Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Compressor pegou fogo

+8
Volnei S
André - Maricá/RJ
Daniel Sul
jperson
Nil
Pietro
Beco
Diogo Lima
12 participantes

Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Compressor pegou fogo

Mensagem por Diogo Lima Dom Set 12, 2010 1:23 pm

Olá pessoal,
Hoje acordei (fui acordado na verdade) com uma notícia super estranha, o meu compressor tava pegando fogo...
Arrumei um lugar no quintal do meu tio para guardar algumas ferramentas e as peças do buggy e este lugar era um banheiro que foi construido na epoca do meu avô e acho que nunca serviu como banheiro mesmo, sempre foi um deposito de bagulho... pois bem, arrumei minhas coisas la e fiz uma extensão de 50 metros (pegando direto do relógio) com cabo flexivel de 6mm para ligar o compressor mas mesmo o cabo com esta bitola o compressor as vezes ratiava pra da a partida, ratiava mas pegava, o cabo ainda tava fino pra esta distancia toda (parecia problema de capacitor mas não era) ontem trabalhei o dia inteiro com o compressor numa boa e percebi que ele só ratiava com o ar fechado, ou seja, ele armava, a valvula fechava e o ar do cilindro pressionava o pistão e ele não tinha força pra empurrar de volta mas com o compressor consumindo o ar (em uso) ele funcionava normalmente, quando terminei tudo deixei algumas maquinas pelo chão mesmo porque iria voltar a trabalhar no buggy hoje cedo e pro meu azar... esqueci o compressor ligado na posição automático, o que aconteceu... ele estava desarmado porque estava cheio mas veio escapando o ar devagarinho e entre 6:00 e 7:00 da manhã de hoje o compressor armou sozinho, ou pelo menos tentou armar, não conseguiu e foi se derretendo e pegou fogo, o meu tio saiu as 6:00hs e ainda não tinha nada de errado logo depois começou o estrago... no meio de tanto azar, dei uma grande sorte, vejam o que tinha em cima dele no meio do fogaréu.

Compressor pegou fogo 0003831

A minha tia acordou no susto a fumaça preta ja tava indo longe e ela acordou o meu primo pra tirar o carro dele que estava ao lado deste banheirinho, o carro não pegou não sei porque e ele no desespero começou a jogar areia no meio do fogo, uma destas situações que a gente ri depois de tudo... enfim a furadeira derreteu também, a esmerilhadeira foi salva por centimetros mas perdeu o cabo, a extensão, as maletas.... graças a Deus os solventes não pegaram fogo e se isso acontecesse aí sim seria muito complicado... do buggy nada se perdeu o capu estava a centimetros do fogaréu e nem sujo de fumaça ficou...
Este é o tipo de situação que depois que acontece a gente vê como foi imprudente em vários pontos mas sabemos que no dia a dia a gente acaba relaxando em alguns conceitos, mas o mais importante é alertar e deixar sempre esses alertas bem vivo pra todos pra que lembrem nas horas certas pra evitar principalmente de se machucar (graças a Deus não foi o caso) e é aquilo, um óculos que ta longe na hora de cortar um ferrinho de nada, é só um pontinho de solda, nem precisa apertar é só um teste... essas coisas que são problemáticas, neste meu caso foi "dobrar o cabo só pra isso? se em funcionamento ta indo, ja ta bom!".

Vale comentar que tinha um disjuntor de 40 mas pra quem entende um pouco de eletricidade não precisa nem explicar o porque ele não desarmou.

Passado o susto, bola pra frente...
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6208
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por Beco Dom Set 12, 2010 2:48 pm

É uma situação complicada, que poderia ter sido muito pior. Teu tio não vai te expulsar daí, vai? Bem, parece que, do teu compressor, sobra só o tanque. Lamento que o amigo tenha tido este contratempo.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11932
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por Pietro Dom Set 12, 2010 3:26 pm

Carlão escreveu:É uma situação complicada, que poderia ter sido muito pior. Teu tio não vai te expulsar daí, vai? Bem, parece que, do teu compressor, sobra só o tanque. Lamento que o amigo tenha tido este contratempo.

É complicado mesmo. E o que sobrou necessita de uma avaliação, pois é um vaso de pressão e com a temperatura pode ter sofrido alguma avaria, que só deve aparecer quando estiver com pressão.
É bom fazer um teste hidrostático (colocar a pressão (1,5 x a nominal) com água). A água não expande, então não estoura.
No mais é só um grande susto e muita história para os netos. Very Happy Dá para reunir todo mundo do na churrasqueira e contar dando ênfase na tia jogando areia. alien

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7676
Data de inscrição : 20/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por Nil Dom Set 12, 2010 3:52 pm

Diogo, "ALGUÉM" não permitiu o pior!
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10121
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por jperson Dom Set 12, 2010 3:52 pm

Que lastima!
Menos mal que o estrago não foi maior.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10792
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por Convidad Dom Set 12, 2010 4:57 pm

Diogo em meio a todo esse sufoco e prejuízo, não é demais achar que a coisa ficou barata!! Poderia realmente ter sido muiito pior e ainda bem que não teve feridos ... isso é o mais importante!!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por Daniel Sul Dom Set 12, 2010 5:15 pm

a unica tristeza que fica é o atrazo no trabalho de reforma do buggy do mais , so alegria!!! ( ninguem ferido , e saúde é tudo)
Daniel Sul
Daniel Sul
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 697
Idade : 48
Localização : rio de janeiro
Tipo de Buggy : TOY
Pontos : 6347
Data de inscrição : 21/09/2008

http://www.fcretifica.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por André - Maricá/RJ Dom Set 12, 2010 5:36 pm

É Diogo lamento muito o prejuízo. Eu também tenho um compressor que as vezes acontece isso (de não armar), mas logo o disjuntor é desligado. As vezes de madrugada eu escuto ele ligando, que bom que ele consegue armar, já pensou ficar sem luz ou até mesmo pegar fogos de madrugada. O estranho que eu também coloquei um cabo grosso de 10mm de mais ou menos 20m e ele as vezes custa para armar. Ah o motor é de 3Hp.
André - Maricá/RJ
André - Maricá/RJ
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 139
Idade : 49
Localização : Maricá/RJ
Tipo de Buggy : Tenho um Bugre modelo IV
Pontos : 5862
Data de inscrição : 11/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por Diogo Lima Dom Set 12, 2010 10:41 pm

André não sei como é o sistema do seu compressor mas este que queimou eu sempre tive o pé atras com ele porque na minha opinião o sistema de torque dele muito mal feito, o eixo do motor dele fica direto na biela do pistão e não tem nenhuma redução, o motor dele era de 1,5 HP com um capacitor de 70uf gigante, pelo que me parece eles projetaram um compressor sem nenhuma distribuição de força e para compensar isto usaram um capacitor meio que enforcando o motor e o giro também parece alto demais por consequencia, alem disso a temperatura do corpo do pistão acaba chegando ao estator com muita facilidade mantendo tudo muito quente, desde que comprei este compressor reparei que ele consumia demais e em alguns casos chamuscava o plug da tomada todo, isso sem contar que se usasse mais de meia hora o rele térmico abria e levava HORAS pra voltar a funcionar e depois que voltava parava novamente em menos de 5 minutos, a tinta secava na pistola e o compressor não ligava, o pressostato ja tava armado e o rele de temperatura aberto, com isso acabei arrancando o rele térmico e instalei um cooler gigante que refrescava ele mesmo enquanto o motor estava desligado, funcionou assim durante um bom tempo, se tivesse o rele no lugar nao teria pegado fogo mas também ele nem estaria ali porque seria um aparelho sem uso, cheguei a pensar que o motor poderia ter vindo com defeito mas funcionou tanto tempo sem o rele e com o cooler que acabei concluindo que o rele térmico que estava "sensivel" demais para temperatura de trabalho do motor, e assim acabou indo e indo mas o problema de só funcionar com cabo de bitola grossa sempre foi presente em varios locais onde meu pai trabalhou com ele e pra se ter uma ideia la na casa de itaipuaçu ele nunca nem armou, o fato de ter pego fogo foi só um detalhe em meio a tanta coisa junta mas hoje eu só compro um compressor se for do modelo tradicional, motor, correia, pistão, tudo separado com a redução certinha, esse lance de tudo "onboard" não gostei não, e esta opinião ja existe mesmo antes da fatalidade. Pra quem for comprar um compressor é bom se informar sobre isto que escrevi, não que eu esteja certo mas até pela diferença de preço ja da pra se ter uma ideia, um compressor identico ao que queimou custa quase R$ 500,00 o outro modelo com a mesma potencia e com cilindro do mesmo tamanho mas com o motor separado custa quase R$ 1.300,00 quase 3 vezes o valor, não é possivel que os dois modelos possam ter as mesmas caracteristicas com valores tão diferente sem nenhuma vantagem.
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6208
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por André - Maricá/RJ Seg Set 13, 2010 10:28 am

Diogo, o meu compressor é igual a este da foto.

Compressor de Ar Schulz - 15 pés - 180 litros - motor 3 hp - CSL 15BR/180 - 110/220V

Compressor pegou fogo 22347
André - Maricá/RJ
André - Maricá/RJ
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 139
Idade : 49
Localização : Maricá/RJ
Tipo de Buggy : Tenho um Bugre modelo IV
Pontos : 5862
Data de inscrição : 11/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por Volnei S Seg Set 13, 2010 7:25 pm

Diogo escreveu: "Este é o tipo de situação que depois que acontece a gente vê como foi imprudente em vários pontos mas sabemos que no dia a dia a gente acaba relaxando em alguns conceitos, mas o mais importante é alertar e deixar sempre esses alertas bem vivo pra todos pra que lembrem nas horas certas pra evitar principalmente de se machucar (graças a Deus não foi o caso) e é aquilo, um óculos que ta longe na hora de cortar um ferrinho de nada, é só um pontinho de solda, nem precisa apertar é só um teste... essas coisas que são problemáticas, neste meu caso foi "dobrar o cabo só pra isso? se em funcionamento ta indo, ja ta bom!".
Vale comentar que tinha um disjuntor de 40 mas pra quem entende um pouco de eletricidade não precisa nem explicar o porque ele não desarmou".

Volnei diz: Aí DIOGO, você tem o o espirito bugueiro, nos pasando esta situação que te aconteceu pra alertar os amigos aqui do PB. Com certeza no dia dia de cada um de nós temos situações de risco também.
Os amigos já falaram o que importa ou seja foi-se apenas um compressor. Abçs
Volnei S
Volnei S
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2201
Idade : 63
Localização : Emis com Portas
Tipo de Buggy : Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos : 7592
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por Fabrício®© Seg Set 13, 2010 8:03 pm

Caraca, que estrago eim, este balão ai já era, pelo jeito que está na foto com certeza destemperou... não tente reaproveitá-lo pode ser muito perigoso.
Um pintor aqui perto de casa tentou recuperar um velho compressor, até funcionou, mas num certo dia o balão explodiu por sorte ele não morreu, mas ficou internado no hospital, porque a explosão foi grande e feriu gravemente o braço dele e chegou arrancar as telhas de onde ele pintava os carros...
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9919
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty compressor pegou fogo

Mensagem por Samuca Qua Abr 20, 2011 9:33 pm

aí pessoal, todo buggueiro geralmente tem uma mini oficina em casa ou algum lugar.
eu tenho uma na casa de meu pai,e utilizo o seguinte sistema, coloquei uma chave geral tipo disjuntor só que maior em tamanho, ligando e desligando tudo que eu uso, tomadas, lamp.,compressor.Criei um habito tao forte que quando entro na oficina, ligo, qdo saio desligo,nem que meu pai me chame para tomar um cafezinho, a chave fica ao lado da porta e sugiro que ainda coloque uma lampada p/ fora que com a chave ligado fica acesa o tempo todo, assim a noitinha vc logo se toca opa preciso desligar.
o interessante é que criei o habito tbm com um compressor que é trifasico, eu ainda ñ tinha a chave, o mesmo lance de esquecer o compr ligado porem cheio de ar, um vazamento, ai à noite sai a energia e pra minha ALEGRIA só voltam duas fases qdo o compressor armou nao partiu por falta de uma fase e queimou,resultado gastei 350 lulas para rebobinar o motor + a chave e sim + o habito que sai muito mais barato, parace besteira mas com o sistema TABAJARA meus problemas acabaram.
Vlw pessoal
Samuca
Samuca
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 117
Idade : 46
Localização : pomerode/sc
Tipo de Buggy : glaspac 72 azul,
Pontos : 4945
Data de inscrição : 10/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por VIVINHOM Qua maio 04, 2011 8:37 am

Compressor pegou fogo Meucompressor1.th

Compressor pegou fogo Meucompresorcompressor2.th

Aí está parte do meu futuro compressor, coisa de doido e de pardal, mas vai ficar uma porrada.
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9378
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por Fabrício®© Qui maio 05, 2011 8:39 am

Vivinho, era um compressore de refrigerador?
Eu pensei que vc etava montando com motor 6 cilindros de caminhoete c 10.
Vai fazer o balão com o que?
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9919
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por Fabiano Marques Qui maio 05, 2011 9:42 am

Nossa como será esse compressor?
Fabiano Marques
Fabiano Marques
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7292
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por VIVINHOM Qui maio 05, 2011 10:02 am

O cilindro é de gnv para 200 bar, esse motor é de 1,5 cv e o cabeçote eu ñ sei ainda, só sei que estava numa câmara frigorífica, vai gerar bastante pressão, lógico que vou colocar todos os acessório de segurança, estava querendo arrumar um cilindro de 13m3 , eu ganhei um de 9mts (40 litros) se ñ me engano, porém o ideal seria de 13mts, vou ver no que dá, no decorrer do processo vou postando fotos, abraços.
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9378
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por Fabrício®© Qui maio 05, 2011 10:16 am

Vivinho, tem um amigo que esta vendendo um cilindro de GNV de 23 metros com o redutor de gas, por 400 reais, se lhe enteressar...
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9919
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por VIVINHOM Qui maio 05, 2011 10:19 am

Amigão, os cilindros que vou usar são de descarte das lojas de gnv, cilindros novos ñ vale a pena, mas obrigado assim mesmo.
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9378
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por Fabrício®© Qui maio 05, 2011 1:45 pm

Blz vivinho, o cilindro é usado mesmo, mas em condiçoes de uso em carro.
Só cuidado com cilindros que são descartados no reteste de GNV, estes não servem mais para alta pressão.
A pouco tempo explodiu um balão de ar de um compressor em uma oficina de pintura aqui na cidade, arrancou o telhado da oficina, por muita sorte o pintor não perdeu o braço, mas acho que o compressor dele deveria estar engatilhado.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9919
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por Fabiano Marques Qui maio 05, 2011 4:28 pm

Fabrício-RJ escreveu:Blz vivinho, o cilindro é usado mesmo, mas em condiçoes de uso em carro.
Só cuidado com cilindros que são descartados no reteste de GNV, estes não servem mais para alta pressão.
A pouco tempo explodiu um balão de ar de um compressor em uma oficina de pintura aqui na cidade, arrancou o telhado da oficina, por muita sorte o pintor não perdeu o braço, mas acho que o compressor dele deveria estar engatilhado.
Muito cuidado nas adaptações pessoal, segurança em primeiro lugar, pesquisem bastante antes de partirem para a prática!
Fabiano Marques
Fabiano Marques
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7292
Data de inscrição : 19/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por Fabrício®© Qui maio 05, 2011 4:30 pm

Para quem tem estomago forte, pesquise no Google "explosão de compressor" as imagens são fortes.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9919
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Compressor pegou fogo Empty Re: Compressor pegou fogo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos