Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

motor boxe batendo pino....pq?

+5
jperson
Pietro
Stitch
Guga Pedrosa
Denimelo
9 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

motor boxe batendo pino....pq? - Página 2 Empty Sonda Lambda

Mensagem por Clayton Sex Dez 12, 2008 11:18 am

Guga Pedrosa escreveu:Rapho,
agora entendi como funciona. Valeu.
Eu dei uma olhada no Mercado Livre, uma pistola dessa é uns 200 a 300 reais. Também penso em comprar um dia.
Na regulagem do carburador seu mecanico usa algum aparelho pra medir a mistura? Ou vai no instinto?
Eu também não sei regular o carburador direito, mas pelo menos consigo deixa-lo de forma "andavel".
Penso em colocar uma sonda lambda no escape (custa uns 90 reais), ai ligo um multimetro nela e monitoro a mistura ar/combustivel. Talvez ajude na regulagem.

Abraços,
Gustavo Pedrosa
Essa é nova para mim , você já viu essa adaptação , manda mais detalhes Basketball .Valeu ,um cheers .

Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor boxe batendo pino....pq? - Página 2 Empty Para Entendimento

Mensagem por Gladston Sex Dez 12, 2008 2:30 pm

Guga Pedrosa escreveu:Não tenho injeção no meu buggy, ele é carburado.
Como Gladston disse, fica mais econômico, falha menos... Mas não deve haver um aumento de potência muito grande. A não ser que use bicos maiores, coletores mais largos, etc... Como o buggy de Farina, que usa duas borboletas de 40mm (o original da kombi é 32 ou 34mm).
Mas ai já tem um consumo maior.
Discordo do torque em todas as faixas de giro, creio que em um motor a explosão isso não seja possível.
Quanto ao custo, acho que dá pra sair mais barato. Com mil reais deve dar pra achar todas as peças, usadas. Basta ter paciência e procurar.

Abraços,
Gustavo Pedrosa

Tomei a liberdade de consertar meu nome acima, hehe.

Em relação ao torque, gostaria de explicar que não é o mesmo torque em todas as faixas de giro e sim um aproveitamento melhor do torque em todas as faixas de giro.
Isso se dá pela devida dosagem de ar+combustível que é feito pelo gerenciamento da injeção. Coisa impossível conseguir com os carburadores sem o disperdício de combustível.
Gladston
Gladston
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 319
Idade : 42
Localização : Campinas
Tipo de Buggy : VW ANGRA BEACH // VW Buggy Emis
Pontos : 5856
Data de inscrição : 25/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor boxe batendo pino....pq? - Página 2 Empty Re: motor boxe batendo pino....pq?

Mensagem por Guga Pedrosa Sex Dez 12, 2008 11:11 pm

Foi mal Gladston.
Agora entendi oque você quis disser em relação ao torque.

Clayton, a adaptação que você fala é da sonda lambda?
É muito fácil. Você compra uma sonda, peça uma bosch de 1 fio, é mais barata. Existem sondas com mais fios, um é o do sinal, e os outros são para ligar uma resistencia que aquece ela mais rápido (boa para carros injetados, pois informa a leitura com mais precisão quando o carro ainda está frio).
Dai você faz um furo no escape, solda uma porca no furo. Ai é só colocar a sonda na porca.
Liga o fio da sonda em um hallmeter ou multimetro. No hallmeter fica mais bonitinho, mas fácil de ver, pois você faz a leitura por umas lampadas. No multímetro fica mais preciso, e mais barato, pois uns hallmeter custa uns 80 reais e o multímetro uns 20.

No caso do multímetro você liga o fio da sonda no positivo, e o cabo negativo do multimetro você aterra. Daí você seleciona no multimetro a leitura de milivolts e fica parecendo um número na tela.
Se estiver entre 0.8 a 0.2, a mistura está boa, acima disto está rica, e a baixo está pobre.


Abraços,
Gustavo Pedrosa


Última edição por Guga Pedrosa em Sáb Dez 13, 2008 10:27 am, editado 1 vez(es)
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6294
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor boxe batendo pino....pq? - Página 2 Empty Sonda Lambda

Mensagem por Clayton Sáb Dez 13, 2008 9:24 am

Obrigado Gustavo, você quis dizer que se ficar entre 0,8 e 0,2 ou é 0,8 e 2,0 , onde você descobriu esses valores , foi em algum outro fórum ou em oficina especializada? O meu buggy é com dois carburas e eu mesmo regulo pois já fui mecânico de autos , mas não cheguei a mexer com injeção por isso tenho lá minhas dúvidas scratch .
Clayton
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7109
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor boxe batendo pino....pq? - Página 2 Empty Re: motor boxe batendo pino....pq?

Mensagem por Guga Pedrosa Sáb Dez 13, 2008 10:25 am

É entre 0,8 e 0,2, que a mistura está ok.
No seu caso, que escape você usa? Se for duplo (ou do tipo capetinha), dá para colocar uma sonda em cada lado do escape. Ai cada uma faz a leitura de um carburador.
Os valores eu encontrei nesse site:
http://www.corsaclube.com.br/abre_materias.php?pagina=materias/faca_voce_mesmo/hallmeter/
Lá ensina a fazer um hallmeter, mas não acho que vale a pena, a leitura dele as vezes é errada. Acho melhor o multímetro mesmo.

Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6294
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor boxe batendo pino....pq? - Página 2 Empty Sonda e ouvido

Mensagem por Stitch Sáb Dez 13, 2008 12:27 pm

Já ví boxers carburados com lambda e multímetro e carburação 44.

Mas, como recém montei um motor 1600 do zero, com tudo misturado, até mesmo os carburadores cada um veio de um desmanche diferente, acho que posso passar meu método infalível:

Ponto de ignição (eletrônica no meu), assim:
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/ponto.htm Mas a regulagem final é com o motor funcionando, verificando a aceleração e a rotação "limpa".

Carburação (dupla álcool), assim:
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/regulagem_marcha_lenta.htm com especial atenção a abertura simultânea exata das borboletas, desde o 1º milímetro. Com atenção também a altura de bóia e agulha idênticas e ligando o tubo equalizador. Coloquei uma mola de acelerador a mais para não abrirem tão depressa, dá mais sensação de controle, maciez, com mais economia.

Válvulas, assim:
http://www.planetabuggy.com.br/mecanica/valvulas.htm . Com a diferença que ao invés de cálibro ou Gilette a minha preferência é verificar a folga com os dedos (até mesmo nas motos que tem muito menos tolerância).

Desse jeito, com configurações originais, ele pega ao primeiro girar da chave mesmo frio, gira muito, tem torque desde os primeiros giros e faz 10 KM/L de àlcool no Angra 1600 com câmbio de 1300. Motor gira limpo em qualquer faixa de rotação e mesmo com dupla e coletores curtos já começa a empurrar bem desde 35 KM/H em 4ª.
Ou seja, o imenso investimeto em injeção no meu caso não se justificaria. Não sei se justifica num buggy cuja essência é o despojo.
Ando com um Fiat injetado a gasolina e na prática não vejo diferença de funcionamento, só se for pra competição mesmo.
Stitch
Stitch
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 115
Idade : 67
Localização : Araucaria-PR
Tipo de Buggy : Angra
Pontos : 5788
Data de inscrição : 08/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor boxe batendo pino....pq? - Página 2 Empty alô galera

Mensagem por Denimelo Sáb Dez 13, 2008 4:43 pm

Galera, desculpe-me a ausencia no tópico,

penso que em parte a questão do "bater de pino" do meu motor foi gerado pela gasolina também. Fiz uma experiencia:coloquei em minha moto uma gasolina mais cara e de qualidade confiável, tipo a que voces me recomendaram e ela pega pela manhã como se estivesse aquecida e semelhante a meu carro com injenção....é so ligar e andar. Ao esvaziar a gasosa que ta no tanque do meu Buguelo, vou encher desta e testar a qualidade do fuincionamento, que, com certeza, será superior.

Bem fiquei curioso com a questão da SONDA LAMBDA. Tenho conehcimento de seu funcionamento em carros à injeção, contudo, gostaria de saber como instalá-la no Buguelo e para tanto gostaria de FOTOS, ok GUGA?

Eis a questão....ELA FICARÁ DENTRO DA DESCARGA NÃO É?

MULTÍMETRO EU CONHEÇO, AGORA O "HALLMETER" NÃO e ambos ficarão no painel do Buggy ou só usarei quando for testar?


se tiver fotos de tudo GUGA, te agradeceria muito se postasse aqui,



Abraço pessoal

Guga Pedrosa escreveu:Foi mal Gladston.
Agora entendi oque você quis disser em relação ao torque.

Clayton, a adaptação que você fala é da sonda lambda?
É muito fácil. Você compra uma sonda, peça uma bosch de 1 fio, é mais barata. Existem sondas com mais fios, um é o do sinal, e os outros são para ligar uma resistencia que aquece ela mais rápido (boa para carros injetados, pois informa a leitura com mais precisão quando o carro ainda está frio).
Dai você faz um furo no escape, solda uma porca no furo. Ai é só colocar a sonda na porca.
Liga o fio da sonda em um hallmeter ou multimetro. No hallmeter fica mais bonitinho, mas fácil de ver, pois você faz a leitura por umas lampadas. No multímetro fica mais preciso, e mais barato, pois uns hallmeter custa uns 80 reais e o multímetro uns 20.

No caso do multímetro você liga o fio da sonda no positivo, e o cabo negativo do multimetro você aterra. Daí você seleciona no multimetro a leitura de milivolts e fica parecendo um número na tela.
Se estiver entre 0.8 a 0.2, a mistura está boa, acima disto está rica, e a baixo está pobre.


Abraços,
Gustavo Pedrosa
Denimelo
Denimelo
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 71
Idade : 50
Localização : aracaju
Tipo de Buggy : Buggy Fibravan
Pontos : 5712
Data de inscrição : 25/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor boxe batendo pino....pq? - Página 2 Empty Re: motor boxe batendo pino....pq?

Mensagem por Guga Pedrosa Dom Dez 14, 2008 1:20 pm

Eu não tenho fotos, mas vou procurar.
O hallmeter é um "relógio" com vários leds, 15 por exemplo. 5 verdes, 5 amarelos, e 5 vermelhos. Ai quando a mistura tá pobre demais, acende um led vermelho. A medida que ela vai enriquecendo, vai acendendo os outros leds vermelhos. Até que fica boa a mistura, ai acende um verde. Depois, se ficar muito rica, vai acendendo os leds amarelos...
Como esse ai no Mercado Livre:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83933344-hallmeter-digital-beast-racing-tuning-52mm-manmetro-led-_JM
Ou seja, é mais fácil de interpretar, mas no multímetro fica mais preciso.

Essa adaptação é muito comum em carro turbo, ou de arrancada, pois teve o sistema de alimentação alterado é precisa ficar monitorando pra não acabar com o motor... Se for usar um hallmeter, voê pode instalar no painel. Se for usar um multimetro tem que bolar um jeito pra deixa-lo no painel. Já vi uma vez que o cara botou no porta luvas:
http://www.revistasuperspeed.com.br/destaques/ed-38/fotos/2/destaque2_003-gd.jpg
Mas no nosso caso não tem necessidade de ficar monitorando a mistura o tempo todo, pode usar só quando for regular o carburador.

A instalação dela é a seguinte. A sonda tem uma ponta rosqueavel, ai você compra uma porca que caiba. Faz um furo no escape, solda a porca por fora do escape, ao redor do furo. Ai é só resoquear a sonda na porca. Dentro do escape vai ficar só uma pontinha, que vai "analizar" os gases. Por fora vai ficar o resto da sonda e o fio que vai ser ligado no positivo do Multimetro.
Essa foto tá pequena: http://www.revistasuperspeed.com.br/destaques/ed-38/fotos/2/destaque2_004-gd.jpg
Se você reparar bem, em baixo da turbina quente (a que está com cor de ferrugem) dá para ver a sonda lambda no coletor de escape (acho que ele tem duas no carro, não sei porque).

Vou ficar devendo fotos decentes...

Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6294
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor boxe batendo pino....pq? - Página 2 Empty Valeu Guga

Mensagem por Denimelo Seg Dez 15, 2008 6:30 am

Guga,



vou analisar meu chapa como fazer isso. Colocarei e viabilizarei inclusive no painel haja vista se algo importante, sobretudo pela economia da gososa que pode nos propocionar como este mecanismo.





Abração


Denilson.



ps - como faço para colocar foto do meu buggy tal qual vc aqui no site?
Denimelo
Denimelo
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 71
Idade : 50
Localização : aracaju
Tipo de Buggy : Buggy Fibravan
Pontos : 5712
Data de inscrição : 25/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor boxe batendo pino....pq? - Página 2 Empty Avatar

Mensagem por Rapho Seg Dez 15, 2008 7:24 am

Denimelo escreveu:ps - como faço para colocar foto do meu buggy tal qual vc aqui no site?

E aí danilemo

Desculpe a intromissão... É só clicar em perfil e em avatar, avatar é a foto.
Rapho
Rapho
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 81
Idade : 51
Localização : Florianópolis
Pontos : 5851
Data de inscrição : 15/05/2008

http://buggydorapho.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

motor boxe batendo pino....pq? - Página 2 Empty AVATAR

Mensagem por Denimelo Qua Dez 17, 2008 4:14 am

VALEU RAPHO,
Denimelo
Denimelo
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 71
Idade : 50
Localização : aracaju
Tipo de Buggy : Buggy Fibravan
Pontos : 5712
Data de inscrição : 25/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

motor boxe batendo pino....pq? - Página 2 Empty Re: motor boxe batendo pino....pq?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos