Planeta Buggy
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Buggy macio

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Mensagem por rcusati Sex Abr 24, 2015 7:37 am

Olá pessoal, sou novo aqui. Gostaria de deixar meu buggy mais macio.
Meu buggy é ano 2010, modelo Sumaya.
A suspensão traseira é com mola, não é facão, é um braço de ferro. O buggy é muito duro quando passa nos buracos.
Existe algum amortecedor mais macio?
Gostaria de sugestões para deixar mais macia a suspensão dianteira (fusca) e traseira.
Obervação: Já andei com pneu com 14 libras e continuou duro. lol!
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Mensagem por Terrorista Sex Abr 24, 2015 1:03 pm

Nao é amortecedor ... É a mola!
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Mensagem por Nil Sex Abr 24, 2015 8:44 pm

rcusati escreveu:Olá pessoal, sou novo aqui. Gostaria de deixar meu buggy mais macio.
Meu buggy é ano 2010, modelo Sumaya.
A suspensão traseira é com mola, não é facão, é um braço de ferro. O buggy é muito duro quando passa nos buracos.
Existe algum amortecedor mais macio?
Gostaria de sugestões para deixar mais macia a suspensão dianteira (fusca) e traseira.
Obervação: Já andei com pneu com 14 libras e continuou duro. lol!
   meu caro, esse buggy usa o conceito de buggy cearense.  Coloque as molas dianteiras do chevette  e os amortecedor dianteiro da D20 92 na traseira do buggy. Pra fica ainda melhor coloque os amortecedores traseiros do Corsa na dianteira de buggy e voce tera um buggy extremamente estável e confortavel. Depois post aqui que vc pensou que havia trocado de buggy rsrsrs.    Nao tente outra soluççao pois essa é a padrão para esse seu chassi.
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Mensagem por chevas Sáb Abr 25, 2015 7:05 am

Olá Nil, também me interesso por este assunto. Dúvidas: 

- nessa suspensão, é normal as molas ficarem soltas quando se levanta o carro? Não tem que colocar os calços de borracha ou prender de alguma forma? 
- no caso dos amortecedores do Corsa, é necessário alguma adaptação para colocar? (a suspensão dianteira é a do Fusca...)

No meu caso as rodas são gaúchas 14x6 e 15x8, e os pneus são Hankook Dynamic 255/60 na traseira e radiais 175/65 na dianteira.

Obrigado.

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Mensagem por chevas Qui Nov 12, 2015 6:54 am

Ressusitando...neste tipo de buggy com chassi tubular, as únicas molas que se usam na traseira são as traseiras de Chevette? E se quiser levantar um pouco, as traseiras de Opala não servem?
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Mensagem por chevas Qua Nov 18, 2015 1:21 pm

Levei numa oficina especializada em suspensão e eles resolveram quase todo o problema da suspensão levantando o apoio inferior da mola traseira, que continua a de Chevette. Ficou muito bom. Também mandei levantar a dianteira, que estava muito baixa. O comportamento do carro está bem melhor, mas a dianteira ainda está meio "boba", com pouca estabilidade. Já baixei a calibragem dos pneus para 18 na frente e 22 atrás, talvez dê pra baixar um pouco mais, tem que testar. Agora só falta tentar colocar peso (lastro) na frente do buggy, sugestão dada pela própria oficina, pra ver se melhora a estabilidade. 
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Mensagem por Reinaldo Qua Nov 18, 2015 2:11 pm

chevas escreveu:Levei numa oficina especializada em suspensão e eles resolveram quase todo o problema da suspensão levantando o apoio inferior da mola traseira, que continua a de Chevette. Ficou muito bom. Também mandei levantar a dianteira, que estava muito baixa. O comportamento do carro está bem melhor, mas a dianteira ainda está meio "boba", com pouca estabilidade. Já baixei a calibragem dos pneus para 18 na frente e 22 atrás, talvez dê pra baixar um pouco mais, tem que testar. Agora só falta tentar colocar peso (lastro) na frente do buggy, sugestão dada pela própria oficina, pra ver se melhora a estabilidade. 
[]'s
 "oficina especializada em suspensão" sugerindo colocar lastro na frente para solucionar problema de estabilidade????

Foge dessa oficina agora!!!!!

Buggy não é macio e ponto! Se quer carro macio tem que comprar um Landau... rsrrsrsrsr

Vamos com muita calma e uma coisa de cada vez:

A calibragem dos pneus não vai mudar a estabilidade do Buggy, só vai deixar mais ou menos sensível a desníveis e transmitir mais ou menos vibrações para o interior do Buggy, mas acho que dá para andar com menos pressão principalmente na traseira.

Se o Buggy não tem estabilidade e não anda reto sem tocar no volante, comece verificando a folga nos pivôs, terminais de direção e caixa de direção, efetue as trocas se necessário. Depois verifique o ângulo do caster, isso é importantíssimo para o Buggy andar bem.

Feito estas coisas, é hora de fazer o alinhamento completo, convergência, cambagem e geometria simétrica com o eixo traseiro.

Por fim, balanceamento das 4 rodas, tem que ser bem feito especialmente nas rodas traseiras que são maiores e qualquer desbalanceamento fazem oscilar mais e mudar o comportamento geral na estabilidade do Buggy.

Faça o teste de estrada (com cuidado) a 90 km/h em linha reta, tirar as mãos do volante por alguns instantes. O Buggy deve continuar em linha reta, se isso não acontecer algum problemas nas etapas anteriores ocorreu ou tem alguma coisa errada com o chassi, tem que verificar.

O Buggy bem alinhado tem estabilidade, não oscila e anda em linha reta muito bem, rebaixado, mais alto ou original, basta cumprir as etapas acima corretamente. Colocar peso(lastro) para melhorar estabilidade não é coisa de gente séria e mostra total desconhecimento do assunto ou má fé...

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Mensagem por chevas Qui Nov 19, 2015 6:29 am

Bom.
Explicando: o título do tópico é "buggy macio", é o que procuro também, mas decidi postar aqui mesmo embora a minha principal preocupação agora seja a estabilidade. O que eu chamo de estabilidade, ou melhor, a falta dela?  A frente do carro é meio "boba" quando há irregularidades na terreno. Parece que o carro vai mudar de direção ou sair de dianteira, tem que corrigir com freqüência a direção para manter uma linha reta, pelo menos em calçamento (ruim) de paralelepípedos. Descrevendo assim, parece muito ruim, mas não é tanto, principalmente no asfalto, embora eu não tenha testado maiores velocidades por segurança. Saliento que depois das alterações na suspensão, este é o melhor buggy em que andei na vida (tá certo, não foram muitos e todos eram meio velhos...) mas ainda assim dá uma sensação de insegurança. Além disso, os pneus dianteiros arrastam com facilidade nas frenagens. É isto o que posso descrever. Quanto a estas verficações que falaste, Reinaldo, elas foram feitas, eis os resultados (aliás, aguardo ansioso seus comentários técnicos, hehe):

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Descarto problemas de alinhamento do chassi, pois ele é tubular e o buggy é novo (em breve postarei a história completa). As peças recondicionadas (suspensão dianteira) e falta de capricho na montagem e revisão final, além deste ser um buggy montado para ser urbano e baixo devem ser as causas principais dos problemas. Então por que levantei o buggy se sabia que era urbano? Porque não acompanhei a construção de perto e não esperava que fosse tão baixo. A dianteira estava a 10 cm do chão no ponto mais baixo, os pneus estavam pegando na caixa de roda por dentro e quase raspando na parte externa do pára-lama. Além do que estava muito duro.
Com relação ao "lastro": não sou especialista, mas concordo com a oficina em testar a colocação de peso na frente do carro, oficina esta que alías foi bem recomendada na cidade (sim, existem coisas boas fora das capitais - a princípio eu não queria ir lá, por que sabia que provavelmente sairia caro, mas até que nem foi tanto assim, fui bem atendido e o serviço ficou muito bem feito). Ele sugeriu essa experiência porque não há mais o que fazer na suspensão. Assim como existe a máxima "buggy é duro e ponto final", também existe aquela que diz que buggy nunca está pronto Smile , pois sempre pode melhorar e também que não tem peso na frente. A distribuição de peso entre os eixos influencia sim a estabilidade e a frenagem, e no buggy essa distribuição aliada à diferença de tamanho dos pneus é muito desfavorável ao bom comportamento dinâmico do carro. Por isso se coloca freios a disco na traseira dos buggys por exemplo, pra não arrastar os pneus dianteiros e melhorar a frenagem. Por isso também é que buggy "pula": a suspensão dianteira é dura para o pouco peso do buggy, menor do que a aplicação original dessa suspensão, obrigando a fazer alguma modificação. E é por isso também que se usa menos pressão e pneus mais macios na frente. Concordam?
Meu próximo passo agora é justamente testar a quantidade de peso que poderá ser empregada na frente do carro. Para isso, me recomendaram um pessoal daqui que além de trabalhar com rodas e pneus, curte arrancadas, ou seja, estão acostumados com essas experiências...Vamos ver no que vai dar. Eu aviso as novidades assim que tiver algum resultado, seja bom ou ruim. Este é o real objetivo do fórum, trocar e divulgar informações que beneficiem a comunidade. 

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Mensagem por Reinaldo Qui Nov 19, 2015 8:52 am

chevas escreveu:Bom.
Explicando: o título do tópico é "buggy macio", é o que procuro também, mas decidi postar aqui mesmo embora a minha principal preocupação agora seja a estabilidade. O que eu chamo de estabilidade, ou melhor, a falta dela?  A frente do carro é meio "boba" quando há irregularidades na terreno. Parece que o carro vai mudar de direção ou sair de dianteira, tem que corrigir com freqüência a direção para manter uma linha reta, pelo menos em calçamento (ruim) de paralelepípedos. Descrevendo assim, parece muito ruim, mas não é tanto, principalmente no asfalto, embora eu não tenha testado maiores velocidades por segurança. Saliento que depois das alterações na suspensão, este é o melhor buggy em que andei na vida (tá certo, não foram muitos e todos eram meio velhos...) mas ainda assim dá uma sensação de insegurança. Além disso, os pneus dianteiros arrastam com facilidade nas frenagens. É isto o que posso descrever. Quanto a estas verficações que falaste, Reinaldo, elas foram feitas, eis os resultados (aliás, aguardo ansioso seus comentários técnicos, hehe):

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Descarto problemas de alinhamento do chassi, pois ele é tubular e o buggy é novo (em breve postarei a história completa). As peças recondicionadas (suspensão dianteira) e falta de capricho na montagem e revisão final, além deste ser um buggy montado para ser urbano e baixo devem ser as causas principais dos problemas. Então por que levantei o buggy se sabia que era urbano? Porque não acompanhei a construção de perto e não esperava que fosse tão baixo. A dianteira estava a 10 cm do chão no ponto mais baixo, os pneus estavam pegando na caixa de roda por dentro e quase raspando na parte externa do pára-lama. Além do que estava muito duro.
Com relação ao "lastro": não sou especialista, mas concordo com a oficina em testar a colocação de peso na frente do carro, oficina esta que alías foi bem recomendada na cidade (sim, existem coisas boas fora das capitais - a princípio eu não queria ir lá, por que sabia que provavelmente sairia caro, mas até que nem foi tanto assim, fui bem atendido e o serviço ficou muito bem feito). Ele sugeriu essa experiência porque não há mais o que fazer na suspensão. Assim como existe a máxima "buggy é duro e ponto final", também existe aquela que diz que buggy nunca está pronto Smile , pois sempre pode melhorar e também que não tem peso na frente. A distribuição de peso entre os eixos influencia sim a estabilidade e a frenagem, e no buggy essa distribuição aliada à diferença de tamanho dos pneus é muito desfavorável ao bom comportamento dinâmico do carro. Por isso se coloca freios a disco na traseira dos buggys por exemplo, pra não arrastar os pneus dianteiros e melhorar a frenagem. Por isso também é que buggy "pula": a suspensão dianteira é dura para o pouco peso do buggy, menor do que a aplicação original dessa suspensão, obrigando a fazer alguma modificação. E é por isso também que se usa menos pressão e pneus mais macios na frente. Concordam?
Meu próximo passo agora é justamente testar a quantidade de peso que poderá ser empregada na frente do carro. Para isso, me recomendaram um pessoal daqui que além de trabalhar com rodas e pneus, curte arrancadas, ou seja, estão acostumados com essas experiências...Vamos ver no que vai dar. Eu aviso as novidades assim que tiver algum resultado, seja bom ou ruim. Este é o real objetivo do fórum, trocar e divulgar informações que beneficiem a comunidade. 

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Chevas, bom dia.

Vou começar pelo final, que é o mais importante:  “divulgar informações que beneficiem a comunidade. “ Tudo que eu escrevo aqui é pensando em ajudar  com informações desmistificando / corrigindo assuntos comuns que são discutidos aqui com frequência, não apenas por participar do fórum, mas por responsabilidade  e obrigação profissional.

O Buggy tem suas características e é um erro comum, cometido principalmente por novatos, querer que o Buggy tenha o comportamento dos carros de passeio que costumam dirigir... O Buggy não vai se transformar em uma Ferrari, não importa o que você faça, mas isso não é desculpa para atribuir defeitos de ajustes incorretos ou mal aplicados as características do Buggy.

O Buggy é mais leve sim e deve ser usada pressão mais baixa que se usa normalmente em outros carros, mas isso não é solução para problemas de estabilidade. Podem-se usar pressões mais altas sem problema nenhum dependendo do uso... Eu corri em Interlagos com 30 libras nos pneus e o Buggy se comportou extremamente estável nas curvas e freadas, melhor que a maioria dos carros modernos que estavam competindo comigo, firme nas retas sem necessidade de correções no volante com uma condução leve  e segura. Isso não quer dizer que não se deve usar pressão baixa nos pneus do Buggy, muito pelo contrario, é altamente recomendável usar menos pressão, mas isso não vai corrigir problemas de estabilidade...

Colocar mais peso (lastro), na frente do Buggy ou em qualquer carro é um erro e só vai desequilibrar o Buggy mais ainda, diminuindo a capacidade de frenagem, aumentando consumo e diminuindo o desempenho do carro.

Os freios traseiros a disco são desejáveis, mas não é solução para o travamento prematuro das rodas dianteiras. A distribuição da pressão dos freios é sempre maior e primeiro nas rodas dianteiras e deve ser assim, essa distribuição de pode ser mudada em competições e situações muito específicas que não se aplicam no uso na rua, e com freio a disco na traseira ou a tambor, as rodas dianteiras vão continuar a travar no mesmo ponto usando disco ou tambor na traseira.

Um erro comum e muito difundido é o uso de catracas para rebaixar a suspensão dianteira do Buggy, principalmente os urbanos e acho que esse deve ser o seu caso também. Quando se coloca catracas as molas de torção do quadro deixam os braços em uma posição de repouso mais alta rebaixando a frente do Buggy, mas isso deixa as mola com menos movimento. Eu não sou contra rebaixar a frente do Buggy, principalmente para uso urbano, eu acho muito bonito, mas a melhor maneira é usar manga de eixo deslocada para que as molas mantenha o mesmo curso para que foram projetadas. Assim boa parte da energia gerada com o peso deslocado para frente, quando se aciona os freios é absorvida pelo movimento da suspensão dianteira retardando o ponto de travamento das rodas dianteiras. No uso das catracas, essa energia é transferida quase que totalmente diretamente para as rodas travando mais prematuramente do que em um carro com mais curso na suspensão.

Outra coisa muito difundida erradamente,  é a retirada da barra estabilizadora dianteira... Muitos “Mecânicos” dizem que não serve para nada e retiram, mas a barra estabilizadora dianteira é extremamente atuante e primordial para uma boa estabilidade / dirigibilidade do Buggy. Essa barra tem a função de equilibrar a pressão dos pneus contra o chão em diferentes situações de desequilíbrio do carro mantendo a estabilidade em curvas e frenagens, mesmo em linha reta a barra atua nas frenagens equilibrando o atrito dos pneus com o solo prolongando o ponto onde as rodas se travariam sem a barra. Essa barra só pode ser retirada para uso 100% off-road, que não é o caso. O que acontece normalmente é que com o uso comum de catracas, a barra fica muito baixa e até raspando no chão e os “mecânicos” acham mais fácil retirar... Existe uma barra estabilizadora especial para carros rebaixados, mais cara, com uma curva para cima evitando raspar no chão, mas mantendo a função. Essa barra é vendida nos E.U.A. , mas lá também tem gente que as vezes não usa, pois mesmo lá e apesar de eles terem a disposição uma infinidade de peças especiais de qualidade e custo justo, tem gente lá, que também faz coisa errada...

O Buggy bem ajustado é extremamente estável e seguro de guiar, com uma dirigibilidade leve e confortável.

Em fim, como eu descrevi acima é possível deduzir que uma coisa influencia na outra e não dá para atuar em uma peça ou regulagem específica isoladamente para resolver ou melhorar o comportamento do Buggy.
Espero ter ajudado e estou a disposição.

Reinaldo


Última edição por Reinaldo em Ter Jan 19, 2016 6:33 am, editado 1 vez(es)
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Mensagem por chevas Qui Nov 19, 2015 11:34 am

oi Reinaldo.
Antes de mais nada, tenho certeza absoluta que vc tem boas intenções, assim como eu. É por isso que leio e escrevo no fórum, para divulgar informações que considero importantes e é claro, para obtê-las com o pessoal mais experiente.
Sobre o problema que eu vejo no meu buggy, sabe o que seria bom agora? Participar de um encontro pra gente experimentar os buggys um do outro, não é? Smile Não vai faltar oportunidade pra mim, talvez não com o pessoal de São Paulo, mas certamente com o pessoal de Pelotas. Estou devendo uma visita ao Carlão pra mostrar o buggy, aliás.
Bom, sobre o restante, vamos lá: o buggy já veio com catraca (uma só por sinal, no tubo de baixo) regulada ao máximo de rebaixamento. Agora está ao máximo de levantamento, ou seja, como se não tivesse mexido na suspensão original do Fusca. Por isso e pelo ajuste na geometria é que devo ter sentido tanta melhora. E ele também veio sem barra estabilizadora, coisa que até tenho vontade de experimentar pois é barato, embora tenham me dito que só iria piorar. 
Sobre minhas impressões iniciais, vc tem razão sobre o seguinte ponto: talvez eu esteja querendo demais, pois minha única referência por enquanto são os carros mais modernos. Há muito tempo não dirijo Fusca pra lembrar como era, mas certamente ele não era tão solto assim na frente, o que me leva a considerar  seriamente o lastro na dianteira. Discordo que o procedimento irá desequilibrar o veículo, pois colocando peso na dianteira iria aproximar a distribuição de carga dos eixos ao projeto original desta suspenção. Discordo também sobre dificultar a frenagem, mas concordo que vai diminuir o desempenho e a economia de combustível.  A experiência que farei nos dirá alguma coisa sobre isso tudo. Mas a meu ver jamais passaria de 80 km/h com o buggy. Não nessas condições em que ele está nem em nossas estradas. Talvez num autódromo, como vc fez. Mas aqui nem sempre temos um bom asfalto, livre de ondulações e principalmente, livre de trânsito. Até mesmo aqui na BR-471 (estrada para o Chuí), mais de 200Km de quase pura reta em bom estado e sem movimento significativo, não arriscaria, pois posso topar com uma capivara a qualquer momento, muito comum por aqui. Repito, ainda não testei com maiores velocidades no asfalto, talvez lá ele me surpreenda. Concordo plenamente que o "ajuste fino" final do carro deve ser feito em várias coisas e peças, para tentar melhorá-lo ao máximo. É nesta etapa que me encontro no momento. Já mexi na suspensão, estou alterando a pressão dos pneus e agora falta alterar a proporção da distribuição de peso nos eixos, colocar a barra estabilizadora e sabe-se lá o que mais?!
Mas faltou vc comentar sobre os valores da geometria, o que achou? 
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Mensagem por Reinaldo Qui Nov 19, 2015 12:25 pm

chevas escreveu:oi Reinaldo.
Antes de mais nada, tenho certeza absoluta que vc tem boas intenções, assim como eu. É por isso que leio e escrevo no fórum, para divulgar informações que considero importantes e é claro, para obtê-las com o pessoal mais experiente.
Sobre o problema que eu vejo no meu buggy, sabe o que seria bom agora? Participar de um encontro pra gente experimentar os buggys um do outro, não é? Smile Não vai faltar oportunidade pra mim, talvez não com o pessoal de São Paulo, mas certamente com o pessoal de Pelotas. Estou devendo uma visita ao Carlão pra mostrar o buggy, aliás.
Bom, sobre o restante, vamos lá: o buggy já veio com catraca (uma só por sinal, no tubo de baixo) regulada ao máximo de rebaixamento. Agora está ao máximo de levantamento, ou seja, como se não tivesse mexido na suspensão original do Fusca. Por isso e pelo ajuste na geometria é que devo ter sentido tanta melhora. E ele também veio sem barra estabilizadora, coisa que até tenho vontade de experimentar pois é barato, embora tenham me dito que só iria piorar. 
Sobre minhas impressões iniciais, vc tem razão sobre o seguinte ponto: talvez eu esteja querendo demais, pois minha única referência por enquanto são os carros mais modernos. Há muito tempo não dirijo Fusca pra lembrar como era, mas certamente ele não era tão solto assim na frente, o que me leva a considerar  seriamente o lastro na dianteira. Discordo que o procedimento irá desequilibrar o veículo, pois colocando peso na dianteira iria aproximar a distribuição de carga dos eixos ao projeto original desta suspenção. Discordo também sobre dificultar a frenagem, mas concordo que vai diminuir o desempenho e a economia de combustível.  A experiência que farei nos dirá alguma coisa sobre isso tudo. Mas a meu ver jamais passaria de 80 km/h com o buggy. Não nessas condições em que ele está nem em nossas estradas. Talvez num autódromo, como vc fez. Mas aqui nem sempre temos um bom asfalto, livre de ondulações e principalmente, livre de trânsito. Até mesmo aqui na BR-471 (estrada para o Chuí), mais de 200Km de quase pura reta em bom estado e sem movimento significativo, não arriscaria, pois posso topar com uma capivara a qualquer momento, muito comum por aqui. Repito, ainda não testei com maiores velocidades no asfalto, talvez lá ele me surpreenda. Concordo plenamente que o "ajuste fino" final do carro deve ser feito em várias coisas e peças, para tentar melhorá-lo ao máximo. É nesta etapa que me encontro no momento. Já mexi na suspensão, estou alterando a pressão dos pneus e agora falta alterar a proporção da distribuição de peso nos eixos, colocar a barra estabilizadora e sabe-se lá o que mais?!
Mas faltou vc comentar sobre os valores da geometria, o que achou? 
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Tenha certeza que estou sempre com intenção de ajudar e não contestar ninguém. Eu estou aqui dispondo do meu tempo escrevendo, esclarecendo e orientando apenas pelo prazer e entusiasmos em compartilhar conhecimento. Cabe a cada um avaliar se quer aproveitar essa disponibilidade de conhecimento gartuita.

Certamente experimentar outros Buggys é uma forma de avaliar e comparar para ver o que pode ser melhorado... É uma pena estarmos tão longe... Não sei se você vai ter uma boa referencia com o Carlão... Ele usa catracas e retirou a barra estabilizadora a mais de 30 anos... rrsrsrsrrsrsrsrs

Essa informação que a barra estabilizadora “só irá piorar”, mostra o quanto essas informações são propagadas erradamente a ponto de um prestador de serviço fazer uma afirmação absurda dessas... Só vai piorar se e não instalar corretamente e não souber como ajustar...

A dirigibilidade do Buggy é próxima da do fusca, mas você se recorda de ser melhor no fusca porque provavelmente o fusca que você dirigiu estava bem ajustado e não por ser mais pesado. O Buggy é mais leve que o fusca no geral pela carroceria, mas a frente do fusca não é muito mais pesada do que a do Buggy... Mais peso na frente vai fazer com que o Buggy fique mais fácil de sair de traseira e acredite isso não é bom, ainda, com mais peso certamente os freios serão mais solicitados e a vantagem que o Buggy tinha pelo superdimensionamento dos freios pelo baixo peso, se perdem... E isso não é opinião e nem sugestão minha, são leis da física...
Você deve conduzir seu Buggy em todos os lugares com naturalidade, não tenha medo das Capivaras... rsrrsrsrrsrsr!!!!

O Buggy deve andar na estrada a 100 Km/h ou 110 Km/h em velocidades de cruzeiro com naturalidade e sem esforço para manter a trajetória. Eu e muito amigos aqui em SP pegamos estradas e sempre andamos nessas velocidades sem problemas, não precisa ir para um autódromo para isso... O fusca tinha a mesma mecânica e andava nessa velocidade tranquilamente, basta estar ajustado... Por isso eu disse no post anterior que o Buggy tem suas características próprias, mas atribuir defeitos a isso é errado...

Andar a 100 Km/h é inseguro em Buggy...

Buggy trava as rodas dianteiras nas freadas...

Buggy não faz curva...

Buggy não tem estabilidade...

Buggy pula...

Isso tudo, são coisa de Buggy mal ajustado e não características do Buggy.

Com relação aos números apresentados, nem olhei... Seria muita leviandade minha opinar sobre qualquer número registrado por outra pessoa no seu Buggy sem ver de perto e analisar com critério para dar algum diagnóstico... Essa é a minha conduta... Desconfie de qualquer pessoa que opine sobre estes números sem analisar pessoalmente o carro e conferir a as medidas e procedimentos em foram coletadas...

Ter Buggy é isso mesmo, experimentar, mudar, trocar para ver como fica... Só tome cuidado para não contrariar as leis da física, e bom senso para escutar e aproveitar as explicações certas das pessoas certas.

Abraços

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Mensagem por chevas Qui Nov 19, 2015 12:44 pm

Certo, valeu, Reinaldo.
Assim que tiver novidades eu aviso.
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Mensagem por Alex 31 Dom Nov 22, 2015 4:36 pm

Esta semana coloquei o amortecedor traseiro do Corsa na dianteira, refiz o feixe de molas e coloquei amortecedor na direção !!! Parece que comprei outro Buggy.. o investimento vale e muda completamente o Buggy.
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Mensagem por chevas Seg Nov 23, 2015 4:58 am

Legal, Alex. Tem que adaptar alguma coisa no amortecedor?
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Mensagem por Alex 31 Seg Nov 23, 2015 8:25 am

Não foi preciso adaptar nada, apenas precisa fazer um furo maior na base do amortecedor para encaixar na base da suspensão .. mas o mecânico fez sem problemas .. Outra coisa ele colocou um reforço da suspensão no chassi do Buggy para não ficar vibrando a carroceria ..
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Mensagem por chevas Seg Nov 23, 2015 2:03 pm

Legal.
Coloca umas fotos, se possível...principalmente desse reforço, pra gente ver como foi feito.
[]'s
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Mensagem por chevas Ter Fev 16, 2016 11:00 am

Tinha esquecido desse tópico. Para informação, com as alterações na suspensão traseira, regulagem da dianteira e colocação da barra estabilizadora, disisti por enquanto de colocar lastro na frente. Ele ainda arrasta  os pneus dianteiros com facilidade, mas está andando bem melhor com relação à estabilidade.
[]'s

Edit: Ainda em fase de testes e experimentação, alterei a pressão dos pneus, aumentando para 20-22 na frente e 22-24 atrás, e por mais estranho que possa parecer, pra mim melhorou o conforto, a dirigibilidade, a estabilidade e até as frenagens!  Very Happy

Edit2: Gente, mandei engraxar a suspensão dianteira e ficou bem bom, mais macio! Recomendo o procedimento!
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