Partida pesada
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Bugólatra
Volnei S
Guga Pedrosa
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Partida pesada
Bom galera, hoje fui andar no buggy e descobri mais um problema nele
De manha ele ligou tranquilo, partida normal.
Dei umas voltas nele, paro em um posto de gasolina e ele morreu na marcha lenta.
Até ai beleza, eu tinha regulado a marcha-lenta dele muito em baixo.
Mas quando tento ligar novamente, a partida fica muito pesada. Não dava um solo bom.
A princípio achei que era ponto muito adiantado. Mexi no distribuidor pra lá, pra cá, e nada.
Ai esperei um bom tempo no posto, toquei na chave, ele deu um solo massa e pegou.
Rodei com ele por mais um bom tempo. Toda hora com medo que ele morresse na lenta e não conseguisse dar solo.
Mas parei em mais dois postos de gasolina, e ele conseguiu dar partida.
Depois, quando estava já perto de casa ele morre na lenta e o arranque fica pesado
Fiquei tentando dar partida por um tempo e nada.
Perdi a paciência e liguei pro "resgate". Meu pai veio, e rebocou o buggy com o carro dele
Chego em casa, converso um pouco com meu pai, e ele suspeita que seja bateria ruim.
Ele sugere que eu pegue a bateria de outro carro e dê uma chupeta, para comprovar que a minha está ruim.
OK. Vou lá, pego as ferramentas, tiro a bateria do carro, levo pro buggy, e tal...
Mas antes de fazer o teste, tento ligar só com a bateria dele... e não é que pegou
Beleza, fazia um tempão que o motor ficou parado (esperar o resgate, pegar as ferramentas, tirar a bateria do outro carro...).
Mas de repente o motor morre de novo.
Tento ligar, e o arranque está pesado. Boto a chupeta com a outra bateria, deu um solo massa, o motor pega na hora.
Percebi também a bateria do buggy estava meio quente (não sei se isso é normal)...
Ai eu pergunto a vocês, será que é simples problema de bateria ruim, ou esse teste que eu fiz foi apenas coincidência?
Não pode ser algum defeito no motor de arranque ou na fiação?
Algo intermitente, que só acontece quando o motor esquenta?
Pois eu acho meio estranho a bateria ficar sem carga para dar solo, e depois de uns 30 minutos parada, conseguir ter carga para dar um solo bom. Entendem?
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
De manha ele ligou tranquilo, partida normal.
Dei umas voltas nele, paro em um posto de gasolina e ele morreu na marcha lenta.
Até ai beleza, eu tinha regulado a marcha-lenta dele muito em baixo.
Mas quando tento ligar novamente, a partida fica muito pesada. Não dava um solo bom.
A princípio achei que era ponto muito adiantado. Mexi no distribuidor pra lá, pra cá, e nada.
Ai esperei um bom tempo no posto, toquei na chave, ele deu um solo massa e pegou.
Rodei com ele por mais um bom tempo. Toda hora com medo que ele morresse na lenta e não conseguisse dar solo.
Mas parei em mais dois postos de gasolina, e ele conseguiu dar partida.
Depois, quando estava já perto de casa ele morre na lenta e o arranque fica pesado
Fiquei tentando dar partida por um tempo e nada.
Perdi a paciência e liguei pro "resgate". Meu pai veio, e rebocou o buggy com o carro dele
Chego em casa, converso um pouco com meu pai, e ele suspeita que seja bateria ruim.
Ele sugere que eu pegue a bateria de outro carro e dê uma chupeta, para comprovar que a minha está ruim.
OK. Vou lá, pego as ferramentas, tiro a bateria do carro, levo pro buggy, e tal...
Mas antes de fazer o teste, tento ligar só com a bateria dele... e não é que pegou
Beleza, fazia um tempão que o motor ficou parado (esperar o resgate, pegar as ferramentas, tirar a bateria do outro carro...).
Mas de repente o motor morre de novo.
Tento ligar, e o arranque está pesado. Boto a chupeta com a outra bateria, deu um solo massa, o motor pega na hora.
Percebi também a bateria do buggy estava meio quente (não sei se isso é normal)...
Ai eu pergunto a vocês, será que é simples problema de bateria ruim, ou esse teste que eu fiz foi apenas coincidência?
Não pode ser algum defeito no motor de arranque ou na fiação?
Algo intermitente, que só acontece quando o motor esquenta?
Pois eu acho meio estranho a bateria ficar sem carga para dar solo, e depois de uns 30 minutos parada, conseguir ter carga para dar um solo bom. Entendem?
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Re: Partida pesada
Aí Gustavo. Você pode estar com o motor de aranque pesado e a bateria meia boca. Quando o motor tá quente os dois problemas se somam. Ande o dia de amanhã com a bateria do carro só pra definir o estado da bateria.
Volnei S- Homem das Dunas
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Re: Partida pesada
Olá Guga, amigo pelos sintomas citado com certeza o seu problema esta nas buchas do arranque que estão gastas, troque as duas, a do fundo do arranque a da caixa seca que certamente a partida do motor vai ficar normal, querendo aproveitar a mão de obra troque também as escovas.
EVILASIO
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Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Re: Partida pesada
Guga, boa tarde!
Pode ser várias coisas, pode ser o que o amigo evilasio disse, pode ser falta de aterramento na bateria ou no arranque, pode ser ponto avançado, mas bateria não é... ela está esquentando, isso é sintoma de aterramento ruim, faz a bateria e os cabos esquentarem também, ou até mesmo o arranque virando pesado...
Pode ser várias coisas, pode ser o que o amigo evilasio disse, pode ser falta de aterramento na bateria ou no arranque, pode ser ponto avançado, mas bateria não é... ela está esquentando, isso é sintoma de aterramento ruim, faz a bateria e os cabos esquentarem também, ou até mesmo o arranque virando pesado...
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Partida pesada
Vou bicar também.
Quando você regulou a lenta o alternador deixou de carregar a bateria quando em marcha lenta muito lenta, aí quando morreu a bateria estava meia bomba.
Provavelmente é uma bateria de 40Ah, e já com alguns anos de uso.....
Viu? Bico bem.
Quando você regulou a lenta o alternador deixou de carregar a bateria quando em marcha lenta muito lenta, aí quando morreu a bateria estava meia bomba.
Provavelmente é uma bateria de 40Ah, e já com alguns anos de uso.....
Viu? Bico bem.
Pietro- Moderador
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Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
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Re: Partida pesada
Dei partida hoje no motor e ele pegou de primeira. Deu um solo bom...Volnei S escreveu:Aí Gustavo. Você pode estar com o motor de aranque pesado e a bateria meia boca. Quando o motor tá quente os dois problemas se somam. Ande o dia de amanhã com a bateria do carro só pra definir o estado da bateria.
Então já posso descartar problemas com a bateria né?
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Re: Partida pesada
São as buchas do eixo do induzido né?Evilasio escreveu:Olá Guga, amigo pelos sintomas citado com certeza o seu problema esta nas buchas do arranque que estão gastas, troque as duas, a do fundo do arranque a da caixa seca que certamente a partida do motor vai ficar normal, querendo aproveitar a mão de obra troque também as escovas.
EVILASIO
É meio estranho isso, eu lembro que troquei elas em janeiro. É um trampo até chatinho para tirar da caixa seca...
Alguém tem alguma dica pra tirar e colocar? Da ultima vez o eletricista usou uma ferramenta própria para isso.
Como que essas buchas podem deixar o arranque mais pesado?
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Re: Partida pesada
GUGA: O motor chegou a morrer e conseguiu aranque legal, daí descarta o problema da bateria. Com o motor frio voçê disse que tava legal o aranque.Guga Pedrosa escreveu:Dei partida hoje no motor e ele pegou de primeira. Deu um solo bom...Volnei S escreveu:Aí Gustavo. Você pode estar com o motor de aranque pesado e a bateria meia boca. Quando o motor tá quente os dois problemas se somam. Ande o dia de amanhã com a bateria do carro só pra definir o estado da bateria.
Então já posso descartar problemas com a bateria né?
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
O motor de aranque pesado deve ser estas buchas que o Evilásio falou e/ou as escovas gastas. Se for tira-lo troque os dois.
Também temos a dica do Fabrício sobre o aterramento.
Volnei S- Homem das Dunas
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Re: Partida pesada
Ponto adiantado eu tenho certeza que não é.Fabrício-RJ escreveu:Guga, boa tarde!
Pode ser várias coisas, pode ser o que o amigo evilasio disse, pode ser falta de aterramento na bateria ou no arranque, pode ser ponto avançado, mas bateria não é... ela está esquentando, isso é sintoma de aterramento ruim, faz a bateria e os cabos esquentarem também, ou até mesmo o arranque virando pesado...
Mexi muito no distribuidor e de nada adiantou...
Agora, aterramento é bem provável.
Para onde vai o cabo do terra da bateria nos buggys de chassi tubular? Nill?
E como é feito o aterramento do motor de arranque?
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Re: Partida pesada
A buxas deixa o arranque virar pesado pelo seguinte, o induzido tem que trabalhar alinhado, centrado, com a buxa gasta ele tem um leve deslocamento para os lados e gira pesado, prendendo... eu tiro esta buxa geralmente com um parafuso que de pra forçar e parafusar nela, depois é só puxar que sai da caixa seca.
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Partida pesada
Nada, eu sempre fico atento a luz do alternador do painel. Sempre regulo pra deixa-la apagada.Pietro escreveu:Vou bicar também.
Quando você regulou a lenta o alternador deixou de carregar a bateria quando em marcha lenta muito lenta, aí quando morreu a bateria estava meia bomba.
Provavelmente é uma bateria de 40Ah, e já com alguns anos de uso.....
Viu? Bico bem.
Provavelmente não foi isso não...
A bateria é meio velhinha mesmo, mas a danada é dura na queda!
Mesmo passando muito tempo sem ligar o buggy, quando tento ela mostra que ainda está viva
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Re: Partida pesada
Volnei S escreveu:O motor de aranque pesado deve ser estas buchas que o Evilásio falou e/ou as escovas gastas. Se for tira-lo troque os dois.
Também temos a dica do Fabrício sobre o aterramento.
Fabrício-RJ escreveu:A buxas deixa o arranque virar pesado pelo seguinte, o induzido tem que trabalhar alinhado, centrado, com a buxa gasta ele tem um leve deslocamento para os lados e gira pesado, prendendo...
Ok.
Estou apostando minhas fichas no motor de arranque e no aterramento.
Agora só fico meio intrigado com uma coisa...
Se a bucha está ruim, era para o motor de arranque girar pesado toda hora, não?
Porque ele só gira pesado quando o motor esquenta?
Entendi.Fabrício-RJ escreveu:eu tiro esta buxa geralmente com um parafuso que de pra forçar e parafusar nela, depois é só puxar que sai da caixa seca.
Eu não lembro direito, mas o mais complicado é para tirar né?
Para colocar é só "empurrar" para dentro do furo da caixa seca, não é?
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Re: Partida pesada
Guga Pedrosa escreveu:Volnei S escreveu:O motor de aranque pesado deve ser estas buchas que o Evilásio falou e/ou as escovas gastas. Se for tira-lo troque os dois.
Também temos a dica do Fabrício sobre o aterramento.Fabrício-RJ escreveu:A buxas deixa o arranque virar pesado pelo seguinte, o induzido tem que trabalhar alinhado, centrado, com a buxa gasta ele tem um leve deslocamento para os lados e gira pesado, prendendo...
Ok.
Estou apostando minhas fichas no motor de arranque e no aterramento.
Agora só fico meio intrigado com uma coisa...
Se a bucha está ruim, era para o motor de arranque girar pesado toda hora, não?
Porque ele só gira pesado quando o motor esquenta?Entendi.Fabrício-RJ escreveu:eu tiro esta buxa geralmente com um parafuso que de pra forçar e parafusar nela, depois é só puxar que sai da caixa seca.
Eu não lembro direito, mas o mais complicado é para tirar né?
Para colocar é só "empurrar" para dentro do furo da caixa seca, não é?
Abraços,
Gustavo Pedrosa
é isso ae, tirar é mais dificil que colocar, mas é so ter um pouco de paciencia que sai fácil...
Fabrício®©- Louco das Dunas
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Re: Partida pesada
o meu buguelo tava fazendo a mesma coisa, achava que estava fora do tempo, adiantado, mas não, eu tive que mandar retirar o motor de partida, limpeza, lubrificação, troca de escovas e chave magnética, por R$ 100,00 ficou uma beleza, dá partida qtas vezes quiser sem nem achar ruim... detalhe, eu já havia substituído essas buchas a menos de 2 meses...
brunorodrigo- Super Bugueiro
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Re: Partida pesada
É cara, me lembraram no outro fórum que quando o motor esquenta, as peças se dilatam um pouco, ai qualquer sujeirinha dentro do motor de arranque vai fazer com que ele gire pesado...brunorodrigo escreveu:o meu buguelo tava fazendo a mesma coisa, achava que estava fora do tempo, adiantado, mas não, eu tive que mandar retirar o motor de partida, limpeza, lubrificação, troca de escovas e chave magnética, por R$ 100,00 ficou uma beleza, dá partida qtas vezes quiser sem nem achar ruim... detalhe, eu já havia substituído essas buchas a menos de 2 meses...
Esse arranque eu troquei em janeiro, o eletricista me garantiu que ele estava revisado com escova nova, bucha, etc... Mas acho que vou ter que abrir ele mesmo
Quando eu tiver tempo vou checar essas coisas com calma. Arranque, fiação...
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Re: Partida pesada
É verdade, tirar a bucha da carcaça da um trabalhinho irritante mas faça como o amigo Fabricio indicou que é a maneira mais fácil de tirar elas, para você definir o melhor parafuso para esse serviço faça da seguinte maneira: quando comprar a bucha nova vá a uma loja de parafusos peça um de +- uns 12 cm de comprimento e meça a bucha nele na forma que o parafuso fique mais grosso que o diâmetro interno da bucha e mais fino que o diâmetro externo para não danificar o alojamento da bucha, em seguida desligue o terminal + da bateria antes de tirar o motor de partida e enrrosque o parafuso no centro da bucha atpe perceber que ele enscostou na carcaça do motor e depois puxe-o para traz que a bucha sai, e se você quiser trabalhar mais folgado calce bem o carro e levante-o com um macaco retire o pneu traseiro direito e bote ele num local que se o com o balançado o carro escapolir do macaco o pneu segure o mesmo.Guga Pedrosa escreveu:Volnei S escreveu:O motor de aranque pesado deve ser estas buchas que o Evilásio falou e/ou as escovas gastas. Se for tira-lo troque os dois.
Também temos a dica do Fabrício sobre o aterramento.Fabrício-RJ escreveu:A buxas deixa o arranque virar pesado pelo seguinte, o induzido tem que trabalhar alinhado, centrado, com a buxa gasta ele tem um leve deslocamento para os lados e gira pesado, prendendo...
Ok.
Estou apostando minhas fichas no motor de arranque e no aterramento.
Agora só fico meio intrigado com uma coisa...
Se a bucha está ruim, era para o motor de arranque girar pesado toda hora, não?
Porque ele só gira pesado quando o motor esquenta?Entendi.Fabrício-RJ escreveu:eu tiro esta buxa geralmente com um parafuso que de pra forçar e parafusar nela, depois é só puxar que sai da caixa seca.
Eu não lembro direito, mas o mais complicado é para tirar né?
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Gustavo Pedrosa
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Re: Partida pesada
O MEU BUGGY tava assim, quando esquentava o motor a lenta ficava ruim,e o motor morria , saia fumaça etc e tal,ai fiz retifica do motor e ele ficou bom ,um abraço.
claudio castilho- Interessado
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Re: Partida pesada
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Fabrício®©- Louco das Dunas
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