Réplica Porsche 718 RSK de 1958
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Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Esta é uma das minhas paixões automobilisticas mais antigas, construir uma réplica de um Porsche 718 rsk, e isto já vem desde 1984, quando tive conhecimento do 718 rsk da GP spider na Inglaterra, no entanto aparece sempre um qualquer desgraçado clássico cheio de buracos ou a fraquejar de motor que eu tento ajudar a voltar ao asfalto e esta ideia tem sido sempre adiada, mas finalmente parece que agora vai.
O objectivo é justamente a construção de uma réplica desse espectaculare 718 RSK, um dos carros mais miticos e raros da Porsche.
A intenção vai ser aqui tentar juntar o maximo de informação, e documentação a construção e tirar duvidas.
Aqui para abrir o apetite.
http://www.geocities.com/MotorCity/Garage/5399/mc-p718.html
Última edição por Loyo em Ter Set 29, 2009 4:47 pm, editado 1 vez(es)
Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Aqui umas fotos do fabrico da carroçaria, numa empresa situada numa cidade com o nome de Peniche.
Aqui são visíveis os 2 moldes principais, falta agora reforçar nos pontos mais frágeis ou onde pode ser exigido maior esforço, como na frente onde o nariz faz de parachoques.
Uploaded with ImageShack.us
Como é possível ver os moldes, há que limpar para aplicar o reforço.
Não tirei foto mas fora estes moldes falta.
- 2 tampas laterais para respiração do motor (aquelas grelhas laterais)
- 2 para o interior, onde vão assentar os faróis
- 1 subchassis de reforço
- 2 para a parte exterior das portas
- 2 para o interior das portas
- 1 friso para colocar o parabrisas
acho que me falta um.
Aqui são visíveis os 2 moldes principais, falta agora reforçar nos pontos mais frágeis ou onde pode ser exigido maior esforço, como na frente onde o nariz faz de parachoques.
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Como é possível ver os moldes, há que limpar para aplicar o reforço.
Não tirei foto mas fora estes moldes falta.
- 2 tampas laterais para respiração do motor (aquelas grelhas laterais)
- 2 para o interior, onde vão assentar os faróis
- 1 subchassis de reforço
- 2 para a parte exterior das portas
- 2 para o interior das portas
- 1 friso para colocar o parabrisas
acho que me falta um.
Última edição por Loyo em Qua Set 22, 2010 4:42 pm, editado 8 vez(es)
Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Loyo, simplesmente maravilhoso, se pudesse te ajudaria com essa empreitada metendo a mão na massa, infelizmente ñ posso mas fico na torcida pra que consigas dessa vez.
Um abraço @alvaro
Um abraço @alvaro
VIVINHOM- Homem das Dunas
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Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
ainda na fabrica
Cá está a parte principal da carroçaria, já fora do molde.
Cá está a parte principal da carroçaria, já fora do molde.
Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Ainda tal e qual como saíram dos moldes quando do fabrico, de referir que a empresa tambem fabrica Barcos de luxo e empregam materiais de 1ª qualidade .
Última edição por Loyo em Seg Set 28, 2009 6:43 pm, editado 4 vez(es)
Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
vou começar a postar algumas fotos de pomenores para servir de guia na procura de material.
Interior
a traseira
colocação do deposito numa réplica
abertura do capot traseiro
vista geral
interior de uma replica
o espelho e o tampão da gasolina
Interior
a traseira
colocação do deposito numa réplica
abertura do capot traseiro
vista geral
interior de uma replica
o espelho e o tampão da gasolina
Última edição por Loyo em Seg Set 28, 2009 6:45 pm, editado 1 vez(es)
Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Aqui as entradas de ar, estas peças são amovíveis para afinar os carburadores, a direcção das aberturas são direccionadas para trás, possivelmente para não criar um turbilhão de ar e dificultar a entrada de ar para os carburadores, no entanto na réplica com o motor atrás do eixo e não central, praticamente todas as réplicas têm a direcção das aberturas para a frente aumentando assim o arrefecimento do motor, aqui outro pormenor visível é o bocal do depósito de combustível.
Na época a Porsche era uma marca emergente e construía os seus carros recorrendo a muitas peças da VW.
Na época a Porsche era uma marca emergente e construía os seus carros recorrendo a muitas peças da VW.
Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Mais umas fotos de pormenores:
O Interiores de 718 rsk
Grelha traseira
O Interiores de 718 rsk
Grelha traseira
Última edição por Loyo em Seg Set 28, 2009 6:47 pm, editado 1 vez(es)
Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Restauro de um original:
http://paulrussell.com/articles/PatinaPerfect.pdf
http://paulrussell.com/articles/PatinaPerfect.pdf
Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Eu. Já tenho a carroçaria , falta só acertar algumas peças em função do pretendido. O pior é que não tenho nada a 210cm entre eixos, portanto vou ter de começar um chassis.
O original era um chassis tubular e tinha motor central, este vai ser efectuado sobre um chassis de Fusca.
1º A suspensão traseira será IRS.
2º O eixo da frente será de uma Brasilia e terá um kit Sway Way.
O motor será o melhor possivel.
O original era um chassis tubular e tinha motor central, este vai ser efectuado sobre um chassis de Fusca.
1º A suspensão traseira será IRS.
2º O eixo da frente será de uma Brasilia e terá um kit Sway Way.
O motor será o melhor possivel.
Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
O pequeno 718 rsk já no alpendre para iniciar mais uma epopeia
Umas primeiras fotos tiradas da carroçaria, com uma roda Mangel a dar um ar de como vai ficar com os (membros)
Continua
Umas primeiras fotos tiradas da carroçaria, com uma roda Mangel a dar um ar de como vai ficar com os (membros)
Continua
Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Simplesmente fantastíco!
Esta carroceria possui uma das mais belas linhas que eu já vi.
Boa sorte na reforma.
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Esta carroceria possui uma das mais belas linhas que eu já vi.
Boa sorte na reforma.
Abraços,
Gustavo Pedrosa
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Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Imagina o trabalhão que vai dar para montar essa maquina.
Parabens pela iniciativa de comessar a concretizar um sonho.
Boa sorte amigo.abraços.
Parabens pela iniciativa de comessar a concretizar um sonho.
Boa sorte amigo.abraços.
Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
No Brasil, também se monta essa réplica.
Tem uma reportagem sobre ela em uma edição da FUSCA e Cia.
Tem uma reportagem sobre ela em uma edição da FUSCA e Cia.
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Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Obrigado pelos incentivos
Gustavo Pedrosa, o que sempre me agradou mais foi a linha o design de um carro feito para a competição,
O original de 1958 era um 1500cc motor Boxer com duas arvore de cames nas cabeças, um motor muito complexo com optimos resultados na classe inclusive vencedor das 24H Le Mans, este boxer chegava aos 140cv e uma velocidade de ponta perto dos 240 kl/h, tinha uma distamcia entre eixos de 210cm e um peso de 500kg, carroçaria feita manualmente em aluminio o que faz com que seja dificil dois iguais, o 1500rsk de 1958 foram produzidos cerca de 30, o que torna praticamente inviavel a aquisição de um original, no Brasil conheço atravéz da net alguns fabricantes de réplicas mas deste modelo ainda não vi,
jpersonEssa reportagem sobre ela em uma edição da FUSCA e Cia. sabes qual o nº?, é que a revista vai chegando aqui às bancas a Portugal a conta gotas e com atrasos enormes,
waybecker olha é como fazer um Buggy o principio é o mesmo
logo à mais
Gustavo Pedrosa, o que sempre me agradou mais foi a linha o design de um carro feito para a competição,
O original de 1958 era um 1500cc motor Boxer com duas arvore de cames nas cabeças, um motor muito complexo com optimos resultados na classe inclusive vencedor das 24H Le Mans, este boxer chegava aos 140cv e uma velocidade de ponta perto dos 240 kl/h, tinha uma distamcia entre eixos de 210cm e um peso de 500kg, carroçaria feita manualmente em aluminio o que faz com que seja dificil dois iguais, o 1500rsk de 1958 foram produzidos cerca de 30, o que torna praticamente inviavel a aquisição de um original, no Brasil conheço atravéz da net alguns fabricantes de réplicas mas deste modelo ainda não vi,
jpersonEssa reportagem sobre ela em uma edição da FUSCA e Cia. sabes qual o nº?, é que a revista vai chegando aqui às bancas a Portugal a conta gotas e com atrasos enormes,
waybecker olha é como fazer um Buggy o principio é o mesmo
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Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Loyo, revista fusca e cia edição nº 29 pagina 34
VIVINHOM- Homem das Dunas
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Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Isso é o que mais me fascina também.Loyo escreveu:
Gustavo Pedrosa, o que sempre me agradou mais foi a linha o design de um carro feito para a competição,
Gosto dessa idéai de ter um carro leve, sem "frescuras", só o nescessário. Com esse visual de carro de corrida
Eu sonho em um dia montar uma réplica do Porsche Spyder 550, que também segue o mesmo conceito do 718 (acho que usavam até o memso motor).
E o interior do seu? Já tem alguma idéai de como pretende deixar?
Abraços,
Gustavo Pedrosa.
Guga Pedrosa- Desbravador Master
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Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Loyo, é isso aí que o vinhom falou.Se voce tiveres uma edição olhe o contato e solicite essa edição.
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Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Obrigado pela dica vivinhom.
Gustavo Pedrosa sim já tenho ideia, vai ser muito identico ao original, só os manometors embora VDO estou com dificuldade em arranjar com visual antigo, mas tambem não me preocupo muito agora o guiador vai ter de ser em madeira seja Nardi ou outro similar, quanto a esse teu sonho por ai é mais fácil o Brasil é forte em produção de réplicas e tem para mim a melhor do mundo a Chamonix com o 550 e vossês têm a vantagem de poder legalizar chassis tubulares (por aqui é impossivel) o que permite colocar o motor central e fazer muitas vezes melhor do que o próprio original. O 718 é realmente uma derivação do 550.
jperson obrigado, eu tenho algumas edições, mas essa está em falta vou tratar disso.
Cumprimentos
Gustavo Pedrosa sim já tenho ideia, vai ser muito identico ao original, só os manometors embora VDO estou com dificuldade em arranjar com visual antigo, mas tambem não me preocupo muito agora o guiador vai ter de ser em madeira seja Nardi ou outro similar, quanto a esse teu sonho por ai é mais fácil o Brasil é forte em produção de réplicas e tem para mim a melhor do mundo a Chamonix com o 550 e vossês têm a vantagem de poder legalizar chassis tubulares (por aqui é impossivel) o que permite colocar o motor central e fazer muitas vezes melhor do que o próprio original. O 718 é realmente uma derivação do 550.
jperson obrigado, eu tenho algumas edições, mas essa está em falta vou tratar disso.
Cumprimentos
Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Qualquer coisa fala, a gente scaneia a reportagem e te manda por aqui.
jperson- Moderador
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Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
jperson escreveu:Qualquer coisa fala, a gente scaneia a reportagem e te manda por aqui.
Isso era muito legal , por aqui a revista só chega às vezes
Se puderes fazer isso, ou outro amigo agradecia.
Estou curioso desse modelo feito no Brasil
Abraço
Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Vou tentar e te mando.
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Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Obrigado, se conseguires era optimo.
Já agora nas pesquisas que tenho feito nos materiais que vou usar, para o vidro e farois:
As imagens valem por mil palavras.
Polycarbonate vs Acrylic Plastic
https://www.youtube.com/watch?v=Hsls5ZPCUnE
Aqui os DZUS
http://pt.farnell.com/jsp/search/results.jsp?N=0&Ntk=gensearch_001&Ntt=DZUS&Ntx=&suggestions=false&searchTerm=DZUS&_requestid=190440&isGoback=false&isRedirect=false
http://pt.farnell.com/dzus/aj4-50/fastener-kit-std/dp/7069005
dá muito jeito quando se quer colocar peças amoviveis como por exemplo uns guarda lamas ou uma traseira amovivel.
Já agora nas pesquisas que tenho feito nos materiais que vou usar, para o vidro e farois:
As imagens valem por mil palavras.
Polycarbonate vs Acrylic Plastic
https://www.youtube.com/watch?v=Hsls5ZPCUnE
Aqui os DZUS
http://pt.farnell.com/jsp/search/results.jsp?N=0&Ntk=gensearch_001&Ntt=DZUS&Ntx=&suggestions=false&searchTerm=DZUS&_requestid=190440&isGoback=false&isRedirect=false
http://pt.farnell.com/dzus/aj4-50/fastener-kit-std/dp/7069005
dá muito jeito quando se quer colocar peças amoviveis como por exemplo uns guarda lamas ou uma traseira amovivel.
Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Boas
Actualidade
Para acelerar o projecto 718 rsk, decidi colocar a traseira de um chassi com IRS.
O trabalho vai incidir em verificar e procurar uma frente para acrescentar no tunel traseiro, para tal ainda equacionei utilizar uma parte da frente de um tunel de um 1302, que se vê nas fotos sem cabeçote, pois o dele original não funciona sem a carroçaria do Fusca, mas isso ia corresponder a colocar um cabeçote no tunel, e depois de avaliar o trabalho que ia ter e o perigo de no fim algo ficar desalinhado optei pelo mais prático, procurar um de um fusca já com cabeçote.
Depois de arranjar um completo de Fusca, mas mais uma supressa, este cabeçote está requado do lado direito cerca de 0,5cm mas o suficiente para na extremidade do eixo dar uma maior diferença.
Resumo vou ter de procurar ainda outro chassi para arranjar uma frente mesmo boa.
Mas melhor é algumas imagens para perceberem o que estou para aqui a escrever
A vantagem por ter IRS,
para quem quizer saber esta é a peça que permite colocar a IRS
Aqui com ideias de colocar o tal tunel do 1302 mas como mostram as imagens não tem o cabeçote, e com os meios rudimentares que tenho começei a ver que podia dar buraco
Então voltei a alinhavar a colocação de um tunel de fusca que depois vim a constatar que tem um empeno ,
Isto obriga-me a utilisar outro chassi de Fusca em melhor estado
Continua
Actualidade
Para acelerar o projecto 718 rsk, decidi colocar a traseira de um chassi com IRS.
O trabalho vai incidir em verificar e procurar uma frente para acrescentar no tunel traseiro, para tal ainda equacionei utilizar uma parte da frente de um tunel de um 1302, que se vê nas fotos sem cabeçote, pois o dele original não funciona sem a carroçaria do Fusca, mas isso ia corresponder a colocar um cabeçote no tunel, e depois de avaliar o trabalho que ia ter e o perigo de no fim algo ficar desalinhado optei pelo mais prático, procurar um de um fusca já com cabeçote.
Depois de arranjar um completo de Fusca, mas mais uma supressa, este cabeçote está requado do lado direito cerca de 0,5cm mas o suficiente para na extremidade do eixo dar uma maior diferença.
Resumo vou ter de procurar ainda outro chassi para arranjar uma frente mesmo boa.
Mas melhor é algumas imagens para perceberem o que estou para aqui a escrever
A vantagem por ter IRS,
para quem quizer saber esta é a peça que permite colocar a IRS
Aqui com ideias de colocar o tal tunel do 1302 mas como mostram as imagens não tem o cabeçote, e com os meios rudimentares que tenho começei a ver que podia dar buraco
Então voltei a alinhavar a colocação de um tunel de fusca que depois vim a constatar que tem um empeno ,
Isto obriga-me a utilisar outro chassi de Fusca em melhor estado
Continua
Re: Réplica Porsche 718 RSK de 1958
Actualização.
Realmente é um contra tempo,confirma-se o que disse anteriormente como já suspeitava mas a bolha do nível não engana, o cabeçote e a metade do tunel correspondente e o chapeu de napoleão têm desnivel, ou seja está torcido, isto foi de certo devido a alguma cambalhota que deu na juventude
Bem, para não empatar, a solução foi tirar um chassis da sucata, armado de fita métrica, nível, esquadro, e régua, e a escolha recaiu num com muito mau aspecto todo ferrugem com fundos descapotáveis, com um buraco de acesso para mudar o cabo de embreiagem, técnicas dos mecânicos para simplificar o trabalho, a parte traseira muito danificada pela ferrugem mas com a virtude de o tunel, a parte inferior e o cabeçote estarem em perfeito estado, e com esta solução espero avançar, pois quando cortar a parte dadora para o chassis do 718 já vai ficar de modo a ficar com a distância entre eixos de 210cm.
Aqui neste manual da Volkspage podem ver o tal banco para desempenos e reparação de chassis do carocha
http://www.volkspage.net/technik/manuaisecatalogos/02/lexpertautomobile_vwfusca120013001302.pdf
Realmente é um contra tempo,confirma-se o que disse anteriormente como já suspeitava mas a bolha do nível não engana, o cabeçote e a metade do tunel correspondente e o chapeu de napoleão têm desnivel, ou seja está torcido, isto foi de certo devido a alguma cambalhota que deu na juventude
Bem, para não empatar, a solução foi tirar um chassis da sucata, armado de fita métrica, nível, esquadro, e régua, e a escolha recaiu num com muito mau aspecto todo ferrugem com fundos descapotáveis, com um buraco de acesso para mudar o cabo de embreiagem, técnicas dos mecânicos para simplificar o trabalho, a parte traseira muito danificada pela ferrugem mas com a virtude de o tunel, a parte inferior e o cabeçote estarem em perfeito estado, e com esta solução espero avançar, pois quando cortar a parte dadora para o chassis do 718 já vai ficar de modo a ficar com a distância entre eixos de 210cm.
Aqui neste manual da Volkspage podem ver o tal banco para desempenos e reparação de chassis do carocha
http://www.volkspage.net/technik/manuaisecatalogos/02/lexpertautomobile_vwfusca120013001302.pdf
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