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Apertar Cabeçote sem retirar motor ?

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Mensagem por Ccal Sex Abr 06, 2012 8:54 pm

Olá amigos,

Dá para reapertar os parafusos do cabeçote sem retirar o motor ?

Parece que, está com folga (já foi apertado anos atrás) , também está esquentando muito (cilindro 3 e 4).

Se retirar os balancins das válvulas, elas saem por força das molas ?

O mecanico "falou que" era pressão dos tuchos que forçava o cabeçote , ???? Está estranho !

O que voces acham ?

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Mensagem por jperson Sáb Abr 07, 2012 7:38 am

Cebeçotes soltos normalmente fazem um "pof, pof, pof" na marcha lenta.
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Mensagem por Gustavo Sáb Abr 07, 2012 11:16 am

O aperto deve ser feito com torquímetro , para maior confiabilidade , pesquise pelo planeta , tem bastante coisa sobre o assunto ...
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Mensagem por Carlos Baptista Sáb Abr 28, 2012 9:59 am

Companheiro!

Não é possível fazer esse trabalho sem retirar o motor fora!

Apenas conseguiria apertar as quatro porcas que estão sob a tampa de válvulas e, mesmo assim, teria que retirar o veio de martelos.
Para apertar as outras quatro porcas superiores, terá que retirar a blindagem de arrefecimento, a qual só sai, depois de retirar a admissão.Acerca da temperatura dos 3º e 4º cilindros, seria bom colocar uma dog house. Assim, ficaria com o radiador de óleo, fora do alinhamento da turbina, o que daria um maior arrefecimento a esses dois cilindros. Normalmente, o 3º cilindro é o mais sofredor!Para fazer essa modificação, basta arranjar uma falange de adaptação e uma campanula. Penso que as peruas teem.Se outra ideia melhor surgir aqui, tanto melhor.Boa sorte!

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Mensagem por Ccal Qua maio 02, 2012 8:21 pm

Olá amigos,

Parece que, existem dois tipos de "prisioneiros" que prendem o cabeçote :
fino e grosso. E no caso do fino é possível usar um parafuso "helicoil" , evitando levar a carcaça para a retífica ...

Isto é correto ?

Pelo tipo de motor e ano é possível saber qual o tipo de parafuso, prende o cabeçote a carcaça ?

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Mensagem por Convidad Qua maio 02, 2012 9:03 pm

Prisioneiros finos vem nos motores Tork... todos 1600 e fabricados após o ano de 84 (era Itamar), foi a alternativa encontrada pela VW para dar mais confiabilidade aos seus motores, visto que não eram raros os casos de prisioneiros arrancados da carcaça dos motores 1600 antigos originais.

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Mensagem por Bugólatra Qui maio 03, 2012 6:37 am

Ccal escreveu:Olá amigos,

Dá para reapertar os parafusos do cabeçote sem retirar o motor ?

Parece que, está com folga (já foi apertado anos atrás) , também está esquentando muito (cilindro 3 e 4).

Se retirar os balancins das válvulas, elas saem por força das molas ?

O mecanico "falou que" era pressão dos tuchos que forçava o cabeçote , ???? Está estranho !

O que voces acham ?

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que da pra apertar da sim mas depende de algumas situações, primeiro verifique se a descarga não vai atrapalhar o torkimetro e se ha espaço no cofre do motor pra subir um pouco a capela, depois retire a correia do alternador, afrouxe os parafusos laterais da capela e suba ela ao máximo que poder até perceber que os porcas externas do cabeçote estejam acessivel, depois retire a tampa de válvulas e os balancins e assim ja da pra fazer o reaperto dos cabeçotes, é importante seguir a risca a sequencia de aperto dos cabeçotes pra não empena-los, depois de apertados refaça a montagem dos balancins, tampa de válvulas, capela e correia.

ai vai a sequencia de aperto dos cabeçotes.

Apertar Cabeçote sem retirar motor ?  Sequencia-de-aperto-inicial-das-porcas-do-cabecote
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Mensagem por jperson Qui maio 03, 2012 6:45 am

Isso Evi, desta forma eu mesmo já fiz o serviço.
Cuidado também com o torque correto.
O chico Biela (FFB e Planeta), recomenda 2,8 kg para os prisioneiros grossos(cabeçotes 8 aletas), diz que assim ha maisd facilidade na dilatação e os prisioneiros são menos forçados.
Como ele é um expert em motores a ar, eu acredito.
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Mensagem por Convidad Qui maio 03, 2012 9:39 am

Bem lembrado JP. Observar o torque dado no momento do aperto dos cabeçotes é muito importante... esse valor de 2,8 Kgf não decorre de base exclusivamente teórica, são anos de conhecimento na área de engenharia, muitas experiências e observações realizadas pelo Chico nos motores VW a ar. Esse aperto mais suave (o original acho que está na casa de 3 a 3,2 Kgf, quem souber me corrija por favor.) garante os prisioneiros no bloco por ocasião do esforço maior e dilatação das peças do motor.

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Mensagem por Bugólatra Qui maio 03, 2012 11:54 am

jperson escreveu:Isso Evi, desta forma eu mesmo já fiz o serviço.
Cuidado também com o torque correto.
O chico Biela (FFB e Planeta), recomenda 2,8 kg para os prisioneiros grossos(cabeçotes 8 aletas), diz que assim ha maisd facilidade na dilatação e os prisioneiros são menos forçados.
Como ele é um expert em motores a ar, eu acredito.

É JP o Chico Biela realmente entende do assunto e se ele lhe indicou esse aperto de 28kg então pode seguir a sua indicação mas mas qual é esses kg indicado por ele? seria kg/f, kg/c, ou kg/m? nas apostilas da VW ela recomenda que primeiro se faça um pré aperto seguindo a sequencia indicada acima e usando o tork de 10 Nm pra evitar a possibilidade de empenar os cabeçotes e somente depois disso fazer o aperto final com o tork de 25 Nm, agora o que eu não sei é se 25Nm realmente equivale aos 28kg que o Chico Biela te indicou e é bom da uma convertida antes pra evitar problemas, agora o importante mesmo é lembrar que nas duas fazes do aperto é obrigatório respeitar a sequencia de aperto dos parafusos, feito isso esta apertado o seu cabeçote.



Para quem sabe usar o torquimetro comum ou de estalo segue a tabela de conversão de medidas;

Nm (newton Metro)
Ft-LB (Libra pé ou Foot libra pé)
Mkgf (Metro x quilograma força)
1Ft-Lb=0.2383mkg1Ft-Lb=1.3556Nm
1Mkgf=7.233Ft-Lb
1Mkgf=9.806NM
1Nm=0.1019Mkg
1Nm=0.73756Ft-Lb

Exemplo; Para saber qual o valor de aperto de 70Nm que equivale em Ft-Lb, basta multiplicar 70Nm (ou 70) por 0.7356 Ft-Lb (ou 0.7356) E vai da o valor de 51.492 Ft-Lb.

Se ficou complicado a explicação, basta acessar o link abaixo e digitar os valores e escolher o tipo de medida que terá o resultado automático na tabela conversora da gedore;

http://www.gedore.com.br/tabela-conversor.php
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Mensagem por Carlos Baptista Dom maio 06, 2012 2:04 pm

Ora viva companheiros!

Este tópico ilustra bem aquilo que eu disse num outro tópico:

1º Post - C Cal sab 07 Abr 2012, 01,54 am (pergunta)
2º Post - J Person sab 07 Abr 2012, 12,38 pm (inconclusivo)
3º Post - Gustavo sab 07 Abr 2012, 04,16 pm (inconclusvo)

21 dias sem resposta

4º Post - C. Baptista sab 28 Abr 2012, 02.59 pm (1ª resposta)


A Partir daqui, começaram finalmente a aparecer as respostas técnicas. Ótimo!
Quanto a apertar os cabeçotes com o motor no sítio, eu prefiro desapertar só quatro porcas de 17 mm, tirar o motor e cá fora, à vontade, em cima do cavalete, fazer o serviço de costas direitas!

Mas isto é porque eu já sou velho e tem posições que eu já não consigo!Very Happy

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Mensagem por Ccal Seg maio 14, 2012 3:19 pm

Olá amigos,

Obrigado pelas respostas.

E sobre o helicoil, é possível seu uso nos prisioneiros grossos ?

Este problema de "soltar " o cabeçote é cronico e teria uma solução definitiva ?

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Apertar Cabeçote sem retirar motor ?  Empty Re: Apertar Cabeçote sem retirar motor ?

Mensagem por Luciano Bohn Seg maio 14, 2012 3:26 pm

Márcio ® escreveu:Prisioneiros finos vem nos motores Tork... todos 1600 e fabricados após o ano de 84 (era Itamar), foi a alternativa encontrada pela VW para dar mais confiabilidade aos seus motores, visto que não eram raros os casos de prisioneiros arrancados da carcaça dos motores 1600 antigos originais.

Marcinho, se não me engano a era Itamar foi de 94 em diante, desculpe se eu estiver errado (lembro-me bem porque eu trabalhava em uma empresa que comprou uma frota, e tive a oportunidade de andar com um ZERADO por muito tempo, eles tem 2 modelos ZEROS guardados até hoje, série ouro, farol de milha e tal, lindos)...............abs.

http://www.fuscaitamar.com.br/ofusca4.html
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Mensagem por Convidad Seg maio 14, 2012 3:54 pm

Confere Luciano, os Fuscas Itamar voltaram a produção depois de anos fora de linha... é que a motorização se divide pelas confugurações adotadas antes e depois de 84!!

Abração.

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Apertar Cabeçote sem retirar motor ?  Empty Prisioneiros do cabeçote dos motores refrigerados a AR...

Mensagem por coutinho carlos Sex Set 23, 2022 2:37 pm

Dizem que é possível o reaperto dos prisioneiros dos cabeçotes do motor a AR, no FUSCA retirando as latas de refrigeração, para ter acesso as porcas da parte superior do cabeçote, porem deve ser reapertados em DUAS (2) sequencias, a primeira sequencia (tem outra ordem) com 1 KGF e a segunda sequencia (outra ordem) com até 3,0 Kgf. Referente aos parafusos de maior diâmetro até 1983 (inclusive) e estes parafusos são superdimensionados e eles não dilatam o suficiente, e avariam as roscas do bloco. Para atenuar essa anomalia, se possível deve besuntar as roscas dos prisioneiros com adesivo anaeróbico LOCTITE 277 ou similar. A vantagem do adesivo anaeróbico é que este adesivo preenche as folgas que existem entre a rosca do prisioneiro e a rosca do bloco, garantindo uma melhor distribuição da carga de tração que envolve ambas as roscas. Nos modelos 1984 em diante com prisioneiro fino, este prisioneiro fino tem uma elasticidade maior, não solicitando muito a rosca do bloco. Se possível deve-se fazer os prisioneiros com o diâmetro do prisioneiro fino, e mantendo a rosca que está no bloco, dos motores até 1983 (com prisioneiro grosso) mas junto as roscas do prisioneiro, deve-se fazer um raio longo entre o corpo do prisioneiro (com a medida do prisioneiro fino) e o inicio da rosca do prisioneiro, e NÃO deixar marcas de ferramenta, lixando até desaparecer as marcas de ferramenta (torno). Os motores 1600 cc, tem muito mais potencia que os motores 1300 e 1500, e os prisioneiros dos motores 1600 soltam-se mais devido a maior potencia que solicita mais os prisioneiros dos cabeçotes. Tem que levar em consideração que estes prisioneiros tem vida util e de tanto sofrer esforços de tração por milhões de vezes, a estrutura do prisioneiro fica comprometida não dando o aperto e elasticidade necessária, depois de certo numero de solicitações, talvez tendo que tomar a decisão de substituir por novos. Tomando estes cuidados a longevidade de manutenção dos prisioneiros aumentará mais.

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