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Botão de partida

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Mensagem por Guga Pedrosa Seg Set 27, 2010 10:42 am

Vou colocar umas fotos de um "esqueminha" que eu fiz para dar partida perto do motor.
É muito útil para quem quer regular a marcha-lenta sozinho, não precisa de outra pessoa lá na frente só para girar a chave Wink

Botão de partida 5029976340_e4e967c3bc_z

É bem simples.
Você usa um botão interruptor com mola, tipo de buzina.
Botão de partida 5029973658_8defe3cc86_z

Em um dos contatos do botão você liga um fio com um conector na ponta, e no outro um fio com um jacaré na ponta.
Botão de partida 5029361831_6cf1172f97_z


Para ligar no motor, basta você desconectar um fio com conector que tem na parte de trás do motor de arranque (este fio vem lá da frente do painel), ai no lugar dele você liga o fio que você montou, que tem o conector.
Depois liga o fio do jacaré no pólo positivo da bateria.
Se cada fio tiver 1 metro, ou 1,5 metros, já vai ser suficiente para fazer essa ligação.

Para ligar o motor, basta deixar a chave virada na ignição e dar partida no botão lá atrás.
Depois que terminar de mexer, lembre-se de religar o fio que você desconectou do motor de arranque. Se não, nada irá acontecer quando você tentar dar partida pela chave.

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
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Mensagem por Waybecker Seg Set 27, 2010 11:15 am

boa ideia gustavo,quando eu faço isso meto um positivo direto da bateria men tinha pensado em um interruptor.

abração.


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Mensagem por Guga Pedrosa Seg Set 27, 2010 8:01 pm

Isso me quebra um galho muito grande!
Fico com o interruptor em uma mão, e a outra já fica ali no carburador pronto para acelerar Very Happy

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
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Mensagem por Diogo Lima Seg Set 27, 2010 8:45 pm

Otima ideia mesmo, lembrando somente que não poderá ser qualquer botão "push boton" porque a corrente para acionamento do automático é alta e se a pressão de retorno do botão for muito leve os contatos interno poderão "se soldar" com o fluxo de corrente e mesmo que você solte o automático ele se manterá acionado e aí só arrancando o fio do lugar.
Um botão de campanhinha daqueles da china de R$ 1,99 acredito que vai e fica na partida direto, os outros só testando mesmo.
Se arrumar também um do tipo liga-desliga poderá chavear o proprio positivo que veio da bateria e colocar um conector pra ligar na bobina daí poderá ligar e desligar a ignição la pelo motor mesmo. faz um "chicote de manutenção". rsrs
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Mensagem por Guga Pedrosa Seg Set 27, 2010 9:51 pm

Diogo, pensei que não apssava uma corrente muito alta pelo botão.
Sei que o automático puxa uma grande corrente, mas por esse fio que aciona ele, pensei que só passava uma corrente baixa.
Mas eu acho que esse meu botão aguenta, pois ele é vendido para ser colocado no painel para ligar o motor...
Vou ficar de olho, se ele der curto, é só tirar o jacaré da bateria Wink

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
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Mensagem por Waybecker Seg Set 27, 2010 10:40 pm

agora me lembrei uns anos atras eu mesmo instaleii um botão desses para ascionar o arranque de um voiage meu que tinhha um defeito de partida que nenhum eletreciata conseguia resolver dai coloquei um desses durou centenas de partidas até resolver o problema com um eletrecista de outra cidade,dai aposentei o b otão de ignição.

abração guga.

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Mensagem por Diogo Lima Seg Set 27, 2010 10:47 pm

Com certeza Guga, este botão start eu nunca "vi com a mão" mas acredito que funciona legal sim, na verdade eu acho que os carros que tem acionamento por start deve ter um rele antes do automatico (a mesma ideia da buzina) provavelmente este funciona direto, o automático não passa uma corrente muito alta não, ele comuta a maior corrente de todas que é a do arranque mas a sua bobina interna não é grande coisa mas comentei sobre os push boton porque tem uns botões no mercado que não aguentariam nem uma buzina direto o que dirá o automático.
Só para conhecimento...
Pra quem não sabe, o automático além de empurrar o bendix pro volante do motor ele também é responsável por comutar a corrente da bateria para o motor de arranque, na parte de tras dele tem uma chapa bem grossa de metal que uni o cabo da bateria ao positivo do arranque, na verdade ele não passa de um super super rele, se não fosse ele não haveria botão manual que fosse capaz de comutar a corrente de partida.
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Mensagem por VIVINHOM Ter Set 28, 2010 7:10 am

Mais um votinho pra pra reputação de vcs. GUGA E DIOGO, boa esplanação.
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Mensagem por Convidad Ter Set 28, 2010 7:25 am

Rapaziada como disse o Diogo, um relé também ajuda a evitar muitos problemas, ok?!!! Neutral

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Mensagem por Bugólatra Sex Out 01, 2010 6:56 pm

Márcio SPA escreveu: Rapaziada como disse o Diogo, um relé também ajuda a evitar muitos problemas, ok?!!! Neutral
Mas esses botões antigamente até os anos 80 equiparam com essa finalidade varios carros zero km e não usavam nem relés.
cheers EVILASIO cheers
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Mensagem por Convidad Sáb Out 02, 2010 5:23 am

Alguns desses botões são produzidos para suportar uma carga grande de energia, mas em geral tem um custo mais elevado, por isso, o pessoal usa botões de qualidade inferior ou inapropriados para o fim destinado, daí a necessidade do uso de relés como garantia para não torrar a fiação.

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Mensagem por Beco Sáb Out 02, 2010 6:16 am

É, os botões antigos eram muito resistentes. E de metal. A buzina do fusca, por exemplo, não tem relé. Se usar outro tipo de buzina que não a original, o botão derrete, caso não se coloque um relezinho ali.
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Mensagem por Fabrício®© Qui Mar 17, 2011 8:55 am

Post bloqueado pelo moderador para alterações, liberado somente para consulta.
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Mensagem por Clayton Seg maio 30, 2011 7:34 pm

Bom, é o seguinte pessoal, reabri o tópico para pedir um esquema e qual relê usar na partida, adquiri um botão da telemecanique tipo ZB2-BE101 http://www.plccenter.com/Buy/Telemecanique/ZB2BE101?source=AdWords_Part , onde marca 10A e 400V , será que aguenta a partida sem relê?
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Mensagem por Fabiano Marques Seg maio 30, 2011 7:53 pm

É melhor não arriscar, coloca um rele que fica mais sguro.
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Mensagem por Convidad Seg maio 30, 2011 8:27 pm

Sem rele não vai durar muito não ... vale a pena gastar um pouquinho mais!!

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Mensagem por Bugólatra Seg maio 30, 2011 8:35 pm

Márcio ... escreveu: Sem rele não vai durar muito não ... vale a pena gastar um pouquinho mais!!
a +- uns 6 a 7 meses atrás o Seletor do arranco do emis estava só isolando então eu adaptei um botão desses baratinhos diretamente do arranco e não usei relé nenhum e esta aguentando bem até hoje.
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Mensagem por Fabrício®© Seg maio 30, 2011 8:47 pm

Ai vai uma explicação mais técnica.
Um botão de 10A e 400V pode ser ligado sem relé, pois o fio que será ligado é o preto da linha 50, e este não usa amperagem alta, pois serve somente para acionar o selenoide chamado bendix, e a corrente maior esta no fio que vem direto da bateria que é ligado no bendix, o bendix então funciona como um relé e selenoide, quando acionado ele move uma chapinha dentro dele que aciona a corrente direto da bateria para o arranque. Se você desmontar um bendix velho irá entender melhor como funciona.
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Mensagem por Clayton Ter maio 31, 2011 8:38 pm

Fabrício®️©️ escreveu:Ai vai uma explicação mais técnica.
Um botão de 10A e 400V pode ser ligado sem relé, pois o fio que será ligado é o preto da linha 50, e este não usa amperagem alta, pois serve somente para acionar o selenoide chamado bendix, e a corrente maior esta no fio que vem direto da bateria que é ligado no bendix, o bendix então funciona como um relé e selenoide, quando acionado ele move uma chapinha dentro dele que aciona a corrente direto da bateria para o arranque. Se você desmontar um bendix velho irá entender melhor como funciona.

Muito obrigado pessoal Very Happy . Fabrício, é o seguinte, estou estudando o esquema e a linha 50 que vai no motor de partida é de 4mm e ví em algum lugar que passa uma corrente de 30A, procede?
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Mensagem por Fabrício®© Ter maio 31, 2011 9:23 pm

Clayton, o Selenoide consome uma corrente de 10 a 12 amp, e o motor de arranque consome de 35 a 45 amp.
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Mensagem por Clayton Qua Jun 01, 2011 8:03 am

Muito obrigado, então vou instalar somente o botão sem o relê. cheers .
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Mensagem por Diogo Lima Qua Jun 01, 2011 12:55 pm

Fabricio, o motor de arranque no momento da partida acho que consome mais, não consome não?
Acho que é papo de mais de 200 A.
Fabrício®© escreveu:Clayton, o Selenoide consome uma corrente de 10 a 12 amp, e o motor de arranque consome de 35 a 45 amp.
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Mensagem por Fabrício®© Qua Jun 01, 2011 1:03 pm

Ta doido, se consumir isso a bateria arreia... onde viu isso?
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Mensagem por Fabrício®© Qua Jun 01, 2011 2:18 pm

Diogo, você tem razão em termos, os motores de partida mais novos necessitam de mais torque e potência para entrar em funcionamento do motor do carro, especiamente os diesel, a corrente usada é de 120 a 300 âmperes, o que faz necessário a utilização de um relé auxiliar para evitar queima ou colagem dos contatos do relé do veículo ou do comutador de ignição
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Mensagem por GTMartini Qua Jun 01, 2011 3:12 pm

É isso mesmo, consome de 120 a 300A.
PORÉM é no motor de partida em si, e nao no acionador dele (bendix).
Tanto que o carro deve ter um outro fio bem grosso, tipo uns 10-16mm que vem direto da bateria e é aparafusado no motor de partida. Este só entra em ação qdo é dado o start no bendix que ele acopla uma chapa de aço dentro do motor de partida acionando a alimentação pelo cabo grosso.
abraço
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