Botão de partida
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Botão de partida
Vou colocar umas fotos de um "esqueminha" que eu fiz para dar partida perto do motor.
É muito útil para quem quer regular a marcha-lenta sozinho, não precisa de outra pessoa lá na frente só para girar a chave
É bem simples.
Você usa um botão interruptor com mola, tipo de buzina.
Em um dos contatos do botão você liga um fio com um conector na ponta, e no outro um fio com um jacaré na ponta.
Para ligar no motor, basta você desconectar um fio com conector que tem na parte de trás do motor de arranque (este fio vem lá da frente do painel), ai no lugar dele você liga o fio que você montou, que tem o conector.
Depois liga o fio do jacaré no pólo positivo da bateria.
Se cada fio tiver 1 metro, ou 1,5 metros, já vai ser suficiente para fazer essa ligação.
Para ligar o motor, basta deixar a chave virada na ignição e dar partida no botão lá atrás.
Depois que terminar de mexer, lembre-se de religar o fio que você desconectou do motor de arranque. Se não, nada irá acontecer quando você tentar dar partida pela chave.
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
É muito útil para quem quer regular a marcha-lenta sozinho, não precisa de outra pessoa lá na frente só para girar a chave
É bem simples.
Você usa um botão interruptor com mola, tipo de buzina.
Em um dos contatos do botão você liga um fio com um conector na ponta, e no outro um fio com um jacaré na ponta.
Para ligar no motor, basta você desconectar um fio com conector que tem na parte de trás do motor de arranque (este fio vem lá da frente do painel), ai no lugar dele você liga o fio que você montou, que tem o conector.
Depois liga o fio do jacaré no pólo positivo da bateria.
Se cada fio tiver 1 metro, ou 1,5 metros, já vai ser suficiente para fazer essa ligação.
Para ligar o motor, basta deixar a chave virada na ignição e dar partida no botão lá atrás.
Depois que terminar de mexer, lembre-se de religar o fio que você desconectou do motor de arranque. Se não, nada irá acontecer quando você tentar dar partida pela chave.
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Re: Botão de partida
boa ideia gustavo,quando eu faço isso meto um positivo direto da bateria men tinha pensado em um interruptor.
abração.
waybecker
abração.
waybecker
Re: Botão de partida
Isso me quebra um galho muito grande!
Fico com o interruptor em uma mão, e a outra já fica ali no carburador pronto para acelerar
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Fico com o interruptor em uma mão, e a outra já fica ali no carburador pronto para acelerar
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
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Re: Botão de partida
Otima ideia mesmo, lembrando somente que não poderá ser qualquer botão "push boton" porque a corrente para acionamento do automático é alta e se a pressão de retorno do botão for muito leve os contatos interno poderão "se soldar" com o fluxo de corrente e mesmo que você solte o automático ele se manterá acionado e aí só arrancando o fio do lugar.
Um botão de campanhinha daqueles da china de R$ 1,99 acredito que vai e fica na partida direto, os outros só testando mesmo.
Se arrumar também um do tipo liga-desliga poderá chavear o proprio positivo que veio da bateria e colocar um conector pra ligar na bobina daí poderá ligar e desligar a ignição la pelo motor mesmo. faz um "chicote de manutenção". rsrs
Um botão de campanhinha daqueles da china de R$ 1,99 acredito que vai e fica na partida direto, os outros só testando mesmo.
Se arrumar também um do tipo liga-desliga poderá chavear o proprio positivo que veio da bateria e colocar um conector pra ligar na bobina daí poderá ligar e desligar a ignição la pelo motor mesmo. faz um "chicote de manutenção". rsrs
Diogo Lima- Desbravador Master
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Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
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Re: Botão de partida
Diogo, pensei que não apssava uma corrente muito alta pelo botão.
Sei que o automático puxa uma grande corrente, mas por esse fio que aciona ele, pensei que só passava uma corrente baixa.
Mas eu acho que esse meu botão aguenta, pois ele é vendido para ser colocado no painel para ligar o motor...
Vou ficar de olho, se ele der curto, é só tirar o jacaré da bateria
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Sei que o automático puxa uma grande corrente, mas por esse fio que aciona ele, pensei que só passava uma corrente baixa.
Mas eu acho que esse meu botão aguenta, pois ele é vendido para ser colocado no painel para ligar o motor...
Vou ficar de olho, se ele der curto, é só tirar o jacaré da bateria
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Re: Botão de partida
agora me lembrei uns anos atras eu mesmo instaleii um botão desses para ascionar o arranque de um voiage meu que tinhha um defeito de partida que nenhum eletreciata conseguia resolver dai coloquei um desses durou centenas de partidas até resolver o problema com um eletrecista de outra cidade,dai aposentei o b otão de ignição.
abração guga.
waybecker
abração guga.
waybecker
Re: Botão de partida
Com certeza Guga, este botão start eu nunca "vi com a mão" mas acredito que funciona legal sim, na verdade eu acho que os carros que tem acionamento por start deve ter um rele antes do automatico (a mesma ideia da buzina) provavelmente este funciona direto, o automático não passa uma corrente muito alta não, ele comuta a maior corrente de todas que é a do arranque mas a sua bobina interna não é grande coisa mas comentei sobre os push boton porque tem uns botões no mercado que não aguentariam nem uma buzina direto o que dirá o automático.
Só para conhecimento...
Pra quem não sabe, o automático além de empurrar o bendix pro volante do motor ele também é responsável por comutar a corrente da bateria para o motor de arranque, na parte de tras dele tem uma chapa bem grossa de metal que uni o cabo da bateria ao positivo do arranque, na verdade ele não passa de um super super rele, se não fosse ele não haveria botão manual que fosse capaz de comutar a corrente de partida.
Só para conhecimento...
Pra quem não sabe, o automático além de empurrar o bendix pro volante do motor ele também é responsável por comutar a corrente da bateria para o motor de arranque, na parte de tras dele tem uma chapa bem grossa de metal que uni o cabo da bateria ao positivo do arranque, na verdade ele não passa de um super super rele, se não fosse ele não haveria botão manual que fosse capaz de comutar a corrente de partida.
Diogo Lima- Desbravador Master
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Re: Botão de partida
Mais um votinho pra pra reputação de vcs. GUGA E DIOGO, boa esplanação.
VIVINHOM- Homem das Dunas
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Re: Botão de partida
Rapaziada como disse o Diogo, um relé também ajuda a evitar muitos problemas, ok?!!!
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Re: Botão de partida
Mas esses botões antigamente até os anos 80 equiparam com essa finalidade varios carros zero km e não usavam nem relés.Márcio SPA escreveu: Rapaziada como disse o Diogo, um relé também ajuda a evitar muitos problemas, ok?!!!
EVILASIO
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
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Re: Botão de partida
Alguns desses botões são produzidos para suportar uma carga grande de energia, mas em geral tem um custo mais elevado, por isso, o pessoal usa botões de qualidade inferior ou inapropriados para o fim destinado, daí a necessidade do uso de relés como garantia para não torrar a fiação.
Convidad- Convidado
Re: Botão de partida
É, os botões antigos eram muito resistentes. E de metal. A buzina do fusca, por exemplo, não tem relé. Se usar outro tipo de buzina que não a original, o botão derrete, caso não se coloque um relezinho ali.
Re: Botão de partida
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Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Botão de partida
Bom, é o seguinte pessoal, reabri o tópico para pedir um esquema e qual relê usar na partida, adquiri um botão da telemecanique tipo ZB2-BE101 http://www.plccenter.com/Buy/Telemecanique/ZB2BE101?source=AdWords_Part , onde marca 10A e 400V , será que aguenta a partida sem relê?
Clayton- Atolado na Lama
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Re: Botão de partida
É melhor não arriscar, coloca um rele que fica mais sguro.
Fabiano Marques- Homem das Dunas
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Re: Botão de partida
Sem rele não vai durar muito não ... vale a pena gastar um pouquinho mais!!
Convidad- Convidado
Re: Botão de partida
a +- uns 6 a 7 meses atrás o Seletor do arranco do emis estava só isolando então eu adaptei um botão desses baratinhos diretamente do arranco e não usei relé nenhum e esta aguentando bem até hoje.Márcio ... escreveu: Sem rele não vai durar muito não ... vale a pena gastar um pouquinho mais!!
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: Botão de partida
Ai vai uma explicação mais técnica.
Um botão de 10A e 400V pode ser ligado sem relé, pois o fio que será ligado é o preto da linha 50, e este não usa amperagem alta, pois serve somente para acionar o selenoide chamado bendix, e a corrente maior esta no fio que vem direto da bateria que é ligado no bendix, o bendix então funciona como um relé e selenoide, quando acionado ele move uma chapinha dentro dele que aciona a corrente direto da bateria para o arranque. Se você desmontar um bendix velho irá entender melhor como funciona.
Um botão de 10A e 400V pode ser ligado sem relé, pois o fio que será ligado é o preto da linha 50, e este não usa amperagem alta, pois serve somente para acionar o selenoide chamado bendix, e a corrente maior esta no fio que vem direto da bateria que é ligado no bendix, o bendix então funciona como um relé e selenoide, quando acionado ele move uma chapinha dentro dele que aciona a corrente direto da bateria para o arranque. Se você desmontar um bendix velho irá entender melhor como funciona.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Botão de partida
Fabrício escreveu:Ai vai uma explicação mais técnica.
Um botão de 10A e 400V pode ser ligado sem relé, pois o fio que será ligado é o preto da linha 50, e este não usa amperagem alta, pois serve somente para acionar o selenoide chamado bendix, e a corrente maior esta no fio que vem direto da bateria que é ligado no bendix, o bendix então funciona como um relé e selenoide, quando acionado ele move uma chapinha dentro dele que aciona a corrente direto da bateria para o arranque. Se você desmontar um bendix velho irá entender melhor como funciona.
Muito obrigado pessoal . Fabrício, é o seguinte, estou estudando o esquema e a linha 50 que vai no motor de partida é de 4mm e ví em algum lugar que passa uma corrente de 30A, procede?
Clayton- Atolado na Lama
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Re: Botão de partida
Clayton, o Selenoide consome uma corrente de 10 a 12 amp, e o motor de arranque consome de 35 a 45 amp.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Botão de partida
Muito obrigado, então vou instalar somente o botão sem o relê. .
Clayton- Atolado na Lama
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Re: Botão de partida
Fabricio, o motor de arranque no momento da partida acho que consome mais, não consome não?
Acho que é papo de mais de 200 A.
Acho que é papo de mais de 200 A.
Fabrício®© escreveu:Clayton, o Selenoide consome uma corrente de 10 a 12 amp, e o motor de arranque consome de 35 a 45 amp.
Diogo Lima- Desbravador Master
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Re: Botão de partida
Ta doido, se consumir isso a bateria arreia... onde viu isso?
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Botão de partida
Diogo, você tem razão em termos, os motores de partida mais novos necessitam de mais torque e potência para entrar em funcionamento do motor do carro, especiamente os diesel, a corrente usada é de 120 a 300 âmperes, o que faz necessário a utilização de um relé auxiliar para evitar queima ou colagem dos contatos do relé do veículo ou do comutador de ignição
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Botão de partida
É isso mesmo, consome de 120 a 300A.
PORÉM é no motor de partida em si, e nao no acionador dele (bendix).
Tanto que o carro deve ter um outro fio bem grosso, tipo uns 10-16mm que vem direto da bateria e é aparafusado no motor de partida. Este só entra em ação qdo é dado o start no bendix que ele acopla uma chapa de aço dentro do motor de partida acionando a alimentação pelo cabo grosso.
abraço
PORÉM é no motor de partida em si, e nao no acionador dele (bendix).
Tanto que o carro deve ter um outro fio bem grosso, tipo uns 10-16mm que vem direto da bateria e é aparafusado no motor de partida. Este só entra em ação qdo é dado o start no bendix que ele acopla uma chapa de aço dentro do motor de partida acionando a alimentação pelo cabo grosso.
abraço
GTMartini- Desbravador Master
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