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REDUZIR O PESO DO VOLANTE (DO MOTOR) AUMENTA POTENCIA?

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volante - REDUZIR O PESO DO VOLANTE (DO MOTOR) AUMENTA POTENCIA? Empty REDUZIR O PESO DO VOLANTE (DO MOTOR) AUMENTA POTENCIA?

Mensagem por Ed Dom Mar 29, 2009 7:39 pm

Ouvi comentarios nas "rodinhas de amigos" que se tornear o volante do motor (tirar meio kilo), o motor fica mais forte. Qual a lógica nisso? Há alguma perca em outro fator? Ouvi dizer que o motor vibra mais também. Com a palavra os experts em mecanica.
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volante - REDUZIR O PESO DO VOLANTE (DO MOTOR) AUMENTA POTENCIA? Empty Re: REDUZIR O PESO DO VOLANTE (DO MOTOR) AUMENTA POTENCIA?

Mensagem por Guga Pedrosa Dom Mar 29, 2009 8:43 pm

Alívio de volante é um assunte bastante polêmico.
Na prática, um volante mais leve irá fazer o motor ganhar giro mais rápido. Não há aumento de potência. Mas muda o comportamento do motor, deixando ele "mais esportivo".
Tem gente que chega a tirar 3 quilos do volante do fusca! O comum é entre 1 a 1,5kg...
A desvantagem de aliviar o volante é que em subidas o motor vai perder um pouco de força, obrigando o motorista a reduzir a marcha. Isso porque o motor vai ter menos "embalo" do que antes. Também poderá deixar a marcha lenta mais instável...
Após retirar matérial do volante, tem que fazer um serviço de balanceamento junto com o vira-brequim. Se o motor vibrar mais é porque o serviço foi mal feito. E isso é muito perigoso, já ouvi histórias de volantes desbalanceados que se soltaram do vira e rasgaram a caixa de marcha e a carroceria de alguns carros...

Abraços,
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volante - REDUZIR O PESO DO VOLANTE (DO MOTOR) AUMENTA POTENCIA? Empty Re: REDUZIR O PESO DO VOLANTE (DO MOTOR) AUMENTA POTENCIA?

Mensagem por Daniel Sul Dom Mar 29, 2009 8:49 pm

tirar peso do volante do motor eu nao recomendo ,pois é raro o torneiro que consegue tirar o peso igual de todos os lados oq vai fazer o motor vibrar aumentando o desgaste do motor, oq vc pode fazer é mandar fazer um em aluminio, ja existe ate pra venda em lojas especializadas, e assim vc tera ganho de torque e nao de potencia(cilindradas) o carro fica mais esperto.

abraços
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volante - REDUZIR O PESO DO VOLANTE (DO MOTOR) AUMENTA POTENCIA? Empty Re: REDUZIR O PESO DO VOLANTE (DO MOTOR) AUMENTA POTENCIA?

Mensagem por Clayton Dom Mar 29, 2009 9:03 pm

Quando um motor é projetado ,tem muitas horas de ensaios e engenharia, isso depende de vários fatores tecnicos que só estudando para entender . Mas prova a história que se pode sempre melhorar , e no caso de se modificar o peso do volante do motor boxer para ser utilizado em um Buggy é valida ,até pelo seu peso inferior e rodas e pneus maiores, o motor seja ele boxer ou qualquer outro deve-se fazer novos ensaios. tente primeiro aliviar um pouco de cada vez e fazer o teste ,como economia e potencia para saber o resultado , mas não se esqueça que deve-se balancear o conjunto todo depois de tornea-lo e não fica muito barato não .
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Mensagem por LOYO Seg Mar 30, 2009 4:01 pm

Tem interesse quando o motor é sujeito a mais alterações se for para ficar tudo de origem não vai ficar melhor, agora se aumentar a cilindrada meter uma cames mais race e etc.. etc.. ai vai ter de ser pois a rotação vai aumentar muito, mas como já foi dito o ideal é mandar tudo para calibrar desde as vielas, cambota poli e volante, como o Gustavo disse sei de volantes que partiram a alta rotação e saiem cortando tudo abrindo um buraco como um missil. é um trabalho a ser muito bem feito.
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volante - REDUZIR O PESO DO VOLANTE (DO MOTOR) AUMENTA POTENCIA? Empty Re: REDUZIR O PESO DO VOLANTE (DO MOTOR) AUMENTA POTENCIA?

Mensagem por matheusf Seg Abr 15, 2013 5:33 pm

Galera
quaro aliviar o volante do meu buggy mas gostaria de mais informacoes sobre o assusnto ninguem tem nada a comentar sobre o assunto?
estou pensando em tirar 2KG do meu buggy

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volante - REDUZIR O PESO DO VOLANTE (DO MOTOR) AUMENTA POTENCIA? Empty Re: REDUZIR O PESO DO VOLANTE (DO MOTOR) AUMENTA POTENCIA?

Mensagem por jperson Seg Abr 15, 2013 5:52 pm

Eu removi 800g no meu.
Removendo peso voce ganha nas subidas de giro do motor, se retirar muito material o motor perde o "embalo", o motor cai de giro tão rapidamente quando sobe, isso não é bom nas trocas de marcha por exemplo.
Na remoção de peso tem que balancear o volante para que não fique desequilibrado.
Potencia voce não ganha.
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Mensagem por Terrorista Qua Abr 17, 2013 12:05 pm

Pessoal ...

Só par agregar um pouco ao tópico....

Não se ganha potencia da usina de força (Motor), mas ganha-se potencia que se transfere para as rodas!!!!
Sempre que aceleramos o carro a potencia que o motor gera, aquela que todo mundo fica feliz de medir no dyno de motor e colocar em destaque em tudo que é comentário, é dissipada nos componentes que vem depois do virabrequim.

Para girar o volante ele gasta torque, para girar as engrenagens da transmissão, vai torque, para girar o pneu gigante que coloquei para andar no barro, vai torque!

Se reduzirmos o peso da massa girante da biela para baixo, estaremos ganhando em torque na roda. Potencia nada mais é que torque por unidade de tempo. Se Aumentarmos o giro do motor ou, o torque, estamos ganhando em potencia na roda!
Sumarizando, ganha-se potência ao aliviar o volante do motor. Porém não se ganha potência na geração dela, e sim na transmissão para o chão, que cá entre nós, é o que importa!!!!

Abraço para todo mundo !!!
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Mensagem por Clayton Qui Abr 18, 2013 5:33 pm

Falou Bin Laden! Abração!
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Mensagem por zzefinho Qua Ago 28, 2013 10:32 am

Estive lendo sobre isso hoje, meu motor ta picado, to pensando em aliviar meu volante, uma vez que o meu motor é de fusca que pesa muuuito mais que um buggy, o torque pra arrancada não precisa ser o mesmo. 

A aliviada que penso, seria apenas pra tirar a diferença de carroceria entre 800 e 1200 gramas (como discutido com o gui kaufman) , claro, dependendo do valor do serviço, hoje vou atras de orça-lo. 

Espero também que não prejudique meu motor que ja esta com o folga no vira, e por falta de tempo$ acabei trocando apenas os pistões.
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Mensagem por Joker Qua Ago 28, 2013 11:59 am

Desculpe a ignorancia.. mas como diminuir o peso dessa peça é isso ?

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Mensagem por jperson Qua Ago 28, 2013 12:14 pm

Isso, aliviar é retirar material do volante.
Normalmente se retira material no torno junto a engrenagem do motor de partida.
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Mensagem por Daniel Sul Qua Ago 28, 2013 12:15 pm

Joker escreveu:Desculpe a ignorancia.. mas como diminuir o peso dessa peça é isso ?

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o torneiro da passe na peça retirando material , assim diminuindo o peso....
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Mensagem por Luciano Bohn Qua Ago 28, 2013 12:45 pm

Daniel Sul escreveu:
Joker escreveu:Desculpe a ignorancia.. mas como diminuir o peso dessa peça é isso ?

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o torneiro da passe na peça retirando material , assim diminuindo o peso....
Mas tem que ser um serviço "rigorosamente balanceado", se não "adeus Vira", hehehehehe................milimetricamente afinado.
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Mensagem por Beco Qui Ago 29, 2013 6:59 am

repare que na peça "aliviada" tem um furo na esquerda da foto. É para o balanceamento.
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Mensagem por zzefinho Qui Ago 29, 2013 8:30 am

é galera essa opção caiu fora, não vou aliviar mais o volante. 1º pq o motor ja estava montado, diga-se de passagem ótimo serviço do mecanico, de cara se ve que é limpo e organizado.
2º meu vira ja tem uma folga que eu vou deixar pra arrumar na proxima, agora imagina com o volante desbalanceado? vai tudo pra chimia kkkkkkkkkkkkkkkkk
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Mensagem por Joker Qui Ago 29, 2013 10:51 am

Tenha cuidado !
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Mensagem por Henrique_buggueiro Qui Ago 29, 2013 5:57 pm

basicamente se vc aliviar o peso, o giro sobe mais rapido, o carro vai conseguir desenvolver mais saindo da inercia.

acontece q vc nao faz isso nem 10% do tempo do carro, a menos q esteja no anda e para e mesmoa ssim nao teria validade alguma.

o resto do tempo,vc apenas belisca o pedal, mantem o carro por inercia, e ai eh q o bicho pega, pois vai perder e muito dessa inercia.

na pratica é bom pra carro girador ou carro de arrancada, onde importam poucos segundos ou esta td pronto para elevar o giro.

numa subida por exemplo, com o alivio de peso, os primeiros metros sao mais faceis de vencer, depois desses metros iniciais vira uma tortura, principalmente pq os giros estarao na casa do chapeu e se vc mudar de marcha o giro nao se matem, vai cair imediatamente, te forcando ou a voltar pra marcha que estava antes ou sofrendo q nem mula velha pra subir 30 metros...

é uma porcaria, principalmente em motores fracos ou nao preparados. Coisa de vId4 L0k4, manolagem que acha que vai ganhar alguma coisa...

Em linha reta, a diferenca eh menor, mas ocorre, principalmente na manutencao da velocidade, ao inves de ficar triscando no acelerador, vai ter q andar com o peh mais baixo, consumindo gasolina e fritando td no motor desnecessariamente.

Enfim, pra andar 400 metros e parar, pra arrancar ou pra brincar de fazer TSSSSS nas goleta turbada, é legal, pros outros 99% do tempo de existencia, é uma m**** mesmo.

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Mensagem por Terrorista Qui Ago 29, 2013 6:16 pm

Henrique_buggueiro escreveu:basicamente se vc aliviar o peso, o giro sobe mais rapido, o carro vai conseguir desenvolver mais saindo da inercia.

acontece q vc nao faz isso nem 10% do tempo do carro, a menos q esteja no anda e para e mesmoa ssim nao teria validade alguma.

o resto do tempo,vc apenas belisca o pedal, mantem o carro por inercia, e ai eh q o bicho pega, pois vai perder e muito dessa inercia.

na pratica é bom pra carro girador ou carro de arrancada, onde importam poucos segundos ou esta td pronto para elevar o giro.

numa subida por exemplo, com o alivio de peso, os primeiros metros sao mais faceis de vencer, depois desses metros iniciais vira uma tortura, principalmente pq os giros estarao na casa do chapeu e se vc mudar de marcha o giro nao se matem, vai cair imediatamente, te forcando ou a voltar pra marcha que estava antes ou sofrendo q nem mula velha pra subir 30 metros...

é uma porcaria, principalmente em motores fracos ou nao preparados. Coisa de vId4 L0k4, manolagem que acha que vai ganhar alguma coisa...

Em linha reta, a diferenca eh menor, mas ocorre, principalmente na manutencao da velocidade, ao inves de ficar triscando no acelerador, vai ter q andar com o peh mais baixo, consumindo gasolina e fritando td no motor desnecessariamente.

Enfim, pra andar 400 metros e parar, pra arrancar ou pra brincar de fazer TSSSSS nas goleta turbada, é legal, pros outros 99% do tempo de existencia, é uma m**** mesmo.
Só falou groselha!

O volante do motor existe para absorver energia do vira até que outro cilindro tenha combustão! Se ele não existisse o motor ou ficaria "quadrado" ou morreria sem dar uma volta!

Em motores com 8 ou mais cilindros, o volante é extremamente pequeno, pois a cada quadrante do vira temos combustão em pelo menos dois deles!

Aliviar o vira trás mais resposta na roda! E serve para qualquer carro! O importante é levar para fazer em quem sabe balancear bem o conjunto!

A montadora, quando fabrica o carro tem limitações de custo de produção do vira! A tolerância do balanceamento do virabrequim, bielas e pistões é bastante aberto! Em carros de maior performance, todas as peças são pesadas e equilibradas, aí consegue-se retirar material do vira até que ele tenha a função de manter o motor girando até a próxima centelha da vela sem perder a inércia do movimento e ter de re-acelerar o carro!

O caso citado por você é um relato claro de alguem que achou que num vira de 5Kg poderia retirar 3kg e ficar com 2! Acontece exatamente o relatado.

Não deve-se condenar o benefício pela excessão! Você teve uma experiência ruim de alguémq ue fez mal feito!

Sobre a subida do morro, também foi um péssimo exemplo! Pois para cada 1Kg no volante, equivale a pelo menos 70 Kg de peso dentro do carro! E é claro que se você for uma tartaruga para trocar as marchas, o giro vai cair muito rápido e você vai perder o embalo da inércia!
Mas a energia que o motor gasta para acelerar esse 1Kg a mais também deixa o carro mais lento na aceleração!

A arrancada é sair da inércia para uma condição de velocidade constante, mas sempre que você retoma uma velocidade ou, tira o pé numa lombada e acelera para sair dela e manter uma velocidade constante também é a mesma coisa! O volante aliviado trará uma resposta melhor do que o STD neste caso. Sem dúvida alguma!
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Mensagem por zzefinho Qui Ago 29, 2013 6:45 pm

Outro fato. 
Os motores que usamos foram projetados pra empurrar um carro muito maior do que o buggy.

Logo compensa o alivio do volante pra que as coisas sejam como devem.
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Mensagem por Mad Well Sex Ago 30, 2013 9:18 am

po boa explicação terrorista ate me convenceu, me fala uma coisa, com o serviço de torno do volante tem que abrir o motor para balancear os componentes internos eh? nao basta so aliviar?
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Mensagem por Joker Sex Ago 30, 2013 10:09 am

Terrorista escreveu:
Henrique_buggueiro escreveu:basicamente se vc aliviar o peso, o giro sobe mais rapido, o carro vai conseguir desenvolver mais saindo da inercia.

acontece q vc nao faz isso nem 10% do tempo do carro, a menos q esteja no anda e para e mesmoa ssim nao teria validade alguma.

o resto do tempo,vc apenas belisca o pedal, mantem o carro por inercia, e ai eh q o bicho pega, pois vai perder e muito dessa inercia.

na pratica é bom pra carro girador ou carro de arrancada, onde importam poucos segundos ou esta td pronto para elevar o giro.

numa subida por exemplo, com o alivio de peso, os primeiros metros sao mais faceis de vencer, depois desses metros iniciais vira uma tortura, principalmente pq os giros estarao na casa do chapeu e se vc mudar de marcha o giro nao se matem, vai cair imediatamente, te forcando ou a voltar pra marcha que estava antes ou sofrendo q nem mula velha pra subir 30 metros...

é uma porcaria, principalmente em motores fracos ou nao preparados. Coisa de vId4 L0k4, manolagem que acha que vai ganhar alguma coisa...

Em linha reta, a diferenca eh menor, mas ocorre, principalmente na manutencao da velocidade, ao inves de ficar triscando no acelerador, vai ter q andar com o peh mais baixo, consumindo gasolina e fritando td no motor desnecessariamente.

Enfim, pra andar 400 metros e parar, pra arrancar ou pra brincar de fazer TSSSSS nas goleta turbada, é legal, pros outros 99% do tempo de existencia, é uma m**** mesmo.
Só falou groselha!

O volante do motor existe para absorver energia do vira até que outro cilindro tenha combustão! Se ele não existisse o motor ou ficaria "quadrado" ou morreria sem dar uma volta!

Em motores com 8 ou mais cilindros, o volante é extremamente pequeno, pois a cada quadrante do vira temos combustão em pelo menos dois deles!

Aliviar o vira trás mais resposta na roda! E serve para qualquer carro! O importante é levar para fazer em quem sabe balancear bem o conjunto!

A montadora, quando fabrica o carro tem limitações de custo de produção do vira! A tolerância do balanceamento do virabrequim, bielas e pistões é bastante aberto! Em carros de maior performance, todas as peças são pesadas e equilibradas, aí consegue-se retirar material do vira até que ele tenha a função de manter o motor girando até a próxima centelha da vela sem perder a inércia do movimento e ter de re-acelerar o carro!

O caso citado por você é um relato claro de alguem que achou que num vira de 5Kg poderia retirar 3kg e ficar com 2! Acontece exatamente o relatado.

Não deve-se condenar o benefício pela excessão! Você teve uma experiência ruim de alguémq ue fez mal feito!

Sobre a subida do morro, também foi um péssimo exemplo! Pois para cada 1Kg no volante, equivale a pelo menos 70 Kg de peso dentro do carro! E é claro que se você for uma tartaruga para trocar as marchas, o giro vai cair muito rápido e você vai perder o embalo da inércia!
Mas a energia que o motor gasta para acelerar esse 1Kg a mais também deixa o carro mais lento na aceleração!

A arrancada é sair da inércia para uma condição de velocidade constante, mas sempre que você retoma uma velocidade ou, tira o pé numa lombada e acelera para sair dela e manter uma velocidade constante também é a mesma coisa! O volante aliviado trará uma resposta melhor do que o STD neste caso. Sem dúvida alguma!

Boa argumentação ! Porém como sou totalmente ignorante no assunto devo fazer essa customização ou deixa-la no default.
o que um leigo como eu, ganho em fazer essa customização ? a vida útil dessa peça ou mesmo do conjunto que essa peça esta inserida, sofre uma sobrecarga, causando algum impacto ou efeito colateral no veículo ?
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Mensagem por jperson Sex Ago 30, 2013 10:13 am

Se voce tem duvida e não sente falta de tal aprimoramento, além de não ter ninguem confiavel a faze-lo, deixa como está.
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Mensagem por Terrorista Sáb Ago 31, 2013 8:36 pm

Moçada,

Vale a pena! aliviar, pode-se retirar até 1Kg com folga no volante!

Mas tem que ser feito por alguém que faça o balanceamento do vira + o volante aliviado! Só tirar o volante, dar o passe e montar de novo pode deixar o sistema vira/Volante desbalanceado, roubando energia, giro e consequentemente potencia!

Só recomendo mexer para quem está com o motor aberto!! Vale a pena também pesar o conjunto, biela+pistão+pino e identificar os mais pesados! Retirar massa do fundo do pistão e deixar equivalente!

Quem quiser fazer posso comentar mais por MP o método!

Att,
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volante - REDUZIR O PESO DO VOLANTE (DO MOTOR) AUMENTA POTENCIA? Empty Re: REDUZIR O PESO DO VOLANTE (DO MOTOR) AUMENTA POTENCIA?

Mensagem por Junioroconne Sex Mar 07, 2014 3:53 pm

Galera boa tarde ! 
Meu carro tinha um cambio curto e ele andava super bem, ai troquei o cambio e coloquei um mais longo e com isso o caro mesmo em ruas retas nas trocas de marcha ficou muito ruim, ele parece que perde a força e depois vem forte. Me falaram que isso pode ser o volante do motor que eu teria que aliviar ele (tirar material) seria isso mesmo ?

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volante - REDUZIR O PESO DO VOLANTE (DO MOTOR) AUMENTA POTENCIA? Empty Re: REDUZIR O PESO DO VOLANTE (DO MOTOR) AUMENTA POTENCIA?

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