CABOS E VELAS
+21
Moacir
Marcus Valdetaro
felipecsilva
Louro_José
Victor Hugo (vtr_kd)
grtecno®
Waybecker
Roan L. Trajano
Fabiano Marques
Pietro
Bugólatra
Daniel Sul
Fabrício®©
Clayton
Volnei S
VIVINHOM
Denimelo
Kibe
Betinho
jperson
Guga Pedrosa
25 participantes
Planeta Buggy :: Mecânica :: Motor Boxer
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: CABOS E VELAS
Enquanto procuramos a Simca, ficamos com a do Ultraje a Rigor
Volnei S- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2201
Data de inscrição : 24/11/2009
Re: CABOS E VELAS
Unica coisa que conheço bem dos simca são os carburadores, tenho 4 deles.
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10798
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: CABOS E VELAS
Volnei S escreveu:Enquanto procuramos a Simca, ficamos com a do Ultraje a Rigor
Volnei, na verdade é o Camisa de Vênus com a liderança do Marcelo Nova!
Convidad- Convidado
Re: CABOS E VELAS
Gosto do som do camisa de vênus, é ótimo!
Fabiano Marques- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7298
Data de inscrição : 19/07/2010
Re: CABOS E VELAS
Ordem dos cabos de vela do boxer é fácil de decorar, do lado esquerdo do motor os cabos vão em paralelo, já o direito vai cruzado, eu decorei assim e nunca mais esqueci;
Quando fiz um curso de eletricidade automotiva no Senai-CE, aprendi muito sobre ingnição e até desenhei no computador os esquemas dos sistemas de ignição, pode ajudar e muito.
Quando fiz um curso de eletricidade automotiva no Senai-CE, aprendi muito sobre ingnição e até desenhei no computador os esquemas dos sistemas de ignição, pode ajudar e muito.
Re: CABOS E VELAS
Está aí os esquemas de ignições, salvem, um dia você ou alguém precisará
Ing eletrônica:
Platinado
ABÇ's !
Ing eletrônica:
Platinado
ABÇ's !
Re: CABOS E VELAS
waybecker escreveu:é impressão minha ou o conta giros é ligado no pino 3 da caixa de ignição?
abraços.
Becker é isso mesmo! Motores equipados com ignição eletrônica tem essa opção, mas com um detalhe... nem todas as centrais de comando tem o pino 3 ativo, portanto, pode ser que seja ligado e não funcione o conta giros, aí a opção é ligar direto na bobina.
Abração.
Convidad- Convidado
Re: CABOS E VELAS
Em se tratando de esquemas, esse foi o melhor que achei na net, mandei imprimir em papel grande, excelente ferramenta;
http://2.bp.blogspot.com/_0L2coEDeFEA/TQij5P74hmI/AAAAAAAACA8/CIYZe19zl9o/s1600/Fusca+1300+-+1976.jpg
http://2.bp.blogspot.com/_0L2coEDeFEA/TQij5P74hmI/AAAAAAAACA8/CIYZe19zl9o/s1600/Fusca+1300+-+1976.jpg
Clayton- Atolado na Lama
- Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7121
Data de inscrição : 22/06/2008
Re: CABOS E VELAS
Clayton escreveu:Em se tratando de esquemas, esse foi o melhor que achei na net, mandei imprimir em papel grande, excelente ferramenta;
]
Muito bom Clayton, além desse, tenho outro inferior mas parecido...
[URL=https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/829/esquema76.jpg/]
Convidad- Convidado
Re: CABOS E VELAS
Marcio, se você reparar bem nesse que postei, tem até os codigos originais das peças para compra, em português, me ajudou bastante.
Clayton- Atolado na Lama
- Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7121
Data de inscrição : 22/06/2008
Re: CABOS E VELAS
É excelente me ajudou muito também mas em um ponto que fiquei curioso foi não existir a ligação das luzes de ré nem nas lanternas nem no interruptor da caixa de marchas que no fusca 1300L vinha de serie.Clayton escreveu:Marcio, se você reparar bem nesse que postei, tem até os codigos originais das peças para compra, em português, me ajudou bastante.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11775
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: CABOS E VELAS
É mesmo, bem lembrado!
Clayton- Atolado na Lama
- Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7121
Data de inscrição : 22/06/2008
Re: CABOS E VELAS
Fuçando pelo fórum achei esse tópico e resolvi desenterra-ló para questionar sobre as velas iridium o que vocês acham dessas velas?
Fabiano Marques- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2126
Idade : 38
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7298
Data de inscrição : 19/07/2010
Re: CABOS E VELAS
Eu utilizo o cabo NGK, mas a bobina e a tampa do dsitribuidor são de pino.
O pior problema não é a baixa isolação, mas o aquecimento por mau contato. Geralmente a baixa isolação s agrava pseelo mau contato nas velas, onde a corrente tem dificuldade de fluir e escolhe ficar no meiso do caminho.
O pior problema não é a baixa isolação, mas o aquecimento por mau contato. Geralmente a baixa isolação s agrava pseelo mau contato nas velas, onde a corrente tem dificuldade de fluir e escolhe ficar no meiso do caminho.
Pietro- Moderador
- Número de Mensagens : 1814
Idade : 56
Localização : Rio das Ostras - RJ
Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
Pontos : 7682
Data de inscrição : 20/08/2008
Re: CABOS E VELAS
Fabiano Marques escreveu:Fuçando pelo fórum achei esse tópico e resolvi desenterra-ló para questionar sobre as velas iridium o que vocês acham dessas velas?
Para o uso comum (motor normal) não vai alterar muita coisa, agora se o motor é preparado, e o sistema de ignição for de alta potência, vai valer a pena investir nelas...
Quanto as velas, de experiência própria, a NGK é superior as Bosch, pois nitidamente a Bosch "amarra" o carro. Para ter um efeito "igual" as NGK, abrir o eletrodo para 0,9 a 1,0 mm, mas a durabilidade cai pela metade, pois para cada 0,1 mm o arco voltaico (faísca) é equivalente a 10 mil volts. (ou seja, para a abertura normal de 0.8mm seria o equivalente a 80 mil volts na faísca)...
Aproveitando o tópico, vou colocar algumas informações sobre velas:
A vela é bem simples em teoria: ela força o arco elétrico por uma abertura, como um raio. A eletricidade deve ter uma tensão muito alta para atravessar a abertura e criar uma boa centelha. A tensão em uma vela pode estar entre 40 mil e 100 mil volts.
A vela deve possuir uma passagem isolada para que essa tensão atravesse o eletrodo, onde poderá saltar entre a folga e, a partir daí, ser conduzida para o bloco do motor e aterrada. Ela também deve ser capaz de suportar altas temperaturas e pressões dentro do cilindro e deve ser projetada de modo que não se acumulem depósitos de aditivos do combustível.
As velas utilizam um inserto cerâmico para isolar a alta tensão no eletrodo, assegurando que a centelha ocorra na ponta do eletrodo e não em outro lugar da vela. Esse inserto ajuda também a queimar os depósitos. A cerâmica não é boa condutora de calor, de modo que o material fica muito quente durante a operação. Este calor ajuda a queimar os depósitos no eletrodo.
Alguns carros necessitam de uma vela quente. Esse tipo de vela é projetado com inserto cerâmico que possui uma área de contato ainda menor com a parte metálica da vela. Isto reduz a transferência de calor da cerâmica, fazendo-a funcionar ainda mais quente e queimar ainda mais os depósitos. As velas frias são projetadas com uma área de contato maior e, portanto, funcionam mais frias.
A diferença entre as velas quentes e frias está no formato da ponta de cerâmica
A fábrica selecionará a vela com a temperatura correta para cada carro. Alguns carros com alto desempenho naturalmente geram mais calor, de modo que necessitam de velas mais frias. Se a vela ficar muito quente, poderá inflamar o combustível antes que a centelha ocorra, portanto é importante manter o tipo correto de vela para seu carro.
Fonte: http://carros.hsw.uol.com.br/sistema-de-ignicao-de-um-automovel.htm
grtecno®- Desbravador
- Número de Mensagens : 186
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Tipo de Buggy : Bugre (?) 67 em restauro...
Pontos : 4846
Data de inscrição : 18/09/2011
Re: CABOS E VELAS
Eu acho isso de vela NGK e vela bosch mito... afinal, existem carros que saem de fábrica com velas bosch e já vi kits completos da bosch a venda com tudo desde cabos até distribuidor... Esse negócio é apenas clichê... na minha opinião claro...
É a mesma coisa, o povo todo guarda ovo na geladeira... por que??? se no mercado e na feira e onde quer que se vá eles estão armazenados em temperatura ambiente... simplesmente porque alguém disse isso... eu acho que a Bosch pelo renome que tem não faria velas ruins... eu uso no meu buggy e não tenho o que reclamar... as antigas eram NGK e não percebi diferença.
Mas talvez usem Bosch-NGK na sequência por ser clássico.. e buggy remete à clássicos!
É a mesma coisa, o povo todo guarda ovo na geladeira... por que??? se no mercado e na feira e onde quer que se vá eles estão armazenados em temperatura ambiente... simplesmente porque alguém disse isso... eu acho que a Bosch pelo renome que tem não faria velas ruins... eu uso no meu buggy e não tenho o que reclamar... as antigas eram NGK e não percebi diferença.
Mas talvez usem Bosch-NGK na sequência por ser clássico.. e buggy remete à clássicos!
Victor Hugo (vtr_kd)- Desbravador
- Número de Mensagens : 158
Idade : 33
Localização : Sâo Paulo
Tipo de Buggy : Fercar Naja-One 2002
Motor: 1600 Monocarburado
Carbura: H30 Pic
Pneus:: Diant.: Rosava 185/70 R14 Tras: Maxxis Bravo A/T 235/75 R15
Ignição Eletrônica, Alternador
Pontos : 5008
Data de inscrição : 11/03/2011
Re: CABOS E VELAS
Mais info sobre velas:
http://www.ngkntk.com.br/direct/velas.html
Abs
http://www.ngkntk.com.br/direct/velas.html
Abs
Louro_José- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 279
Localização : Natal
Tipo de Buggy : Selvagem
Pontos : 5230
Data de inscrição : 11/11/2010
Re: CABOS E VELAS
Amigo, as velas tanto bosch quanto NGK são ótimas. Quanto aos cabos de vela, os de silicone, 10mm, são excelentes! Muito bons e superiores aos convencionais. Tu podes molhar à vontade, passando em atoleiro, riachos e etc que o carro nao sai pulando nem nada! Eu comprei e o pessoal aqui do Cassino Buggy Clube tb comprou e todo o mundo aprovou!!!
felipecsilva- Buggueiro
- Número de Mensagens : 39
Localização : Rio Grande-Cassino Buggy clube
Tipo de Buggy : Buggy Toy. Motor 1600 moderno. Pneus Bfgoodrich All Terrain 15.
Pontos : 4838
Data de inscrição : 11/04/2011
Re: CABOS E VELAS
Acho que n tem essa de marca não
é só verificar o tipo de vela e a amperagem que o fabricante especifica pro motor
as velas do motor aqui eram 2 NGK e 2 bosch, doido não??
troquei pela ngk faz uns 3 anos, até agora nenhum problem....
né não??
é só verificar o tipo de vela e a amperagem que o fabricante especifica pro motor
as velas do motor aqui eram 2 NGK e 2 bosch, doido não??
troquei pela ngk faz uns 3 anos, até agora nenhum problem....
né não??
Troca de velas e cabos.
Sou novinho novinho neste mundo dos buggys, mas como forma de agradecimento pelo belo material que vocês postam neste forum, vou repassar o que um mecânico aposentado que trabalhou na VW e que sempre me ajuda com o meu Buggy, deixando inclusive eu fazer o serviço para aprender. O nome dele é chico,já é um senhor que ainda trabalha pelo setor de oficinas do Nucleo Bandeirantes em Brasília DF.
Quando for trocar as velas NGK espere o motor esfriar para não correr o risco de espanar a rosca ou da vela ficar travada. Dicas de um veterano.
Abraço a todos.
Depois que comprei o Buggy estou sempre com um sorrizo no rosto.
Quando for trocar as velas NGK espere o motor esfriar para não correr o risco de espanar a rosca ou da vela ficar travada. Dicas de um veterano.
Abraço a todos.
Depois que comprei o Buggy estou sempre com um sorrizo no rosto.
Re: CABOS E VELAS
É assim mesmo, ficamos com cara de bobo, feito criança que acaba de ganhar um brinquedo, e na verdade ñ deixa de ser um brinquedo, um pouquinho caro, mas um brinquedo
VIVINHOM- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9384
Data de inscrição : 15/07/2008
Re: CABOS E VELAS
VIVINHOM escreveu:É assim mesmo, ficamos com cara de bobo, feito criança que acaba de ganhar um brinquedo, e na verdade ñ deixa de ser um brinquedo, um pouquinho caro, mas um brinquedo
Dizem que a diferença entre homens e crianças é o preço do brinquedo
Abs
Louro_José- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 279
Localização : Natal
Tipo de Buggy : Selvagem
Pontos : 5230
Data de inscrição : 11/11/2010
Re: CABOS E VELAS
Os meus irmãos me dizem que eu fiquei muito mais simpático depois que comprei o buggy. Eles dizem que eu vivo rindo à toa. Esse brinquedo deve ter alguma coisa que contagia.
Moacir- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 367
Idade : 70
Localização : Florianópolis - SC
Tipo de Buggy : VW GLASPAC 1971/1971, motor 1500, quase zero, alternador novinho, ignição eletrônica, estribos laterais precisando de um retoque na pintura, espelhos retrovisores externos do toyota bandeirantes 1984, carburador zerinho, zerinho, amortecedores também zerinhos.
Pontos : 5442
Data de inscrição : 01/11/2010
Re: CABOS E VELAS
Ai vai a minha receita perfeita do bolo pro boxer 1600 :
Velas NGK BP5ES - as velas da Bosch nao sao tao boas, isso tudo mundo concorda ! (confere a compatibilidade, tem roscas diferente dependendo do ano, mas acho que a mais comum é essa)
Cabos BOSCH 9 295 080 047 (linha premium para Fusca / Kombi 1.6 92 > 98)
Sao cabos de pino, entao combina com uma bobina de pino KW da Bosch e a tampa do distribuidor 9 232 081 442 tambem da Bosch ! A escolha de usar cabos de pino é óbvia : pode mergulhar com o buggy dentro dagua até o filtro que o boxer fica funcionando redondinho
Para quem quizer chegar na autopeças com as referencias na mao e ter certeza de sair com o material certo, de qualidade e confiavel, acho que você pode ir nessa de olhos fechados
Velas NGK BP5ES - as velas da Bosch nao sao tao boas, isso tudo mundo concorda ! (confere a compatibilidade, tem roscas diferente dependendo do ano, mas acho que a mais comum é essa)
Cabos BOSCH 9 295 080 047 (linha premium para Fusca / Kombi 1.6 92 > 98)
Sao cabos de pino, entao combina com uma bobina de pino KW da Bosch e a tampa do distribuidor 9 232 081 442 tambem da Bosch ! A escolha de usar cabos de pino é óbvia : pode mergulhar com o buggy dentro dagua até o filtro que o boxer fica funcionando redondinho
Para quem quizer chegar na autopeças com as referencias na mao e ter certeza de sair com o material certo, de qualidade e confiavel, acho que você pode ir nessa de olhos fechados
weshwesh- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 143
Idade : 43
Localização : Litoral do Ceara
Tipo de Buggy : Nordestino !!
Pontos : 5294
Data de inscrição : 21/06/2010
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Tópicos semelhantes
» Cabos de vela fusca 1300
» CABOS DE FREIO DE MAO E DE EMBREAGEM
» velas maiores
» Feedback com as Velas
» Velas suspeitas...
» CABOS DE FREIO DE MAO E DE EMBREAGEM
» velas maiores
» Feedback com as Velas
» Velas suspeitas...
Planeta Buggy :: Mecânica :: Motor Boxer
Página 2 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos