Coil Over
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Coil Over
Pessoal, boa noite.
Eu regulei os facões do meu Buggy a muito tempo, para baixar um pouco a traseira, pois como as molas são calibradas para fusca(que é mais pesado), a traseira do Buggy ficava com a cambagem muito positiva...
Usei assim baixo, com a cambagem ligeiramente negativa por vários anos e nunca tive problema nenhum, muito pelo contrario ficou muito bom de estabilidade, mas não podia colocar peso nenhum atrás e muito menos levar passageiros no banco traseiro, porque quase não tinha folga para os batentes da suspensão traseira e ficava batendo o tempo todo...
Queria ter a opção de levantar e baixar a traseira quando quisesse ou precisasse, então hoje eu resolvi mudar isso... Tinha três opções:
1- Regular os facões para ficarem mais altos, era o mais barato pois era só desmontar tudo e montar novamente, mas teria que andar sempre assim mesmo sem carga... Se quisesse baixar, teria que desmontar tudo novamente...
2- Colocar facões reguláveis, mas teria que desmontar tudo e calibrar para ficar alto e baixar na altura que eu queria na regulagem. Além disso o preço era maior e não me animei em fazer...
3- Comprar um par de Coil Over com rosca. Optei por essa solução pois, no meu caso, verifiquei algumas vantagens... Não precisava desmontar nada, pois o Coil Over que eu comprei trabalha em conjunto com as molas originais do facão, foi mais barato que o facão regulável, fácil de instalar, foi só tirar os amortecedores e colocar o Coil Over. Ainda tenho a possibilidade de baixar e levantar a traseira girando a rosca do Coil Over dependendo da carga e do terreno a hora que eu quiser...
Não sei se é aplicável para todos, mas resolvi compartilhar pois para mim funcionou muito bem e atendeu as minhas expectativas.
Seguem as fotos:
Coil Over:
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Com a regulagem mais alta:
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Com a regulagem intermediária:
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Regulagem mais baixa:
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Coil Over montado:
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Abraços.
Reinaldo
Eu regulei os facões do meu Buggy a muito tempo, para baixar um pouco a traseira, pois como as molas são calibradas para fusca(que é mais pesado), a traseira do Buggy ficava com a cambagem muito positiva...
Usei assim baixo, com a cambagem ligeiramente negativa por vários anos e nunca tive problema nenhum, muito pelo contrario ficou muito bom de estabilidade, mas não podia colocar peso nenhum atrás e muito menos levar passageiros no banco traseiro, porque quase não tinha folga para os batentes da suspensão traseira e ficava batendo o tempo todo...
Queria ter a opção de levantar e baixar a traseira quando quisesse ou precisasse, então hoje eu resolvi mudar isso... Tinha três opções:
1- Regular os facões para ficarem mais altos, era o mais barato pois era só desmontar tudo e montar novamente, mas teria que andar sempre assim mesmo sem carga... Se quisesse baixar, teria que desmontar tudo novamente...
2- Colocar facões reguláveis, mas teria que desmontar tudo e calibrar para ficar alto e baixar na altura que eu queria na regulagem. Além disso o preço era maior e não me animei em fazer...
3- Comprar um par de Coil Over com rosca. Optei por essa solução pois, no meu caso, verifiquei algumas vantagens... Não precisava desmontar nada, pois o Coil Over que eu comprei trabalha em conjunto com as molas originais do facão, foi mais barato que o facão regulável, fácil de instalar, foi só tirar os amortecedores e colocar o Coil Over. Ainda tenho a possibilidade de baixar e levantar a traseira girando a rosca do Coil Over dependendo da carga e do terreno a hora que eu quiser...
Não sei se é aplicável para todos, mas resolvi compartilhar pois para mim funcionou muito bem e atendeu as minhas expectativas.
Seguem as fotos:
Coil Over:
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Com a regulagem mais alta:
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Com a regulagem intermediária:
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Abraços.
Reinaldo
Última edição por Reinaldo em Qui Jun 26, 2014 7:29 am, editado 1 vez(es)
Re: Coil Over
Ficou muito bom.
jperson- Moderador
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Re: Coil Over
Muito bom!!
e aquele cofrão a direita da pra guardar umas pizzas heim??? IDEIA!!! faz uma geladeira dele e enche de cerveja mas, deixa o segredo na porta!!!kkkkkk
e aquele cofrão a direita da pra guardar umas pizzas heim??? IDEIA!!! faz uma geladeira dele e enche de cerveja mas, deixa o segredo na porta!!!kkkkkk
wiltonsp- Atolado na Lama
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Re: Coil Over
Ei, não fala mal do cofre não eim, eu tenho um igual pra pizza, o outro esquema fica em cima. hehehe
[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
Reinaldo, mas é permitido este tipo de equipamento na suspensão? tem que passar por alguma vistoria no inmetro ou detran?
[img][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/img]
Reinaldo, mas é permitido este tipo de equipamento na suspensão? tem que passar por alguma vistoria no inmetro ou detran?
Júnior Mineiro- Doido por areia!!!!
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Re: Coil Over
wiltonsp escreveu:Muito bom!!
e aquele cofrão a direita da pra guardar umas pizzas heim??? IDEIA!!! faz uma geladeira dele e enche de cerveja mas, deixa o segredo na porta!!!kkkkkk
Hahhahahhahahahahh!!!!
O cofre fica aberto o tempo todo e só tem peças de carro dentro dele... Rsrrsrsrsrrsrsrsrrsrsrsr!!!!!
Abraços.
Reinaldo
Re: Coil Over
kkkkkkkkkk
comecei um curso de arrombador de cofres on-line agora!!!
PCC-NET cursos
kkkkkkkkkk
comecei um curso de arrombador de cofres on-line agora!!!
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kkkkkkkkkk
wiltonsp- Atolado na Lama
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Tipo de Buggy : VW PRETTY CALHAMBEQUE
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Data de inscrição : 09/02/2012
Re: Coil Over
Júnior Mineiro escreveu:Ei, não fala mal do cofre não eim, eu tenho um igual pra pizza, o outro esquema fica em cima. hehehe
Reinaldo, mas é permitido este tipo de equipamento na suspensão? tem que passar por alguma vistoria no inmetro ou detran?
JM
Sim, é permitido! Não precisa passar por vistoria nenhuma pois não altera as características do veiculo...
É uma peça como outra qualquer igual a um amortecedor, que pode ser de varias marcas e modelos...
Abraços.
Reinaldo
Re: Coil Over
Reinaldo,
O seu chassi não é de fusca / Brasilia, certo?
Ele usa o facão original do fusca ou não?
Abçs,
Rodrigo
O seu chassi não é de fusca / Brasilia, certo?
Ele usa o facão original do fusca ou não?
Abçs,
Rodrigo
rodrigo rodrigues- Doido por areia!!!!
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Tipo de Buggy : Buggy Way vermelho ano 71
MOTOR 1.600 DUPLA CARBURAÇÃO;
RODAS GAUCHAS 15" E 17";
PNEUS 195 e 275;
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VOLANTE MOMO
FAROIS DE NEBLINA
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Re: Coil Over
Rodrigo, boa noite.
O meu Buggy tem chassi tubular monobloco, mas usa a suspenção traseira do fusca...
Os facões, molas e ancoragem são as mesmas, só a ancoragem superior do amortecedor que é próprio do chassi BRM, mas a geometria é a mesma pois o Coil Over que eu comprei foi feito para fusca e serviu certinho no meu Buggy...
Abraços.
Reinaldo
O meu Buggy tem chassi tubular monobloco, mas usa a suspenção traseira do fusca...
Os facões, molas e ancoragem são as mesmas, só a ancoragem superior do amortecedor que é próprio do chassi BRM, mas a geometria é a mesma pois o Coil Over que eu comprei foi feito para fusca e serviu certinho no meu Buggy...
Abraços.
Reinaldo
Re: Coil Over
Qal o preço desse equipamento? Vi rápido no ML e o mais barato era por volta de 550 paus.
Até tinha me empolgado, mas nesse preço fica pra próxima.
Até tinha me empolgado, mas nesse preço fica pra próxima.
Viniciussr- Doido por areia!!!!
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Re: Coil Over
Viniciussr escreveu:Qal o preço desse equipamento? Vi rápido no ML e o mais barato era por volta de 550 paus.
Até tinha me empolgado, mas nesse preço fica pra próxima.
Outra opção é o facão regulável, na Restaurakar (http://www.restaurakar.com.br/) estava 450 a última vez que conversei com o pessoal da loja..
Os coil overs comuns, usados em carros, tem que levantar o carro no macaco para regular a altura, pois vai danificando a rosca aos poucos se não fizer isso, o facão regulável precisa fazer isso também.
Como o coil over permite a alteração na altura, assim como o facão regulável, provavelmente teria que legalizar, mas para ter certeza apenas contatando um despachante.
Gui Kaufmann- Desbravador Master
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Re: Coil Over
Viniciussr escreveu:Qal o preço desse equipamento? Vi rápido no ML e o mais barato era por volta de 550 paus.
Até tinha me empolgado, mas nesse preço fica pra próxima.
Esse de 550 é de outra marca, também aqui de São Paulo(Fui ver a pessoalmente), mas eu considero de menor qualidade...
O que eu comprei é de outra marca e foi um pouco mais caro do isso...
Reinaldo
Re: Coil Over
Gui Kaufmann escreveu:
Outra opção é o facão regulável, na Restaurakar (http://www.restaurakar.com.br/) estava 450 a última vez que conversei com o pessoal da loja..
Os coil overs comuns, usados em carros, tem que levantar o carro no macaco para regular a altura, pois vai danificando a rosca aos poucos se não fizer isso, o facão regulável precisa fazer isso também.
Como o coil over permite a alteração na altura, assim como o facão regulável, provavelmente teria que legalizar, mas para ter certeza apenas contatando um despachante.
O facão regulável só dá para abaixar a suspensão, por isso para usar e ter regulagem para levantar e abaixar, tem que instalar o facão regulável com "abertura" zero e com a mola mais alta possível, aí vai girando o parafuso para abrir o facão e ir abaixando até o ponto que for do gosto e para subir é só girar o parafuso fechar o facão e subir novamente... Sim, tem que erguer o carro no macaco para fazer a regulagem, nada de mais...
O Coil Over, vai depender do curso e resistência da mola(tem vários tipos de Coil Over de tamanhos diferentes dependo do uso) para saber como regular o facão... Pois como ele(Esse Coil Over) trabalha em conjunto com as molas originais do facão(Tem Coil Over que subistitui as molas originais, assumindo toda a carga), vai depender de como esta a altura do carro antes de colocar o Coil Over... Se estiver muito alto, é provável que colocando o Coil Over não se consiga abaixar mesmo com a regulagem mais baixa da mola do Coil Over... O facão original tem estar de zero para negativo a cambagem para ter condições de regular o Coil Over para cima e para baixo... Sim, também tem que erguer no macaco para fazer a regulagem sem esforço na rosca, nada de mais...
No meu caso(Como descrevi no post inicial), a cambagem já estava ligeiramente negativa, por isso optei pelo Coil Over, por não precisar desmontar nada e poder subir e descer somente girando a rosca do Coil Over.
Não, não precisa consultar despachante nenhum... Nem o facão regulável e nem o Coil Over alteram as característica do carro... É como trocar um pneu de 185/70 R14 para 195/60 R14, as rodas de aço para de alumínio, rodas de aro 13 para aro 14, pneu Dune Buggy para pneu 275/60 R15, etc... Que também alteram a altura do carro, mas não tem nada de ilegal para "legalizar"...
Reinaldo
Re: Coil Over
Alteração em diametro de roda precisa sim legalizar ou passar por vistoria, chame como quiser, alteração em suspensão também. Tenho carro modificado e sei como funciona, as modificações devem aparecer no doc. Em buggy isso de trocar pneu não é cobrado pelas autoridades, mas em carros não pode trocar o pneu e alterar o diâmetro total do conjunto (na vistoria permitem uma margem de 3% de diferença em comparação com o diâmetro original).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] (a parte sobre suspensão está desatualizada pois os sistemas reguláveis foram permitidos recentemente)
Como o coilover nesse caso é auxiliar, aos demais que se interessarem nesse sistema, recomendo consultar um despachante.
Ah, tenho facão regulável no meu, pode sim deixar de forma que ande alto (não como o pessoal do RJ anda) e baixo, vai variar também de acordo com o fabricante.
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Como o coilover nesse caso é auxiliar, aos demais que se interessarem nesse sistema, recomendo consultar um despachante.
Ah, tenho facão regulável no meu, pode sim deixar de forma que ande alto (não como o pessoal do RJ anda) e baixo, vai variar também de acordo com o fabricante.
Gui Kaufmann- Desbravador Master
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Re: Coil Over
Rapaz esse negócio de ter que legalizar pneus quando trocados por outros de dimensões diferente pra mim é novidade até porque tem modelos de automóveis que sai da fábrica com as medidas dos pneus a critério do cliente, um exemplo disso é a pajero dakar que pode sair de fábrica com pneus 15, 16, 17, 18 ou 19 pol, o sandero sai nas versões aro 14, 15 ou 16 pol, o renault duster também varia de 15 a 18 pol, a sangyog kyron também, e outros modelos mais.Gui Kaufmann escreveu:Alteração em diametro de roda precisa sim legalizar ou passar por vistoria, chame como quiser, alteração em suspensão também. Tenho carro modificado e sei como funciona, as modificações devem aparecer no doc. Em buggy isso de trocar pneu não é cobrado pelas autoridades, mas em carros não pode trocar o pneu e alterar o diâmetro total do conjunto (na vistoria permitem uma margem de 3% de diferença em comparação com o diâmetro original).
veja ai exemplos entre o sandero authentique 1.0 16V, o sandero tech run 1.0 16V, e o sandero septway 1.6 16 V, teoricamente todos são o mesmo modelo variando somente a qualidade do acabamento e os acessórios.
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Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
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Re: Coil Over
Esse link citando a "Lei", não é de um órgão oficial... É de um prestador de serviço, que naturalmente, tem interesse no negócio de documentos... A resolução indicada nesse site está completamente desatualizada e a informação não procede.
O que vale para os nossos Buggys, que é o fórum em questão aqui, é que o pneu não pode ultrapassar para fora dos para-lamas e também não pode raspar em nada no carro quando se esterça as rodas dianteiras e/ou movimento de subida e descida da suspensão(traseira e dianteira).
Esse Coil Over é um amortecedor normal como outro qualquer legalmente, não altera a geometria da suspensão, não substitui a mola original e não muda as características do carro... É como colocar os amortecedores da D20 na traseira...
Para os nossos Buggys, que são carros fabricados artesanalmente, fora de série(baixa quantidade), Off-Road, etc... Com rodas de tamanhos diferentes e sem padrão...
Se alguém ainda tem dúvida, pode e deve consultar alguém, mas consultem alguém tecnicamente capacitado e imparcial sem interesse comercial... E não um despachante, que certamente não dará uma opinião imparcial...
Reinaldo
O que vale para os nossos Buggys, que é o fórum em questão aqui, é que o pneu não pode ultrapassar para fora dos para-lamas e também não pode raspar em nada no carro quando se esterça as rodas dianteiras e/ou movimento de subida e descida da suspensão(traseira e dianteira).
Esse Coil Over é um amortecedor normal como outro qualquer legalmente, não altera a geometria da suspensão, não substitui a mola original e não muda as características do carro... É como colocar os amortecedores da D20 na traseira...
Para os nossos Buggys, que são carros fabricados artesanalmente, fora de série(baixa quantidade), Off-Road, etc... Com rodas de tamanhos diferentes e sem padrão...
Se alguém ainda tem dúvida, pode e deve consultar alguém, mas consultem alguém tecnicamente capacitado e imparcial sem interesse comercial... E não um despachante, que certamente não dará uma opinião imparcial...
Reinaldo
Re: Coil Over
Não é que não haja necessidade de idenificar modificações nos buggies. O problema é que não existe um padrão "de fábrica" para a grande maioria dos nossos carrinhos. Mas vale o que todo carro precisa: estepe, parasol, luzes, espelhos... e, particularmente, não pode ter rodas para fora dos paralamas, os parachoques precisam chegar até as extremidades do veículo (essa eu já fui cobrado, mas liberado pois o agente não tinha certeza também...)
Agora, suspensão regulável, acho que é um pouco mais complicado. Eu tenho catracas na minha dianteira e nunca fui parado por isso, mesmo quando fazia a fiscalização anual por aqui. Os amortecedores acho que não constituem a parte da suspensão que seria regulável. Eles, na verdade, não regulam altura e sim carga, como nas motos. É como uma camionete carregada, ela não está "rebaixada" mas com a suspensão com carga maior.
Agora, suspensão regulável, acho que é um pouco mais complicado. Eu tenho catracas na minha dianteira e nunca fui parado por isso, mesmo quando fazia a fiscalização anual por aqui. Os amortecedores acho que não constituem a parte da suspensão que seria regulável. Eles, na verdade, não regulam altura e sim carga, como nas motos. É como uma camionete carregada, ela não está "rebaixada" mas com a suspensão com carga maior.
Re: Coil Over
se consultar alguém, consulte uma empresa cadastrada no Inmetro, cujo escopo seja específico para veículos automotores. Fora deles, não há salvação!
Re: Coil Over
Na teoria todo automóvel deveria identificar as modificações e alterações, passando por vistoria, mas, na prática, isso não ocorre com os Buggies.
Pra quem quiser se informar sobre as resoluções do Contran: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Gui Kaufmann- Desbravador Master
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Re: Coil Over
Gui Kaufmann escreveu:Na teoria todo automóvel deveria identificar as modificações e alterações, passando por vistoria, mas, na prática, isso não ocorre com os Buggies.
Pra quem quiser se informar sobre as resoluções do Contran: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Isso é verdade e tem que verificar caso a caso...
A questão é que esse Coil Over, instalado nos Buggys dessa maneira, que é o que estamos discutindo e nos interessa por estarmos em um Fórum de Buggys, não constitui modificação ou alteração...
Por isso não se questiona isso em vistoria nenhuma, em Buggys...
Reinaldo
Re: Coil Over
esse coil over pode ser colocado sem adaptar na traseira de buggy coyote?
siegfried69- Novato
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Re: Coil Over
siegfried69 escreveu:esse coil over pode ser colocado sem adaptar na traseira de buggy coyote?
É para qualquer carro que use as suspensão traseira(Facão) dos VW ar. Substitui os amortecedores originais sem nenhuma modificação no carro ou na suspensão.
Reinaldo
Re: Coil Over
é pq meu buggy tem apenas os facões e uma borracha rigida pra aguentar as pancadas e nao vi nenhum local para colocar o coil over
siegfried69- Novato
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Re: Coil Over
Reinaldo,
Alem do visual, você sentiu alguma melhora na dirigibilidade do carro?
Abçs,
Alem do visual, você sentiu alguma melhora na dirigibilidade do carro?
Abçs,
rodrigo rodrigues- Doido por areia!!!!
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