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Estabilidade do buggy

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Mensagem por Moacir Qua Mar 16, 2011 12:36 pm

O meu problema da estabilidade já foi resolvido. Só que eu usava aqueles pneus próprios para andar em dunas (L11 R15), agora tô usando, na traseira, outros mais baixos (205 R15 65). Por isso acho que também vou ter que regular o facão. Se alguém conhecer uma oficina boa que faça este trabalho aqui em Florianópolis, favor me avisar.

Um abraço a todos

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Mensagem por DakarItape Sáb Ago 04, 2012 10:16 am

Estava tendo o mesmo problema com o meu Dakar... Mas era
devido ao tamanho dos pneus na traseira serem de caminhonete, após trocá-los
acabou-se o problema. Mas ele não ficou tão bonito como antes era com pneus
maiores na traseira... Estabilidade perfeita com 4 pessoas a 110km/h
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Mensagem por Fabrício®© Sáb Ago 04, 2012 10:22 am

Dakaritape, vc tentou resolver isso colocando casquilhos fixos na barra de baixo do quadro da suspensão para alterar o caster? no meu eu fiz isso e resolveu, uso 11L15 e tem que estar com 30 lb ou mais para andar na estrada.
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Mensagem por Moacir Sáb Ago 04, 2012 10:39 am

O meu também não ficou bonito, mas em termos de estabilidade ficou excelente. Também troquei o amortecedor de direção, os amortecedores dianteiros e traseiros e fiz a suspenção dianteira. Ando bem tranquilo. Nem sinto o problema no buggy ter a frente muito leve.
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Mensagem por dygo Sáb Ago 04, 2012 10:55 am

Fabrício®© escreveu:Dakaritape, vc tentou resolver isso colocando casquilhos fixos na barra de baixo do quadro da suspensão para alterar o caster? no meu eu fiz isso e resolveu, uso 11L15 e tem que estar com 30 lb ou mais para andar na estrada.

amigo fabricio me tira uma duvida, pra que esses casquilhos fixos na barra de baixo do quadro da suspensão ?
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Mensagem por DakarItape Sáb Ago 04, 2012 10:59 am

Fabrício®©, apenas troquei os pneus, na verdade nem sabia de outras opções..rs
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Mensagem por Fabrício®© Sáb Ago 04, 2012 11:04 am

rs... Dakaritape, tem essa opção.
dygo, é so colocar a metade de dois casquilhos fixos na barra de baixo do quadro da suspensão, entre o cabeçote do chassi e o quadro, para que afaste a parte de baixo e altere o caster entendeu? Vai em uma oficina de carro e pede dois casquilhos fixo velho (ou bronzina), parece uma meia lua.
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Mensagem por dygo Sáb Ago 04, 2012 11:20 am

o que é caster ?
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Mensagem por Fabrício®© Sáb Ago 04, 2012 11:34 am

dygo, criei este tópico explicando o que é caster e cambagem, dê uma olhada que lá tem uma ótima explicação, e vc irá entender melhor!

Link com a explicação: https://planetabuggy.forumeiros.com/t4581-entenda-o-que-e-camber-e-caster#69522
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Mensagem por dygo Sáb Ago 04, 2012 12:04 pm

agora entendiii.. valeu obrigado.................
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Mensagem por Fabrício®© Sáb Ago 04, 2012 12:19 pm

flw meu camarada, um abraço! qualquer duvida estou a disposição.
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Mensagem por Mad Well Ter Fev 19, 2013 9:27 am

meu buggy fica sambbando um pouco na dianteira quando corre muito talvez a aerodinamica nao seja legal dele.. to pensando em fazer os 4 amortecedores a gas e por um poucoo mais duros na dianteira n mt porque ando em dunas e eu penso que va segurar mt a frente
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Mensagem por Gui Kaufmann Ter Fev 19, 2013 6:48 pm

Além de ser um Buggy, que é aerodinamicamente falho, o seu é alto, fazendo com que passe muito mais ar por debaixo dele.. A que velocidade é "correr muito"?
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Mensagem por Bugólatra Ter Fev 19, 2013 9:02 pm

Gui Kaufmann escreveu:Além de ser um Buggy, que é aerodinamicamente falho, o seu é alto, fazendo com que passe muito mais ar por debaixo dele.. A que velocidade é "correr muito"?
a verdade é que buggy foi feito pra andar a maior parte do tempo entre 60 e 80 km/h, eu algumas vezes a título de testes já andei bem veloz no buggy, depois de dar uma geral na suspensão, regular o carburador, trocar óleo, cabos e velas eu dei umas esticadas chegando a 140km/h mas isso foi por pouco tempo e numa estrada totalmente deserta.
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Mensagem por Gui Kaufmann Ter Fev 19, 2013 9:28 pm

Sim, e com ele "original" não arriscaria passar dos 140 km/h.. No meu ja chegamos a velocidades superiores, mas a suspensão foi modificada pra isso, fazendo com que ele continue grudado no chão..
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Mensagem por schneider Ter Fev 19, 2013 10:00 pm

olá pessoal.
o meu buggy não tem a barra estabilizadora, porem como devem saber, a suspensão dianteira trabalha com barras que torcem ao amortecer e para quem já teve o privilégio de vê-las desmontadas sabe que são 4 barras mais grossas e 6 finas em cada tubo (superior e inferior). No meu caso eu retirei todas as finas dos 2 tubos, pois a suspensão era muito dura. confesso que exagerei e ficou baixo demais, porém do jeito que eu queria.

enfim, já dei umas esticadas na estrada e não percebi nenhum problema quanto a estabilização da dianteira, sempre responde bem ao comando do volante, creio q a rebaixada na dianteira compensou a retirada da barra.
abraços
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Mensagem por ClaudioLC Qua Fev 20, 2013 6:41 am

o ideal não seria colocar uma catracada ??
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Mensagem por Luciano Bohn Qua Fev 20, 2013 6:55 am

ClaudioLC escreveu:o ideal não seria colocar uma catracada ??

Também acho, ao meu ver ficaria mais seguro.
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Mensagem por schneider Qua Fev 20, 2013 7:03 am

ClaudioLC escreveu:o ideal não seria colocar uma catracada ??

sim, mas seria minha segunda opção. a altura ficou boa.

a catraca só serve pra abaixar ou levantar o buggy sem mexer nas molas.
no meu caso a suspensão original era muito dura.
ela ficava forçando o amortecedor para cima. podia subir duas pessoas e ela nem mexia.
quando tirei algumas molas ficou mais macia.
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Mensagem por Bugólatra Qua Fev 20, 2013 9:49 am

schneider escreveu:olá pessoal.
o meu buggy não tem a barra estabilizadora, porem como devem saber, a suspensão dianteira trabalha com barras que torcem ao amortecer e para quem já teve o privilégio de vê-las desmontadas sabe que são 4 barras mais grossas e 6 finas em cada tubo (superior e inferior). No meu caso eu retirei todas as finas dos 2 tubos, pois a suspensão era muito dura. confesso que exagerei e ficou baixo demais, porém do jeito que eu queria.

enfim, já dei umas esticadas na estrada e não percebi nenhum problema quanto a estabilização da dianteira, sempre responde bem ao comando do volante, creio q a rebaixada na dianteira compensou a retirada da barra.
abraços

outra boa opção seria botar molas aspirais na dianteira que deixa a suspensão bem macia porém firme e estável.

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Mensagem por schneider Qua Fev 20, 2013 10:05 am

ficou bem interessante, eu já encontrei umas mais finas no ML. ate pensei em comprar, mas o cara só vendia se fosse as quatro. eram mais finas q essas da foto q você colocou e não precisava de adaptação nenhuma.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-452312534-fuscafusco-molas-para-amortecedor-dianteiro-e-traseiro-_JM
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Mensagem por jtnolive Seg Ago 26, 2013 10:57 pm

po meu buggy nao passa de 60, oque posso fazer pra ele chegar a 80 pelo menos ?
motor 1300 ,so um carburador,abç

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Mensagem por jperson Ter Ago 27, 2013 6:29 am

Primeiro verifica o motor: ponto, regulagem de valvulas e carburação, e por incrivel que pareça, veja se o carburador tá abrindo até o fim, em muitos casos  o cabo não está esticado devidamente.
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Mensagem por Daniel Sul Ter Ago 27, 2013 9:26 am

jperson escreveu:Primeiro verifica o motor: ponto, regulagem de valvulas e carburação, e por incrivel que pareça, veja se o carburador tá abrindo até o fim, em muitos casos  o cabo não está esticado devidamente.
por incrivel que pareça aparece muito deste problema , o pedal sem curso não consegue abrir toda borboleta do carburador , é so esticar o cabo e o carro vira um aviao!!!
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Mensagem por Beco Ter Ago 27, 2013 11:08 am

foi a primeira alteração que fiz no Velho. O motor 1300 original não passava nem de ônibus de vila na estrada! Foi quando fiz o 1500 e ele ficou um pouco mais esperto. Não tem jeito, 1300, rodas grandes e aerodinâmica zero, não combinam com velocidade (ou a falta dela...)
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Mensagem por Mad Well Ter Ago 27, 2013 3:19 pm

qualquer coisa tira o pino do acelerador que fica bem escondidinho, que vai abrir muito mais, é assim que buggyes com carburadores maiores sao
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