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Bobina MI

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Mensagem por ma1600 Seg Dez 13, 2010 12:04 pm

Olaa amigoss, quero saber se tem vantagem por bobina MI no motor 1600 boxer, acho eu ke seria melhor na faisca e tbm tem mais duração!!!


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Mensagem por Pietro Seg Dez 13, 2010 7:42 pm

Já coloquei uma dessas e voltei atrás. O problema não é a bobina, é a adaptação bobina+distribuidor+cabos+velas e etc.
Se as conexões dos cabos não forem compatíveis, e houver mau contato, a bobina esquenta mais que a outra. Demorei a descobrir. Vale a pena pensar em todas as conexões antes de trocar só a bobina.

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Mensagem por Guga Pedrosa Seg Dez 13, 2010 9:37 pm

A faísca é melhor...

Mas tem que ver várias outras coisas.
Como Pietro falou, tem que adaptar as conexões. Tem que usar ignição eletrônica ou similar (Ignição eletrônica assistida), platinado não dá...
Tem que ver também se ela vai esquentar. Pois ela foi projetada pra ser controlada por um modulo de ignição, ai as vezes essas caixinhas de ignição do fusca não possui um Dwell (tempo de carga) correto, ai sobrecarrega ela e esquenta.
Se esquentar, tem que adaptar uma resistência no fio positivo da bobina... Ai diminui a corrente que entra, e conseqüentemente diminui a faísca...

Ou seja, é uma adaptação! É uma caixinha de surpresas!
Teve gente que instalou e não aconteceu nada. E gente que instalou e teve dor de cabeça...
Por tanto, cabe a você avaliar e decidir o que fazer.

Abraços,
Gustavo Pedrosa.
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Mensagem por GTMartini Qua Dez 15, 2010 8:23 am

Eu uso a do MI, mas troquei todo o meu sistema, coloquei o distribuidor sensor HALL da kombi moderna que usa o modulo pequeno. Antes eu usava platinado e bobina simples, nunca tive problema com ele tb. Isso vale mais a pena qdo se quer usar rpm mto alto e tem motor preparado pra isso. se for só pra colocar num motor original, eu acho que nao vale o gasto, é prefirivel colocar no maximo a bobina vermelha bosch.
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Mensagem por lubisomem01 Qua Dez 15, 2010 8:49 am

Realmente é como o Guga falou : tem gente que usa e nunca teve problema ( meu caso, eu uso no bugre ) já tem pessoas que colocaram e deu problema, é realmente um caso bem emblematico tanto que nos foruns abaixo tem topicos sobre esta instalação, vale a pena olha-los..
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Mensagem por GTMartini Qua Dez 15, 2010 8:57 am

E lubisimem01, vc nao sabe quem sou, mas sei quem vc é....rssss Sou do f4e tb, mas meu usuario é o gabrielmassa lá. Ja te vi mto por lá. Bom te ver por aqui tb.
abraço
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Mensagem por lubisomem01 Qua Dez 15, 2010 9:06 am

Valeu Gabriel seja bem vindo, bom te ver por aqui tamabem este intercambio entre os foruns eu creio ser sempre produtivo.. .....
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Mensagem por Júnior22 Qua Dez 15, 2010 1:03 pm

Mais um do F4E aqui...lá sou ''Junior Porto Seguro,'' mas ando meio sumido de lá. Pelos nomes já vi alguns colegas de lá por aqui também.
Mas falando do assunto Bobina MI, eu até tentei instalar uma no meu falecido Fusca (falecido pois o vendi e o novo dono está cortando o teto pra fazer um conversível Shocked Shocked Shocked!!!!!!!!) até criei um tópico lá no F4E sobre isso, mas não tive sucesso na empreitada, o carro não dava lenta de jeito nenhum e como eu mesmo estava fazendo o trampo e não estava tendo tempo e nem confiança para levar o carro numa oficina da região, acabei desistindo e colocando uma Bosch KW. Já era hall, módulo moderno.

http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4536
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Mensagem por Terrorista Ter Dez 21, 2010 12:57 pm

Júnior22 escreveu:Mais um do F4E aqui...lá sou ''Junior Porto Seguro,'' mas ando meio sumido de lá. Pelos nomes já vi alguns colegas de lá por aqui também.
Mas falando do assunto Bobina MI, eu até tentei instalar uma no meu falecido Fusca (falecido pois o vendi e o novo dono está cortando o teto pra fazer um conversível Shocked Shocked Shocked!!!!!!!!) até criei um tópico lá no F4E sobre isso, mas não tive sucesso na empreitada, o carro não dava lenta de jeito nenhum e como eu mesmo estava fazendo o trampo e não estava tendo tempo e nem confiança para levar o carro numa oficina da região, acabei desistindo e colocando uma Bosch KW. Já era hall, módulo moderno.

http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=4536

Pessoal,

Os sistemas são diferentes. O Platinado utiliza um tipo de bobina, com uma potencia elétrica compatível com a folga do platinado e mais as impedâncias do rotor e das folgas de vela.

O mesmo para a ignição eletrônica e por sensor Hall.

O que é preciso fazer é um "MATCH" do sistema de ignição como um todo!!

Existem bobinas mais fortes para funcionar com cada um dos sistemas.

E colocar a bobina de um sistema no outro. Com certeza pode até funcionar, mas não trará os benefícios esperados!!

Abraço,
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Mensagem por Rene Costella Qui Abr 14, 2011 2:32 pm

Tenho uma gaiola e fiz a adaptação de uma bobina do Mi, troquei os cabos coloquei os da kombo pinados tampa de distribuidor pinada rotor novo numero 1, velas 3 eletrodos, e coloquei a bobina, ela trabalho por pouco tempo dae esquentou e queimou, me falarão que queimou pq ela carregou dmais, falarão que tenho que colocar um resistor na entrada dela, mas ai que vem a pergunta, se eu colocar um resistor na entrada não vai diminuir a tensão de saida tmb?? tem outra forma de colocar essa bobina sem que ela queime?

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Mensagem por Fabrício®© Qui Abr 14, 2011 3:14 pm

Rene, qual a marca da bobina que você colocou?
Quais os tipos de cabos?
Qual rotor?
Esta bobina não é necessário o uso de resistor.
Remova as velas de 3 eletrodos, para este motor não tem necessidade, e irá quemar a bobina!
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Mensagem por Rene Costella Qui Abr 14, 2011 10:18 pm

A bobina é magneti mareli 2 pinos, os cabos são novos da kombi injeção, rotor novo, minho ignição é eletronica, eu sei que ela não deve ser usado com resistor, mas pq ela esquentou ate queimar? as velas são novas, e oq elas tem a ver com a queima da bobina?

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Mensagem por Fabrício®© Qui Abr 14, 2011 10:58 pm

Não compre bobina Magnet Marelli, nem marflex, a melhor é bosch, qualquer outra marca não tem a mesma qualidade que a bosch.
A vela de 3 eletrodos é só para motores de alta potência, pois precisa de mais centelha para uma queima exata de combustível, e como o seu motor não tem alto giro para isto, está esquentando a bobina com a alta centelha que a vela de 3 eletrodos está produzindo, trabalhando como se estivesse em curto e esquentando de mais a bobina, por isso que ocorre a queima da bobina, quanto ao resto pelo que você falou está tudo certo. Coloque a Bobina Bosch e a vela de 1 eletrodo com a aplicação certa vide catalogo para o seu motor, e irá ficar ótimo.
Utilize também somente velas NGK e cabos NGK, são de qualidade superior.
Abaixoo vai a tabela de aplicação;

Aplicação para Motor: 1.2 / 1.3 / 1.5 / 1.6 - rosca curta
Gasolina / GNV
Vela modelo BP5HS, Folga do eletrodo 0,7.
Modelo do cabo de velaNGK: ST-V12

Álcool / GNV; Vela modelo BP7HS, Folga do eletrodo 0,7
Modelo do cabo de vela NGK: ST-V12
__________________________________________________________________________________

Aplicação para Motor: 1.3 / 1.6 - rosca longa
Gasolina / GNV 1984 a 10/1986
Vela modelo: BP4ES, Folga do eletrodo 0,8.
Modelo do cabo de vela NGK: ST-V12

Álcool / GNV 1984 a 10/1986
Vela modelo: BP6ES, ou Modelo Grren BPR6EY
Folga do eletrodo 0,8.
Modelo do cabo de velaNGK: ST-V12
__________________________________________________________________________________

1.6 (com catalisador) - rosca longa Gasolina / GNV 10/1993 a 06/1996
Vela modelo: BPR5EX, ou Modelo Grren BPR6EY
Folga do eletrodo 0,8.
Modelo do cabo de vela NGK:ST-V13

Álcool / GNV 08/1993 a 06/1996
Vela modelo: BPR6EX, ou Modelo grren BPR6EY
Folga do eletrodo 0,8.
Modelo do cabo de vela NGK:ST-V13


1.6 (sem catalisador) - rosca longa
Gasolina / GNV 10/1993 a 06/1996
Vela modelo: BPR6EX, ou Modelo grren BPR5EY
Folga do eletrodo 0,8.
Modelo do cabo de vela NGK:ST-V12

Álcool / GNV 08/1993 a 06/1996
Vela modelo: BPR6EX, ou Modelo grren BPR6EY
Folga do eletrodo 0,8.
Modelo do cabo de vela NGK:ST-V12

OBS. Não confie no que vendedor de balcão de auto peças falam, eles não são treinados para isso, sempre utilize o que é recomendado via catálogo.
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Mensagem por lubisomem01 Sex Abr 15, 2011 6:18 am

Rene Costella escreveu:A bobina é magneti mareli 2 pinos, os cabos são novos da kombi injeção, rotor novo, minho ignição é eletronica, eu sei que ela não deve ser usado com resistor, mas pq ela esquentou ate queimar? as velas são novas, e oq elas tem a ver com a queima da bobina?


Rapaz eu não me lembro ao certo mas creio que a bobina do Mi trabalha com 9 volts e as comuns com 12 v.
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Mensagem por Fabrício®© Sex Abr 15, 2011 6:33 am

lubisomem01, a bobina MI trabalha com 12 volts.
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bobina - Bobina MI Empty COMO TESTAR BOBINA (transformador ) de Ignição.

Mensagem por Fabrício®© Sex Abr 15, 2011 6:43 am

Segue um pequeno procedimento para testar a bobina, só para tirar a duvida. (Este teste é feito nos veiculos com o sistema MAGNETI MARELLI 1AVB, POLO CLASSIC 1.8 - Mi, GOL 1.6/1.8/2.0 - Mi, PARATI 1.6/1.8/2.0 - Mi, QUANTUM 1.8/2.0 - Mi, SANTANA 1.8/2.0 - Mi, mas serve de base para testes.)

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TESTANDO

1-Colocar o centelhador na bobina. Dar partida no motor. Centelhador forte ( mínimo 2 cm ) durante partida.

2-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio com indicação +12 v do conector ver desenho do conector. Positivo (+) 12 v.

3-PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 24 da centralina ver desenho do conector. Dar partida no motor. Led (verde ) deve piscar durante partida ou com motor funcionando.

4-Ignição desligada, MULTITESTE DIGITAL no modo ohmímetro, medir resistência do primário e do secundário da bobina. Primário: 0,5W. a 0,8W. Secundário: 7 K W a 9 K W.

ATENÇÃO: Para veículos com motor transversal (polo 1.8 mi).

Primário : 0,5 a 1,5 W..

Secundário: 2,5 a 4,0 W.


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