Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sofrendo com a temperatura...

+23
Nil
JUVANIO
GTMartini
Luciano Bohn
Fabrício Marcon-Catarina
cartech preparaçoes e adp
LeoMaraski
Clayton
Armando1
VIVINHOM
Gladston
juca tigre
Fabrício®©
Terrorista
marcelo.gc
Waybecker
PETERSON (BIRD)
Ed
Farina
Bugólatra
jperson
Beco
Luk
27 participantes

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por fmgsm Qui Fev 07, 2013 10:00 pm

Nil escreveu: nas minhas muitas experiencias com motor ap desde 2007, já tentei de tudo até chegar ao local que uso hoje. Uma das forma mais eficiente foi embaixo do banco traseiro. mas o custo de manutenção não compensa!

mais um radiador desse tamanho... se num dissipasse bem. affraid

fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Nil Sex Fev 08, 2013 5:09 am

é verdade. radiador do santana com duplo eletroventiladores

fmgsm escreveu:

mais um radiador desse tamanho... se num dissipasse bem. affraid
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10104
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Luk Qui Fev 28, 2013 8:20 pm

Prezados.
Após algumas dificuldades para encontrar todos os itens da receita que Nil passou finalmente o mecânico entregou o buggy...Amanhã cedinho vou dar uma volta na estrada para ver como ficou. A receita foi seguida a risca.
Posto logo o resultado...
Luk
Luk
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 109
Idade : 50
Localização : Uruguaiana RS
Tipo de Buggy : BRM ano 1974 MOTOR AP 1.8,FREIO A DISCO TRASEIRO DO MAREIA, SUSPENSÃO TRASEIRA IRS,CAIXA DA KOMB DIESEL,DIFERENCIAL DA KOMB FLEX 1.4 E VOLTANDO PARA O VELHO SETOR DE FUCA QUE TA PESADO PRA CARAMBA...
Pontos : 5701
Data de inscrição : 01/12/2008

http://www.recuperadoraluciano.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por JUVANIO Sex Mar 01, 2013 5:54 pm

Luk escreveu:Prezados.
Após algumas dificuldades para encontrar todos os itens da receita que Nil passou finalmente o mecânico entregou o buggy...Amanhã cedinho vou dar uma volta na estrada para ver como ficou. A receita foi seguida a risca.
Posto logo o resultado...
fala amigo luk, e o resultado, estamos curiosos. rsrsrsr
JUVANIO
JUVANIO
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 208
Localização : Arroio do Sal Rs
Tipo de Buggy : way
Pontos : 4570
Data de inscrição : 02/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Luk Sex Mar 01, 2013 5:57 pm

Pessoal...
Embora tenha entendido mal e colocado o eletroventilador errado,a temperatura finalmente baixou.....não fiz um teste muito longo mas pelo que deu para notar estabilizou em 95º e dai só para baixo. Obrigado a todos que postaram no tópico e em especial ao Nil que deu a receita certa.
Muito obrigado...
Luk
Luk
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 109
Idade : 50
Localização : Uruguaiana RS
Tipo de Buggy : BRM ano 1974 MOTOR AP 1.8,FREIO A DISCO TRASEIRO DO MAREIA, SUSPENSÃO TRASEIRA IRS,CAIXA DA KOMB DIESEL,DIFERENCIAL DA KOMB FLEX 1.4 E VOLTANDO PARA O VELHO SETOR DE FUCA QUE TA PESADO PRA CARAMBA...
Pontos : 5701
Data de inscrição : 01/12/2008

http://www.recuperadoraluciano.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por JUVANIO Sex Mar 01, 2013 6:08 pm

Show de bola, que bom luk, o tio Nil entende bastante,abraco
JUVANIO
JUVANIO
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 208
Localização : Arroio do Sal Rs
Tipo de Buggy : way
Pontos : 4570
Data de inscrição : 02/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Luk Ter Mar 05, 2013 8:44 pm

Pessoal.
Hoje pude realmente judiar do brinquedo....sai no intervalo do meio dia que a estrada ta mais tranquila e fiz o teste que precisava. Rodei uns 25kms a 4000 e poucos RPM e a temperatura cravada nos 95º Acho que a novela acaba aqui.(finalmente) Agora posso viajar mais tranquilo sem a limitação da temperatura. A ideia não é sair pisando feito louco,mas poder andar a uma velocidade segura sem me preocupar com a temperatura. Obrigado a todos que postaram e principalmente ao Nil que não esconde os segredos por ele descobertos.
Abraços.
Luciano Avila.
Luk
Luk
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 109
Idade : 50
Localização : Uruguaiana RS
Tipo de Buggy : BRM ano 1974 MOTOR AP 1.8,FREIO A DISCO TRASEIRO DO MAREIA, SUSPENSÃO TRASEIRA IRS,CAIXA DA KOMB DIESEL,DIFERENCIAL DA KOMB FLEX 1.4 E VOLTANDO PARA O VELHO SETOR DE FUCA QUE TA PESADO PRA CARAMBA...
Pontos : 5701
Data de inscrição : 01/12/2008

http://www.recuperadoraluciano.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Nil Qui Mar 07, 2013 6:39 pm

também já coloquei com radiador de Santana e ficou perfeito a refrigeração.

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Radisantana


Luk escreveu:Pessoal.
Hoje pude realmente judiar do brinquedo....sai no intervalo do meio dia que a estrada ta mais tranquila e fiz o teste que precisava. Rodei uns 25kms a 4000 e poucos RPM e a temperatura cravada nos 95º Acho que a novela acaba aqui.(finalmente) Agora posso viajar mais tranquilo sem a limitação da temperatura. A ideia não é sair pisando feito louco,mas poder andar a uma velocidade segura sem me preocupar com a temperatura. Obrigado a todos que postaram e principalmente ao Nil que não esconde os segredos por ele descobertos.
Abraços.
Luciano Avila.
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 49
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10104
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Elvis Ter maio 07, 2013 12:36 pm

Luk,posta fotos de como ficou o radiador...
abç
Elvis
Elvis
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 391
Idade : 36
Localização : Teresina - PI
Tipo de Buggy : Buggy Fyber 2000W 1.8 AP
Pontos : 5170
Data de inscrição : 19/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Convidado Seg Out 19, 2015 3:41 pm

já sei... vou ganhar o prêmio "pá-de-ouro" desenterrando esse tópico, mas consegui uma outra solução para o problema do aquecimento.

conversei bastante com o Nil e ele explicou a necessidade de aproveitar o ar quente que sai do radiador (e é perdido) para também refrigerar o motor, a solução proposta pelo Nil seria ou instalar o radiador atrás da placa traseira ou pelo menos virar ele de frente para o motor (no Fyber o radiador fica a 45 graus do motor)..

como gosto muito da estética do carro, passei muito tempo procurando outra solução, já que não queria perder a tubulação dos coletores de ar lateral e frontal que o fyber possui originalmente..

a solução eu consegui depois de vários moldes de papelão e chapa galvanizada, criando um "duto" após o ventilador virado para o motor, dessa forma eu não precisei mudar a posição do radiador, apenas aproveitei o ar quente:

Fyber original:

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Fvusk0

Fyber modificado:

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 14lmz45

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 33w7fvd

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 4qh9pz


No meu caso, era possível andar um dia inteiro no sol que o eletroventilador nao ligava, desde que não andasse mais de 100km/h, se fosse a 120 o ponteiro subia junto devido ao vácuo que se forma na traseira do carro..

Depois que fiz o teste foi só aplicar uma película preta fosca na chapa galvanizada e ficou original..
Fiz testes a 150 km/h e subindo serra em ritmo forte sem problemas..

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Convidado Qui Out 22, 2015 6:36 am

Defletor do radiador finalizado:  affraid 

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Sp8xdt

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 14spbtj

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Carlos Duarte Sáb Out 24, 2015 4:31 pm

E ai mocada! Sou novo no pedaço, não sou mecânico, ficava sempre lendo os comentários e aprendendo muito mas, já sofri tanto com a temperatura de uma saveiro diesel, que tenho uma dica importante que deu certo para mim. E simples e sem custo. Sabe aquela mangueira de retorno do cabeçote para a bomba d;agua. pois bem corte a mangueira e com um tarugo e duas abraçadeira isola aquele retorno e retire a válvula termostática. Pra mim deu certo e caso não der certo o prejuízo é só da nova mangueira e recoloque a válvula termostática.E aí fica o dito pelo não dito sem ninguém culpar alguém. Faça o teste em pequenos percursos e de olho na temperatura.

Carlos Duarte
Novato

Número de Mensagens : 4
Localização : Brasilia
Tipo de Buggy : Fyber
Pontos : 3164
Data de inscrição : 05/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Convidado Sáb Out 24, 2015 5:15 pm

arlos Duarte escreveu:E ai mocada! Sou novo no pedaço, não sou mecânico, ficava sempre lendo os comentários e aprendendo muito mas, já sofri tanto com a temperatura de uma saveiro diesel, que tenho uma dica importante que deu certo para mim. E simples e sem custo. Sabe aquela mangueira de retorno do cabeçote para a bomba d;agua. pois bem corte a mangueira e com um tarugo e duas abraçadeira isola aquele retorno e retire a válvula termostática. Pra mim deu certo e caso não der certo o prejuízo é só da nova mangueira e recoloque a válvula termostática.E aí fica o dito pelo não dito sem ninguém culpar alguém. Faça o teste em pequenos percursos e de olho na temperatura.

Fala Carlos!
Todos os buggy´s AP são assim, sem a mangueira de by-pass do radiador e sem a válvula termostática, resolve um pouco apesar de não ser o ideal..
Meu objetivo é devolver essa mangueira e a termostática assim que fizer mais algumas alterações..

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Ilg19u

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por chevas Qui Dez 10, 2015 11:16 am

Caros,
Estou acompanhando este tópico porque estou com o mesmo problema de aquecer a 100-105ºC na estrada.
Como colocar uma segunda ventoinha no radiador? No meu caso, é o radiador do Gol no motor EA-111 1.4L, da última Kombi...

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 BE13iC2

[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5906
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Convidado Qui Dez 10, 2015 11:38 am

chevas escreveu:Caros,
Estou acompanhando este tópico porque estou com o mesmo problema de aquecer a 100-105ºC na estrada.
Como colocar uma segunda ventoinha no radiador? No meu caso, é o radiador do Gol no motor EA-111 1.4L, da última Kombi...

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 BE13iC2

[]'s

Fala Chevas,
Pelo que percebi vc está usando um eletroventilador com 5 pás (sem ar condicionado), eu prefiro usar o eletroventilador dos veículos com ar (7 pás), além do fluxo de ar ser maior ele é projetado para ficar acionado direto, sua construção é mais robusta...
Primeiro uma pergunta..
Seu radiador deveria estar soprando ar no motor, não puxando dele.. não precisa inverter não?

Isso deve melhorar, senão:
veja qtas polegadas vc tem de largura no radiador e coloque um segunda ventuinha no radiador (acredito que no seu caso seja 8 polegadas), mas fique atento.. eletroventiladores universais de pás retas podem ser invertidos o sentido de rotação, de pás curvadas não! porém o de pás curvadas é mais eficiente.. estou avisando isso pq vc precisa manter o ar no mesmo sentido do eletroventilador original, por isso fiz a pergunta acima..

Outra coisa importante:
Mais da metade das tampas de reservatório de expansão não tem a válvula regulada na pressão correta de 1,0-1,4 bar, isso faz com que o sistema de arrefecimento não pressurize, consequentemente a água não aumenta o seu ponto de ebulição, vc precisa testar (até a tampa nova) com alguém que tenha a ferramenta adequada.

Mais uma coisa:
O reservatório de expansão precisa estar localizado fisicamente no ponto mais alto de todo o sistema de arrefecimento para não haver bolhas rodando no sistema (que causa cavitação do cabeçote), isso é difícil de conseguir em buggy, geralmente a fibra impede que fique acima do radiador (porém o nível da água pelo menos precisa estar)

Além disso use um aditivo de boa qualidade (a maioria é ki-suco com corante pra dar cor na água apenas), use coolant, motul inugel, etc..

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por chevas Qui Dez 10, 2015 12:40 pm

Pois então, Carlos, esse detalhe do sentido do fluxo do ar eu não vi ainda, preciso verificar isso primeiro. Quanto à tampa e posição do reservatório, acho que não tem problema: ele fica mais acima do que o radiador e ele passou por uma revisão recentemente, com troca de solução. E funciona bem na cidade, só esquentando na estrada. Por isso me interessa mudar o eletroventilador ou colocar um adicional. Vou pesquisar sobre o assunto, valeu.
[]'s

Edit: consegui verificar o sentido do fluxo de ar, está correto, ou seja, o ventilador está jogando ar para o radiador e não puxando.
Edit2: a ventoinha tem 4 pás...
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5906
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por chevas Sáb Jan 09, 2016 6:30 pm

O vcs acham de colocar mais esta ventoinha? Ela é "reversível", ou seja, posso alterar o sentido de rotação. Só precisaria adaptar um suporte para fixar ela do outro lado do radiador.

https://sportsystem.com.br/oscommerce/product_info.php?cPath=108_242&products_id=956&osCsid=inedph9dp0k8ur255torr791m3
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5906
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Convidado Seg Jan 11, 2016 7:29 am

chevas escreveu:O vcs acham de colocar mais esta ventoinha? Ela é "reversível", ou seja, posso alterar o sentido de rotação. Só precisaria adaptar um suporte para fixar ela do outro lado do radiador.

https://sportsystem.com.br/oscommerce/product_info.php?cPath=108_242&products_id=956&osCsid=inedph9dp0k8ur255torr791m3


Chevas,
Essa foi uma das soluções que testei no meu Fyber, a ventuinha montada na frente do radiador de modo reversível.. a verdade é que ela é fraca e resolve pouco..
Se quiser instalar apenas fique atento com um detalhe: essa que vc postou de pá reta pode ser reversível apenas invertendo a polaridade mas ela é pouco eficiente.. já a de pá curva (em "S") não pode ser invertida, mas é muito mais eficiente..

o suporte usei 4 chapinhas multifuro que prende muito bem..

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 9gaik1

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 1jaib6

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 20f2fb

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 2hsb39k

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 2zg7yc8

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 6nrrkj

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Convidado Seg Jan 11, 2016 7:47 am

chevas escreveu:Pois então, Carlos, esse detalhe do sentido do fluxo do ar eu não vi ainda, preciso verificar isso primeiro. Quanto à tampa e posição do reservatório, acho que não tem problema: ele fica mais acima do que o radiador e ele passou por uma revisão recentemente, com troca de solução. E funciona bem na cidade, só esquentando na estrada. Por isso me interessa mudar o eletroventilador ou colocar um adicional. Vou pesquisar sobre o assunto, valeu.
[]'s

Edit: consegui verificar o sentido do fluxo de ar, está correto, ou seja, o ventilador está jogando ar para o radiador e não puxando.
Edit2: a ventoinha tem 4 pás...

Edit: o eletroventilador pelo que vc está dizendo está jogando o ar para o motor certo?
é que da forma que aparece na foto dá a impressão que ele está puxando do motor..

Edit2: sobre ter 4 pás isso é um grande problema, além do fluxo de ar que ela gera ser menor, tb não é robusta para ficar ligada direto.. compara com um eletroventilador de 7 pás do gol com ar pra vc ver a diferença..

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por chevas Seg Jan 11, 2016 8:17 am

carlos.borowik escreveu:
chevas escreveu:Pois então, Carlos, esse detalhe do sentido do fluxo do ar eu não vi ainda, preciso verificar isso primeiro. Quanto à tampa e posição do reservatório, acho que não tem problema: ele fica mais acima do que o radiador e ele passou por uma revisão recentemente, com troca de solução. E funciona bem na cidade, só esquentando na estrada. Por isso me interessa mudar o eletroventilador ou colocar um adicional. Vou pesquisar sobre o assunto, valeu.
[]'s

Edit: consegui verificar o sentido do fluxo de ar, está correto, ou seja, o ventilador está jogando ar para o radiador e não puxando.
Edit2: a ventoinha tem 4 pás...

Edit: o eletroventilador pelo que vc está dizendo está jogando o ar para o motor certo? é que da forma que aparece na foto dá a impressão que ele está puxando do motor..
Certo, está jogando ar para o radiador e para o motor!

Edit2: sobre ter 4 pás isso é um grande problema, além do fluxo de ar que ela gera ser menor, tb não é robusta para ficar ligada direto.. compara com um eletroventilador de 7 pás do gol com ar pra vc ver a diferença..

Também achei que aquele ventilador que passei acima era fraco, pois é pra um pequeno radiador de óleo...e este que veio no buggy tem 4 pás mas faz um barulhão danado! Já o deste link abaixo tem 7 pás, mas o anúncio diz que é para Gol sem ar...será que serve?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716797206-motor-ventilador-radiador-golvoyage-g5-sar-ac-chelice-_JM
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5906
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Convidado Seg Jan 11, 2016 10:04 am

é que esse apesar de ser 7 pás o motor é bem pequeno.. provavelmente está relacionado à velocidade e força..

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por chevas Sáb Jan 23, 2016 1:43 pm

Descobri que motores AP e da Kombi diesel possuem um radiador de óleo na base do filtro de óleo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711940554-radiador-oleo-gol-golf-santana-kombi-logus-passat-variant-_JM

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 NDsK53f

Nessa foto abaixo ele está montado num motor igual ao meu...só não sei pra onde vão essas mangueiras que são ligadas nele...são de água? 

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 8NQNsvl

E no que interessa, será que ajuda no problema de aquecimento? Já estou pensando em mudar o radiador inteiro por um maior...

[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5906
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Convidado Sáb Jan 23, 2016 2:02 pm

chevas escreveu:Descobri que motores AP e da Kombi diesel possuem um radiador de óleo na base do filtro de óleo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711940554-radiador-oleo-gol-golf-santana-kombi-logus-passat-variant-_JM

Nessa foto abaixo ele está montado num motor igual ao meu...só não sei pra onde vão essas mangueiras que são ligadas nele...são de água?

E no que interessa, será que ajuda no problema de aquecimento? Já estou pensando em mudar o radiador inteiro por um maior...

[]'s

Chevas,
É verdade, isso é um trocador de calor original VW, é ligado em série com a mangueira de água que faz o aquecimento do coletor de admissão.
Cheguei a pensar nessa solução, mas está um pouco difícil encontrar o conjunto completo desta mangueira sem falar que vc vai trocar calor do óleo com a água, consequentemente a água vai ficar mais quente e não vai ser dissipada pelo radiador de água..

Me dá uns 10 minutos que vou mostrar como resolvi o problema do aquecimento de uma vez por todas.. agora apelei... rs

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Convidado Sáb Jan 23, 2016 2:17 pm

3 dias de trabalho e tá resolvido... 
radiador de óleo de 1 litro com ventoinha (http://www.supercooler.com.br/lista/produtos/radiadores-de-oleo/)

na prática o óleo é empurrado pela bomba para uma flange no suporte do filtro e antes de ser filtrado o óleo é enviado para a entrada inferior do radiador saindo pela conexão superior e finalmente passando pelo filtro antes de ser enviado ao motor..

o eletroventilador liga junto com o da água.. no mesmo esquema de duas velocidades..
as mangueiras eu mandei fazer de nylon sob medida com conexões prensadas para nao usar abraçadeiras..

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 2mz2io

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 254v8mh

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 15x27n

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Rbl1jc

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 102waop

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Eq83lv

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 14o3k86

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 2jd3x2w

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por chevas Dom Jan 24, 2016 7:03 am

Eu vou ter que pensar e avaliar o custo/benefício...
[]'s
chevas
chevas
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 830
Idade : 55
Localização : Rio Grande - RS
Tipo de Buggy : Fercar Naja One Sumaya
Pontos : 5906
Data de inscrição : 09/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Convidado Ter Jan 26, 2016 2:45 pm

chevas escreveu:Eu vou ter que pensar e avaliar o custo/benefício...
[]'s

Foi bem essa conta que eu fiz.. custo do radiador versus uma junta do cabeçote queimada no mínimo..

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR - Sofrendo com a temperatura... - Página 5 Empty Re: Sofrendo com a temperatura...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos