizada pelo álcool anidro, atualmente. Mas, pela maior quantidade de combustível exigida pelo motor, uma recalibragem é necessária.
Chico Biela, como sempre, dando aulas à buggueirada!!!!
Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium
Gostei do texto da Petrobras. Obrigado, já guardei.
Em motores que normalmente queimam a gasolina comum, não se terá nenhum benefício em usar a podium, ou seja, gasolina mais cara sem retorno (usando a premium se consegue limpeza no motor).
O outro lado é que a podium suporta maior taxa de compressão, viabilizando motores muito taxados e conseguindo muito mais performance usando gasolina, podendo rivalizar com o álcool.
Para efeito comparativo, o álcool comum (etanol) tem uma octanagem estimada entre 110 e 130 e o metanol um pouco mais. É estimado porque o método usado em motores CFR somente considera combustíveis entre heptanos (7 carbonos alinhados, octanagem tendendo a zero) ao isooctano puro (8 carbonos em estrutura compacta, octanagem 100). Daí o motivo de se conseguir maiores taxas de compressão com álcool sem quebrar o motor por detonações. Por conta disso, sempre um motor a álcool terá mais potência em relação ao mesmo a gasolina, quando for ajustado para extrair o máximo de potência do combustível usado.
Quanto ao consumo, este é diretamente relacionado com o valor da taxa de compressão, tem a ver com a eficiência do ciclo otto dos motores a gasolina, álcool e GNV, que usam vela de ignição para iniciar a combustão (diesel é outro ciclo). Quanto maior a taxa de compressão que o combustível aceita, melhor é o consumo específico que se obtém da queima no motor. Portanto, motores ajustados para queimar a podium com o máximo de torque e potência que se pode obter, costumam apresentar bons índices de consumo frente à sua classe automotiva (envolve peso do carro, aerodinâmica, etc).
Abraço.
Em motores que normalmente queimam a gasolina comum, não se terá nenhum benefício em usar a podium, ou seja, gasolina mais cara sem retorno (usando a premium se consegue limpeza no motor).
O outro lado é que a podium suporta maior taxa de compressão, viabilizando motores muito taxados e conseguindo muito mais performance usando gasolina, podendo rivalizar com o álcool.
Para efeito comparativo, o álcool comum (etanol) tem uma octanagem estimada entre 110 e 130 e o metanol um pouco mais. É estimado porque o método usado em motores CFR somente considera combustíveis entre heptanos (7 carbonos alinhados, octanagem tendendo a zero) ao isooctano puro (8 carbonos em estrutura compacta, octanagem 100). Daí o motivo de se conseguir maiores taxas de compressão com álcool sem quebrar o motor por detonações. Por conta disso, sempre um motor a álcool terá mais potência em relação ao mesmo a gasolina, quando for ajustado para extrair o máximo de potência do combustível usado.
Quanto ao consumo, este é diretamente relacionado com o valor da taxa de compressão, tem a ver com a eficiência do ciclo otto dos motores a gasolina, álcool e GNV, que usam vela de ignição para iniciar a combustão (diesel é outro ciclo). Quanto maior a taxa de compressão que o combustível aceita, melhor é o consumo específico que se obtém da queima no motor. Portanto, motores ajustados para queimar a podium com o máximo de torque e potência que se pode obter, costumam apresentar bons índices de consumo frente à sua classe automotiva (envolve peso do carro, aerodinâmica, etc).
Abraço.
Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium
Chico Biela escreveu:Com os 25% de álcool anidro adicionados à gasolina comum, sua octanagem chegou a 80, semelhante à da antiga gasolina azul do passado, que era usada pelos carros esportivos, como passat TS e dodge charger R/T.
A taxa de compressão ainda segura nos VW ar com a atual gasolina é de no máximo 8,5:1, com ajustes de ponto do distribuidor e sem esticar a curva de avanço (como alguns fazem limando os batentes internos dos pesos do avanço centrífugo).
Já usei num 1600 a taxa de 9,5:1 na gasolina, mas sua regulagem de ponto ficou sensível, quase sem avanço inicial. É um 1600 cabeçotes 8 aletas com prisioneiros finos e comando de variant II, com retrabalho leve nos cabeçotes para reduzir sua taxa de 10,5:1 (era álcool) para 9,5:1. Virou meu "flex", pois trocando-se a carburação dupla solex 32 e acertando-se o ponto esse motor queimava ou álcool ou gasolina.
Com gasolina podium, pode-se usar taxa de 10,5:1 no motor a ar sem problema, só refazendo o ajuste de ponto de ignição.
Em todos os casos, é aconselhável usar a capela com radiador de óleo deslocado da kombi moderna, para garantir o mesmo nível de refrigeração para todos os cilindros e equilibrar termicamente o motor.
Abraço.
Chico Biela, tenho um buggy 1600 injetado com fueltech, taxa de 8,5, duas tbis de 45mm e comando w100. Na sua experiência, quanto devo aumentar no ponto inicial para passar de gasolina para álcool?
albertocn- Doido por areia!!!!
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Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium
albertocn escreveu:Chico Biela escreveu:Com os 25% de álcool anidro adicionados à gasolina comum, sua octanagem chegou a 80, semelhante à da antiga gasolina azul do passado, que era usada pelos carros esportivos, como passat TS e dodge charger R/T.
A taxa de compressão ainda segura nos VW ar com a atual gasolina é de no máximo 8,5:1, com ajustes de ponto do distribuidor e sem esticar a curva de avanço (como alguns fazem limando os batentes internos dos pesos do avanço centrífugo).
Já usei num 1600 a taxa de 9,5:1 na gasolina, mas sua regulagem de ponto ficou sensível, quase sem avanço inicial. É um 1600 cabeçotes 8 aletas com prisioneiros finos e comando de variant II, com retrabalho leve nos cabeçotes para reduzir sua taxa de 10,5:1 (era álcool) para 9,5:1. Virou meu "flex", pois trocando-se a carburação dupla solex 32 e acertando-se o ponto esse motor queimava ou álcool ou gasolina.
Com gasolina podium, pode-se usar taxa de 10,5:1 no motor a ar sem problema, só refazendo o ajuste de ponto de ignição.
Em todos os casos, é aconselhável usar a capela com radiador de óleo deslocado da kombi moderna, para garantir o mesmo nível de refrigeração para todos os cilindros e equilibrar termicamente o motor.
Abraço.
Chico Biela, tenho um buggy 1600 injetado com fueltech, taxa de 8,5, duas tbis de 45mm e comando w100. Na sua experiência, quanto devo aumentar no ponto inicial para passar de gasolina para álcool?
Pode aumentar o inicial em pelo menos 5 graus! O Ideal é ajustar a taxa em toda a curva. Seu ponto final com essa taxa pode ir para as alturas no alcool ... Pode ir testando que nao quebra nessa config !!
Terrorista- Super Desbravador
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Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium
Então poderia começar em 15° na lenta e ir até uns 40° por volta de 4000rpm (sem considerar o avanço a vácuo)?
albertocn- Doido por areia!!!!
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