Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium

+4
lubisomem01
Edmilson
jperson
Terrorista
8 participantes

Ir para baixo

Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium Empty Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium

Mensagem por Terrorista Qui Jan 06, 2011 2:37 pm

Tem um ponto que discuto com todo mundo em todo canto, e vou colocar aqui para que possamos discutir e concluir juntos.

Direto vejo gente falando que tá andando com Gasolina Pódium ou Vpower ou isso ou aquilo e que o carro está um rojão.
Isso não é 100% verdade. Só funciona nos carros com injeção eletrônica de controle de ponto.

As gasolinas Premium, tem maior Octanagem o que isso quer dizer? Quer dizer que o combustível aguenta maior temperatura antes de ocorrer a pré-ignição.
Maior temperatura quer dizer maior pressão ou seja: Maior taxa de compressão ouuuuu ... Maior ponto de ignição.

Não adianta nada parar a Buggera no posto e encher a bagaça de Premium, se não adiantar o ponto inicial e o final. (Não estou recomendando isso a quem nào saiba fazer ... Por favor eim moçada!!! Não vou pagar biela torta de ninguém!!! hehehe)

Outro ponto:
A gasolina de hoje que temos para utilizar tem adição de 25% de Alcool.
Qdo nossos buggies mais antigos foram fabricados, a gasolina nào tinha adição de alcool e quando tinha, era de 5%.
Nossos carros estão com uma perda calorífica da ordem de 8% (Relações de calor específico de gasolina e alcool x a proporção de alcool)
Tecla SAP:
Preparem os cálibres de giclê e podem começar a festa do aumenta buraco e acerta ponto ... heheheh ... ( De novo, não pra curiosos!!)

Como tem mais alcool, dá pra por mais ponto. Pois a detonação é menor.
Na mesma linha, é preciso maior quantidade de alcool que gasolina para se chegar à relação estequiométrica (Mistura ideal de combustível e comburente). Portanto com mais alcool na gasolina, precisamos de maior quantidade de mistura para chegar à estequiometria.

Quem já mexeu???? Comentem as experiências para chegarmos a um denominador comum !!!!

Eu me surpreendí com o resultado nos solex 32 !!!

Abraço !!!
Terrorista
Terrorista
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 314
Idade : 46
Localização : Atibaia
Tipo de Buggy : BRM M7 - 1600 Turbo

Vulgo SOLUÇO

Pontos : 5230
Data de inscrição : 17/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium Empty Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium

Mensagem por jperson Qui Jan 06, 2011 2:44 pm

É isso, estamos subutilizando nossa gasolina.
Eu fiz um veneninho leve nos meus antigos solex 32, exatamente para aproveitar melhor a gasolina com mais alcool, primeiro aumentei a taxa de compressão para 8,5:2, depois 15graus no ponto e aumento de difusor dos solex 32 de 24mm para 25,5mm e recalibragem de gicles de ar e combustivel, ficou otimo.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10777
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium Empty Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium

Mensagem por Edmilson Qui Jan 06, 2011 2:46 pm

Terrorista,estou pensando em taxar e passar tudo pro alcool com uma dupla e pronto,daí é toma cuidado com a agua no alcool hahahaha!
Edmilson
Edmilson
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 121
Idade : 57
Localização : São Bernardo do Campo-São Paulo
Tipo de Buggy : phanton-preto 76
Pontos : 5725
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium Empty Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium

Mensagem por lubisomem01 Qui Jan 06, 2011 3:32 pm

Terrorista escreveu:Tem um ponto que discuto com todo mundo em todo canto, e vou colocar aqui para que possamos discutir e concluir juntos.

Direto vejo gente falando que tá andando com Gasolina Pódium ou Vpower ou isso ou aquilo e que o carro está um rojão.
Isso não é 100% verdade. Só funciona nos carros com injeção eletrônica de controle de ponto.

As gasolinas Premium, tem maior Octanagem o que isso quer dizer? Quer dizer que o combustível aguenta maior temperatura antes de ocorrer a pré-ignição.
Maior temperatura quer dizer maior pressão ou seja: Maior taxa de compressão ouuuuu ... Maior ponto de ignição.

Não adianta nada parar a Buggera no posto e encher a bagaça de Premium, se não adiantar o ponto inicial e o final. (Não estou recomendando isso a quem nào saiba fazer ... Por favor eim moçada!!! Não vou pagar biela torta de ninguém!!! hehehe)

Outro ponto:
A gasolina de hoje que temos para utilizar tem adição de 25% de Alcool.
Qdo nossos buggies mais antigos foram fabricados, a gasolina nào tinha adição de alcool e quando tinha, era de 5%.
Nossos carros estão com uma perda calorífica da ordem de 8% (Relações de calor específico de gasolina e alcool x a proporção de alcool)
Tecla SAP:
Preparem os cálibres de giclê e podem começar a festa do aumenta buraco e acerta ponto ... heheheh ... ( De novo, não pra curiosos!!)

Como tem mais alcool, dá pra por mais ponto. Pois a detonação é menor.
Na mesma linha, é preciso maior quantidade de alcool que gasolina para se chegar à relação estequiométrica (Mistura ideal de combustível e comburente). Portanto com mais alcool na gasolina, precisamos de maior quantidade de mistura para chegar à estequiometria.

Quem já mexeu???? Comentem as experiências para chegarmos a um denominador comum !!!!

Eu me surpreendí com o resultado nos solex 32 !!!

Abraço !!!



Colocação perfeita terrorista ..
lubisomem01
lubisomem01
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1622
Localização : Rio de Janeiro - B R A S I L
Pontos : 7398
Data de inscrição : 25/06/2008

http://pumaslubisomem.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium Empty Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium

Mensagem por Gustavo Qui Jan 06, 2011 3:36 pm

25% de alcool na gasolina ???

Isso não é mais um batismo , é primeira COMUNHÃO !!!
Logo logo estamos crismados e em breve casados com a MARVADA ( CANA) .

Ninguém merece , coitado dos nossos velhacos , vai valer maiis a pena converter na cana logo ...

Abraços .
Gustavo
Gustavo
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6302
Data de inscrição : 11/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium Empty Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium

Mensagem por Chico Biela Sáb Jan 08, 2011 7:31 pm

Com os 25% de álcool anidro adicionados à gasolina comum, sua octanagem chegou a 80, semelhante à da antiga gasolina azul do passado, que era usada pelos carros esportivos, como passat TS e dodge charger R/T.

A taxa de compressão ainda segura nos VW ar com a atual gasolina é de no máximo 8,5:1, com ajustes de ponto do distribuidor e sem esticar a curva de avanço (como alguns fazem limando os batentes internos dos pesos do avanço centrífugo).

Já usei num 1600 a taxa de 9,5:1 na gasolina, mas sua regulagem de ponto ficou sensível, quase sem avanço inicial. É um 1600 cabeçotes 8 aletas com prisioneiros finos e comando de variant II, com retrabalho leve nos cabeçotes para reduzir sua taxa de 10,5:1 (era álcool) para 9,5:1. Virou meu "flex", pois trocando-se a carburação dupla solex 32 e acertando-se o ponto esse motor queimava ou álcool ou gasolina.

Com gasolina podium, pode-se usar taxa de 10,5:1 no motor a ar sem problema, só refazendo o ajuste de ponto de ignição.

Em todos os casos, é aconselhável usar a capela com radiador de óleo deslocado da kombi moderna, para garantir o mesmo nível de refrigeração para todos os cilindros e equilibrar termicamente o motor.

Abraço.
Chico Biela
Chico Biela
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 33
Idade : 63
Localização : São José dos Campos-SP
Tipo de Buggy : Tenho um modelo Kadron, amarelo.
Pontos : 5227
Data de inscrição : 16/02/2010

http://www.chicobiela.nafoto.net

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium Empty Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium

Mensagem por Beco Dom Jan 09, 2011 6:52 am

TODA a gasolina distribuída no Brasil tem 25% de álcool, mesmo a pódium. Aliás, no site da Petrobrás tem uma página sobre a Podium que é muito esclarecedora:

http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c0/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwN_fw83AyM_Tx8vQyNDAyDQL8h2VAQAz2wE4w!!/?PC_7_9O1ONKG10OOHF02NILJ1210005_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/Portal%20de%20Conteudo/produtos/automotivos/gasolina/gasolina+podium/gasolina+podium+de+a+a+z#11

Os boxers, realmente, não foram feitos para esta mistura, mas não podemos esquecer que a gasolina da época tinha chumbo tetraetila como anti-detonante, função realizada pelo álcool anidro, atualmente. Mas, pela maior quantidade de combustível exigida pelo motor, uma recalibragem é necessária.

Chico Biela, como sempre, dando aulas à buggueirada!!!!
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11917
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium Empty Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium

Mensagem por Chico Biela Dom Jan 09, 2011 8:55 am

Gostei do texto da Petrobras. Obrigado, já guardei.
Em motores que normalmente queimam a gasolina comum, não se terá nenhum benefício em usar a podium, ou seja, gasolina mais cara sem retorno (usando a premium se consegue limpeza no motor).
O outro lado é que a podium suporta maior taxa de compressão, viabilizando motores muito taxados e conseguindo muito mais performance usando gasolina, podendo rivalizar com o álcool.
Para efeito comparativo, o álcool comum (etanol) tem uma octanagem estimada entre 110 e 130 e o metanol um pouco mais. É estimado porque o método usado em motores CFR somente considera combustíveis entre heptanos (7 carbonos alinhados, octanagem tendendo a zero) ao isooctano puro (8 carbonos em estrutura compacta, octanagem 100). Daí o motivo de se conseguir maiores taxas de compressão com álcool sem quebrar o motor por detonações. Por conta disso, sempre um motor a álcool terá mais potência em relação ao mesmo a gasolina, quando for ajustado para extrair o máximo de potência do combustível usado.
Quanto ao consumo, este é diretamente relacionado com o valor da taxa de compressão, tem a ver com a eficiência do ciclo otto dos motores a gasolina, álcool e GNV, que usam vela de ignição para iniciar a combustão (diesel é outro ciclo). Quanto maior a taxa de compressão que o combustível aceita, melhor é o consumo específico que se obtém da queima no motor. Portanto, motores ajustados para queimar a podium com o máximo de torque e potência que se pode obter, costumam apresentar bons índices de consumo frente à sua classe automotiva (envolve peso do carro, aerodinâmica, etc).
Abraço.
Chico Biela
Chico Biela
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens : 33
Idade : 63
Localização : São José dos Campos-SP
Tipo de Buggy : Tenho um modelo Kadron, amarelo.
Pontos : 5227
Data de inscrição : 16/02/2010

http://www.chicobiela.nafoto.net

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium Empty Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium

Mensagem por albertocn Seg Mar 24, 2014 5:53 am

Chico Biela escreveu:Com os 25% de álcool anidro adicionados à gasolina comum, sua octanagem chegou a 80, semelhante à da antiga gasolina azul do passado, que era usada pelos carros esportivos, como passat TS e dodge charger R/T.

A taxa de compressão ainda segura nos VW ar com a atual gasolina é de no máximo 8,5:1, com ajustes de ponto do distribuidor e sem esticar a curva de avanço (como alguns fazem limando os batentes internos dos pesos do avanço centrífugo).

Já usei num 1600 a taxa de 9,5:1 na gasolina, mas sua regulagem de ponto ficou sensível, quase sem avanço inicial. É um 1600 cabeçotes 8 aletas com prisioneiros finos e comando de variant II, com retrabalho leve nos cabeçotes para reduzir sua taxa de 10,5:1 (era álcool) para 9,5:1. Virou meu "flex", pois trocando-se a carburação dupla solex 32 e acertando-se o ponto esse motor queimava ou álcool ou gasolina.

Com gasolina podium, pode-se usar taxa de 10,5:1 no motor a ar sem problema, só refazendo o ajuste de ponto de ignição.

Em todos os casos, é aconselhável usar a capela com radiador de óleo deslocado da kombi moderna, para garantir o mesmo nível de refrigeração para todos os cilindros e equilibrar termicamente o motor.

Abraço.


Chico Biela, tenho um buggy 1600 injetado com fueltech, taxa de 8,5, duas tbis de 45mm e comando w100. Na sua experiência, quanto devo aumentar no ponto inicial para passar de gasolina para álcool?
albertocn
albertocn
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 141
Localização : Aracaju/SE
Tipo de Buggy : Fibrava Vip 1600
Pontos : 5370
Data de inscrição : 27/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium Empty Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium

Mensagem por Terrorista Seg Mar 31, 2014 7:54 pm

albertocn escreveu:
Chico Biela escreveu:Com os 25% de álcool anidro adicionados à gasolina comum, sua octanagem chegou a 80, semelhante à da antiga gasolina azul do passado, que era usada pelos carros esportivos, como passat TS e dodge charger R/T.

A taxa de compressão ainda segura nos VW ar com a atual gasolina é de no máximo 8,5:1, com ajustes de ponto do distribuidor e sem esticar a curva de avanço (como alguns fazem limando os batentes internos dos pesos do avanço centrífugo).

Já usei num 1600 a taxa de 9,5:1 na gasolina, mas sua regulagem de ponto ficou sensível, quase sem avanço inicial. É um 1600 cabeçotes 8 aletas com prisioneiros finos e comando de variant II, com retrabalho leve nos cabeçotes para reduzir sua taxa de 10,5:1 (era álcool) para 9,5:1. Virou meu "flex", pois trocando-se a carburação dupla solex 32 e acertando-se o ponto esse motor queimava ou álcool ou gasolina.

Com gasolina podium, pode-se usar taxa de 10,5:1 no motor a ar sem problema, só refazendo o ajuste de ponto de ignição.

Em todos os casos, é aconselhável usar a capela com radiador de óleo deslocado da kombi moderna, para garantir o mesmo nível de refrigeração para todos os cilindros e equilibrar termicamente o motor.

Abraço.


Chico Biela, tenho um buggy 1600 injetado com fueltech, taxa de 8,5, duas tbis de 45mm e comando w100. Na sua experiência, quanto devo aumentar no ponto inicial para passar de gasolina para álcool?

Pode aumentar o inicial em pelo menos 5 graus! O Ideal é ajustar a taxa em toda a curva. Seu ponto final com essa taxa pode ir para as alturas no alcool ... Pode ir testando que nao quebra nessa config !!
Terrorista
Terrorista
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 314
Idade : 46
Localização : Atibaia
Tipo de Buggy : BRM M7 - 1600 Turbo

Vulgo SOLUÇO

Pontos : 5230
Data de inscrição : 17/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium Empty Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium

Mensagem por albertocn Seg Mar 31, 2014 8:49 pm

Então poderia começar em 15° na lenta e ir até uns 40° por volta de 4000rpm (sem considerar o avanço a vácuo)?
albertocn
albertocn
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 141
Localização : Aracaju/SE
Tipo de Buggy : Fibrava Vip 1600
Pontos : 5370
Data de inscrição : 27/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium Empty Re: Gasolina com adição de Alcool e Gasolina Premium

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos