Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Curiosidade num manx.

+4
Beco
jperson
Reinaldo
Bugólatra
8 participantes

Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Curiosidade num manx.

Mensagem por Bugólatra Ter Jan 03, 2017 11:23 pm

Assistindo o vídeo abaixo uma situação me deixou bem curioso, assistam ao vídeo e Deem pausa no minuto 2:02 e observem que esse buggy tem duas alavancas de cambio, fiquei curioso pra saber do que se trata, alguém aqui se atreve a responder? 

https://www.youtube.com/watch?v=-AWYXvV6BGw
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 58
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11967
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por Reinaldo Qua Jan 04, 2017 5:57 am

Evilasio, bom dia. Não é alavanca de cambio... São as duas alavancas do freio seletivo hidráulico das rodas traseiras... A alavanca do cambio está mais para frente... Abraços.
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7410
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por jperson Qua Jan 04, 2017 5:58 am

Uma deve ser para engate de reduzida. A gurgel tinha algo parecido.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10990
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por Beco Qua Jan 04, 2017 6:15 am

O Reinaldo matou a charada. São alavancas de freio, ligadas na linha hidráulica dos freios traseiros. Repare um "burrinho" logo na frente delas. Tem algumas que acionam os dois freios com uma só alavanca (uma das rodas para frente e outra para trás).
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 75
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 12130
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por fmgsm Qua Jan 04, 2017 6:54 am

gostei das tampas dos faróis Smile Smile
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 38
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6551
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por Bugólatra Qui Jan 05, 2017 5:30 pm

O meu tem freio seletivo mas é mecânico usando 2 alavancas de freio de mão, cada uma ligada ao cabo do freio de mão de cada roda.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 58
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11967
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por fmgsm Sex Jan 06, 2017 6:51 am

Bugólatra escreveu:O meu tem freio seletivo mas é mecânico usando 2 alavancas de freio de mão, cada uma ligada ao cabo do freio de mão de cada roda.

você tem a foto de como ficou Evilásio? no caso toda vez que você para, tem que puxar os dois, um de cada vez? ou é daqueles que puxando um, vem os dois também?
fmgsm
fmgsm
Lama para todo Lado
Lama para todo Lado

Número de Mensagens : 1619
Idade : 38
Localização : parelhas rn
Tipo de Buggy : baby, vermelho.
Pontos : 6551
Data de inscrição : 06/11/2011

https://www.facebook.com/fransuelder

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por Bugólatra Sex Jan 06, 2017 8:56 am

fmgsm escreveu:
Bugólatra escreveu:O meu tem freio seletivo mas é mecânico usando 2 alavancas de freio de mão, cada uma ligada ao cabo do freio de mão de cada roda.

você tem a foto de como ficou Evilásio? no caso toda vez que você para, tem que puxar os dois, um de cada vez? ou é daqueles que puxando um, vem os dois também?
Já postei diversas vezes aqui mas como era no hospedador do fórum eu não sei se essas fotos ainda existem mas vou da uma fuçada pra ver se encontro mas se não encontrar posto novamente outras.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 58
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11967
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por Woodboy Qui Jan 19, 2017 6:22 am

[img]Curiosidade num manx. 1552i3s[/img]
Woodboy
Woodboy
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4538
Data de inscrição : 02/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por Woodboy Qui Jan 19, 2017 6:28 am

[img]Curiosidade num manx. Msj2aw[/img]
Woodboy
Woodboy
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4538
Data de inscrição : 02/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por Woodboy Qui Jan 19, 2017 6:30 am

[img]Curiosidade num manx. 30rsolu[/img]
Woodboy
Woodboy
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4538
Data de inscrição : 02/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por Woodboy Qui Jan 19, 2017 6:40 am

[img]Curiosidade num manx. 2vultfn[/img]
Woodboy
Woodboy
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4538
Data de inscrição : 02/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por Woodboy Qui Jan 19, 2017 6:46 am

Esses das fotos são comuns nos EUA, mas não servem de freio de mão (emergência / estacionamento)

Além disso outra coisa comum nos EUA e o cutting brake (ou corner brake), nesse caso o freio aciona as duas rodas do mesmo lado.

Outros nomes se vocês quiserem ver mais fotos do Manx:

- E-brake - freio de emergência (o nosso freio de mão / emergência)

- 2 handle steering brake - freio seletivo próximo ao do Gurgel, mas não serve de freio de mão.

- cutting brake - mesma coisa do  2 handle steering brake

- corner brake
Woodboy
Woodboy
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4538
Data de inscrição : 02/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por Woodboy Qui Jan 19, 2017 6:49 am

Nos sites americanos esses freios são comuns, tem site que tem até o preço em Reais (BRL)
Woodboy
Woodboy
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4538
Data de inscrição : 02/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por Reinaldo Qui Jan 19, 2017 10:13 am

Woodboy, todos fantásticos, mas para nossa realidade de mercado aqui no Brasil, o melhor custo beneficio é fazer mecânico (com os cabos do freio de estacionamento...)


E se quiser hidráulico, é mais fácil e barato fazer com dois cilindros mestre do freio nacionais...
Reinaldo
Reinaldo
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1231
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM M8 1995
Pontos : 7410
Data de inscrição : 02/06/2008

http://rollerbuggy.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por Nil Ter Jan 31, 2017 5:44 pm

ja usei freio de mao seletivo manual e hidraulico. hoje nao uso mais.  é muito melhor usar um blocante de 80% no diferencial.  nao gosta mais do que r$ 500,00 reais com mao de obra e ainda fica com rosca no lugar das fracas presilhas que seguram as planetarias e teimam em saltar em  motores um pouco mais fortes ou quando se faz "zerinhos"
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10319
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por Woodboy Qui Fev 02, 2017 8:19 am

Reinaldo escreveu:Woodboy, todos fantásticos, mas para nossa realidade de mercado aqui no Brasil, o melhor custo beneficio é fazer mecânico (com os cabos do freio de estacionamento...)


E se quiser hidráulico, é mais fácil e barato fazer com dois cilindros mestre do freio nacionais...

Não pretendo instalar nada disso no meu buggy, meu objetivo era informar rs

Também acho que não atende a nossa realidade!
Woodboy
Woodboy
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4538
Data de inscrição : 02/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por Woodboy Qui Fev 02, 2017 8:30 am

Nil escreveu:ja usei freio de mao seletivo manual e hidraulico. hoje nao uso mais.  é muito melhor usar um blocante de 80% no diferencial.  nao gosta mais do que r$ 500,00 reais com mao de obra e ainda fica com rosca no lugar das fracas presilhas que seguram as planetarias e teimam em saltar em  motores um pouco mais fortes ou quando se faz "zerinhos"
Blocante de 80%? 

Nill isso é indicado apenas para uso off-road?

Desculpe a minha ignorancia no assunto kkkkk
Woodboy
Woodboy
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 97
Localização : São Paulo
Tipo de Buggy : Glaspac 73, misto off-road / urbano.
Pontos : 4538
Data de inscrição : 02/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por Mad Well Qui Fev 02, 2017 9:49 am

Woodboy escreveu:
Nil escreveu:ja usei freio de mao seletivo manual e hidraulico. hoje nao uso mais.  é muito melhor usar um blocante de 80% no diferencial.  nao gosta mais do que r$ 500,00 reais com mao de obra e ainda fica com rosca no lugar das fracas presilhas que seguram as planetarias e teimam em saltar em  motores um pouco mais fortes ou quando se faz "zerinhos"
Blocante de 80%? 

Nill isso é indicado apenas para uso off-road?

Desculpe a minha ignorancia no assunto kkkkk
Não é apenas para offroad nao!
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 7075
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por Bugólatra Sáb Mar 18, 2017 6:56 pm

fmgsm escreveu:
Bugólatra escreveu:O meu tem freio seletivo mas é mecânico usando 2 alavancas de freio de mão, cada uma ligada ao cabo do freio de mão de cada roda.

você tem a foto de como ficou Evilásio? no caso toda vez que você para, tem que puxar os dois, um de cada vez? ou é daqueles que puxando um, vem os dois também?
Sim Fran são independentes cada alavanca freia somente uma das rodas e tem seu acionamento independente uma da outra, fiz assim para no caso de alguma das rodas porventura ficar livre do solo automaticamente a outra também vai ficar sem tração então eu resolvo o problema freando somente a roda que ficou livre e assim a roda que está encostada no solo volta a ter tração, e para usar como freio de mão puxa-se as duas alavancas juntas ou qualquer uma de cada vez
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 58
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11967
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Curiosidade num manx. Empty Re: Curiosidade num manx.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos