Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Me ajudam a preparar um 1300?

+5
Guga Pedrosa
jperson
Fabrício®©
Volnei S
sage
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por sage Qua Jun 16, 2010 10:00 am

Olá amigos,

O meu buggy tem motor 1300 dos antigos.

- Transformar em 1600 é a melhor opção? O que preciso trocar? Quanto vou gastar?

- Carburação dupla, onde conseguir com valor bom?

- Devo manter o Câmbio do 1300? A quarta marcha não fica engatada, volta sozinha pro neutro! Devo arrumar ou trocar por outra? Qual seria a melhor caixa pra andar bem?

Quais as dicas pra ter um motor forte sem gastar muito?

Abraço!
sage
sage
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 12
Localização : RS
Tipo de Buggy : Baby
Pontos : 5146
Data de inscrição : 07/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por Convidad Qua Jun 16, 2010 10:42 am

Sage, antes de mais nada, bem vindo ao Fórum!
Sua tarefa não é complicada, mas vai depender de qual tipo de uso que quer dar ao carro, bem como a quantidade de Lulas $$$ que tem pra gastar!!!
Se quer apenas um carro mais esperto sem um custo muito elevado, mande retirar os cabeçotes para fazer uma revisão geral e "abrir" para a instalação de um Kit 1600, a taxa de compressão vai subir e vai sentir seu motor bem diferente ... aqui o mais caro é o Kit mas não demanda muita mão de obra pois não precisa abrir o motor, coisa simples mesmo. Isso nem preciso dizer que o motor deve estar em boas condições (sem folgas ou grandes vazamentos por exemplo), do contrário vai ter problemas, pois um motor mais forte vai acabar de estragar o que já não estava bom!! Os cabeçotes do 1300 são de entra simples que seguram os giros em torno de 4000 a 4300 giros, isso vai te dar mais tork e garantir a vida útil do motor, portanto se resolver trocar os cabeçotes para os de 1600 com entrada dupla vai gastar mais e terá que abrir o motor para mudar o virabrequim também!
A dupla carburação ajuda a alimentar melhor o motor, assim gera economia e desempenho melhores, mas para um Buggy que anda em areia ou terrenos mais acidentados fica difícil manter a regulagem e equalização dos mesmos ( os fusqueiros vão me matar!!), por isso que vc vê a imensa maioria dos bugueiros com carburação simples, mas para alimentar direito um motor 1600, coloque um Solex Pic 30 bem calibrado que dá conta do recado, o seu deve ser um Pic 30s, parece que não mas dá diferença!!
Outras coisinhas que sempre ajudam ... se o seu sistema ainda for platinado, troque por uma ignição eletrônica para ajudar na queima da mistura e a manter a regulagem do ponto de ignição. Substitua o escapamento por um 4X1 tipo Puma de boa qualidade e com o sistema de aquecimento do pé do coletor para ajudar a dar mais força ao seu motor e o principal ... coloque o sistema de refrigeração das Kombis modernas com capela e radiador de oléo deslocado que os cilindro 3 e 4 vão te agradecer bastante além de você garantir a vida útil do seu motor.
Quanto ao câmbio se o seu for o original deve estar usando a relação 8X35 que garante bastante força os dos 1500 e 1600 antigos têm a relação 8X33 que é muito boa para a proposta desses motores, mas aí a história volta a se repetir ... qual a utilidade que quer dar ao carro?? Força? Velocidade? Enfim, tudo deve ser cautelosamente estudado antes de se colocar em prática. Aí vc vê se é melhor consertar sua caixa ou tentar trocar por outra, quem sabe até mudar a relação da sua mesmo desde que com um profissional habilitado.
Acho que não esqueci de nada, mas os companheiros do fórum vão ajudar muito mais ... grande abraço e boa sorte ... precisando estamos aí é só falar!! Me ajudam a preparar um 1300? Icon_wink

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por Volnei S Qua Jun 16, 2010 1:02 pm

Marcio SPA: esta esposição foi muito útil. Por este seu seminário ganhou um + em sua pontuação. Abçs.


Última edição por Volnei S em Qua Jun 16, 2010 11:46 pm, editado 1 vez(es)
Volnei S
Volnei S
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2201
Idade : 63
Localização : Emis com Portas
Tipo de Buggy : Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos : 7598
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por Fabrício®© Qua Jun 16, 2010 1:14 pm

O Marcio já falou tudo!
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9925
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por Convidad Qua Jun 16, 2010 1:20 pm

Volnei muito obrigado!
Fabrício na verdade apenas iniciei a ajuda, tenho certeza que outros vão agregar muito mais para ajudar o companheiro que precisa!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por sage Qua Jun 16, 2010 4:58 pm

Ótimo texto! Vou usar muito pouco em trilhas, queria um buggy pra rua, que ganhe de um punto T-Jet na arrancada! O que preciso fazer? rsrs
sage
sage
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 12
Localização : RS
Tipo de Buggy : Baby
Pontos : 5146
Data de inscrição : 07/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por Convidad Qua Jun 16, 2010 5:03 pm

sage escreveu:Ótimo texto! Vou usar muito pouco em trilhas, queria um buggy pra rua, que ganhe de um punto T-Jet na arrancada! O que preciso fazer? rsrs

Agora ficou bem mais fácil ... venda o Buggy é só compre uma Ferrari ou um Lamborguini !!! Me ajudam a preparar um 1300? Icon_twisted Acredite .... vai dar certo!! Me ajudam a preparar um 1300? Icon_biggrin

Brincadeiras à parte, siga o que o Jperson disse no post logo abaixo que vai ter um bom motor para brincar nos sinais da cidade!!! Só não esqueça que os Buggys são carros muito leves de pouca estabilidade e portanto inadequados para correr!


Última edição por Márcio SPA em Qua Jun 16, 2010 5:09 pm, editado 4 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por jperson Qua Jun 16, 2010 5:04 pm

Tudo o que foi dito acima é correto.
Para uma arrancada forte mantenha o cambio do 1300, não vais ter velocidade final, mas fica bem esperto no sinal.
Para fazer um 1600 com segurança, precisa trocar o virabrequim pelo do 1600 que tem mais um duto para a lubrificação e de preferencia colocar cabeçotes de dupla entrada com um par de solex 32, se der um comando mais bravo, não precisa ser muito.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10798
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por Guga Pedrosa Qua Jun 16, 2010 10:33 pm

sage escreveu:...queria um buggy pra rua, que ganhe de um punto T-Jet na arrancada! O que preciso fazer? rsrs
Quer deixar um T-Jet para trás? Então vamos lá... Twisted Evil

A grosso modo, o que importa em uma arrancada é a relação peso/potência, que é o peso total do carro dividido pela potência gerada pelo motor.
Essa relação vai dizer "quantos quilos cada cavalo carrega". E claro, o cavalo que carregar menos peso sempre vai correr mais Razz
A grande vantagem do Buggy é que ele é muito leve, pesa cerca de 700kg. Então, para andar junto desses carrinhos modernos (que pesam e torno de 1 tonelada), não precisa ter um motor muito potente.
Isso sem falar na sua tração e motor atrás, que o permite ter arrancadas excepcionais. Diferente desses tração dianteira, que ficam "ciscando" sem sair do lugar.

Vamos fazer umas contas.
Pela ficha técnica do T-Jet, ele pesa extamente 1.230kg, e desenvolve 152cv. Tendo assim, uma relação peso/potência de 8,09kg/cv.
Para o seu Buggy ter a mesma relação do turbinado da Fiat, precisa ter somente 87cv Laughing
E tirar essa potência do motor Boxer não é muito difícil não...
Um 1600 bem feito, com dupla carburação e um comando esportivo já dá conta do recado.
Para este caso, acho que um comando w110 da engle (ou cópia) seria perfeito. Pois vai permitir passar das 6.000 rpm, e ainda vai ter uma boa marcha lenta.

Concertaria o cambio, e deixaria a mesma relação. Ela é muito boa para arrancada, porém não tem velocidade final.
Mas acho que nossos brinquedos não são para se brincar em altas velocidades, pois são muito leves, e tem muito pouca estabilidade.

Quanto aos gastos, isso vai ser bem relativo.
A maior parte vai ser na transformação de 1300 para 1600. Pois vai trocar algumas peças, fazer alguns serviços, etc...
Na preparação em si (comando e carburação) você vai gastar pouco.
A dupla carburação você gasta em torno de 300 a 400 reais. E um comando cópia custa mais 200 reais.

Qualquer coisa, pergunta ai.

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6306
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por Fabrício®© Qua Jun 16, 2010 11:00 pm

Daqui a pouco vocês vão vir com "receitas" de como desmontr o buggy e transformá-lo em um ultra-leve para voar mais alto! rsrsrs
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9925
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por juca tigre Qua Jun 16, 2010 11:10 pm

kkkkkkkkkkk e eu não duvido!!!
juca tigre
juca tigre
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 121
Idade : 63
Localização : sao paulo
Tipo de Buggy : way
Pontos : 5238
Data de inscrição : 16/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por Waybecker Qua Jun 16, 2010 11:12 pm

depois dessa aula de mecanica me deu uma votade de desfazer a cacaca que fiz em tirar a dupla carb. acho que vou voltar para dupla,meu motor é 1600 de TL.



ABRAÇOS.

Waybecker.
Waybecker
Waybecker
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1652
Idade : 45
Localização : Eldorado do Sul RS
Tipo de Buggy : Way em perfeitas condições para o que der e vier.amarelo indianapolys
Pontos : 7239
Data de inscrição : 23/06/2009

http://www.papaterra-rs.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por jperson Qui Jun 17, 2010 6:30 am

Eu gosto de umas aceleradas, mas são sempre em pista, na rua vou com calma.
Dá uma olhada.

https://www.youtube.com/watch?v=QUsjkfzSE0k

https://www.youtube.com/watch?v=wl81nfsc2zo&feature=related
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10798
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por Fabrício®© Qui Jun 17, 2010 7:18 am

Pressão eim jperson.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9925
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por Fabrício®© Qui Jun 17, 2010 7:34 am

Faz lembrar um sarrus também, mas logo alguém vai te judar desobrir que buggy é este.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9925
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por jperson Qui Jun 17, 2010 7:50 am

Fabricio esse é o meu buggy, essa pista fica no interior do municipio, vou lá nos finais de semana desenferrujar, eles cobram 5,00 e pode usar a tarde toda, o unico inconveniente é que lá pelo meio da tarde enche de motoqueiros e suas Honda CG.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10798
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por Fabrício®© Qui Jun 17, 2010 8:04 am

rsrsrs, esses motoqueiros de honda cg, so fazem M no transito.

Seu buggy ta show, o barulho dele ficou show, colocou abafador?
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9925
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por jperson Qui Jun 17, 2010 8:15 am

Uso um abafador do tipo turbão(tenho mais dois sem abafador um longo e outro curto para quando quero fazer barulho).

Tem uma foto aqui:

http://jperson.nafoto.net/photo20071118151922.html
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10798
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por Fabrício®© Qui Jun 17, 2010 8:32 am

Quando eu acabar a eterna reforma do meu, vou por abafador tb, olho fica show!

Gostei da fotos, show o buggy, deve andar mt...
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9925
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por Convidad Qui Jun 17, 2010 8:35 am

Esse motorzinho do Jperson é um espetáculo, já conhecia esses vídeos de outros animados carnavais!!! Me ajudam a preparar um 1300? Icon_biggrin

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por Bugólatra Qui Jun 17, 2010 9:04 am

sage escreveu:Ótimo texto! Vou usar muito pouco em trilhas, queria um buggy pra rua, que ganhe de um punto T-Jet na arrancada! O que preciso fazer? rsrs
Já que o foco é fazer um buggy bala eu vendia esse seu e comprava um buguinho desses de dois lugares tipo o kadron, o menon ou outro parecido ai então eu faria as adaptações sugeridas acima.
com o peso daqueles bugguinhos e a potência sugerida acima empregada nele com certeza não ia ter pra ningúem em arrancadas. Me ajudam a preparar um 1300? Icon_cheers
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11775
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por Fabrício®© Qui Jun 17, 2010 11:07 am

é verdade, um show de motor...
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9925
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por sage Qui Jun 17, 2010 12:00 pm

Água fria na idéia! Fui atrás das coisas e vi que transformar em 1600 usando peças novas vai me custar mais de 2000 reais! É verdade? Consigo motor 1600 por 1.500 reais, será q nao vale mais a pena ou vou ter q reformar ele ainda?
sage
sage
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 12
Localização : RS
Tipo de Buggy : Baby
Pontos : 5146
Data de inscrição : 07/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por Fabrício®© Qui Jun 17, 2010 12:09 pm

Eu consegui um motor 1500 filé, por 500 conto num ferro velho aqui perto de casa, conheço o dono! o doador foi uma brasilia!
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9925
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por Convidad Qui Jun 17, 2010 2:49 pm

Dependendo do que você chama de "tudo novo" é verdade!!! Comprar um 1600 usado, por melhor que ele esteja, mais cedo ou mais tarde vai passar pelo mesmo processo de agora, portanto, melhor ficar com o que vc tem e conhece.
Vá com calma e por partes ... a maioria do bugueiros estão em um processo de evolução constante de seus carros há anos (Carlão que o diga, não sei se são 25 ou 30 ANOS). Faça aos poucos, uma coisa de cada vez, as vezes as primeiras modificações já surtem o efeito desejado!
Não esqueça de um detalhe importante, potência e consumo em regra são inversamente proporcionais, não vai adiantar ter muito motor e rodar pouco por conta do gasto excessivo com combustível. Começar pela colocação do Kit 1600 pode trazer mais alegrias que imagina, mas certamente não vai acompanhar um T jet!!
Leia e releia o post de contribuição do Guga que vai ajudar a clarear suas idéias!!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudam a preparar um 1300? Empty Re: Me ajudam a preparar um 1300?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos