Ajuda com rachadura constante da fibra
+4
Terra
Terrorista
Bugólatra
felipe_belfusca
8 participantes
Página 1 de 1
Ajuda com rachadura constante da fibra
Pessoal, tenho um sério problema no meu buggy, já tentamos diversas vezes resinar, fazer de tudo, mas sempre essa rachadura volta a aparecer, nos dois lados do buggy, bem na quina do painel com o restante da carroceria.
e agora ainda mais que sofri uma pequena batida nele (eu estava certo rsrrs e o seguro do cara vai pagar), vou pintar ele de amarelo indianapolis (fiat stilo) e dar um trato geral, já queria solucionar esse problema de uma vez por todas para que daqui uns meses não venha aparecer novamente.
Seguem algumas fotos.
Ampliando rsrs
e agora ainda mais que sofri uma pequena batida nele (eu estava certo rsrrs e o seguro do cara vai pagar), vou pintar ele de amarelo indianapolis (fiat stilo) e dar um trato geral, já queria solucionar esse problema de uma vez por todas para que daqui uns meses não venha aparecer novamente.
Seguem algumas fotos.
Ampliando rsrs
felipe_belfusca- Buggueiro
- Número de Mensagens : 39
Tipo de Buggy : Belfusca
Pontos : 5333
Re: Ajuda com rachadura constante da fibra
Eu não sou profissional no ramo mas acho que essa rachadura ai ficaria bem com um reforço de tiras de chapas cravadas na fibra antes da laminação.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11966
CAra
O problema é que está com resina demais! A resina não expande e qq coisinha trinca mesmo! TEnta comer o máximo possível até chegar na manta. E daí vem laminando de novo, de forma que fique mais manta molhado do que resina por cima dessa quebradeira.
Acredito que desta forma o seu problema se resolva.
O problema é que está com resina demais! A resina não expande e qq coisinha trinca mesmo! TEnta comer o máximo possível até chegar na manta. E daí vem laminando de novo, de forma que fique mais manta molhado do que resina por cima dessa quebradeira.
Acredito que desta forma o seu problema se resolva.
Terrorista- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 314
Tipo de Buggy : BRM M7 - 1600 Turbo
Vulgo SOLUÇO
Pontos : 5442
Complementando a dica do amigo acima, tente identificar se a carroceria "trabalha" causando essa rachadura, no caso do meu, tambem tinha esse problema, verifiquei que ela não tinha nenhum apoio na parte da frente da carroceria, aí eu poderia consertar quantas vezes fosse que iria quebrar. nesse ponto que rachava eu usei tecido ao invés de manta, fica mais resistente, creio que esses procedimentos irão resolver o problema do seu buggy.
Terra- Super Desbravador
- Número de Mensagens : 463
Tipo de Buggy : EQUUS MAXIS
Pontos : 5458
tecido no lugar da manta é uma boa idéia. A fixação da carroceria também precisa ser revista. Além da frente, veja como está a fixação dela na plataforma, exatamente sob este ponto. É uma plataforma de fusca, não é? Então, veja como está a fixação por ali. Tem que ter, no mínimo, um parafuso exatamente neste ponto e mais um onde começa o torpedo. Pode ser que por economia, não tenham nem furado neste ponto. Se precisar, mando uma foto do meu.
Carlão escreveu:tecido no lugar da manta é uma boa idéia. A fixação da carroceria também precisa ser revista. Além da frente, veja como está a fixação dela na plataforma, exatamente sob este ponto. É uma plataforma de fusca, não é? Então, veja como está a fixação por ali. Tem que ter, no mínimo, um parafuso exatamente neste ponto e mais um onde começa o torpedo. Pode ser que por economia, não tenham nem furado neste ponto. Se precisar, mando uma foto do meu.
Pode me mandar então haha pq não tem esse furo de fixação, o chassi é de fusca e tem 4 pontos de fixação, dois na frente bem na cabeça de porco (acho que é esse o nome, fica bem perto dos pedais) e dois atrás embaixo do banco traseiro.
Quando dizem tecido, poderiam ser mais específico, que tecido que é?
Então na hora da reforma, seria o mais correto lixar tudo ali, retirar toda resina velha e daí fazer novamente?
Att
É normal ter rachadura na carroceria do buggy ?
Além de esteticamente, o que mais esse problema pode agravar na estrutura do carro ?
Além de esteticamente, o que mais esse problema pode agravar na estrutura do carro ?
Joker- Desbravador Master
- Número de Mensagens : 924
Tipo de Buggy : Buggy Bird 77
Pontos : 5201
O tecido que usei é esse daquí http://www.hbquimica.pt/site/info_catalogo.asp?id=149&pai=9felipe_belfusca escreveu:Carlão escreveu:tecido no lugar da manta é uma boa idéia. A fixação da carroceria também precisa ser revista. Além da frente, veja como está a fixação dela na plataforma, exatamente sob este ponto. É uma plataforma de fusca, não é? Então, veja como está a fixação por ali. Tem que ter, no mínimo, um parafuso exatamente neste ponto e mais um onde começa o torpedo. Pode ser que por economia, não tenham nem furado neste ponto. Se precisar, mando uma foto do meu.
Pode me mandar então haha pq não tem esse furo de fixação, o chassi é de fusca e tem 4 pontos de fixação, dois na frente bem na cabeça de porco (acho que é esse o nome, fica bem perto dos pedais) e dois atrás embaixo do banco traseiro.
Quando dizem tecido, poderiam ser mais específico, que tecido que é?
Então na hora da reforma, seria o mais correto lixar tudo ali, retirar toda resina velha e daí fazer novamente?
Att
Dá uma olhada se o cabeçote está firme, não é raro estar podre e estar preso em poucos pontos da solda, até quebrar de vez, se vc não souber o estado real do chassis, aconselho a levantar a carroceria e dar uma geral, pois se consertar a fibra e não identificar o que causa a quebra, não adianta nada.
Terra- Super Desbravador
É normal se houver alguma falha no sentido de a carroceria não estar apoiada e fixada corretamente no chassis.alyssonbsb escreveu:É normal ter rachadura na carroceria do buggy ?
No caso do meu toy, a frente dele não tinha nenhum apoio, causando a quebra naquele ponto, mas refiz todo o apoio do mesmo, e fixei corretamente, a carroceria ficou totalmente apoiada e firme, antes a frente trabalhava quando passava em algum buraco ou lombada.
Terra- Super Desbravador
Olha só como é presa minha carroceria:
Estas "arruelas" retangulares são originais do fusca. Os parafusos, usei de aço inox, com trava química e arruela de pressão, para não dar chance ao azar. Os furos da carroceria são originais e podes começar olhando por baixo do teu para ver se ainda estão lá. Mesmo que tenham sido fechados, alguma marca vai estar lá.
Entre a carroceria e a plataforma, tem uma borracha que funciona como vedação e como amortecedor do movimento da carroceria. Tem que estar lá, também, pois pode ser uma das causas da trepidação e consequente rachadura.
Mas tens que ver também o estado do túnel e do torpedo, para ver se não tem ferrugem muito avançada.
Estas "arruelas" retangulares são originais do fusca. Os parafusos, usei de aço inox, com trava química e arruela de pressão, para não dar chance ao azar. Os furos da carroceria são originais e podes começar olhando por baixo do teu para ver se ainda estão lá. Mesmo que tenham sido fechados, alguma marca vai estar lá.
Entre a carroceria e a plataforma, tem uma borracha que funciona como vedação e como amortecedor do movimento da carroceria. Tem que estar lá, também, pois pode ser uma das causas da trepidação e consequente rachadura.
Mas tens que ver também o estado do túnel e do torpedo, para ver se não tem ferrugem muito avançada.
O tunel e o torpedo estão bons, a gente fez um pequeno reparo no chassis, tinha algumas trincas. No caso o meu buggy não tem assoalho de metal fixo ao chassis, somente o da fibra, ele não tem nenhuma barra correndo lateralmente no chassi, somente o tunel. Borracha lembro não ter, qual borracha posso colocar?
bueno, o teu é daquela safra intermediária, onde os fabricantes deixavam apenas o túnel central (na verdade, o chassi do fusca) e não deixavam a plataforma completa. Isso deixa a estrutura muito frágil e suscetível a torções e é isso que está trincando tua fibra...
Não tem muito o que fazer, a não ser quem sabe uma estrutura que faça a volta do chassi, reforçando-o.
Não tem muito o que fazer, a não ser quem sabe uma estrutura que faça a volta do chassi, reforçando-o.
Entendi, pelo jeito para resolver preciso reforçar o chassis.
Posso travar ele apenas soldando uma viga U em volta do chassis?
Posso travar ele apenas soldando uma viga U em volta do chassis?
Uma estrutura como essa ajuda.
A minha é parecida feita com cantoneiras de 5mm.
https://2img.net/r/ihimizer/img29/8697/web003.jpg
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Pontos : 10989
jperson escreveu:Uma estrutura como essa ajuda.
Realmente ficou muito bom!Qual é a largura?Uma e meia polegada?De certo que deve ter resolvido!
Uma outra forma que pode dar certo,na verdade resolve mesmo o problema de vez, é a instalação de treliças nas laterais em cima das barras já existentes fixado as da traseira do chassi até o chapéu de "napoleão"(seguindo o contorno original das barras citadas pelo JPerson)
O grande desafio é se existe o espaço suficiente para este tipo de operação!
Tenho um "exemplo" não muito bom pois é em um Gurgel,mas já o vi aplicado em alguns Buggys,só não possuo fotos disso,mesmo as que tenho não são muito boas,mas vou ver se consigo outras;
Abração e Person,desculpa o minha intromissão no assunto e na sua idéia!
Convidad- Convidado
Que nada Figueiredo, a ideia não é minha, já tá difundida por aí.
No meu caso veio com as cantoneiras já do fabricante do kit.
A foto do chassi acima não é minha é do giants do caboMjunior.
Abraço
No meu caso veio com as cantoneiras já do fabricante do kit.
A foto do chassi acima não é minha é do giants do caboMjunior.
Abraço
jperson- Moderador
- Número de Mensagens : 4836
Pontos : 10989
desculpe a ignorancia mas nao li tudo, essa rachadura é causada por conta da torçao da fibra, como os gurgeis e buggeys de porta que elas se abrem por conta propria... isso é uma coisinha meio sem jeito. o marinas racha nesse mesmo ponto tambem
Mad Well- Homem das Dunas
- Número de Mensagens : 2121
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 7074