Curiosidade num manx.
+4
Beco
jperson
Reinaldo
Bugólatra
8 participantes
Página 1 de 1
Curiosidade num manx.
Assistindo o vídeo abaixo uma situação me deixou bem curioso, assistam ao vídeo e Deem pausa no minuto 2:02 e observem que esse buggy tem duas alavancas de cambio, fiquei curioso pra saber do que se trata, alguém aqui se atreve a responder?
https://www.youtube.com/watch?v=-AWYXvV6BGw
https://www.youtube.com/watch?v=-AWYXvV6BGw
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Idade : 58
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11967
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Curiosidade num manx.
Evilasio, bom dia. Não é alavanca de cambio... São as duas alavancas do freio seletivo hidráulico das rodas traseiras... A alavanca do cambio está mais para frente... Abraços.
Re: Curiosidade num manx.
Uma deve ser para engate de reduzida. A gurgel tinha algo parecido.
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10990
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Curiosidade num manx.
O Reinaldo matou a charada. São alavancas de freio, ligadas na linha hidráulica dos freios traseiros. Repare um "burrinho" logo na frente delas. Tem algumas que acionam os dois freios com uma só alavanca (uma das rodas para frente e outra para trás).
Re: Curiosidade num manx.
O meu tem freio seletivo mas é mecânico usando 2 alavancas de freio de mão, cada uma ligada ao cabo do freio de mão de cada roda.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Idade : 58
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11967
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Curiosidade num manx.
Bugólatra escreveu:O meu tem freio seletivo mas é mecânico usando 2 alavancas de freio de mão, cada uma ligada ao cabo do freio de mão de cada roda.
você tem a foto de como ficou Evilásio? no caso toda vez que você para, tem que puxar os dois, um de cada vez? ou é daqueles que puxando um, vem os dois também?
Re: Curiosidade num manx.
Já postei diversas vezes aqui mas como era no hospedador do fórum eu não sei se essas fotos ainda existem mas vou da uma fuçada pra ver se encontro mas se não encontrar posto novamente outras.fmgsm escreveu:Bugólatra escreveu:O meu tem freio seletivo mas é mecânico usando 2 alavancas de freio de mão, cada uma ligada ao cabo do freio de mão de cada roda.
você tem a foto de como ficou Evilásio? no caso toda vez que você para, tem que puxar os dois, um de cada vez? ou é daqueles que puxando um, vem os dois também?
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Idade : 58
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11967
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Curiosidade num manx.
[img][/img]
Woodboy- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4538
Data de inscrição : 02/10/2012
Re: Curiosidade num manx.
[img][/img]
Woodboy- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4538
Data de inscrição : 02/10/2012
Re: Curiosidade num manx.
[img][/img]
Woodboy- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4538
Data de inscrição : 02/10/2012
Re: Curiosidade num manx.
[img][/img]
Woodboy- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4538
Data de inscrição : 02/10/2012
Re: Curiosidade num manx.
Esses das fotos são comuns nos EUA, mas não servem de freio de mão (emergência / estacionamento)
Além disso outra coisa comum nos EUA e o cutting brake (ou corner brake), nesse caso o freio aciona as duas rodas do mesmo lado.
Outros nomes se vocês quiserem ver mais fotos do Manx:
- E-brake - freio de emergência (o nosso freio de mão / emergência)
- 2 handle steering brake - freio seletivo próximo ao do Gurgel, mas não serve de freio de mão.
- cutting brake - mesma coisa do 2 handle steering brake
- corner brake
Além disso outra coisa comum nos EUA e o cutting brake (ou corner brake), nesse caso o freio aciona as duas rodas do mesmo lado.
Outros nomes se vocês quiserem ver mais fotos do Manx:
- E-brake - freio de emergência (o nosso freio de mão / emergência)
- 2 handle steering brake - freio seletivo próximo ao do Gurgel, mas não serve de freio de mão.
- cutting brake - mesma coisa do 2 handle steering brake
- corner brake
Woodboy- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4538
Data de inscrição : 02/10/2012
Re: Curiosidade num manx.
Nos sites americanos esses freios são comuns, tem site que tem até o preço em Reais (BRL)
Woodboy- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4538
Data de inscrição : 02/10/2012
Re: Curiosidade num manx.
Woodboy, todos fantásticos, mas para nossa realidade de mercado aqui no Brasil, o melhor custo beneficio é fazer mecânico (com os cabos do freio de estacionamento...)
E se quiser hidráulico, é mais fácil e barato fazer com dois cilindros mestre do freio nacionais...
E se quiser hidráulico, é mais fácil e barato fazer com dois cilindros mestre do freio nacionais...
Re: Curiosidade num manx.
ja usei freio de mao seletivo manual e hidraulico. hoje nao uso mais. é muito melhor usar um blocante de 80% no diferencial. nao gosta mais do que r$ 500,00 reais com mao de obra e ainda fica com rosca no lugar das fracas presilhas que seguram as planetarias e teimam em saltar em motores um pouco mais fortes ou quando se faz "zerinhos"
Nil- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10319
Data de inscrição : 13/05/2008
Re: Curiosidade num manx.
Reinaldo escreveu:Woodboy, todos fantásticos, mas para nossa realidade de mercado aqui no Brasil, o melhor custo beneficio é fazer mecânico (com os cabos do freio de estacionamento...)
E se quiser hidráulico, é mais fácil e barato fazer com dois cilindros mestre do freio nacionais...
Não pretendo instalar nada disso no meu buggy, meu objetivo era informar rs
Também acho que não atende a nossa realidade!
Woodboy- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4538
Data de inscrição : 02/10/2012
Re: Curiosidade num manx.
Blocante de 80%?Nil escreveu:ja usei freio de mao seletivo manual e hidraulico. hoje nao uso mais. é muito melhor usar um blocante de 80% no diferencial. nao gosta mais do que r$ 500,00 reais com mao de obra e ainda fica com rosca no lugar das fracas presilhas que seguram as planetarias e teimam em saltar em motores um pouco mais fortes ou quando se faz "zerinhos"
Nill isso é indicado apenas para uso off-road?
Desculpe a minha ignorancia no assunto kkkkk
Woodboy- Doido por areia!!!!
- Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4538
Data de inscrição : 02/10/2012
Re: Curiosidade num manx.
Não é apenas para offroad nao!Woodboy escreveu:Blocante de 80%?Nil escreveu:ja usei freio de mao seletivo manual e hidraulico. hoje nao uso mais. é muito melhor usar um blocante de 80% no diferencial. nao gosta mais do que r$ 500,00 reais com mao de obra e ainda fica com rosca no lugar das fracas presilhas que seguram as planetarias e teimam em saltar em motores um pouco mais fortes ou quando se faz "zerinhos"
Nill isso é indicado apenas para uso off-road?
Desculpe a minha ignorancia no assunto kkkkk
Mad Well- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 7075
Data de inscrição : 28/11/2011
Re: Curiosidade num manx.
Sim Fran são independentes cada alavanca freia somente uma das rodas e tem seu acionamento independente uma da outra, fiz assim para no caso de alguma das rodas porventura ficar livre do solo automaticamente a outra também vai ficar sem tração então eu resolvo o problema freando somente a roda que ficou livre e assim a roda que está encostada no solo volta a ter tração, e para usar como freio de mão puxa-se as duas alavancas juntas ou qualquer uma de cada vezfmgsm escreveu:Bugólatra escreveu:O meu tem freio seletivo mas é mecânico usando 2 alavancas de freio de mão, cada uma ligada ao cabo do freio de mão de cada roda.
você tem a foto de como ficou Evilásio? no caso toda vez que você para, tem que puxar os dois, um de cada vez? ou é daqueles que puxando um, vem os dois também?
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Idade : 58
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11967
Data de inscrição : 17/05/2008
Tópicos semelhantes
» Curiosidade
» curiosidade??? saltar com buggy na areia????
» Fotos de Buggys
» FIS DE MEU BUGRE CUASI UM MAYER
» Documentário do Manx
» curiosidade??? saltar com buggy na areia????
» Fotos de Buggys
» FIS DE MEU BUGRE CUASI UM MAYER
» Documentário do Manx
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos