Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Esfera do Reparo do Carburador

+5
jperson
Volnei S
Waybecker
Guga Pedrosa
Vamaream
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por Vamaream Qui maio 27, 2010 6:50 am

Bom dia, Amigos!
Resolvi dar uma limpeza no carburador do buggy. É um Brosol H-30 pic simples, para motor 1300.
Ao receber os reparos, observei a presença de (2) esferas. De tamanhos diferentes.
Uma eu sei, podemos vê-la através do diafragma. A outra segundo informações, é da flautinha. No caso, flautinha 125Z.
E para minha surpresa, ao injetar ar no carburador, apareceu uma destas pequenas. Tenho a impressão que estava na entrada da flautinha.
Isto é correto? Ela não deveria ser dentro da flautinha? Qual a razão dela no carburador?
Alguém sabe das (esferas)?......
Desde já....obrigado Esfera do Reparo do Carburador Icon_rolleyes
Vamaream
Vamaream
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 102
Idade : 72
Localização : São Paulo
Pontos : 5908
Data de inscrição : 12/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por Guga Pedrosa Qui maio 27, 2010 7:32 pm

Vamaream, no sistema de injeção rápida existem duas esferas. Uma antes do diafragma e outra depois.
Então, talvez as duas sejam de lá.
Nunca ouvi falar (nem vi) esfera na flauta... Mas, como eu não já vi de tudo, pode ser que exista mesmo essa esfera na flauta Laughing

Esse reparo que você comprou é bem completo mermo. Pagou quanto nele?

Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6295
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Esferas do reparo dos carburadores

Mensagem por Vamaream Qui maio 27, 2010 10:04 pm

Caro, Guga Pedrosa tudo bem?

No reparo em que comprei vieram 2 esferas. Com tamanhos diferentes.
No diafragma tem uma destas esferas (a maior), Segundo eu li, ela tem a função de reter o "retorno" da gasolina enviada pelo diafragma.
Quando colocamos reparos novos não mexemos nesta esfera....está interna. Aproveitamos para verificar o seu funcionamento.Ela fica visível qdo olhamos a abertura dentro do diafragma....é só inclinar um pouco o carburador.
Uma segunda esfera do mesmo tamanho é usada na ligação entre o reservatório e o injetor do AFOGADOR. (siga o caminho) a ligação está entre o corpo do carburador e a tampa....é um pequeno aparato de metal com um furo....sobresai qdo usamos a junta e serve de guia para a tampa "Ao retirá-lo verá que a esfera vai dentro do orifício aonde ele está".
Existe uma 3ª esfera (menor) que ainda não sei aonde colocar e nem para que serve....acho que é de retenção...não sei Esfera do Reparo do Carburador Icon_question Esfera do Reparo do Carburador Icon_question Esfera do Reparo do Carburador Icon_question.
Os gigleus de hoje usados nos carburadores ( h-30 pic e h-30 pics) não são originais....
Por exemplo: Flautinha = 125,135,etc... Original: = 125Z, 135Z, etc.... A letra "Z"significa com esfera.
Essa informação tive de um vendedor da casa de peças.....mas não acreditei...preciso pesquisar mais.
Aguardo idéias dos amigos.
Abs....
Obs. no site www.casadocarburador.com tem os reparos com as esferas...dê uma olhada.
Vamaream
Vamaream
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 102
Idade : 72
Localização : São Paulo
Pontos : 5908
Data de inscrição : 12/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por Waybecker Qui maio 27, 2010 11:07 pm

Esta semana dei uma gegal no carburador segindo pelo video que vi no youtube.e realmente tem pelo menos duas esferas no carburador a outra não percebi a que o amigo vamarean mencionou dentro do diafragma.

abraços.

Waybecker.
Waybecker
Waybecker
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1652
Idade : 45
Localização : Eldorado do Sul RS
Tipo de Buggy : Way em perfeitas condições para o que der e vier.amarelo indianapolys
Pontos : 7228
Data de inscrição : 23/06/2009

http://www.papaterra-rs.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por Vamaream Sex maio 28, 2010 7:48 am

Vamaream escreveu:Caro, Guga Pedrosa tudo bem?

No reparo em que comprei vieram 2 esferas. Com tamanhos diferentes.
No diafragma tem uma destas esferas (a maior), Segundo eu li, ela tem a função de reter o "retorno" da gasolina enviada pelo diafragma.
Quando colocamos reparos novos não mexemos nesta esfera....está interna. Aproveitamos para verificar o seu funcionamento.Ela fica visível qdo olhamos a abertura dentro do diafragma....é só inclinar um pouco o carburador.
Uma segunda esfera do mesmo tamanho é usada na ligação entre o reservatório e o injetor do AFOGADOR. (siga o caminho) a ligação está entre o corpo do carburador e a tampa....é um pequeno aparato de metal com um furo....sobresai qdo usamos a junta e serve de guia para a tampa "Ao retirá-lo verá que a esfera vai dentro do orifício aonde ele está".
Existe uma 3ª esfera (menor) que ainda não sei aonde colocar e nem para que serve....acho que é de retenção...não sei Esfera do Reparo do Carburador Icon_question Esfera do Reparo do Carburador Icon_question Esfera do Reparo do Carburador Icon_question.
Os gigleus de hoje usados nos carburadores ( h-30 pic e h-30 pics) não são originais....
Por exemplo: Flautinha = 125,135,etc... Original: = 125Z, 135Z, etc.... A letra "Z"significa com esfera.
Essa informação tive de um vendedor da casa de peças.....mas não acreditei...preciso pesquisar mais.
Aguardo idéias dos amigos.
Abs....
Obs. no site www.casadocarburador.com tem os reparos com as esferas...dê uma olhada.


Waybecker, Bom Dia!Quando se aciona a borboleta de aceleração, uma alavanca interligada à borboleta aciona a bomba de aceleração ( constituído por um conjunto de hastes e alavancas ) que por sua vez, pressiona o diafragma contra a sua câmara, que está cheia de combustível. Esse combustível então é expulso por um canal, que termina no tubo injetor ou pulverizador da rápida.Quando se solta o acelerador e a borboleta de aceleração se fecha, o diafragma tende a retornar para a sua posição de repouso. Com isso, cria-se na sua câmara uma depressão, o que causará a sucção de uma nova quantidade de combustível que irá preencher a câmara,pronta para ser expulsa novamente pelo sistema, assim que houver uma nova abertura da borboleta de aceleração.
Nesse vai e vem, o diafragma puxa e envia gasolina.....para que a gasolina enviada não tenha retorno, a esfera atua como (retentora). Como no diafragma não tem uma entrada e uma saída....tudo é feito através de um único buraco....ali fica a ESFERA. Qdo retirar a tampa, a mola e o diafragma vire o carburador até aparecer esta esfera...OK!
Vamaream
Vamaream
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 102
Idade : 72
Localização : São Paulo
Pontos : 5908
Data de inscrição : 12/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por Guga Pedrosa Sex maio 28, 2010 9:12 am

Vamaream escreveu:Os gigleus de hoje usados nos carburadores ( h-30 pic e h-30 pics) não são originais....
Por exemplo: Flautinha = 125,135,etc... Original: = 125Z, 135Z, etc.... A letra "Z"significa com esfera.
Essa informação tive de um vendedor da casa de peças.....mas não acreditei...
Parece que tem isso mesmo, umas flautas com esferas e outras sem...
Comentaram isso no Fusca4Ever, alguém tinha comprado uma flauta e esta vinha com uma esfera.
E pelo que eu entendi, se parecia com aquelas que ficam dentro do gicleur de marcha-lenta.
Agora, como vai colocar essa esfera de foram que fique como a do gicleur de marcha-lenta??

Se eu souber de alguma coisa, eu posto aqui.

Abraço,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6295
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por Vamaream Sex maio 28, 2010 1:33 pm

Vamaream escreveu:
Vamaream escreveu:Caro, Guga Pedrosa tudo bem?

No reparo em que comprei vieram 2 esferas. Com tamanhos diferentes.
No diafragma tem uma destas esferas (a maior), Segundo eu li, ela tem a função de reter o "retorno" da gasolina enviada pelo diafragma.
Quando colocamos reparos novos não mexemos nesta esfera....está interna. Aproveitamos para verificar o seu funcionamento.Ela fica visível qdo olhamos a abertura dentro do diafragma....é só inclinar um pouco o carburador.
Uma segunda esfera do mesmo tamanho é usada na ligação entre o reservatório e o injetor do AFOGADOR. (siga o caminho) a ligação está entre o corpo do carburador e a tampa....é um pequeno aparato de metal com um furo....sobresai qdo usamos a junta e serve de guia para a tampa "Ao retirá-lo verá que a esfera vai dentro do orifício aonde ele está".
Existe uma 3ª esfera (menor) que ainda não sei aonde colocar e nem para que serve....acho que é de retenção...não sei Esfera do Reparo do Carburador Icon_question Esfera do Reparo do Carburador Icon_question Esfera do Reparo do Carburador Icon_question.
Os gigleus de hoje usados nos carburadores ( h-30 pic e h-30 pics) não são originais....
Por exemplo: Flautinha = 125,135,etc... Original: = 125Z, 135Z, etc.... A letra "Z"significa com esfera.
Essa informação tive de um vendedor da casa de peças.....mas não acreditei...preciso pesquisar mais.
Aguardo idéias dos amigos.
Abs....
Obs. no site www.casadocarburador.com tem os reparos com as esferas...dê uma olhada.


Waybecker, Bom Dia!Quando se aciona a borboleta de aceleração, uma alavanca interligada à borboleta aciona a bomba de aceleração ( constituído por um conjunto de hastes e alavancas ) que por sua vez, pressiona o diafragma contra a sua câmara, que está cheia de combustível. Esse combustível então é expulso por um canal, que termina no tubo injetor ou pulverizador da rápida.Quando se solta o acelerador e a borboleta de aceleração se fecha, o diafragma tende a retornar para a sua posição de repouso. Com isso, cria-se na sua câmara uma depressão, o que causará a sucção de uma nova quantidade de combustível que irá preencher a câmara,pronta para ser expulsa novamente pelo sistema, assim que houver uma nova abertura da borboleta de aceleração.
Nesse vai e vem, o diafragma puxa e envia gasolina.....para que a gasolina enviada não tenha retorno, a esfera atua como (retentora). Como no diafragma não tem uma entrada e uma saída....tudo é feito através de um único buraco....ali fica a ESFERA. Qdo retirar a tampa, a mola e o diafragma vire o carburador até aparecer esta esfera...OK!

Guga Pedrosa...
Parece que tem isso mesmo, umas flautas com esferas e outras sem...
Comentaram isso no Fusca4Ever, alguém tinha comprado uma flauta e esta vinha com uma esfera.
E pelo que eu entendi, se parecia com aquelas que ficam dentro do gicleur de marcha-lenta.
Agora, como vai colocar essa esfera de foram que fique como a do gicleur de marcha-lenta??

Guga Pedrosa, Boa tarde!
A esfera vai dentro da "flautinha" ela é móvel e trabalha de acordo com a gasolina enviada pelo diafragma. A flauta dentro do que chamamos de poço do carburador (onde ela é colocada) recebe ar pela parte superior e gasolina pela parte inferior, fazendo a mistura Ar+Combustível+injeção.
Me parece que é neste ambiente que a esfera trabalha.......não tenho 100% de certeza...aguardo confirmação dos amigos do Planeta.
Abs.
Vamaream
Vamaream
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 102
Idade : 72
Localização : São Paulo
Pontos : 5908
Data de inscrição : 12/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por Guga Pedrosa Sex maio 28, 2010 7:01 pm

Entendi, ela vai ficar "solta" dentro da flauta acompanhando o nível de gasolina.
Agora, será que ela é realmente menos densa que a gasolina?

Faz uns tentes ai, anda sem a esfera, e depois com. E vê se faz alguma diferença.

Eu tenho quase certeza que meu carburador não tem essa esfera na flauta...

Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6295
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por Convidad Sex maio 28, 2010 7:28 pm

Vamaream antes de mais nada .. quanto tempo, bom te reencontrar por aqui!
A informação que o vendedor da autopeça te deu é verdadeira, ou seja, o "Z" é para as flautas que têm a esfera e as demais trabalham sem ... se vc tiver uma (mesmo velha/antiga) sem a esfera, desde que seja do mesmo calibre (125), pode usar sem susto que vai dar certo ... não é original, mas hoje em dia todos usam assim sem problemas. O mais importante é manter o carburador dentro da calibragem funcional e limpo!
Sem contar que uma vez ajustado o funcionamento do carburador vc ainda pode retrabalhar a flauta para um melhor desempenho, procedimento simples que só é permitido acredito eu em flautas sem esferas.
grande abraço!! Esfera do Reparo do Carburador Icon_wink

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Esfera do reparo do carburador

Mensagem por Vamaream Sex maio 28, 2010 10:07 pm

Olá Marcio....tudo em paz?
Certo...vc confirmou que a esfera vem dentro da flauta. Ou seja uma flauta com esfera, (125z ou 135z).
Tudo começou qdo virei o carburador e caiu esta esfera (pequena) a flauta que estou usando é 125.
Concluido...acredito que a esfera estava "solta" dentro do local da flauta. Passeando por dentro do carburador.
Sabe Deus...qto tempo Esfera do Reparo do Carburador Icon_razz
Um abs.
Vamaream
Vamaream
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 102
Idade : 72
Localização : São Paulo
Pontos : 5908
Data de inscrição : 12/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por Waybecker Sáb maio 29, 2010 12:37 am

Amigo Vamarem valeu pelo comentario que fez,realmente pude ver a bendita esfera que faltava.ok


abraços.


Waybecker.
Waybecker
Waybecker
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1652
Idade : 45
Localização : Eldorado do Sul RS
Tipo de Buggy : Way em perfeitas condições para o que der e vier.amarelo indianapolys
Pontos : 7228
Data de inscrição : 23/06/2009

http://www.papaterra-rs.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por Volnei S Sáb maio 29, 2010 7:39 am

Guga e Vamaream: estou acompanhando o tópico para aprender mais um pouco, já desmontei várias vezes o carburador, conheço as duas primeiras esferas. Esta da flauta com esfera entendi como funciona porém não localizei a tal flauta seria a "pengalinha" aquela que injeta a gasolina para misturar com o ar, na última etapa para entrar no no motor?
Volnei S
Volnei S
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2201
Idade : 63
Localização : Emis com Portas
Tipo de Buggy : Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos : 7587
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Esfera do reparo do carburador

Mensagem por Vamaream Sáb maio 29, 2010 9:54 am

ôpa! Tudo bom...
A "Flauta" é um parafuso que fica na divisão do carburador, bem no centro da divisão....entre o reservatório de gas e o venturi (boca do carburador).
A bengalinha fica á esquerda da flautinha...na boca do carburador.
Esfera do Reparo do Carburador Fresse Cuidado...em "alguns" carburadores essa Flautinha traz o nºs 125z ou 135z etc..sempre com "Z". Essa flautinha vem com uma esfera dentro.
Esfera do Reparo do Carburador Fresse Cuidado...a direita da boca do carburador tem um "pino metálico com furo" ele serve para entrada de ar e para guia entre a tampa e o corpo....qdo se coloca a junta ...ela encaixa nele. Esfera do Reparo do Carburador Fresse ele também "costuma" ter uma esfera.
Eh,eh,eh...é mole?
Abs.
Vamaream
Vamaream
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 102
Idade : 72
Localização : São Paulo
Pontos : 5908
Data de inscrição : 12/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por Vamaream Sáb maio 29, 2010 10:38 am

Vamaream escreveu:ôpa! Tudo bom...
A "Flauta" é um parafuso que fica na divisão do carburador, bem no centro da divisão....entre o reservatório de gas e o venturi (boca do carburador).
A bengalinha fica á esquerda da flautinha...na boca do carburador.
Esfera do Reparo do Carburador Fresse Cuidado...em "alguns" carburadores essa Flautinha traz o nºs 125z ou 135z etc..sempre com "Z". Essa flautinha vem com uma esfera dentro.
Esfera do Reparo do Carburador Fresse Cuidado...a direita da boca do carburador tem um "pino metálico com furo" ele serve para entrada de ar e para guia entre a tampa e o corpo....qdo se coloca a junta ...ela encaixa nele. Esfera do Reparo do Carburador Fresse ele também "costuma" ter uma esfera.
Eh,eh,eh...é mole?
Abs.
SOLEX 30 PIC





Esfera do Reparo do Carburador Sx1sdg5

Esfera do Reparo do Carburador Sx2siu3

Esfera do Reparo do Carburador Sx3skq0

Esfera do Reparo do Carburador Gicleurs2sz2


Vamaream
Vamaream
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 102
Idade : 72
Localização : São Paulo
Pontos : 5908
Data de inscrição : 12/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por jperson Sáb maio 29, 2010 12:24 pm

Boas estas tuas fotos, vao ajudar muita gente a desvendar o carburador do vw a ar carburação simples.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10787
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por Volnei S Sáb maio 29, 2010 1:13 pm

jperson escreveu:Boas estas tuas fotos, vao ajudar muita gente a desvendar o carburador do vw a ar carburação simples.
Beleza Vamaream: também achei estas fotos ótimas, vão ajudar os "amadores a virar profisionais". Show de bola. Esfera do Reparo do Carburador Icon_cheers
Volnei S
Volnei S
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2201
Idade : 63
Localização : Emis com Portas
Tipo de Buggy : Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos : 7587
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por Guga Pedrosa Sáb maio 29, 2010 2:26 pm

Vamaream escreveu:
SOLEX 30 PIC





Esfera do Reparo do Carburador Sx1sdg5

Esfera do Reparo do Carburador Sx2siu3

Esfera do Reparo do Carburador Sx3skq0

Esfera do Reparo do Carburador Gicleurs2sz2



Eu queria só fazer umas correções. Não quero ser chato, é só pra deixar as informações mais corretas.

Esfera do Reparo do Carburador 4650032367_de17d3239b
"Parafuso de regulagem da mistura" estava apontando para o local errado.
E esse "parafuso para esticar e afrouxar o cabo do acelerador", é o famoso parafuso de aceleração que sempre é mencionado em textos sobre regulagem do carburador.

Esfera do Reparo do Carburador 4650649884_ecef467f8d_b
o injetor estava indicado no local errado.
Esse "outro injetor" é na verdade o econostat (tem alguns carburadores que não tem ele). O econostat foi um sistema criado pela solex para suprir o consumo de combustível em alta rotação. Ele borrifa "automaticamente" combustível quando o motor atinge determinada rotação. Isso permite o uso de um gicleur principal menor, proporcionando assim uma certa economia.
O famoso injetor (bengalinha), não está visivel nessa foto. Mas ele fica mais ou menos onde eu indiquei.
O gicleur de ar (juntamente com a flautinha) também não está visível na foto. Ele fica embaixo daquela peça de cobre, que é um pequeno cano que liga a entrada do carburador com a cuba de combustível (acredito que seja tipo um respiro).

Esfera do Reparo do Carburador 4650650292_1f223d81f8
No carburador solex 30, o gicleur corretor de ar, e a flauta são uma peça só. Como vocês podem ver, na ponta fica o gicleur de ar, e no resto do corpo é a flauta.
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6295
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por FUJTSU Sáb maio 29, 2010 3:19 pm

Muito boas as imagens, uma dúvida, no meu buggy, estava falhando a lenta, toda vez que tirava o pé do acelerador para frear pisando na embregem o carro queria morrer, deduzi ser o gicleur de lenta, retirei o gicleur, dei uma assoprada e coloquei de volta, a lenta ficou normal, comprei um descarbonizante, como vi no video do Tonella, dei umas esguichadas, aquela bolinha do meio do gicleur, tem que se mover livremente? ou ela é meio presa mesmo? pois mesmo depois do descabornizante, eu tento movela e ela fica no lugar, o problema se resolveu após a limpeza do mesmo, mais a bolinha continua na mesma... agradeço a ajuda! abraços!
FUJTSU
FUJTSU
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 279
Idade : 35
Localização : Guarulhos - SP
Tipo de Buggy : Volks Toy
Pontos : 5630
Data de inscrição : 29/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por Convidad Sáb maio 29, 2010 4:04 pm

Matou a pau ... vai fazer cego enxergar e curioso virar expert em Solex Pic30!!
Muito bom mesmo´!! Esfera do Reparo do Carburador Icon_eek

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por Guga Pedrosa Sáb maio 29, 2010 4:55 pm

FUJTSU escreveu:Muito boas as imagens, uma dúvida, no meu buggy, estava falhando a lenta, toda vez que tirava o pé do acelerador para frear pisando na embregem o carro queria morrer, deduzi ser o gicleur de lenta, retirei o gicleur, dei uma assoprada e coloquei de volta, a lenta ficou normal, comprei um descarbonizante, como vi no video do Tonella, dei umas esguichadas, aquela bolinha do meio do gicleur, tem que se mover livremente? ou ela é meio presa mesmo? pois mesmo depois do descabornizante, eu tento movela e ela fica no lugar, o problema se resolveu após a limpeza do mesmo, mais a bolinha continua na mesma... agradeço a ajuda! abraços!
Eu acho que é travada. A minha pelo menos tá assim Laughing
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6295
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por FUJTSU Sáb maio 29, 2010 7:26 pm

Guga Pedrosa escreveu:
FUJTSU escreveu:Muito boas as imagens, uma dúvida, no meu buggy, estava falhando a lenta, toda vez que tirava o pé do acelerador para frear pisando na embregem o carro queria morrer, deduzi ser o gicleur de lenta, retirei o gicleur, dei uma assoprada e coloquei de volta, a lenta ficou normal, comprei um descarbonizante, como vi no video do Tonella, dei umas esguichadas, aquela bolinha do meio do gicleur, tem que se mover livremente? ou ela é meio presa mesmo? pois mesmo depois do descabornizante, eu tento movela e ela fica no lugar, o problema se resolveu após a limpeza do mesmo, mais a bolinha continua na mesma... agradeço a ajuda! abraços!
Eu acho que é travada. A minha pelo menos tá assim Laughing

Valeu guga, achei que conforme o ar entrava (acho que entra ar ali Esfera do Reparo do Carburador Icon_lol , ela se movia, em caso de ser travada está tudo certo então valeu!
FUJTSU
FUJTSU
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 279
Idade : 35
Localização : Guarulhos - SP
Tipo de Buggy : Volks Toy
Pontos : 5630
Data de inscrição : 29/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Tudo sobre ajuste do Solex/brosol

Mensagem por Vamaream Sáb maio 29, 2010 9:18 pm

Aí vai pessoal!


Revisando o Carburador Solex 30PIC do Fusca

by on May 29th, 2008

Quem não se lembra do bom e velho carburador? Principal componente do sistema de alimentação de um veículo e com funcionamento totalmente mecânico, o carburador tinha a função de misturar o combustível que vem do tanque com ar aspirado pelo coletor de admissão e enviar essa mistura para o motor na medida adequada às condições do motor para que seu desempenho e consumo sejam perfeitos.
O funcionamento de um carburador acontece por meio do ar aspirado pelo pistão, que passa em alta velocidade pelo difusor e aspira combustível que vem da cuba. A borboleta de aceleração está ligada ao pedal do acelerador, é o componente que dosa a quantidade de mistura (ar/combustível) que o motor precisa.
Esfera do Reparo do Carburador Carbura

Essa mistura deve ter a proporção adequada para que o motor tenha boa performance e consumo normal de combustível. As misturas são classificadas em limite pobre, mistura econômica, mistura de potência máxima e limite rico; e influem diretamente no comportamento do propulsor.
O instrutor do SENAI-Ipiranga, Reinaldo da Silva, explica que, assim como outros sistemas do veículo, o carburador foi obrigado a evoluir para acompanhar os avanços da indústria automotiva e obedecer às exigências de redução de emissão de poluentes na atmosfera. “Foi então que surgiram os carburadores do tipo duplo estágio e eletrônico, até que a injeção eletrônica foi incorporada nos veículos”.
No interior do carburador
O instrutor explica que existem diversos modelos de carburadores, que variam em função da potência e do tipo de aplicação na qual é utilizado. “O carburador simples tem a alimentação do combustível feita nos quatro cilindros; o de estágio duplo é mais avançado tecnologicamente e alimenta dois cilindros por vez; e o de estágio duplo progressivo, na qual um funciona quando o carro está em baixa rotação e o outro quando o motor está em alto giro”, completa.
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0004

A carburação é um processo que começa no carburador e termina na câmara de combustão, além disso sofre influencia de diversos fatores e componentes, como pressão atmosférica, filtro de ar, coletor de admissão, comando de válvulas, válvulas, ignição, estado de conservação do motor, sistema de arrefecimento, combustível etc.
Dentro do carburador trabalham seis sistemas, são eles:
o sistema de alimentação: controla a entrada de combustível na cuba através da bóia e da válvula estileteo sistema de marcha lenta: mantém o motor em funcionamento em baixa rotação

o sistema principal: mantém a alimentação da marcha lenta até a alta rotação
o sistema de aceleração rápida: quando é necessário o aumento de rotação rapidamente
o sistema suplementar ou de potência: mantém o motor na aceleração máxima
o sistema de partida a frio: que atua para facilitar o funcionamento do motor de manhã ou com temperatura menor de 18ºC.
Desmontagem
A manutenção periódica do carburador deve ser realizada a cada 30 mil km e consiste em uma revisão com desmontagem e limpeza de todos os componentes, além da regulagem ao término da manutenção. Além disso, as trocas de óleo e filtro fazem parte da manutenção do carburador. As ferramentas utilizadas para a desmontagem do carburador são simples, como chave de boca e chaves de fenda, etc.
O carburador utilizado nessa matéria é o H30 Pic, que equipa o VW Fusca, a Brasília e a Kombi, um modelo do tipo “corpo simples”, desenvolvido para equipar os motores arrefecidos a ar. É importante prestar atenção na chapa de identificação da peça, onde é demonstrado o número do carburador, o modelo do carro que equipa e as especificações das peças para substituição.
Os principais sintomas de que o carburador precisa de manutenção são: falha de desempenho, consumo alto, não dá regulagem de marcha lenta falha na aceleração rápida etc.
1) Remova o carburador soltando os parafusos e desconectando o cabo do afogador e as mangueiras. Depois, apoie a peça firmemente numa morsa e comece o processo de desmontagem, retirando a mola de retorno do acelerador.
Esfera do Reparo do Carburador DSC_0011a
2) Em seguida, retire o gargulante, ou gicleur, e desmonte-o para retirar a agulha magnética (2a).
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0013Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0014
3) Remova a tampa do carburador e com cuidado retire a haste que liga a borboleta de aceleração.
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0017
4) Na tampa, com uma chave de boca, desaperte e retire a válvula estilete, também chamada de válvula da bóia.
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0019
5) O próximo passo é desencaixar, com cuidado, a bóia de gasolina do carburador, um dispositivo localizado dentro da cuba para medir o nível de gasolina.
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0024
6) Desaperte a manga misturadora, responsável por medir a quantidade de ar e combustível do sistema marcha lenta e principal, entre outros.
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0025
7) Em seguida, retire a tampa da bomba de aceleração para ter acesso ao diafragma e à mola de retorno.
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0028
Esfera do Reparo do Carburador Icon_cool Remova a agulha de regulagem da mistura da marcha lenta. Na hora de regular esse componente, tome cuidado para não apertar demais, pois pode provocar danos na agulha. A pré regulagem tem que voltar de 2 a 3 voltas.
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0033
9) Desaperte o porta-gliceur e retire o principal, que controla a dosagem do combustível para a mistura correta, e depois, com cuidado, retire-o do alojamento. (9A) Não esqueça de trocar as juntas na hora da montagem.
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0040Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0045
10) Retire agora o gargulante de aceleração rápida, responsável por controlara a quantidade de combustível injetada.
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0046

Outros componentes do carburador:

1) A borboleta de aceleração e a borboleta do afogador não precisam ser desmontados, mas devem ser inspecionados atentamente
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0049
2) Já a borboleta do afogador funciona logo após a partida a frio enriquecendo a mistura.
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0054
3) O difusor, que nesse caso é fundido na carcaça, tem a função de acelerar a velocidade do ar.
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0063
Limpeza e aferições
Antes de montar o carburador, as peças devem estar todas limpas e inspecionadas quanto a trincas, empenamentos e folgas, além disso os gangulantes devem estar de acordo com as especificações do fabricante.
As regulagens feitas no veículo são marcha lenta, curso do pedal do acelerado e curso da borboleta do afogador. Na bancada são medidos volume de injeção, nível constante de combustível na cuba, abertura positiva com afogador, alvo de jato, entre outros. O técnico não pode esquecer ao final do trabalho de verificar se a regulagem atende o programa de emissão de poluentes.
1) Verifique a planicidade da base do carburador com um paquímetro.
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0069
2) Agora, meça a planicidade da tampa da bomba do acelerador e o seu apoio no carburador. Em seguida, veja a tampa do carburador. (2A)
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0072Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0073
Montagem e regulagens
Em primeiro lugar, verifique a tabela do fabricante para conferir os componentes, as medidas e a “giclagem” do carburador.
1) Para saber se a bóia está ou não encharcada é necessário medir seu peso, utilize uma balança de precisão e compare o resultado com a especificação do fabricante.
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0077Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0080
2) Faça agora o teste da válvula estilete: coloque 400 mm/Hg de depressão na bomba de vácuo e cheque o ponteiro, que não pode se movimentar por mais ou menos 30s.
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0084
3) Com o auxílio do manômetro aplique a pressão especificada pelo fabricante na linha de combustível.
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0088
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0095
4) Em seguida, retire a tampa do carburador e meça, com o paquímetro, a altura entre o corpo do carburador e o combustível sem retirar a bóia. Caso esteja incorreto, altere o valor da arruela da válvula estilete até o especificado. Essa altura deve ser de 19 + ou – 1 mm, incluindo a altura da junta. Se tiver menos combustível é necessário alterar o valor da arruela (de 0,5 mm até 2 mm). Verifique agora o volume de combustível injetado, abrindo a borboleta de aceleração até o final e esperando terminar a injeção do combustível, que será depositado num becker graduado. O resultado deve ser de 1,45 ml + ou – 0,2 por cada ciclo, se multiplicado por dez o valor será o seguinte: 14,5 ml + ou – 2 ou cm3. Esfera do Reparo do Carburador Dsc_00985) Para alterar o resultado, coloca-se mais ou menos arruelas de regulagem na haste da bomba de aceleração. Volume acima, remove arruelas, volume abaixo, adicione arruelas.Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0105
6) Faça agora o teste de abertura positiva com afogador, com a ajuda do cálibre de arame. A abertura positiva tem que ser 0,8 + 0,2 mm Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0107
7) Com o carburador já montado no veículo, regule a marcha lenta da seguinte forma: primeiro ligue o motor até que atinja a temperatura de trabalho e verifique a rotação do motor.
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0109
Esfera do Reparo do Carburador Icon_cool Continue o processo, acertando a regulagem da mistura ar/combustível da marcha lenta (8A).
Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0111Esfera do Reparo do Carburador Dsc_0115
9) Não esqueça de fazer o controle da emissão de poluentes.
Fonte: Revista O Mecânico (http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=186&edid=18)
Vamaream
Vamaream
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 102
Idade : 72
Localização : São Paulo
Pontos : 5908
Data de inscrição : 12/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por Volnei S Dom maio 30, 2010 6:43 am

Outra boa matéria Vamaream. Valeu a observação Guga. Está tudo salvo para futuras consultas. Abçs
Volnei S
Volnei S
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2201
Idade : 63
Localização : Emis com Portas
Tipo de Buggy : Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos : 7587
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por VIVINHOM Ter Jun 01, 2010 6:33 am

Galera, por uma infeliz coincidência tive problema parecido com esse ontem no carburador do meu fusca, descobri a tal esfera que fica no diafrágma, de tanto que montei e desmontei o bicho, só que o problema ñ era na esfera e sim no duto que leva a gasolina do diafrágma até a bengalinha, pastei muito antes de descobrir e resolver o mistério, solução? depois de tantas tentativas usando o famoso compressor do vivinhom rsrsrs, cortei um pedaço de mangueira de combustível e direcionei no orifício do diafrágma, detalhe, várias e várias vezes, até que de repente saiu uma crosta pelo orifício da bengalinha junto com o wd que também usei com abundância, resumo da ópera, sabem a causa disso tudo? falta de uso, pois dificilmente uso o fusca, mas tudo deu certo a partir das orientações dos amigos do pb, mais uma vez obrigado a todos.

PS: Sou feliz por ser PB
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9373
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por Convidad Ter Jun 01, 2010 7:22 am

Fala Álvaro!!
Essas coisas acontecem mesmo! Mas vc já identificou o maior mal que pode existir para nossos carros em geral, em particular aos carburadores ... a falta de uso! Quem quer ter um carburador funcionando bem por muito tempo, a receita é usar diariamente o veículo. Isso ajuda muito.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Esfera do Reparo do Carburador Empty Re: Esfera do Reparo do Carburador

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos