Estabilidade do buggy

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Estabilidade do buggy

Mensagem por Moacir Goulart em Seg Nov 01, 2010 5:19 pm

Meu buggy "dança" muito no asfalto, quanto estou a mais de 70 km/h. Já fiz geometria e balanceamento várias vezes, toda suspenção está OK, os pneus dianteiros são novos. Será que é por causa das rodas traseiras. Elas são Dany 11L-15 e estão "meia boca". É um perigo no asfalto.

Última edição por Fabrício-RJ em Qua Mar 16, 2011 1:48 pm, editado 1 vez(es) (Razão : Corrigido erro de português, estava com o titulo estailidade. Foi alterado para estabilidade.)

Moacir Goulart
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens: 284
Tipo de Buggy: VW GLASPAC 1971/1971, motor 1500, quase zero. com cheirinho de gasolina, alternador novinho, ignição eletrônica, estribos laterais precisando de um retoque na pintura, espelhos retrovisores externos do toyota bandeirantes 1984.
Pontos: 966

Re: Estabilidade do buggy

Mensagem por Evilasio em Seg Nov 01, 2010 5:56 pm

Moacir Goulart escreveu:Meu buggy "dança" muito no asfalto, quanto estou a mais de 70 km/h. Já fiz geometria e balanceamento várias vezes, toda suspenção está OK, os pneus dianteiros são novos. Será que é por causa das rodas traseiras. Elas são Dany 11L-15 e estão "meia boca". É um perigo no asfalto.

Ola Moacir seja bem vindo ao PB, amigo eu não sei o que pode esta acontecendo com o seu buggy pois apesar de eu saber que buggy não seja um veiculo seguro pra grandes velocidades as vezes quando eu viajo no meu EMIS e que encontro um trecho da estrada em boas condições e pouco movimento eu costumo testar um pouco o buggy e chego a botar 130km e graças a deus eu nunca encontrei esses problemas de má estabilidade nele mesmo com os amortecedores ruim como estavam até hoje pois acabei de comprar os 2 traseiros novos e vou instala-los amanhã cedinho, os meus pneus traseiros são os de caminhonetes 255 70 R 15.

Evilasio
Sand King
Sand King

Número de Mensagens: 2798
Tipo de Buggy: Emis 1986/87 motor 1600 tork com radiador deslocado, diferencial 8x33, suspensão traseira com molas helicoidais e amortecedores da kombi, faróis do fiat 147, alternador original bosch 35 amp, descarga tipo da puma, parabrisa degradê, agora com rodas em aço com pneus traseiros scorpion 255/75-R15 pneus dianteiros 175/70R14, estepe 145 S R13 no porta malas, cambão caseiro, bateria 46 amp, capota de verão e de inverno em lona.
Pontos: 4881

Mensagem por Márcio ® em Seg Nov 01, 2010 6:12 pm

Moacyr, bem vindo ao fórum!!!
Procure verificar os componentes da suspensão dianteira para ver se não existe algo com folga ou estourado. Peça para um bom mecânico reavaliar a suspensão como um todo e deixe-a devidamente lubrificada. Outra coisa importante a ser verificada é a caixa de direção! Pode estar com a folga muito grande (que pode ser regulada) ou pode já estar ruim.

Não esqueça que os buggys são carros mais leves que os Fuscas e sua aerodinâmica não favorece a passagem pelo ar, isso influencia bastante na falta de estabilidade.

Márcio ®
Sand King
Sand King

Número de Mensagens: 3792
Tipo de Buggy: BUGRE V
Pontos: 5310

Mensagem por Moacir Goulart em Seg Nov 01, 2010 6:38 pm

A suspensão está ótima, foi toda revisada na semana passada. Os pneus dianteiros são novos, a caixa de direção tambpem está boa.Agora tô pensando em trocar os pneus traseiros prá ver se melhora. Um abraço a todos.

Moacir Goulart
Desbravador
Desbravador

Tipo de Buggy: VW GLASPAC 1971/1971, motor 1500, quase zero. com cheirinho de gasolina, alternador novinho, ignição eletrônica, estribos laterais precisando de um retoque na pintura, espelhos retrovisores externos do toyota bandeirantes 1984.

Mensagem por Evilasio em Seg Nov 01, 2010 7:30 pm

Márcio SPA escreveu: Moacyr, bem vindo ao fórum!!!
Procure verificar os componentes da suspensão dianteira para ver se não existe algo com folga ou estourado. Peça para um bom mecânico reavaliar a suspensão como um todo e deixe-a devidamente lubrificada. Outra coisa importante a ser verificada é a caixa de direção! Pode estar com a folga muito grande (que pode ser regulada) ou pode já estar ruim.

Não esqueça que os buggys são carros mais leves que os Fuscas e sua aerodinâmica não favorece a passagem pelo ar, isso influencia bastante na falta de estabilidade.

Tudo bem Marcio que buggy seja leve e não tenha boa aerodinâmica mas dai balançar muito apenas a 70 KM não esta certo não, Moacir confira isso que tem algum erro grave no seu buggy.
Obs.
Eu acho que ele é chassi VW, verifique se não trocaram o cabeçote dele e se não o soldaram torto.

Evilasio
Sand King
Sand King

Tipo de Buggy: Emis 1986/87 motor 1600 tork com radiador deslocado, diferencial 8x33, suspensão traseira com molas helicoidais e amortecedores da kombi, faróis do fiat 147, alternador original bosch 35 amp, descarga tipo da puma, parabrisa degradê, agora com rodas em aço com pneus traseiros scorpion 255/75-R15 pneus dianteiros 175/70R14, estepe 145 S R13 no porta malas, cambão caseiro, bateria 46 amp, capota de verão e de inverno em lona.

Mensagem por Márcio ® em Seg Nov 01, 2010 8:15 pm

Está estranho mesmo!!!
Mas o amigo disse que já fez todas as verificações geométricas ... pneu também não deve ser ..... Evil or Very Mad

Márcio ®
Sand King
Sand King

Número de Mensagens: 3792
Tipo de Buggy: BUGRE V
Pontos: 5310

Estailidade do buggy

Mensagem por Moacir Goulart em Qui Nov 04, 2010 11:18 am

Bom dia companheiros!
Troquei as rodas traseiras do buggy Dany 11L-15 que estão "meia boca", por dois pneus de raly, bem borrachudos, aro 15, 205 por 65. Nem fiz ainda o balanceamento das rodas, mas já melhorou muito, já consigo dirigir a 90 km/h, sem ele balançar toda a frente. Este pneu ainda não é o ideal, pois é muito duro e também não é tão largo, mas já foi um grande progresso. Vou continuar procurando o pneu ideal. Se alguém tiver uma idéia, desde já agradeço.

Moacir Goulart

Moacir Goulart
Desbravador
Desbravador

Mensagem por Alemão/Floripa em Qui Nov 04, 2010 11:22 am

Posso te emprestar um jogo traseiro para vc fazer o teste....também sou de floripa.

Tenho 255/70/15 no uso do buggy e ele fica perfeito.

Abraços,

Alemão/Floripa
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens: 1676
Tipo de Buggy: CANYON-88
Pontos: 2964

Mensagem por Nil Araujo em Qui Nov 04, 2010 12:16 pm

OLA´MOACIR, EU AINDA NAO TINHA VISTO SEU TÓPICO, MAS PODE TER CERTEZA QUE O PROBLEMA TÁ NO PNEUS.

NÃO ACONSELHO O USO DE PNEU DUNE BUGGY RECAUCHUTADO. ELE DEIXA O BUGGY SEM ESTABILIDADE E AINDA FORÇA O CAMBIO.

Moacir Goulart escreveu:Bom dia companheiros!
Troquei as rodas traseiras do buggy Dany 11L-15 que estão "meia boca", por dois pneus de raly, bem borrachudos, aro 15, 205 por 65. Nem fiz ainda o balanceamento das rodas, mas já melhorou muito, já consigo dirigir a 90 km/h, sem ele balançar toda a frente. Este pneu ainda não é o ideal, pois é muito duro e também não é tão largo, mas já foi um grande progresso. Vou continuar procurando o pneu ideal. Se alguém tiver uma idéia, desde já agradeço.

Moacir Goulart

Nil Araujo
Sand King
Sand King

Número de Mensagens: 2392
Tipo de Buggy: CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos: 4105

http://www.buggycauype.com.br

Mensagem por shaolin em Seg Nov 22, 2010 10:09 pm

Talvez não sejao seu problema, como observei parece já ter descoberto a solução, mas há pouco tempo, estive com um problema cuja causa só localizei por ocasião de um outro serviço. Havia trocado os pivôs e desde o primeiro alinhamento e cambagem o bugggy ficava desgovernado acima dos 60 km/h. Passei algum tempo com ele assim, até precisar trocar a caixa de direção e observar que aquele 'braço' que é fixado no tarugo que sai embaixo da caixa de direção (ouvi dizer que o nome é braço 'pitman' - não sei se é correto), mas estava nele o desgaste. Ao se testar a folga nos terminais e pivôs, estes se davam por condenados. Sei que, finalmente, está resolvido, o buguinho com a frente bem controlada.

Com esse livro todo, quero dizer que pelo fato de ser uma peça pouco lembrada, vez por outra também vale a pena observá-la. Consegui numa sucata em ótimo estado por R$ 30.

shaolin
Buggueiro
Buggueiro

Número de Mensagens: 43
Tipo de Buggy: Fyber 2000/vermelho, 1986, etanol.
Pontos: 903

http://www.biketriprn.com

Mensagem por Evilasio em Seg Nov 22, 2010 10:40 pm

diego shaolin escreveu:Talvez não sejao seu problema, como observei parece já ter descoberto a solução, mas há pouco tempo, estive com um problema cuja causa só localizei por ocasião de um outro serviço. Havia trocado os pivôs e desde o primeiro alinhamento e cambagem o bugggy ficava desgovernado acima dos 60 km/h. Passei algum tempo com ele assim, até precisar trocar a caixa de direção e observar que aquele 'braço' que é fixado no tarugo que sai embaixo da caixa de direção (ouvi dizer que o nome é braço 'pitman' - não sei se é correto), mas estava nele o desgaste. Ao se testar a folga nos terminais e pivôs, estes se davam por condenados. Sei que, finalmente, está resolvido, o buguinho com a frente bem controlada.

Com esse livro todo, quero dizer que pelo fato de ser uma peça pouco lembrada, vez por outra também vale a pena observá-la. Consegui numa sucata em ótimo estado por R$ 30.

Essa peça que você citou (aqui no Ceara a conhecemos por Setor de direção) realmente ela as vezes alisa o fresado e fica deslizando quando se tenta enrolar o giro.

Evilasio
Sand King
Sand King

Mensagem por Nil Araujo em Ter Nov 23, 2010 6:28 am

diego shaolin escreveu: aquele 'braço' que é fixado no tarugo que sai embaixo da caixa de direção (ouvi dizer que o nome é braço 'pitman' - não sei se é correto),

o nome é braço pitman mesmo.

Nil Araujo
Sand King
Sand King

Número de Mensagens: 2392
Tipo de Buggy: CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos: 4105

http://www.buggycauype.com.br

Mensagem por Pietro em Ter Nov 23, 2010 7:03 pm

Evilasio escreveu:
Moacir Goulart escreveu:Meu buggy "dança" muito no asfalto, quanto estou a mais de 70 km/h. Já fiz geometria e balanceamento várias vezes, toda suspenção está OK, os pneus dianteiros são novos. Será que é por causa das rodas traseiras. Elas são Dany 11L-15 e estão "meia boca". É um perigo no asfalto.

Ola Moacir seja bem vindo ao PB, amigo eu não sei o que pode esta acontecendo com o seu buggy pois apesar de eu saber que buggy não seja um veiculo seguro pra grandes velocidades as vezes quando eu viajo no meu EMIS e que encontro um trecho da estrada em boas condições e pouco movimento eu costumo testar um pouco o buggy e chego a botar 130km e graças a deus eu nunca encontrei esses problemas de má estabilidade nele mesmo com os amortecedores ruim como estavam até hoje pois acabei de comprar os 2 traseiros novos e vou instala-los amanhã cedinho, os meus pneus traseiros são os de caminhonetes 255 70 R 15.

Evilásio, buggy para andar acima de 130km/h só conheço o Emis. Pode ser que os novos com chassi tubular e suspensão independente sejam tão bons quanto, mas nunca dirigi.

Pietro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 1486
Tipo de Buggy: Bugre´68
Pontos: 2922

Mensagem por Evilasio em Ter Nov 23, 2010 7:52 pm

Pietro pode botar um motor tork no seu buggy que ele estando com cambio, pneus, amortecedores e freios bons ele atingira essa velocidade de 130 km sem problemas sempre que você quiser.

Evilasio
Sand King
Sand King

Mensagem por Ed em Ter Nov 23, 2010 8:03 pm

Pietro escreveu:
Evilasio escreveu:

Evilásio, buggy para andar acima de 130km/h só conheço o Emis. Pode ser que os novos com chassi tubular e suspensão independente sejam tão bons quanto, mas nunca dirigi.

Está enganado, o meu atinge facil os 160, às vezes ele parece estar saindo do chão, mas aí eu alivio o pé e ele cai para 140, 130 e fico tranquilo, talvez o formato do santo antonio ajude a dar estabilidade (faz a função de aerofolio). Pessoas que já andaram comigo (mecanicos), disseram que o buggynho tem a 4ª louca, alguém sabe o é isto?

Ed
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens: 939
Tipo de Buggy: Terral 2 com a frente remodelada com faróis redondos.
Pontos: 2309

Mensagem por Waybecker em Ter Nov 23, 2010 8:09 pm

o meu chega facil a 198kh na areia subindo duna, dai eu tiro o pé para poder descer trnquilo a 145kh.

mas no asfalto nem testei ainda,da até medo.kkkkkkkk

brincadeira hein...

waybecker

Waybecker
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens: 1507
Tipo de Buggy: Way em perfeitas condições para o que der e vier.só peças novas ou originas.amarelo indianapolys
Pontos: 2707

http://www.papaterra-rs.com.br/

Mensagem por Volnei S em Ter Nov 23, 2010 8:20 pm

waybecker escreveu:o meu chega facil a 198kh na areia subindo duna, dai eu tiro o pé para poder descer trnquilo a 145kh.

brincadeira hein...

waybecker
O CARA AÍ TÁ ANDANDO MUITO COM O ALEMÃO. kkkkkkkkkk

Volnei S
Sand King
Sand King

Número de Mensagens: 2052
Tipo de Buggy: Emis 93 Vermelho com portas.
Pontos: 3069

Mensagem por jperson em Ter Nov 23, 2010 8:29 pm

Já andei a mais de 180 km/h, mas por pouco tempo, andou legal, sem alterações de trajetoria, mas fico com medo de aparecer alguem ou algo na frente e não ter como frear a tempo.
Normalmente passeio, acelerar so na pista, ou quando aparece um engraçadinho.

jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 2772
Pontos: 4219

Mensagem por RafaelBekar em Ter Nov 23, 2010 8:52 pm

o simples fato de vc colocar um amortecedor + duro ja melhora muito!!! agora claro que se o pneu nao tiver bom nao faz milagre!!!

RafaelBekar
Novato
Novato

Número de Mensagens: 8
Tipo de Buggy: Fyber 86 Motor AP 2.0I
Pontos: 834

Mensagem por Ed em Ter Nov 23, 2010 8:58 pm

waybecker escreveu:o meu chega facil a 198kh na areia subindo duna, dai eu tiro o pé para poder descer trnquilo a 145kh.

brincadeira hein...

waybecker

Ninguém falou da 4ª louca...

Ed
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens: 939
Tipo de Buggy: Terral 2 com a frente remodelada com faróis redondos.
Pontos: 2309

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: