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Adaptação de Aternador

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Mensagem por cicerofidelis Qua maio 09, 2012 5:33 am

Fabiano Marques escreveu:Cicero faz como os amigos indicaram, alternador de kombi 75a, duas bateria e uma fonte, fica ótimo e sem gambiarras!

Fabiano,te faço a mesma pergunta que fiz ao K2...

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Mensagem por cicerofidelis Qua maio 09, 2012 5:38 am

Fransuelder escreveu:
cicerofidelis escreveu:Esse do fusca ficou muito show!!! Seguinte, já falei com dois eletricistas,(...) Que até então seria bom negócio, mas parando pra analisar o custo, ficará quase a compra de outro alternador ( um de 120 A )...
Segue os possíveis valores:
Transformação do alternador de 45 A para 65 A - R$200
Alternador Novo da Kombi - R$350
Alternador GM de 120A - R$250

no caso se os 65a der para suprir a carga que você instalou, acho melhor a primeira opção.

falando nisso, o que tem instalado em seu buggy que ta precisando de tanta amperagem? (se for um som, diz de quantos watts ele é).

Infelizmente acho que não vai dá não Fransuelder...

Tudo normal, exceto pelo Xenon, mas estou planejando colocar um som na casa dos 2000w RMS, por isso quero amperagem!!rsss
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Mensagem por fmgsm Qua maio 09, 2012 8:39 am

2000 / 12 = 166,7 A , no caso seu som precisará de uma potencia/amperagem de pico de 166 amperes, coisa que uma bateria de 60a fornece brincando... no caso um som desse só vai consumir essa amperagem toda, somente na hora da "pancada", isso seria na maioria das músicas em torno de menos de 1/6 do tempo, na média um amplificador desse ai, só precisaria de 1/3 da amperagem máxima dele, (de fornecimento de carga para a bateria) no máximo para trabalhar, se você sempre escutar ele no 100%, enquanto o amplificador esta tocando a parte da música que só tem agudos e médios(que consome pouca energia, e é a maior parte da música), a bateria esta acumulando carga, e quando ocorre o grave(que dura pouco tempo) despeja o necessário da carga acumulada.

no caso uma bateria de 60 A/h, pode alimentar um som que consome 60A por uma hora, um som de 120A por meia hora, sem receber carga/ajuda nenhuma do alternador.

mais se você quer usar o som sem precisar de bateria, vai ter que instalar um alternador de mais de 200A ai.

a medição de amperagem de uma bateria é em A/H que quer dizer que ela fornece aquela amperagem por uma hora ininterrupta, mais se for por exemplo, uma bateria de 50a/h, pode fornecer por 15 minutos uma amperagem de 200 amperes, e por ai vai.

ou seja, no final das contas, o alternador de 60A e uma bateria de 120a/h (pode ser duas de 60a/h) ai no seu caso vai dar certo.

se for usar o som parado, compra uma fonte para ajudar a carga, porque o carro ligado (pior no caso do buggy), vai fazer barulho e fumaça, enquanto você escuta.
obs. se for usar o som sem fonte e o motor desligado, vai precisar de uma bateria de 240a/h para não ficar preocupado com a garga da bateria, para escutar ai o som por umas 2 horas. mais ai terá que carregar essas baterias o mais breve possível, pois bateria automotiva, não foi feita para ser descarregada totalmente.
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Mensagem por fmgsm Qua maio 09, 2012 9:16 am

veja esse som ai... (estou usando somente como exemplo)
Adaptação de Aternador - Página 2 PQAAALp92x3MHxZ-iNqS69qwzP2ivfg3TvWrs2RrL6RToxWc_68l0Mrma0riWmu4F_TqDNbQK5-w-jayWzoV24d04QsAm1T1UEGicv09CPNrP4cvxB5iyMM6cenn
usa uma fonte de 140 amperes, para um som de mais 14.000 watt rms, e trabalha tranquilo(juntamente com as baterias).
Adaptação de Aternador - Página 2 PQAAANnhcjMCnjZPn3YIXqYrbJc1x8Mg5IU6y9oRjymsoId0LDWHeskW8vJIVp5PMKClZko_Bg9pS1cPrw_hHH9P-wMAm1T1UFFGnZWE40XD8LtryY1Pq-hQx7kU
são os amplificadores. esse cara ai embaixo é um amigo meu. mostrando a configuração do som do carro do cara.
Adaptação de Aternador - Página 2 PQAAAEuNZXJViI_sNiJK-TcMFkO7PAsxI85GXdj5VFkkYG3tV8ZY7NMrHRNKjNhztr4rCekOefzYGJ5eZVrRTvv9zQ0Am1T1UA2Trm_inaAgGwN_-NZ5A-daOLEh

não gosto do uso que é dado a determinados equipamentos, não bebo (álcool) e não gosto de ver meus amigos bebendo... beber álcool é uma destruição de patrimônio.
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Mensagem por fmgsm Qua maio 09, 2012 10:07 am

esqueci de dizer, uma fonte de 140A, é a mesma coisa que um alternador de 140A.
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Mensagem por Bugólatra Qua maio 09, 2012 2:08 pm

não gosto do uso que é dado a determinados equipamentos, não bebo (álcool) e não gosto de ver meus amigos bebendo... beber álcool é uma destruição de patrimônio.
meu amigo se não é pra tomar umas então pra que ter um buggy? se um dia eu for obrigado a abandonar as minhas cervejinhas a primeira coisa que eu faço é me desfazer imediatamente do meu buggy.

na minha humilde opinião buggy só combina com muito sol, muitas cervejas geladissímas e pelo menos uma loira ou uma morena a milanesa por perto Razz
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Mensagem por fmgsm Qua maio 09, 2012 2:55 pm

[quote="Evilasio"]
meu amigo se não é pra tomar umas então pra que ter um buggy? na minha humilde opinião buggy só combina com muito sol, muitas cervejas geladissímas e pelo menos uma loira ou uma morena a milanesa por perto Razz

quer dizer que o cara só pode ter um buggy nessas condições ai, Evilasio?

falando nisso um amigo meu morreu essa semana passada aqui... vinha bebado de uma festa, e sobrou em uma curva na moto dele, morreu na hora.


Última edição por Fransuelder em Qua maio 09, 2012 3:01 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Nevio Qua maio 09, 2012 3:00 pm

Concordo com o Evilasio, kkkkkkkkk.......
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Mensagem por Bugólatra Qua maio 09, 2012 3:06 pm

quer dizer que o cara só pode ter um buggy nessas condições ai, Evilasio?


Twisted Evil Laughing
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Mensagem por fmgsm Qua maio 09, 2012 9:49 pm

Evilasio escreveu:
quer dizer que o cara só pode ter um buggy nessas condições ai, Evilasio?


Twisted Evil Laughing

não tem problema então, já que estou vendendo meu buggy...

porque a necessidade de se alcoolizar para ter um buggy, não entendi isso ai?
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Mensagem por Bugólatra Qua maio 09, 2012 10:44 pm

Fransuelder escreveu:
Evilasio escreveu:
quer dizer que o cara só pode ter um buggy nessas condições ai, Evilasio?


Twisted Evil Laughing

não tem problema então, já que estou vendendo meu buggy...

porque a necessidade de se alcoolizar para ter um buggy, não entendi isso ai?

kkkkk, não precisa se alcoolizar, basta tomar umas cervejinhas geladas, no seu caso pode ser daquelas cervejas sem alcool mesmo kkkkk.

no meu caso o buggy é usado somente nos fins de semana e pra diversão mesmo por isso a cerveja, nos fins de semana em que eu não vou beber eu saio de moto e o buggy fica guardado em casa mesmo.
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Mensagem por Gustavo Qui maio 10, 2012 9:24 am

Bateria de 120 A para trio eletrico ? DESNECESSÀRIO ...

Digo isso , pois já participei de campeonatos de som automotivo ( muuuuito tempo atrás ) e por maior que seja sua bateria , vc não vai conseguir manter o som ligado por horas sem ligar o carro as vezes , então coloque duas de 60 bem acomodadas e um alternador de 52 A da bosh , acabou o problema , é só saber usar !!!
Tem outra , não adianta ficar superdimensionando seu projeto elétrico , sem calcular o consumo da sua fonte ( cd , mp3, etc) e dos seus amplificadores , equalizadores , etc ...
Fale sobre o seu som , qtns amp , subs , cornetas , super tweeter , etc .
Abraços .
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Mensagem por Convidad Qui maio 10, 2012 3:58 pm

Márcio ® escreveu: Coloque um alternador de Kombi de maior amperagem, faça uma segunda caixa de bateria em baixo do banco traseiro e coloque duas baterias robustas em funcionamento para segurar o seu "Trio Elétrico" em funcionamento, vai ficar bem discreto, funcional e original.

Abração.

Foi a sugestão inicial que fiz Gustavo.

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Mensagem por cicerofidelis Qui maio 10, 2012 4:30 pm

Meu amigo... Simplesmente sensacional!!!

VCS SÃO F***!!!

Que aula vcs tão dando aqui, show de bola!

Seguinte galera... A intenção do alternador de 120A seria gerar carga suficiente paras as baterias que serão 2, uma de 90 e outra de 60A, o que totalizam 150A, diante disso a necesseidade de 2 Alternadores, um de 45 (o que tá) e o de 120A (proposto pelo eletricista) totalizando 165A de CARGA, ou seja, os alternadores estariam gerando carga suficiente para as baterias, sem depender de fonte nenhuma!

Estou certo até aí?

Agora porque 150A de Bateria?
Para segurar mais tempo com o som sem precisar 'dá na chave' nem ligar na energia... Estou certo?
Pq dá na chave, como mencionaram acima, o carro vai ter q ficar ligado e já tem o barulho do motor, fumaça meu buggy n tem n, o motor tá tinindo...
Com relação a fonte, se eu estiver nas areias das praias da minha linda joão pessoa, não tem energia lá não, ah não ser a solar, logo só poderei ligar na energia quando chegar, e no caso de quando acamparmos 2-3 dias na praia, como ligarei na energia?!?


Ah e mtu show o sonzaço do seu amigo aew! Pena não ter como colocá-lo no buggym!rsss

Aguardo mais galera!

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Mensagem por Bugólatra Qui maio 10, 2012 6:09 pm

cicerofidelis escreveu:Meu amigo... Simplesmente sensacional!!!

VCS SÃO F***!!!

Que aula vcs tão dando aqui, show de bola!

Seguinte galera... A intenção do alternador de 120A seria gerar carga suficiente paras as baterias que serão 2, uma de 90 e outra de 60A, o que totalizam 150A, diante disso a necesseidade de 2 Alternadores, um de 45 (o que tá) e o de 120A (proposto pelo eletricista) totalizando 165A de CARGA, ou seja, os alternadores estariam gerando carga suficiente para as baterias, sem depender de fonte nenhuma!

Estou certo até aí?

Agora porque 150A de Bateria?
Para segurar mais tempo com o som sem precisar 'dá na chave' nem ligar na energia... Estou certo?
Pq dá na chave, como mencionaram acima, o carro vai ter q ficar ligado e já tem o barulho do motor, fumaça meu buggy n tem n, o motor tá tinindo...
Com relação a fonte, se eu estiver nas areias das praias da minha linda joão pessoa, não tem energia lá não, ah não ser a solar, logo só poderei ligar na energia quando chegar, e no caso de quando acamparmos 2-3 dias na praia, como ligarei na energia?!?


Ah e mtu show o sonzaço do seu amigo aew! Pena não ter como colocá-lo no buggym!rsss

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amigo essa proposta do seu eletricista em usar dois alternadores é insano, fuja dele que ou ele não entende do assunto ou deve ser louco, apenas um alternador acima de 65 AMP supre muito bem a necessidade de carga das suas duas baterias sim, veja um exemplo: uma mercedes benz 1620 ou uma carreta 2423 ou um ônibus scania usam somente um alternador de 80 AMP compatível com a voltagem da bateria que dependendo do sistema elétrico são de 12V ou 24V, mesmo os ônibus MB, scania, VW, ou volvo alguns usam 2 baterias de 150AMP mas somente o alternador original de 80AMP ou 90AMP.
obs: apenas uma partida no motor desses ônibus consomem mais energia que o seu som consome em 15 minutos, a prova disso é que se você ligar uma bateria de 45 AMP do fusca no seu som ele vai tocar por pelo menos uns 15 minutos mas se você ligar essa mesma bateria num ônibus com o sistema elétrico 12v ele não dará nem partida.
da uma olhada nesse ai do link pra ver se te agrada.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-229428905-alternador-mercedes-onibus-of1417-915162016222423712c-_JM

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Mensagem por k2 Qui maio 10, 2012 6:19 pm

cicerofidelis escreveu:
Fabiano Marques escreveu:Cicero faz como os amigos indicaram, alternador de kombi 75a, duas bateria e uma fonte, fica ótimo e sem gambiarras!

Fabiano,te faço a mesma pergunta que fiz ao K2...
É o seguinte, pra ser franco eu sempre usei em um fusca 78 que tive esse esquema nunca tive dor de cabeça.
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Mensagem por cicerofidelis Qui maio 10, 2012 6:59 pm

Evilasio escreveu:
cicerofidelis escreveu:Meu amigo... Simplesmente sensacional!!!

VCS SÃO F***!!!

Que aula vcs tão dando aqui, show de bola!

Seguinte galera... A intenção do alternador de 120A seria gerar carga suficiente paras as baterias que serão 2, uma de 90 e outra de 60A, o que totalizam 150A, diante disso a necesseidade de 2 Alternadores, um de 45 (o que tá) e o de 120A (proposto pelo eletricista) totalizando 165A de CARGA, ou seja, os alternadores estariam gerando carga suficiente para as baterias, sem depender de fonte nenhuma!

Estou certo até aí?

Agora porque 150A de Bateria?
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Com relação a fonte, se eu estiver nas areias das praias da minha linda joão pessoa, não tem energia lá não, ah não ser a solar, logo só poderei ligar na energia quando chegar, e no caso de quando acamparmos 2-3 dias na praia, como ligarei na energia?!?


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amigo essa proposta do seu eletricista em usar dois alternadores é insano, fuja dele que ou ele não entende do assunto ou deve ser louco, apenas um alternador acima de 65 AMP supre muito bem a necessidade de carga das suas duas baterias sim, veja um exemplo: uma mercedes benz 1620 ou uma carreta 2423 ou um ônibus scania usam somente um alternador de 80 AMP compatível com a voltagem da bateria que dependendo do sistema elétrico são de 12V ou 24V, mesmo os ônibus MB, scania, VW, ou volvo alguns usam 2 baterias de 150AMP mas somente o alternador original de 80AMP ou 90AMP.
obs: apenas uma partida no motor desses ônibus consomem mais energia que o seu som consome em 15 minutos, a prova disso é que se você ligar uma bateria de 45 AMP do fusca no seu som ele vai tocar por pelo menos uns 15 minutos mas se você ligar essa mesma bateria num ônibus com o sistema elétrico 12v ele não dará nem partida.
da uma olhada nesse ai do link pra ver se te agrada.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-229428905-alternador-mercedes-onibus-of1417-915162016222423712c-_JM

cheers

Grande Evilásio, parabéns pelos seus conhecimentos, de boa mesmo...

Mas com relação as minhas dúvidas/perguntas acima?!?

Como UM alternador de 60A gerará carga para 2 Baterias de 60? (No meu Caso)

Ou, como um alternador de 80A gerará carga para duas baterias de 150A ?(Caso do busão, carreta, etc)

Era isso que eu queria entender!

E antecipadamente gostaria de agradecer por toda atenção e paciência!!!
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Mensagem por Bugólatra Qui maio 10, 2012 7:18 pm


Grande Evilásio, parabéns pelos seus conhecimentos, de boa mesmo...

Mas com relação as minhas dúvidas/perguntas acima?!?

Como UM alternador de 60A gerará carga para 2 Baterias de 60? (No meu Caso)

Ou, como um alternador de 80A gerará carga para duas baterias de 150A ?(Caso do busão, carreta, etc)

Era isso que eu queria entender!

E antecipadamente gostaria de agradecer por toda atenção e paciência!!!

amigo na verdade não é somente a amperagem do alternador vai determinar a carga da bateria não, nesse caso o tempo de carga é que vai fazer com que a carga acumulada na bateria seja suficiente ou não pra completar a carga máxima, ex. em casa eu tenho um carregador de 2 AMP e um outro de 15 AMP e os dois carregam qualquer bateria de 12v sem problemas nenhum independente da amperagem delas, bastando pra isso aumentar o tempo em que eles ficarão ligados enquanto carrega a bateria, por ex: o carregador de 2 AMP ele carrega completamente a bateria de 48AMP do meu buggy em 72 horas, já o carregador de 15 AMP vai carregar completamente a mesma bateria em 24 horas, nesse caso do alternador de 80 AMP certamente ele deve carregar completamente a carga das duas baterias de 150 AMP em poucos minutos entendeu?
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Adaptação de Aternador - Página 2 Empty Re: Adaptação de Aternador

Mensagem por cicerofidelis Qui maio 10, 2012 9:19 pm

É, entender eu entendi... Mas como isso é feito?!?

Pq na moral... Tenho um alternador de 45A no Buggy, mas a bateria dele é de 60A, o alternador carrega ela completamente?!?

E com relação ao que já foi comentado:

'Seguinte galera... A intenção do alternador de 120A seria gerar carga
suficiente paras as baterias que serão 2, uma de 90 e outra de 60A, o
que totalizam 150A, diante disso a necesseidade de 2 Alternadores, um de
45 (o que tá) e o de 120A (proposto pelo eletricista) totalizando 165A
de CARGA, ou seja, os alternadores estariam gerando carga suficiente
para as baterias, sem depender de fonte nenhuma!

Estou certo até aí?

Agora porque 150A de Bateria?
Para segurar mais tempo com o som sem precisar 'dá na chave' nem ligar na energia... Estou certo?
Pq
dá na chave, como mencionaram acima, o carro vai ter q ficar ligado e
já tem o barulho do motor, fumaça meu buggy n tem n, o motor tá
tinindo...
Com relação a fonte, se eu estiver nas areias das praias
da minha linda joão pessoa, não tem energia lá não, ah não ser a solar,
logo só poderei ligar na energia quando chegar, e no caso de quando
acamparmos 2-3 dias na praia, como ligarei na energia?!?'

Evilásio, valeu mesmo cara!
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Adaptação de Aternador - Página 2 Empty Re: Adaptação de Aternador

Mensagem por Bugólatra Qui maio 10, 2012 9:30 pm

Cicero qual é a marca do seu alternador de 45AMP? ele é original do motor boxer?
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Mensagem por cicerofidelis Qui maio 10, 2012 9:36 pm

Evilásio, cara... Agora você me pegou! E o pior é que acabei de guardar o possante na outra garagem!!! Crying or Very sad

Vou ficar te devendo essa brother, mas pq a pergunta?!?

Ah, e a propósito, como falei mais acima tem dois eletricistas na jogada, o que faz todo o serviço elétrico dos carros da família e o que vai fazer o som...O eletricista da família disse que como o alternador é de 45A ele não dá os 60A da bateria, o que diminui a vida útil da mesma... Isso procede?

E ficaria muito feliz se respondesse as minhas perguntas das outras respostas acimas...
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Mensagem por Bugólatra Qui maio 10, 2012 9:45 pm

cicerofidelis escreveu:Evilásio, cara... Agora você me pegou! E o pior é que acabei de guardar o possante na outra garagem!!! Crying or Very sad

Vou ficar te devendo essa brother, mas pq a pergunta?!?

Ah, e a propósito, como falei mais acima tem dois eletricistas na jogada, o que faz todo o serviço elétrico dos carros da família e o que vai fazer o som...O eletricista da família disse que como o alternador é de 45A ele não dá os 60A da bateria, o que diminui a vida útil da mesma... Isso procede?

E ficaria muito feliz se respondesse as minhas perguntas das outras respostas acimas...
cara a pergunta é apenas porque sempre eu vejo a galera aqui falando de alternador original bosch de 45, 65, 75 AMP mas não sei de onde a galera tira isso pois na verdade a bosch só fabrica dois alternadores pra motores boxer e as referencias deles são 912008061 que é o de 50 AMP e o outro a referencia é 912008072 e a amperagem dele é apenas 35AMP.

confiram isso clicando no link a baixo e pra tirar mais duvidas cliquem na janelinha que aparece um alternador.

http://catalogobosch.com/Products.aspx?MAR=VWW&KFZLFDNR=1504&BACK=aplica&COUNTRY=BR
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Mensagem por cicerofidelis Qui maio 10, 2012 9:47 pm

Não, não sei a marca do meu, mas tenho certeza de que é de 45 A...

Afirmo pq lembro que foi trocado, mas n lembro o que era antes!

Mas e aí...
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Mensagem por Bugólatra Qui maio 10, 2012 9:52 pm

cicerofidelis escreveu:Não, não sei a marca do meu, mas tenho certeza de que é de 45 A...

Afirmo pq lembro que foi trocado, mas n lembro o que era antes!

Mas e aí...
Bem! então nesse caso já sabemos que ele não é um alternador bosch original pra motores boxer.

quanto as outras suas perguntas acima eu creio que já expliquei o que poderia ser explicado, pelo menos por mim.
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Mensagem por k2 Sex maio 11, 2012 5:48 am

Cicero Com uma Fonte boa mesmo, vc pode tirar ate o cabo da bateria que ela segura o som, se ela estiver ligado diretamente ao sistema do carro, (ligada aos cabos da bateria, mesmo sem a bateria)
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Mensagem por cicerofidelis Sex maio 11, 2012 8:33 am

Pessoal, muito obrigado por tudo!!

Em particular a Evilásio, K2 e Márcio...

K2, como vou ligar a fonte na praia?!?

Galera, hj para desencargo de consciência fui no eletricista 'da família', e o mesmo concordou com o eletricista da equipadora...

Pra ser sincero estou perdidinho agora, não vou mentir!!

Ontem achei um alternador de 90 A, e hj Encontrei um do C4 de 150A!

Todos falaram que um alternador de 60 A era suficiente para 2 baterias de 60, mas ninguém disse COMO isso é possível...

Fico no aguardo de mais sugestões!

E novamente, muito obrigado e um excelente fds a todos pelas areias do meu Brasil!!!
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