Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fluido de freio

+2
Beco
Prado
6 participantes

Ir para baixo

Fluido de freio Empty Fluido de freio

Mensagem por Prado Sáb Jun 26, 2010 3:20 pm

Ola! Fui da uma revisada nos freios e notei que o fluido de freio estava muito viscoso.
( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] acho q isso não é 1 bom sinal ) Vou trocalo mas tenho uma duvida. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Como limpar a tubulação? Tem algum produto para fazer a limpeza que não agrida os reparos?
Obrigado !
Prado
Prado
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 54
Idade : 41
Localização : Ponta Grossa, Parana
Tipo de Buggy : coyote
Pontos : 5634
Data de inscrição : 14/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fluido de freio Empty Re: Fluido de freio

Mensagem por Beco Sáb Jun 26, 2010 4:16 pm

Não se limpa a tubulação. O correto é fazer chegar fluido novo nas quatro rodas. colocando novo no reservatório e abrindo um por um os sangradores, deixando fluir até vir o novo (pela cor, dá para ver). Tem que ter ajuda para fazer isso, para não deixar entrar ar no sistema.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11936
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fluido de freio Empty Re: Fluido de freio

Mensagem por ébano "cara-de-pau" Sáb Jun 26, 2010 6:32 pm

carlão será que vc poderia explicar melhor com é feito essa troca e a técnica utilizada para não entrar ar na tubulação.

desde já agradeço!
ébano
ébano "cara-de-pau"
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 158
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/rj
Tipo de Buggy : EMIS 86
( ELVIS )
Pontos : 5827
Data de inscrição : 21/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fluido de freio Empty Re: Fluido de freio

Mensagem por Beco Sáb Jun 26, 2010 7:37 pm

a maneira mais simples é primeiro trocar o fluido do reservatório. Os fuscas antigos (o Velho, por exemplo), em um reservatório simples, com um caninho ligando ao cilindro mestre. É só retirar o caninho para drenar o reservatório, recolocar o caninho e completar o fluido. Se ninguém tocar no freio, não vai entrar ar no sistema e vais ter o fluido novo no reservatório.

Depois, com o auxílio de algum amigo, faz uma sangria em cada uma das rodas, para sair o fluido velho da tubulação. Assim, começando na roda traseira direita (a mais distante do mestre), pede para o amigo pressionar o freio com força e manter o pé no freio, sem soltar. Quando ele estiver apertando, tu abres o sangrador - pecinha que parece uma graxadeira - para sair um pouco do líquido. Aperta novamente, pede para o amigo soltar o freio. Aperta o freio de novo, abre o sangrador, fecha o sangrador, solta o freio. O cuidado é que se ele soltar o freio com o sangrador aberto, vai entrar ar no sistema.

Dá uma conferida no nível do líquido lá no reservatório e parte para a outra roda traseira. A mesma coisa na dianteira esquerda e direita. Até sair líquido novo.

Dá trabalho, mas funciona.

Cuidado para não cair fluido em áreas pintadas, que ele tira a pintura!

Usa DOT3, que é o original do Fusca. Pode usar o 4, que praticamente é o mesmo, um pouquinho melhor. Mas não usa o 5, que é incompativel com o 3 e não dá para usar este sistema de misturar os dois.

Procurei um artigo que mostrava com fotos como fazer, mas não encontrei. Se achar, posto aqui.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11936
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fluido de freio Empty Re: Fluido de freio

Mensagem por Beco Sáb Jun 26, 2010 7:40 pm

O fluido de freio é absurdamente higroscópico, e esta é a razão para a troca a cada dois anos, pelo menos, mesmo que o carro nao seja muito usado.

Achei este artigo interessante, que mostra como fazer um sistema de sucção para sangrar freios. Quem já tentou sangrar um fusca com ar no sistema, sabe o quanto se sofre!!!! Simples e muito funcional, além de poder se fazer sem auxílio.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11936
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fluido de freio Empty Re: Fluido de freio

Mensagem por Diogo Lima Sáb Jun 26, 2010 10:47 pm

eu ja tentei usar este tipo de técnica pra sangrar o freio e não achei muito interessante não, esse lance de fazer sangria sozinho pelo menos no meu caso não deu muito certo, na verdade até deu mas achei mais trabalhoso, o esquema da mangueira que a gente coloca no parafuso da sangria tem que ter um aperto milimétrico d+, se estiver muito solto entra ar mesmo com a borracha e se estiver apertado, como era de se esperar, não entra e nem sai nada, no final até funciona mas eu particularmente prefiro fazer a sangria com alguém ajudando, o macete que percebi é que assim que abrir a sangria e o pedal chegar na lata, a gente tem que fechar na hora, bateu o pedal no fundo, fechou! não tenho certeza mas acho que ficando com a sangria aberta alguns segundos me parece que o proprio ralaxamento do sistema faz sugar um pouquinho de ar, não tenho certeza se é isso que acontece mas depois que passei a fazer desta forma, o freio fica bom logo sem ter que abrir e fechar varias e varias vezes.

Um dia desses vi num manual do fusca ensinando fazer desta forma que o Carlou postou (usando uma mangueira num pote), me parece que esta realmente é a forma correta, essas experiencias que descrevi foram baseada no meu FIAT TIPO, acredito que seja a mesma teoria, é o caso de testarem pra ver em que técnica se sai melhor.
Diogo Lima
Diogo Lima
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6212
Data de inscrição : 19/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fluido de freio Empty Re: Fluido de freio

Mensagem por Volnei S Dom Jun 27, 2010 6:53 am

Belaza, mais um conhecimento adquirido. Sangria do freio, nunca fiz agora poso tentar, valeu.
Volnei S
Volnei S
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2201
Idade : 63
Localização : Emis com Portas
Tipo de Buggy : Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos : 7596
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fluido de freio Empty Re: Fluido de freio

Mensagem por Beco Dom Jun 27, 2010 1:02 pm

Os gringos tem um kit que facilita muito a sangria. É uma espécie de bomba de vácuo manual, que além de facilitar a retirada do fluido velho do reservatório (para isso, dá para usar uma seringa descartável) faz uma sangria a vácuo nas rodas. Muito eficiente, sem dúvida, barato (por lá) e simples. Mas nada parecido por aqui...
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11936
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Fluido de freio Empty Re: Fluido de freio

Mensagem por Convidad Dom Jun 27, 2010 1:09 pm

Usa DOT3, que é o original do Fusca. Pode usar o 4, que praticamente é o mesmo, um pouquinho melhor. Mas não usa o 5, que é incompativel com o 3 e não dá para usar este sistema de misturar os dois.

Procurei um artigo que mostrava com fotos como fazer, mas não encontrei. Se achar, posto aqui.[/quote]


Eu particularmente uso DOT4 em razão do uso que faço do Buggy ... muita maresia e freios bem exigidos merecem um cuidado a mais e não custa tanto assim, vale a pena!!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fluido de freio Empty Re: Fluido de freio

Mensagem por ébano "cara-de-pau" Dom Jun 27, 2010 4:55 pm

muito obrigado a todos!
ébano
ébano "cara-de-pau"
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 158
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/rj
Tipo de Buggy : EMIS 86
( ELVIS )
Pontos : 5827
Data de inscrição : 21/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fluido de freio Empty Re: Fluido de freio

Mensagem por ébano "cara-de-pau" Sáb Ago 07, 2010 6:38 pm

o fluid dá algum sinal da hora de trocar? se sim, quais?
ébano
ébano "cara-de-pau"
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 158
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/rj
Tipo de Buggy : EMIS 86
( ELVIS )
Pontos : 5827
Data de inscrição : 21/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fluido de freio Empty Re: Fluido de freio

Mensagem por Kleyton Maia Dom Ago 08, 2010 5:33 pm

Acho que fica com uma cor mais escura e vai ficando grosso , na duvida ja faz a troca e anota o tempo medio dizem fazer a troca a cada 2 pastilhas alguem confirma ?
Kleyton Maia
Kleyton Maia
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1268
Idade : 40
Localização : Santos
Tipo de Buggy : Kadron
Pontos : 7198
Data de inscrição : 20/10/2008

http://kadron74.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Fluido de freio Empty Re: Fluido de freio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos