BUGGYS CLÁSSICOS ORIGINAIS
4 participantes
Página 1 de 1
BUGGYS CLÁSSICOS ORIGINAIS
DOS BUGGYS CONSIDERADOS CLÁSSICOS, APENAS ESTES SÃO ORIGINAIS:
KADRON
FYBER
SELVAGEM
TODOS OS OUTROS SÃO CÓPIAS DE ALGUM MODELO QUE POR SUA VEZ FORAM INSPIRADOS NO MANX.
KADRON
FYBER
SELVAGEM
TODOS OS OUTROS SÃO CÓPIAS DE ALGUM MODELO QUE POR SUA VEZ FORAM INSPIRADOS NO MANX.
Última edição por Nil em Sáb Jun 01, 2013 5:42 pm, editado 1 vez(es)
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10104
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: BUGGYS CLÁSSICOS ORIGINAIS
O EMIS TEM UM MANX DENTRO DELEzzefinho escreveu:E o Emis amigo?
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10104
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: BUGGYS CLÁSSICOS ORIGINAIS
Nil escreveu:O EMIS TEM UM MANX DENTRO DELEzzefinho escreveu:E o Emis amigo?
Sei não heim...
Re: BUGGYS CLÁSSICOS ORIGINAIS
mas eu sei..... toda base de carroceria do emis tem origem no manx se voce tirar a lateral na emenda da carroceria voce ja identificará o perfil lateral e no interior tem mais pedaços do manxzzefinho escreveu:Nil escreveu:O EMIS TEM UM MANX DENTRO DELEzzefinho escreveu:E o Emis amigo?
Sei não heim...
veja, tiro a lateral e surge a lateral do Manx....
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10104
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: BUGGYS CLÁSSICOS ORIGINAIS
Original mesmo, só o Kadron. Os outros dois são claramente inspirados nos jipes. Mas quando classifiquei os clássicos, tinha em mente o que eles significaram para a nossa história em determinados momentos. Como coloquei lá no site, é uma classificação muito pessoal, mas que se reveste de uma ciência básica: o reconhecimento de que foram importantes!
Re: BUGGYS CLÁSSICOS ORIGINAIS
Carlão escreveu:Original mesmo, só o Kadron. Os outros dois são claramente inspirados nos jipes. Mas quando classifiquei os clássicos, tinha em mente o que eles significaram para a nossa história em determinados momentos. Como coloquei lá no site, é uma classificação muito pessoal, mas que se reveste de uma ciência básica: o reconhecimento de que foram importantes!
O Selvagem foi sendo carenado aos poucos, era uma gaiola e nas linhas do Selvagem não se acha nada de jipe ou de jeep. Já a informação de que o Fyber foi inspirado no Wrangler foi eu que repassei pois o Rogerio Farias sempre foi fã do jeep tanto que importou um e copiou para fazer o Troller, Nesse caso o jipe é que surgiu do buggy pois os primeiros Troler era quase um Fyber, até chassi tubular tinha. Mas, na carroceria do Fyber não tem nenhum pedaço de jeep.
Quando me refito a original, quero informar que determinado modelo foi criado do zero, modelado sem ser apartir de outra carroceria. Tanto o Fyber, quanto o Selvagem, em regiões diferentes, foram modelados em madeira.
pelo seu raciocinio, o Kadron tambem não é original pois lembroa um modelo americano. Tenho o modelo no HD antigo. vou localizar e posto aqui
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10104
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: BUGGYS CLÁSSICOS ORIGINAIS
Ora, Nil, qualquer carro lembra outro carro, desde o início dos tempos. O Ford 32 é um clássico. No entanto, quem não conhece o Chevrolet 32, confunde os dois. O Ford 51 é extremamente parecido com o Mercury e com o próprio Chevrolet. Atualmente, vemos um carro e precisamos dar uma segunda olhada para saber a marca. Chamam de "tendência", mas parece mesmo é cópia...
Quanto aos buggies, claro que o Glaspac é uma cópia do Manx e muitos a seguir foram cópias da cópia, parcialmente ou integralmente, mudando um detalhe no capô ou nas laterais. Anísio fez algo bem diferente. Sei qual americano te referes, mas apenas lembra parcialmente algumas linhas do Kadron, principalmente no detalhe dos faróis, mas sem ter o design tão bem resolvido e, acredito, não foi a inspiração para o Kadron. Talvez o inverso. Também somos copiados. Lembra o caso do Brasinca?
De qualquer maneira, como diria Lavoisier, nada se cria, tudo se copia. Bem, não foi bem isso que ele falou, mas a idéia é essa! Hehe
Quanto aos buggies, claro que o Glaspac é uma cópia do Manx e muitos a seguir foram cópias da cópia, parcialmente ou integralmente, mudando um detalhe no capô ou nas laterais. Anísio fez algo bem diferente. Sei qual americano te referes, mas apenas lembra parcialmente algumas linhas do Kadron, principalmente no detalhe dos faróis, mas sem ter o design tão bem resolvido e, acredito, não foi a inspiração para o Kadron. Talvez o inverso. Também somos copiados. Lembra o caso do Brasinca?
De qualquer maneira, como diria Lavoisier, nada se cria, tudo se copia. Bem, não foi bem isso que ele falou, mas a idéia é essa! Hehe
Re: BUGGYS CLÁSSICOS ORIGINAIS
voce não entendeu o propósito do tópico. Os únicos classicos originais são o Kadron, Selvagem e Fyber. Esses foram modelados apartir do nada.... em madeira e depois feito o molde. O outros "classicos" foram feito apartir de outra carroceria.
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10104
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: BUGGYS CLÁSSICOS ORIGINAIS
Uirapuru Brasimca (com m ou n?), copiado descaradamente por um inglês, acho que o Jensem ou algo assim. Mas há quem diga que o Uirapuru que copiou, dois anos antes...
Re: BUGGYS CLÁSSICOS ORIGINAIS
mas estou falando de originalidade e não de copia. vou abrir um topico sobre copia ai vamos bater o recorde do fórum
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10104
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: BUGGYS CLÁSSICOS ORIGINAIS
Entendi, Nil. Mas há diferença entre original e clássico. Clássicos são os que desbravaram o mercado quando ninguém acreditava ou conhecia. Mas aqui no sul tivemos um buggy feito pelo Iltemar Gobbi, também a partir do zero. E aquele maluco fez muitos carros a partir do zero, alguns bem avançados para a época.
Re: BUGGYS CLÁSSICOS ORIGINAIS
Carlão escreveu:Entendi, Nil. Mas há diferença entre original e clássico. Clássicos são os que desbravaram o mercado quando ninguém acreditava ou conhecia. Mas aqui no sul tivemos um buggy feito pelo Iltemar Gobbi, também a partir do zero. E aquele maluco fez muitos carros a partir do zero, alguns bem avançados para a época.
mas o tópico é só sobre classicos originais. posso abrir outro sobre modelos originais ai teremos vários modelos. aqui mesmo no ceara temos pelo menos 3 modelo originalissimos!
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10104
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: BUGGYS CLÁSSICOS ORIGINAIS
Essas questões sempre geram polemica, clássico ao meu ver são buggys que atingiram uma certa quantidade e foram produzidos por mais de uma década, sem grandes modificações e com um charme especial que atraiu consumidores e admiradores. Originais.... esta é uma palavra difícil de se usar em buggy mas acho que podemos achar um consenso.
Re: BUGGYS CLÁSSICOS ORIGINAIS
não dá para chegar a um consenso, Farina, justamente porque o tema parece ser polêmico. Quando fiz aquela classificação que está no Planeta, levei em consideração justamente o ato de vanguarda dos primeiros e o tempo de existência dos outros. Não dá para negar que o Glaspac, pioneiro que foi, é um dos clássicos mais clássicos que temos em termos de buggies. Sim, é um clone adaptado com pequenas alterações, mas continua um clássico! E arrisco dizer que é original, pois foi o primeiro a ser fabricado por aqui.
O Velho´73 foi o primeiro buggy que vi, já que foi o primeiro a ser emplacado aqui na minha cidade, em 1972 e o primeiro dono não andou com ele. Ele já é um clássico na família!
O Velho´73 foi o primeiro buggy que vi, já que foi o primeiro a ser emplacado aqui na minha cidade, em 1972 e o primeiro dono não andou com ele. Ele já é um clássico na família!
Re: BUGGYS CLÁSSICOS ORIGINAIS
Nesse tema do tópico não tem polêmica: os únicos buggys ( considerado pelo Carlão como clãásicos), que não copiaram ninguém, que não utillizaram outra carroceria para fazer o molde e modificar, foram estes 3 que citei: Kadron, Fyber e Selvagem . Isso é informação pura!
O debate sobre o que é clássico ou quem copiou quem não cabe aqui. Fica pra outro tópico onde esse 3 ficarão de fora.
O debate sobre o que é clássico ou quem copiou quem não cabe aqui. Fica pra outro tópico onde esse 3 ficarão de fora.
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10104
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: BUGGYS CLÁSSICOS ORIGINAIS
mas temos muitos outros originais, que não foram feitos de outra carroceria. O Galgo, por exemplo, é original e foi feito a partir do zero, como os Miura da mesma fabricante. O Orion, apesar de ser nitidamente inspirado no Corvette, é original, pois não foi feito sobre uma carroceria de Corvette, claro.
E o Polauto, feio como o diabo, também é original...
E o Polauto, feio como o diabo, também é original...
Re: BUGGYS CLÁSSICOS ORIGINAIS
Carlão escreveu:mas temos muitos outros originais, que não foram feitos de outra carroceria. O Galgo, por exemplo, é original e foi feito a partir do zero, como os Miura da mesma fabricante. O Orion, apesar de ser nitidamente inspirado no Corvette, é original, pois não foi feito sobre uma carroceria de Corvette, claro.
E o Polauto, feio como o diabo, também é original...
Carlão, ... vou abrir um tópico pra originais. aqui é só classico originais
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10104
Data de inscrição : 13/05/2008
Tópicos semelhantes
» BUGGYS ORIGINAIS
» [FOTOS] Encontro da comunidade "BugrES" buggys e mini-buggys do Espirito Santo
» relogios do painel
» COIFAS ORIGINAIS
» retrovisores originais magnata
» [FOTOS] Encontro da comunidade "BugrES" buggys e mini-buggys do Espirito Santo
» relogios do painel
» COIFAS ORIGINAIS
» retrovisores originais magnata
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos