Distribuidor preso
+8
Fabiano Marques
Gustavo
Bugólatra
Edmilson
Clayton
LOYO
jperson
Guga Pedrosa
12 participantes
Planeta Buggy :: Mecânica :: Motor Boxer
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Distribuidor preso
Boa noite pessoal, venho aqui pedir a ajuda de vocês.
Hoje a tarde fui tentar tirar o distribuidor do meu buggy. Tirei a tampa, desconectei o fio do platinado, tirei a mangueira do avanço a vácuo, tudo tranquilo.
Ai tirei a porca que prende o suporte do distribuidor ao bloco do motor (com a chave 13), e tentei puxar o distribuidor...
Puxei, puxei... e nada! Até o motor balançava junto, e o danado não saia.
Depois tentei fazer uma alavanca com uma chave de fenda grande, levantou um pouco. Mas só na frente, como se ainda estivese preso lá atrás do suporte (onde fica o parafuso).
Passei a mão lá por trás, para ver se tava preso em algo, mas só fiz sujar a mão, tá cheio de óleo e terra (teve um grande vazamento no radiador de óleo em janeiro).
E ai? Tem algum truque para tirar o distribuidor? Prescisa soltar mais alguma coisa?
Pois em um vídeo que Loyo postou, o cara tirava o distribuidor numa tranquilidade só, não fazia nem força...
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Hoje a tarde fui tentar tirar o distribuidor do meu buggy. Tirei a tampa, desconectei o fio do platinado, tirei a mangueira do avanço a vácuo, tudo tranquilo.
Ai tirei a porca que prende o suporte do distribuidor ao bloco do motor (com a chave 13), e tentei puxar o distribuidor...
Puxei, puxei... e nada! Até o motor balançava junto, e o danado não saia.
Depois tentei fazer uma alavanca com uma chave de fenda grande, levantou um pouco. Mas só na frente, como se ainda estivese preso lá atrás do suporte (onde fica o parafuso).
Passei a mão lá por trás, para ver se tava preso em algo, mas só fiz sujar a mão, tá cheio de óleo e terra (teve um grande vazamento no radiador de óleo em janeiro).
E ai? Tem algum truque para tirar o distribuidor? Prescisa soltar mais alguma coisa?
Pois em um vídeo que Loyo postou, o cara tirava o distribuidor numa tranquilidade só, não fazia nem força...
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6497
Data de inscrição : 08/06/2008
Re: Distribuidor preso
O distribuidor só tem um parafuso que o prende ao bloco, que fica atrás dele, uma porca 13 mm.
Na frente tem um outro parafuso menor que serve para ele não sair da posição de regulagem.
Tente com um pouco de desngripante nas frestas entre o distribuidor e o bloco.
Na frente tem um outro parafuso menor que serve para ele não sair da posição de regulagem.
Tente com um pouco de desngripante nas frestas entre o distribuidor e o bloco.
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10989
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Distribuidor preso
jperson escreveu:O distribuidor só tem um parafuso que o prende ao bloco, que fica atrás dele, uma porca 13 mm.
Na frente tem um outro parafuso menor que serve para ele não sair da posição de regulagem.
Tente com um pouco de desngripante nas frestas entre o distribuidor e o bloco.
Ok.
De dia vou olhar melhor e dar uma limpeza naquela área.
Valeu
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6497
Data de inscrição : 08/06/2008
Re: Distribuidor preso
Boas
Realmente o distribuidor não é dificil de sair, è necessário cuidado para não entrar lixo no burado. era melhor lavar primeiro para evitar, senão dá mais trabalho, e não é bom forçar muito, é ver o que está a impedir ele não sair, por aqui dize-mos que o material tem sempre razão
Boa continuação desse trabalho.
Realmente o distribuidor não é dificil de sair, è necessário cuidado para não entrar lixo no burado. era melhor lavar primeiro para evitar, senão dá mais trabalho, e não é bom forçar muito, é ver o que está a impedir ele não sair, por aqui dize-mos que o material tem sempre razão
Boa continuação desse trabalho.
Re: Distribuidor preso
Guga, faça limpeza no local, borife um bom desingripante, deixe agir por alguns minutos e tente tirar "girando" de um lado e outro.
Clayton- Atolado na Lama
- Número de Mensagens : 1397
Idade : 52
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7312
Data de inscrição : 22/06/2008
Distribuidor preso
Afrouxe também aquele parafuso de regulagem (10mm) que fica na frente pois a haste que segura o distribuidor no bloco do motor costuma empenar e por isso está segurando o mesmo.Abs --Edmilson.-.
Edmilson- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 121
Idade : 57
Localização : São Bernardo do Campo-São Paulo
Tipo de Buggy : phanton-preto 76
Pontos : 5937
Data de inscrição : 28/12/2008
Re: Distribuidor preso
Hoje fui mexer no buggy e consegui tirar o distribuidor.
Era aquele suporte dele que estava prendendo, soltei o parafuso 10 e ele saiu. Depois tirei o suporte do bloco.
Valeu pessoal pelas dicas!
Agora, vocês sabem como eu desmonto o distribuidor? Já consegui tirar o avanço a vácuo e aquela mesa do platinado.
Como eu tiro o eixo e o avanço cetrífugo do distribuidor?
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Era aquele suporte dele que estava prendendo, soltei o parafuso 10 e ele saiu. Depois tirei o suporte do bloco.
Valeu pessoal pelas dicas!
Agora, vocês sabem como eu desmonto o distribuidor? Já consegui tirar o avanço a vácuo e aquela mesa do platinado.
Como eu tiro o eixo e o avanço cetrífugo do distribuidor?
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Guga Pedrosa- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6497
Data de inscrição : 08/06/2008
Re: Distribuidor preso
Galera eu também estou precisando destas dicas pois eu acho que o avanço do distribuidor do meu buggy não esta funcionando, quem poder postar essas dicas de como corrigir o avanço eu agradeço.Guga Pedrosa escreveu:Hoje fui mexer no buggy e consegui tirar o distribuidor.
Era aquele suporte dele que estava prendendo, soltei o parafuso 10 e ele saiu. Depois tirei o suporte do bloco.
Valeu pessoal pelas dicas!
Agora, vocês sabem como eu desmonto o distribuidor? Já consegui tirar o avanço a vácuo e aquela mesa do platinado.
Como eu tiro o eixo e o avanço cetrífugo do distribuidor?
Abraços,
Gustavo Pedrosa
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Idade : 58
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11966
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Distribuidor preso
Fala pessoal ,
Vou ressuscitar esse tópico , pois pesquisei e achei algumas situações parecidas , mas ainda fiquei com dúvidas ...
O pessoal me ajudou em outro tópico sobre meu carbura e ficou tudo BLZ , faltava apenas um ajuste fino e como sempre , aproveito o FDS para fazer essas coisas .
Em fim , saí hj pra dar umas voltas com o BUGGY e conferir como estava , até que na volta ele simplesmente apagou andando ...
Parei e fui olhar , parecia tudo OK , combustível injetando , centelha nas velas e distribuidor firme e no ponto .
Quando fui mexer no rotor , percebi que ao girá-lo ele dava uma volta completa e um estalo , precia alguma coisa solta dentro do eixo do distribuidor . Já li relatos de que pode ser tanto o eixo do distribuidor quanto a engrenagem dentro do motor e parece que esse ultimo caso é serio .
Estou preocupado , gostaria de saber como posso identificar qual o meu caso e o quanto $$$ tenho que me preocupar ???
Abraços ...
Vou ressuscitar esse tópico , pois pesquisei e achei algumas situações parecidas , mas ainda fiquei com dúvidas ...
O pessoal me ajudou em outro tópico sobre meu carbura e ficou tudo BLZ , faltava apenas um ajuste fino e como sempre , aproveito o FDS para fazer essas coisas .
Em fim , saí hj pra dar umas voltas com o BUGGY e conferir como estava , até que na volta ele simplesmente apagou andando ...
Parei e fui olhar , parecia tudo OK , combustível injetando , centelha nas velas e distribuidor firme e no ponto .
Quando fui mexer no rotor , percebi que ao girá-lo ele dava uma volta completa e um estalo , precia alguma coisa solta dentro do eixo do distribuidor . Já li relatos de que pode ser tanto o eixo do distribuidor quanto a engrenagem dentro do motor e parece que esse ultimo caso é serio .
Estou preocupado , gostaria de saber como posso identificar qual o meu caso e o quanto $$$ tenho que me preocupar ???
Abraços ...
Gustavo- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6514
Data de inscrição : 11/05/2009
Re: Distribuidor preso
Gustavo, já aconteceu isso comigo.
O distribuidor desencaixou de seu local junto ao comando de valvulas.
No meu caso o encaixe na base do distribuidor estava gasto.
Tente colocar ele no lugar e empurrar para baixo, veja o parafuso de fixação se não está solto.
Em ultimo caso vais ter que tira-lo e verificar o encaixe.
O distribuidor desencaixou de seu local junto ao comando de valvulas.
No meu caso o encaixe na base do distribuidor estava gasto.
Tente colocar ele no lugar e empurrar para baixo, veja o parafuso de fixação se não está solto.
Em ultimo caso vais ter que tira-lo e verificar o encaixe.
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10989
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Distribuidor preso
O meu distribuidor estava com o mesmo problema, tirei fora coloquei umas arrualas finas de aluminio para diminuir a folga do eixo, e nunca mais deu esse tipo de problema.
Fabiano Marques- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2126
Idade : 39
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7489
Data de inscrição : 19/07/2010
Re: Distribuidor preso
jperson escreveu:Gustavo, já aconteceu isso comigo.
O distribuidor desencaixou de seu local junto ao comando de valvulas.
No meu caso o encaixe na base do distribuidor estava gasto.
Tente colocar ele no lugar e empurrar para baixo, veja o parafuso de fixação se não está solto.
Em ultimo caso vais ter que tira-lo e verificar o encaixe.
Fala jperson ,
Eu tentei pressionar para baixo para encaixar e escutei um "TEHCK" , mas basta girar e desencaixa novamente .
O parafuso de fixação está bem preso , vou tentar soltar o distribuidor todo para ver se localizo o problema .
Tem que tomar algum cuidado extra , tipo marcar posição , antes de removê-lo ?
Grato pelas dicas , Abraços .
Gustavo- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6514
Data de inscrição : 11/05/2009
Re: Distribuidor preso
Fabiano Marques escreveu:O meu distribuidor estava com o mesmo problema, tirei fora coloquei umas arrualas finas de aluminio para diminuir a folga do eixo, e nunca mais deu esse tipo de problema.
Fala Fabiano , vou ver se o meu tah com esse mesmo problema e se for o caso , pego as dicas com vc de como fazer esse procedimento com as arruelas ..
Abraços .
Gustavo- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 805
Idade : 52
Localização : Cabo Frio - RJ
Tipo de Buggy : BUGGY BABY 2K
Pontos : 6514
Data de inscrição : 11/05/2009
Re: Distribuidor preso
Gustavo escreveu:Fabiano Marques escreveu:O meu distribuidor estava com o mesmo problema, tirei fora coloquei umas arrualas finas de aluminio para diminuir a folga do eixo, e nunca mais deu esse tipo de problema.
Fala Fabiano , vou ver se o meu tah com esse mesmo problema e se for o caso , pego as dicas com vc de como fazer esse procedimento com as arruelas ..
Abraços .
Gustavo, o meu distribuidor estava sem uma arruela no local onde esta a seta e por isso ficava com uma folga grande e escapava da engrenagem, verifique se o seu esta assim e principalmente se esta bem pra baixo mesmo, verifique na foto o corpo do distribuidor esta totalmente assentado no bloco e só sobra o espaço da abraçadeira mesmo.
A arruela que faltava no meu era onde esta a seta
O distribuidor tem posição exata pra entrar, repare que as travas não estão no centro certinho e isso engana quando a gente olha rapido e as vezes acaba tentando colocar na possição errada, olhando o fundo do distribuidor teriamos algo deste tipo
se tentar na posição errada ele não vai descer mesmo.
caso tudo esteja certo o eixo do distribuidor pode esta com defeito mesmo mas acredito que com ele na mão forçando ja deve dar pra saber se o eixo ta com problema ou não.
Um teste a se fazer também é retirar a tampa e deixar só o rotor no lugar e pedir pra alguém da a partida no motor, quando esta mal encaixado ou com problema no eixo você vai reparar que o rotor gira e para, gira e para...ou nem gira
Diogo Lima- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 523
Idade : 42
Localização : São Gonçalo RJ
Tipo de Buggy : Pami montado só pra rodar e AMX (o da foto) em reforma
Pontos : 6405
Data de inscrição : 19/01/2009
Re: Distribuidor preso
Acredito que o problema está mesmo na folga do eixo, por isso desencaixa do motor colocando uma arruela resolveria o problema.
Fabiano Marques- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2126
Idade : 39
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7489
Data de inscrição : 19/07/2010
Re: Distribuidor preso
estou com um problema no meu buggy e já não sei o que fazer.
Um dos cilindros aqueçia menos do que os outros e o motor em baixas estava a trabalhar incerto.
Mudei velas, troquei os cabos de velas, limpei os injetores, revi a injeção e tirei o cabeçote fora para ver se havia algum problema.
Com os cilindros estava tudo ok e os cabeçotes foram todos revistos.
Voltei a colocar tudo no sitio e o problema continua o mesmo.
Só me falta ver a bobine e o distribuidor. Será algum destes o problema?
Um dos cilindros aqueçia menos do que os outros e o motor em baixas estava a trabalhar incerto.
Mudei velas, troquei os cabos de velas, limpei os injetores, revi a injeção e tirei o cabeçote fora para ver se havia algum problema.
Com os cilindros estava tudo ok e os cabeçotes foram todos revistos.
Voltei a colocar tudo no sitio e o problema continua o mesmo.
Só me falta ver a bobine e o distribuidor. Será algum destes o problema?
Firmino Krakhofer- Buggueiro
- Número de Mensagens : 41
Localização : Tibau do Sul - RN
Tipo de Buggy : Bugre II
Pontos : 5267
Data de inscrição : 08/08/2010
Re: Distribuidor preso
Quanto ao aquecimento acho que bobina e distribuidor não tem nada a ver, já a trabalhar incerto pode ser sim!Firmino Krakhofer escreveu:estou com um problema no meu buggy e já não sei o que fazer.
Um dos cilindros aqueçia menos do que os outros e o motor em baixas estava a trabalhar incerto.
Mudei velas, troquei os cabos de velas, limpei os injetores, revi a injeção e tirei o cabeçote fora para ver se havia algum problema.
Com os cilindros estava tudo ok e os cabeçotes foram todos revistos.
Voltei a colocar tudo no sitio e o problema continua o mesmo.
Só me falta ver a bobine e o distribuidor. Será algum destes o problema?
Fabiano Marques- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2126
Idade : 39
Localização : Conceição da Feira-BA
Tipo de Buggy : Toy
Pontos : 7489
Data de inscrição : 19/07/2010
Re: Distribuidor preso
Qual dos dois pode ser? Ou podem ser os dois?Fabiano Marques escreveu:Quanto ao aquecimento acho que bobina e distribuidor não tem nada a ver, já a trabalhar incerto pode ser sim!Firmino Krakhofer escreveu:estou com um problema no meu buggy e já não sei o que fazer.
Um dos cilindros aqueçia menos do que os outros e o motor em baixas estava a trabalhar incerto.
Mudei velas, troquei os cabos de velas, limpei os injetores, revi a injeção e tirei o cabeçote fora para ver se havia algum problema.
Com os cilindros estava tudo ok e os cabeçotes foram todos revistos.
Voltei a colocar tudo no sitio e o problema continua o mesmo.
Só me falta ver a bobine e o distribuidor. Será algum destes o problema?
Eu só pensei no aquecimento pois se existe falha na centelha o cilindro não aquece tanto como os outros. Mas tirando a vela e tenstando ela dá centelha. Só não sei se da mesma maneira que os outros 3.
Firmino Krakhofer- Buggueiro
- Número de Mensagens : 41
Localização : Tibau do Sul - RN
Tipo de Buggy : Bugre II
Pontos : 5267
Data de inscrição : 08/08/2010
Re: Distribuidor preso
Firmino voce olhou a coloração das velas?
A folga das valvulas?
A folga das valvulas?
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10989
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Distribuidor preso
Olá Jperson,jperson escreveu:Firmino voce olhou a coloração das velas?
A folga das valvulas?
A folga das valvulas foram afinadas e a coloração das velas estão praticamente todas iguais e o que é estranho é que já afinei varias vezes as valvulas e troquei 2x as velas e é sempre o mesmo cilindro que demora mais a aquecer.
Firmino Krakhofer- Buggueiro
- Número de Mensagens : 41
Localização : Tibau do Sul - RN
Tipo de Buggy : Bugre II
Pontos : 5267
Data de inscrição : 08/08/2010
Re: Distribuidor preso
Firmino você pode estar com problema na distribuição sim, veja se não há folga ou empeno no eixo do distribuidor, se a tampa não está com micro fissuras ou algum elemento quebrado ou gasto.
Convidad- Convidado
Re: Distribuidor preso
Márcio ... escreveu: Firmino você pode estar com problema na distribuição sim, veja se não há folga ou empeno no eixo do distribuidor, se a tampa não está com micro fissuras ou algum elemento quebrado ou gasto.
Hoje voltei a por velas novas e tampa do distribuidor nova.
Quando liguei o motor os cilindros aqueceram todos. Vim para casa e quando cheguei o cilindro voltou a não aquecer como os outros. Deixei o carro esfriar e liguei de novo. O cilindro voltou a aquecer como os outros.
Firmino Krakhofer- Buggueiro
- Número de Mensagens : 41
Localização : Tibau do Sul - RN
Tipo de Buggy : Bugre II
Pontos : 5267
Data de inscrição : 08/08/2010
Re: Distribuidor preso
As velas estão todas dando aperto?! Não tem alguma rosca de cabeçote trincada, não?! Isso está estranho!!! Vai dando notícias para sabermos se o problema parou ou continua de forma intermitente como descreveu.
Última edição por Márcio ... em Qui Jul 07, 2011 8:19 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção na digitação)
Convidad- Convidado
Re: Distribuidor preso
Quando tirei o cabeçote refiz a rosca desse cilindro porque tinham colocado mal a vela e a rosca estava moida. Quanto ao aperto penso que está bem. O mecanico disse que não dá muito aperto porque o cabeçote é de aluminio.Márcio ... escreveu: As velas estão todas dando aperto?! Não tem alguma rosca de cabeçote trincada, não?! Isso está estranho!!! Vai dando notícias para sabermos se o problema parou ou continua de forma intermitente com descreveu.
Firmino Krakhofer- Buggueiro
- Número de Mensagens : 41
Localização : Tibau do Sul - RN
Tipo de Buggy : Bugre II
Pontos : 5267
Data de inscrição : 08/08/2010
Re: Distribuidor preso
Realmente não há necessidade de tirar sangue no aperto de uma vela, mas pelo menos deve ficar justa.
Mesmo tendo feito a rosca seria bom ter a certeza que não existe nenhuma trinca nesse cabeçote, porém, antes de pensar em medidas mais complexas continue monitorando o aquecimento (ou desaquecimento) do cilindro.
Mesmo tendo feito a rosca seria bom ter a certeza que não existe nenhuma trinca nesse cabeçote, porém, antes de pensar em medidas mais complexas continue monitorando o aquecimento (ou desaquecimento) do cilindro.
Convidad- Convidado
Página 1 de 2 • 1, 2
Planeta Buggy :: Mecânica :: Motor Boxer
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos