Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY

+13
Ed
Márcio Barbas
Júnior22
Fabrício®©
Waybecker
Volnei S
Sergio Augusto
Beco
Clayton
jperson
Bugólatra
Nil
VIVINHOM
17 participantes

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para baixo

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 Empty Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY

Mensagem por Convidad Seg Jun 27, 2011 4:28 pm

Agora falando sério!!
Você tem que ter paciência e calma ... sua reforma andou muito bem e com qualidade, não vai jogar tudo fora por pressa agora.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 Empty Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY

Mensagem por Fabrício®© Seg Jun 27, 2011 4:39 pm

Tens razão Marcio, agora vou fazer com muita calma os detalhes da fibra.
Fabrício®©
Fabrício®©
Louco das Dunas
Louco das Dunas

Número de Mensagens : 4296
Idade : 44
Localização : Campos - RJ
Tipo de Buggy : Topico da reforma do meu Buggy: https://planetabuggy.forumeiros.com/t3057-reforma-do-chassi-do-meu-buggy
Pontos : 9925
Data de inscrição : 02/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 Empty Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY

Mensagem por weshwesh Sáb Mar 03, 2012 9:30 pm

Talvez vou falar uma besteira, mas o Nill me fez pensar em alguma coisa comentando neste topico sobre o mini progressivo no coletor de admissao da Kombi injetada : Nao daria para modificar um coletor origina melhorando o fluxo pelo menos na primeira parte, que eu acho um absurdo ser do mesmo diametro que a parte horizontal sabendo que o dobro de fluxo passa por ela ? E um trabalho relativamente simples e a gente poderia integrar a base de fixaçao do miniprogressivo...
weshwesh
weshwesh
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 143
Idade : 43
Localização : Litoral do Ceara
Tipo de Buggy : Nordestino !!
Pontos : 5294
Data de inscrição : 21/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 Empty Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY

Mensagem por weshwesh Sáb Mar 03, 2012 9:32 pm

olhem essa maravilha :

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 675937

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 675938
weshwesh
weshwesh
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 143
Idade : 43
Localização : Litoral do Ceara
Tipo de Buggy : Nordestino !!
Pontos : 5294
Data de inscrição : 21/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 Empty Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY

Mensagem por Convidad Dom Mar 04, 2012 1:28 pm

Wesh sempre existe uma maneira de se melhorar as coisas o problema é quanto se tem disponível para investir e o retorno que esse investimento vai gerar, o famoso Custo X Benefício. No meu caso não adiantava melhorar o coletor porque o ponto de estrangulamento está nos cabeçotes de entrada simples (priorizando tork). Um coletor de Kombi injetada se não for mexido (modificado) não dará o resultado esperado pelo fato dos tubos horizontais estarem em níveis diferentes, prejudicando o fluxo da mistura nos cabeçotes que receberão de forma desigual. Veja a foto abaixo para ter uma idéia do que digo... foi tirada do Fotolog do Chico Biela... é um coletor trabalhado por ele justamente para atender as necessidades de adaptação do Mini, tirando o máximo que o carburador pode dar, repare no segundo tubo horizontal que foi rebaixado e a flange com furação dupla casando com as bocas do carburador...

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 51166576.th



O sistema de flange que coloquei aqui no tópico, além de ser prático, acaba se tornando funcional, pois funciona como uma espécie de "Plenum" abaixo das bocas do carburador, isso permite que a aspiração da mistura se dê de forma Homogênea pelos 4 cilindros independente do aumento do diametro do tubo vertical... funciona muito bem!

Esse coletor que postou a foto parece ser muito bom, mas teríamos que medir para ver se o encaixe serve para o Mini ou é próprio do Weber 460 (parecem iguais, mas não são)... só para esclarecer, existem desses coletores gringos prórios para os dois tipos de carburadores (450 e 460), são belíssimos e difíceis de encontrar por aqui, sem falar no precinho que deve ser um assombro. affraid

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 Empty Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY

Mensagem por weshwesh Dom Mar 04, 2012 4:04 pm

Bom, so que eu nao pensava num coletor tao complicado Razz
So pensava em pegar um cano de diametro tipo entre 40 e 45mm ja curvado igual ao cano vertical original e ovalizar as duas extremidades (a ovalizaçao da base do weber orientada a 90° da ovalizaçao aonde emenda com o cano horizontal, se é que você me entende). Dai so soldar e pronto, a ovalizaçao pode ser feita na marreta mesmo numa bigorna, com calma e paciençia Wink
Qcê acha ?
weshwesh
weshwesh
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 143
Idade : 43
Localização : Litoral do Ceara
Tipo de Buggy : Nordestino !!
Pontos : 5294
Data de inscrição : 21/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 Empty Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY

Mensagem por Bugólatra Dom Mar 04, 2012 4:12 pm

Márcio ®️ escreveu:Wesh sempre existe uma maneira de se melhorar as coisas o problema é quanto se tem disponível para investir e o retorno que esse investimento vai gerar, o famoso Custo X Benefício. No meu caso não adiantava melhorar o coletor porque o ponto de estrangulamento está nos cabeçotes de entrada simples (priorizando tork). Um coletor de Kombi injetada se não for mexido (modificado) não dará o resultado esperado pelo fato dos tubos horizontais estarem em níveis diferentes, prejudicando o fluxo da mistura nos cabeçotes que receberão de forma desigual. Veja a foto abaixo para ter uma idéia do que digo... foi tirada do Fotolog do Chico Biela... é um coletor trabalhado por ele justamente para atender as necessidades de adaptação do Mini, tirando o máximo que o carburador pode dar, repare no segundo tubo horizontal que foi rebaixado e a flange com furação dupla casando com as bocas do carburador...

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 51166576.th



O sistema de flange que coloquei aqui no tópico, além de ser prático, acaba se tornando funcional, pois funciona como uma espécie de "Plenum" abaixo das bocas do carburador, isso permite que a aspiração da mistura se dê de forma Homogênea pelos 4 cilindros independente do aumento do diametro do tubo vertical... funciona muito bem!

Esse coletor que postou a foto parece ser muito bom, mas teríamos que medir para ver se o encaixe serve para o Mini ou é próprio do Weber 460 (parecem iguais, mas não são)... só para esclarecer, existem desses coletores gringos prórios para os dois tipos de carburadores (450 e 460), são belíssimos e difíceis de encontrar por aqui, sem falar no precinho que deve ser um assombro. affraid
Marcio o que eu não gostei foi apenas dessas emendas apertadas com braçadeiras, se fossem soldadas ficariam bem mais seguras contra a entrada falsa de ar.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11775
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 Empty Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY

Mensagem por Convidad Dom Mar 04, 2012 5:17 pm

weshwesh escreveu:Bom, so que eu nao pensava num coletor tao complicado Razz
So pensava em pegar um cano de diametro tipo entre 40 e 45mm ja curvado igual ao cano vertical original e ovalizar as duas extremidades (a ovalizaçao da base do weber orientada a 90° da ovalizaçao aonde emenda com o cano horizontal, se é que você me entende). Dai so soldar e pronto, a ovalizaçao pode ser feita na marreta mesmo numa bigorna, com calma e paciençia Wink
Qcê acha ?

Heheheh... entendi perfeitamente Wesh! Acredito até que fique um trabalho bonito, foi como disse, tudo é possível e a sua idéia é viável sim, só não sei sinceramente, até que ponto haveria uma melhora no fluxo da mistura, aí só fazendo e testando mesmo.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 Empty Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY

Mensagem por Convidad Dom Mar 04, 2012 5:20 pm

Bugólatra escreveu:Marcio o que eu não gostei foi apenas dessas emendas apertadas com braçadeiras, se fossem soldadas ficariam bem mais seguras contra a entrada falsa de ar.

Vila esse foi um protótipo para testes, na verdade acho que só as ponteiras foram aproveitadas do original da Kombi injetada, o resto foi trabalhado artezanalmente para ver quais seriam os resultados... mas acho que as "luvas" não deram vazamento não!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 Empty Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY

Mensagem por weshwesh Dom Mar 04, 2012 5:31 pm

O coletor de reserva ta la esperando um dia sem eu saber o que fazer da minha vida para testar isso entao. Eu queria tambem achar um mini progressivo barato, o que nao perece ser tao simples...
weshwesh
weshwesh
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 143
Idade : 43
Localização : Litoral do Ceara
Tipo de Buggy : Nordestino !!
Pontos : 5294
Data de inscrição : 21/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 Empty Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY

Mensagem por Convidad Dom Mar 04, 2012 5:34 pm

weshwesh escreveu:O coletor de reserva ta la esperando um dia sem eu saber o que fazer da minha vida para testar isso entao. Eu queria tambem achar um mini progressivo barato, o que nao perece ser tao simples...

O mais díficil é encontrar um em bom estado geral, atenção especial para a corrosão na cuba e folga nos eixos das borboletas, o resto é moleza e vc só vai encontrar no Mercado Livre ou em desmanches aí na sua região!! Wink

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 Empty Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY

Mensagem por Beco Dom Set 02, 2012 6:57 pm

O belíssimo trabalho do Márcio já está no site!

Sei que demorou demais da conta, mas estava aqui também... agora, vou ver se acho mais informações interessantes para repassar para o site.

Valeu, Márcio, tua colaboração é muito importante para o forum e também para o site do Planeta!
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11938
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 Empty Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY

Mensagem por Convidad Dom Set 02, 2012 7:17 pm

Beleza Carlão! O importante é que a informação está registrada e acessível ao público....

Deixei aqui minha modesta contribuição, coloquei um tijolinho no Planeta!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 Empty Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY

Mensagem por Nil Dom Set 02, 2012 8:18 pm

Carlão escreveu:O belíssimo trabalho do Márcio já está no site!

Sei que demorou demais da conta, mas estava aqui também... agora, vou ver se acho mais informações interessantes para repassar para o site.

Valeu, Márcio, tua colaboração é muito importante para o forum e também para o site do Planeta!

COM CERTEZA UMA GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA O PLANETA
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10127
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

mini progresivo - ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY - Página 5 Empty Re: ADAPTAÇÃO DO MINI PROGRESSIVO NO BUGGY

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos