ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY
+13
Ed
Márcio Barbas
Júnior22
Fabrício®©
Waybecker
Volnei S
Sergio Augusto
Beco
Clayton
jperson
Bugólatra
Nil
VIVINHOM
17 participantes
Página 5 de 5
Página 5 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY
Agora falando sério!!
Você tem que ter paciência e calma ... sua reforma andou muito bem e com qualidade, não vai jogar tudo fora por pressa agora.
Você tem que ter paciência e calma ... sua reforma andou muito bem e com qualidade, não vai jogar tudo fora por pressa agora.
Convidad- Convidado
Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY
Tens razão Marcio, agora vou fazer com muita calma os detalhes da fibra.
Fabrício®©- Louco das Dunas
- Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9925
Data de inscrição : 02/12/2009
Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY
Talvez vou falar uma besteira, mas o Nill me fez pensar em alguma coisa comentando neste topico sobre o mini progressivo no coletor de admissao da Kombi injetada : Nao daria para modificar um coletor origina melhorando o fluxo pelo menos na primeira parte, que eu acho um absurdo ser do mesmo diametro que a parte horizontal sabendo que o dobro de fluxo passa por ela ? E um trabalho relativamente simples e a gente poderia integrar a base de fixaçao do miniprogressivo...
weshwesh- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 143
Idade : 43
Localização : Litoral do Ceara
Tipo de Buggy : Nordestino !!
Pontos : 5294
Data de inscrição : 21/06/2010
Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY
olhem essa maravilha :
weshwesh- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 143
Idade : 43
Localização : Litoral do Ceara
Tipo de Buggy : Nordestino !!
Pontos : 5294
Data de inscrição : 21/06/2010
Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY
Wesh sempre existe uma maneira de se melhorar as coisas o problema é quanto se tem disponível para investir e o retorno que esse investimento vai gerar, o famoso Custo X Benefício. No meu caso não adiantava melhorar o coletor porque o ponto de estrangulamento está nos cabeçotes de entrada simples (priorizando tork). Um coletor de Kombi injetada se não for mexido (modificado) não dará o resultado esperado pelo fato dos tubos horizontais estarem em níveis diferentes, prejudicando o fluxo da mistura nos cabeçotes que receberão de forma desigual. Veja a foto abaixo para ter uma idéia do que digo... foi tirada do Fotolog do Chico Biela... é um coletor trabalhado por ele justamente para atender as necessidades de adaptação do Mini, tirando o máximo que o carburador pode dar, repare no segundo tubo horizontal que foi rebaixado e a flange com furação dupla casando com as bocas do carburador...
O sistema de flange que coloquei aqui no tópico, além de ser prático, acaba se tornando funcional, pois funciona como uma espécie de "Plenum" abaixo das bocas do carburador, isso permite que a aspiração da mistura se dê de forma Homogênea pelos 4 cilindros independente do aumento do diametro do tubo vertical... funciona muito bem!
Esse coletor que postou a foto parece ser muito bom, mas teríamos que medir para ver se o encaixe serve para o Mini ou é próprio do Weber 460 (parecem iguais, mas não são)... só para esclarecer, existem desses coletores gringos prórios para os dois tipos de carburadores (450 e 460), são belíssimos e difíceis de encontrar por aqui, sem falar no precinho que deve ser um assombro.
O sistema de flange que coloquei aqui no tópico, além de ser prático, acaba se tornando funcional, pois funciona como uma espécie de "Plenum" abaixo das bocas do carburador, isso permite que a aspiração da mistura se dê de forma Homogênea pelos 4 cilindros independente do aumento do diametro do tubo vertical... funciona muito bem!
Esse coletor que postou a foto parece ser muito bom, mas teríamos que medir para ver se o encaixe serve para o Mini ou é próprio do Weber 460 (parecem iguais, mas não são)... só para esclarecer, existem desses coletores gringos prórios para os dois tipos de carburadores (450 e 460), são belíssimos e difíceis de encontrar por aqui, sem falar no precinho que deve ser um assombro.
Convidad- Convidado
Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY
Bom, so que eu nao pensava num coletor tao complicado
So pensava em pegar um cano de diametro tipo entre 40 e 45mm ja curvado igual ao cano vertical original e ovalizar as duas extremidades (a ovalizaçao da base do weber orientada a 90° da ovalizaçao aonde emenda com o cano horizontal, se é que você me entende). Dai so soldar e pronto, a ovalizaçao pode ser feita na marreta mesmo numa bigorna, com calma e paciençia
Qcê acha ?
So pensava em pegar um cano de diametro tipo entre 40 e 45mm ja curvado igual ao cano vertical original e ovalizar as duas extremidades (a ovalizaçao da base do weber orientada a 90° da ovalizaçao aonde emenda com o cano horizontal, se é que você me entende). Dai so soldar e pronto, a ovalizaçao pode ser feita na marreta mesmo numa bigorna, com calma e paciençia
Qcê acha ?
weshwesh- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 143
Idade : 43
Localização : Litoral do Ceara
Tipo de Buggy : Nordestino !!
Pontos : 5294
Data de inscrição : 21/06/2010
Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY
Marcio o que eu não gostei foi apenas dessas emendas apertadas com braçadeiras, se fossem soldadas ficariam bem mais seguras contra a entrada falsa de ar.Márcio escreveu:Wesh sempre existe uma maneira de se melhorar as coisas o problema é quanto se tem disponível para investir e o retorno que esse investimento vai gerar, o famoso Custo X Benefício. No meu caso não adiantava melhorar o coletor porque o ponto de estrangulamento está nos cabeçotes de entrada simples (priorizando tork). Um coletor de Kombi injetada se não for mexido (modificado) não dará o resultado esperado pelo fato dos tubos horizontais estarem em níveis diferentes, prejudicando o fluxo da mistura nos cabeçotes que receberão de forma desigual. Veja a foto abaixo para ter uma idéia do que digo... foi tirada do Fotolog do Chico Biela... é um coletor trabalhado por ele justamente para atender as necessidades de adaptação do Mini, tirando o máximo que o carburador pode dar, repare no segundo tubo horizontal que foi rebaixado e a flange com furação dupla casando com as bocas do carburador...
O sistema de flange que coloquei aqui no tópico, além de ser prático, acaba se tornando funcional, pois funciona como uma espécie de "Plenum" abaixo das bocas do carburador, isso permite que a aspiração da mistura se dê de forma Homogênea pelos 4 cilindros independente do aumento do diametro do tubo vertical... funciona muito bem!
Esse coletor que postou a foto parece ser muito bom, mas teríamos que medir para ver se o encaixe serve para o Mini ou é próprio do Weber 460 (parecem iguais, mas não são)... só para esclarecer, existem desses coletores gringos prórios para os dois tipos de carburadores (450 e 460), são belíssimos e difíceis de encontrar por aqui, sem falar no precinho que deve ser um assombro.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11775
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY
weshwesh escreveu:Bom, so que eu nao pensava num coletor tao complicado
So pensava em pegar um cano de diametro tipo entre 40 e 45mm ja curvado igual ao cano vertical original e ovalizar as duas extremidades (a ovalizaçao da base do weber orientada a 90° da ovalizaçao aonde emenda com o cano horizontal, se é que você me entende). Dai so soldar e pronto, a ovalizaçao pode ser feita na marreta mesmo numa bigorna, com calma e paciençia
Qcê acha ?
Heheheh... entendi perfeitamente Wesh! Acredito até que fique um trabalho bonito, foi como disse, tudo é possível e a sua idéia é viável sim, só não sei sinceramente, até que ponto haveria uma melhora no fluxo da mistura, aí só fazendo e testando mesmo.
Convidad- Convidado
Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY
Bugólatra escreveu:Marcio o que eu não gostei foi apenas dessas emendas apertadas com braçadeiras, se fossem soldadas ficariam bem mais seguras contra a entrada falsa de ar.
Vila esse foi um protótipo para testes, na verdade acho que só as ponteiras foram aproveitadas do original da Kombi injetada, o resto foi trabalhado artezanalmente para ver quais seriam os resultados... mas acho que as "luvas" não deram vazamento não!!
Convidad- Convidado
Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY
O coletor de reserva ta la esperando um dia sem eu saber o que fazer da minha vida para testar isso entao. Eu queria tambem achar um mini progressivo barato, o que nao perece ser tao simples...
weshwesh- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 143
Idade : 43
Localização : Litoral do Ceara
Tipo de Buggy : Nordestino !!
Pontos : 5294
Data de inscrição : 21/06/2010
Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY
weshwesh escreveu:O coletor de reserva ta la esperando um dia sem eu saber o que fazer da minha vida para testar isso entao. Eu queria tambem achar um mini progressivo barato, o que nao perece ser tao simples...
O mais díficil é encontrar um em bom estado geral, atenção especial para a corrosão na cuba e folga nos eixos das borboletas, o resto é moleza e vc só vai encontrar no Mercado Livre ou em desmanches aí na sua região!!
Convidad- Convidado
Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY
O belíssimo trabalho do Márcio já está no site!
Sei que demorou demais da conta, mas estava aqui também... agora, vou ver se acho mais informações interessantes para repassar para o site.
Valeu, Márcio, tua colaboração é muito importante para o forum e também para o site do Planeta!
Sei que demorou demais da conta, mas estava aqui também... agora, vou ver se acho mais informações interessantes para repassar para o site.
Valeu, Márcio, tua colaboração é muito importante para o forum e também para o site do Planeta!
Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY
Beleza Carlão! O importante é que a informação está registrada e acessível ao público....
Deixei aqui minha modesta contribuição, coloquei um tijolinho no Planeta!!
Deixei aqui minha modesta contribuição, coloquei um tijolinho no Planeta!!
Convidad- Convidado
Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY
Carlão escreveu:O belíssimo trabalho do Márcio já está no site!
Sei que demorou demais da conta, mas estava aqui também... agora, vou ver se acho mais informações interessantes para repassar para o site.
Valeu, Márcio, tua colaboração é muito importante para o forum e também para o site do Planeta!
COM CERTEZA UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA O PLANETA
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10127
Data de inscrição : 13/05/2008
Página 5 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Tópicos semelhantes
» Atualizações do PB
» DUPLA OU MINI-PROGRESSivO?
» Carburadores novos (NÃO RECON) 2E, 3E,Pic 30, mini-progressivo e outros Pronta entrega
» ADAPTAÇÃO DE CAIXA DE DIREÇÃO DE PÁLIO NO BUGGY
» mini buggy
» DUPLA OU MINI-PROGRESSivO?
» Carburadores novos (NÃO RECON) 2E, 3E,Pic 30, mini-progressivo e outros Pronta entrega
» ADAPTAÇÃO DE CAIXA DE DIREÇÃO DE PÁLIO NO BUGGY
» mini buggy
Página 5 de 5
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos