Suspensão dianteira
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Barra estabilizadora...
A barra estabilizadora, ou simplesmente estabilizador, consiste em uma ligação entre as suspensões das duas rodas de um mesmo eixo, com o fim de estabelecer um vínculo entre seus movimentos. Em uma curva, com a inclinação da carroceria (rolagem), as rodas externas à curva tendem a comprimir as respectivas molas, enquanto as externas à curva tendem a se afastar da carroceria, distendendo suas molas.
É aqui que entra o estabilizador: ao "amarrar" com certa flexibilidade as rodas interna e externa de cada eixo, ele as mantém mais niveladas, reduzindo a inclinação da carroceria.
Uma das vantagens do estabilizador, que pode ser aplicado a qualquer um dos eixos ou a ambos, e permitir o emprego de molas mais macias, com carga de 15% a 20% menor, para um rodar mais confortável. Nesse caso, o estabilizador não vem reduzir sensivelmente a rolagem, mas trazer ganho em conforto sem perda em estabilidade. O efeito de amarração do estabilizador só aparece quando as rodas do mesmo eixo se movimentam de forma desigual, como as passar por um obstáculo com apenas um lado do carro.
Como nos Buggys não temos o problema de suspensão mole e também 70% do peso se encontra proximo ao solo o efeito da barra estabilizadora é praticamente nulo, com relação a altas velocidades eu ja andei com o meu buggy em velocidade real medida por GPS a exatos 138KM/h (maxima das maximas) com vento lateral e curvas suaves e em nenhum momento senti ele ficar bobo, claro que não recomendo ninguem andar nesta velocidade pois uma simples turbulencia vinda de qualquer coisa até mesmo um outro carro pode jogar nosso buggy a mais de 200 metros da pista sem tempo algum de reação, depois deste teste que foi feito em uma pista dupla redizi a velocidade para 100km/h pois a pista ficou simples e uma carreta que passou no sentido contrario gerou um vacuo tal que quase me puxou para a pista contraria isto que minha velocidade era baixa imagina em alta, então pessoal nada de correr de buggy na estrada eu nunca mais ando acima de 100km/h.
Um Grande Abraço
Farina
Obs! achei esta figura que descreve a ação da suspensão em uma curva... a barra estabilizadora é justamente para diminuir esta inclinação.
É aqui que entra o estabilizador: ao "amarrar" com certa flexibilidade as rodas interna e externa de cada eixo, ele as mantém mais niveladas, reduzindo a inclinação da carroceria.
Uma das vantagens do estabilizador, que pode ser aplicado a qualquer um dos eixos ou a ambos, e permitir o emprego de molas mais macias, com carga de 15% a 20% menor, para um rodar mais confortável. Nesse caso, o estabilizador não vem reduzir sensivelmente a rolagem, mas trazer ganho em conforto sem perda em estabilidade. O efeito de amarração do estabilizador só aparece quando as rodas do mesmo eixo se movimentam de forma desigual, como as passar por um obstáculo com apenas um lado do carro.
Como nos Buggys não temos o problema de suspensão mole e também 70% do peso se encontra proximo ao solo o efeito da barra estabilizadora é praticamente nulo, com relação a altas velocidades eu ja andei com o meu buggy em velocidade real medida por GPS a exatos 138KM/h (maxima das maximas) com vento lateral e curvas suaves e em nenhum momento senti ele ficar bobo, claro que não recomendo ninguem andar nesta velocidade pois uma simples turbulencia vinda de qualquer coisa até mesmo um outro carro pode jogar nosso buggy a mais de 200 metros da pista sem tempo algum de reação, depois deste teste que foi feito em uma pista dupla redizi a velocidade para 100km/h pois a pista ficou simples e uma carreta que passou no sentido contrario gerou um vacuo tal que quase me puxou para a pista contraria isto que minha velocidade era baixa imagina em alta, então pessoal nada de correr de buggy na estrada eu nunca mais ando acima de 100km/h.
Um Grande Abraço
Farina
Obs! achei esta figura que descreve a ação da suspensão em uma curva... a barra estabilizadora é justamente para diminuir esta inclinação.
Última edição por Farina BRM em Sex Mar 13, 2009 3:53 pm, editado 3 vez(es)
Re: Suspensão dianteira
Essa é uma discussão meio sem fim... mas o que o Farina falou é um fato: a frente do buggy é muito mais leve que a frente de um fusca.
Um buggy não tem praticamente nada de rolling (a carroceria não "deita" nas curvas), que é justamente a função da barra estabilizadora: evitar o rolling. Em retas, ela não tem função nenhuma. Mas, em trilhas com muitos buracos, a barra não vai permitir que as duas rodas da frente permaneçam junto ao chão, sempre. Como é muito rígica, quando uma das rodas acionar a suspensão daquele lado, a do outro lado também vai ser acionada e babaus para a suspensão independente... a roda vai levantar do chão. Sem a barra, um lado pode estar sobre uma pedra e o outro lado pode estar dentro de um buraco.
Buggies não são feitos para correr e - certamente - não são feitos para fazer curvas muito rápido. Com a frente leve e com pneus geralmente muito mais largos que o original do fusca, a tendência dele é sair de frente - com ou sem barra estabilizadora. Um risco muito grande, principalmente em locais de baixa aderência, como são as estradas próximas do mar, com aquela areiazinha solta... some-se a isto, o fato das rodas traseiras terem uma tração - aderência - muito maior que as originais do fusca (e bota maior nisso!). Ele vai empurrar o buggy em linha reta...
Um buggy não tem praticamente nada de rolling (a carroceria não "deita" nas curvas), que é justamente a função da barra estabilizadora: evitar o rolling. Em retas, ela não tem função nenhuma. Mas, em trilhas com muitos buracos, a barra não vai permitir que as duas rodas da frente permaneçam junto ao chão, sempre. Como é muito rígica, quando uma das rodas acionar a suspensão daquele lado, a do outro lado também vai ser acionada e babaus para a suspensão independente... a roda vai levantar do chão. Sem a barra, um lado pode estar sobre uma pedra e o outro lado pode estar dentro de um buraco.
Buggies não são feitos para correr e - certamente - não são feitos para fazer curvas muito rápido. Com a frente leve e com pneus geralmente muito mais largos que o original do fusca, a tendência dele é sair de frente - com ou sem barra estabilizadora. Um risco muito grande, principalmente em locais de baixa aderência, como são as estradas próximas do mar, com aquela areiazinha solta... some-se a isto, o fato das rodas traseiras terem uma tração - aderência - muito maior que as originais do fusca (e bota maior nisso!). Ele vai empurrar o buggy em linha reta...
Barra!!!
Certo, não tera vantagem nenhuma em curvas... o que melhorou muito a estabilidade e o conforto foi a troca dos amortecedores dianteiros por traseiros do Corsa dupla ação e os traseiros, por traseiros de Meriva também dupla ação.
Abraço
Farina
Abraço
Farina
Re: Suspensão dianteira
Boa dica Farina. Vou ter que comprar novos amortecedores e esse arranjo já será o escolhido.
Pietro- Moderador
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Tipo de Buggy : Já tive um Emis 83 e um Bugre 68... De olho no próximo.
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Aço e ferro
Por favor Nil , nos diga a diferença entre aço e ferro.
Clayton- Atolado na Lama
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FERRO E AÇO
Não é nada Nil , só perguntei por que muitas pessoas usam erroneamente esses nomes. Simplificando , "FERRO" é um elemento encontrado na natureza , que depois de passar pelo processo de aquecimento e adicionado carbono , outro elemento da natureza , se transforma em "AÇO" . Por isso digo que praticamente todo "FERRO" na verdade é "AÇO", sendo de qualidade inferior ou não isso depende do fabricante. Um .
Clayton- Atolado na Lama
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Re: Suspensão dianteira
NILL/CAUYPE 2009 escreveu:
UMA BOA OPÇÃO É COLOCAR OS AMORTECEDORES TRASEIRO DO CORSA, FICA MUITO ESTÁVEL POR SEREM DUPLA AÇÃO E MAIS MACIO.
Essa eu não sabia.
Sabe dizer se as medidas desse amortecedor são iguais a do fusca?
[]s
marzano- Novato
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Re: Suspensão dianteira
Farina, precisa de alguma adaptação para utilizar o amortecedor traseiro do Meriva na traseira do buggy ? já uso o traseiro do Corsa na dianteira.
Valeu
Valeu
J. Carlos- Buggueiro
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Re: Suspensão dianteira
marzano escreveu:NILL/CAUYPE 2009 escreveu:
UMA BOA OPÇÃO É COLOCAR OS AMORTECEDORES TRASEIRO DO CORSA, FICA MUITO ESTÁVEL POR SEREM DUPLA AÇÃO E MAIS MACIO.
Essa eu não sabia.
Sabe dizer se as medidas desse amortecedor são iguais a do fusca?
[]s
É VERDADE EU COLOQUEI O AMORTECEDOR DO CORSA, QUE FOI UMA DICA DO NIL E FICOU OTIMO. MELHOR QUE UM TAG E MAIS BARATO
ERICK- Doido por areia!!!!
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Re: Suspensão dianteira
ERICK escreveu:marzano escreveu:NILL/CAUYPE 2009 escreveu:
UMA BOA OPÇÃO É COLOCAR OS AMORTECEDORES TRASEIRO DO CORSA, FICA MUITO ESTÁVEL POR SEREM DUPLA AÇÃO E MAIS MACIO.
Essa eu não sabia.
Sabe dizer se as medidas desse amortecedor são iguais a do fusca?
[]s
É VERDADE EU COLOQUEI O AMORTECEDOR DO CORSA, QUE FOI UMA DICA DO NIL E FICOU OTIMO. MELHOR QUE UM TAG E MAIS BARATO
Chegou a comparar com o do fusca?
Gostaria de saber pois o meu é rebaixado.
Valeu.
marzano- Novato
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Tipo de Buggy : Fusca
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suspensão
Oi pessoal!! Como nossos fuscas, brasilias, etc...estão cada vez mais raros suas peças idem. Nesse caso da suspensão alta e dura, possa ser pelo o mecanico ou a retifica ter usado as laminas(ou feixes) da Kombi, que são mais duros para suportar o trabalho e o peso da Kombi, consequentemente como o buggy é bem mais leve, fica inviavel dirigir.
Abraços
Abraços
jorgefpd- Super Bugueiro
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Tipo de Buggy : EMIS 82
Pontos : 5995
Data de inscrição : 20/08/2008
V
Gostaria de agradecer a todos que se manifestaram neste tópico. As informações foram ótimas para mim (e certamente para outros colegas de buggy). Valeu!!!
ET- Buggueiro
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Localização : Espírito Santo
Tipo de Buggy : Buggy Giant's 94/94
Pontos : 5960
Data de inscrição : 13/09/2008
Re: Suspensão dianteira
Ola Pessoal,
Estou adaptando os amortecedores traseiros do corsa/celta na suspensão dianteira do Fusca e estou com dificuldade para tirar as buchas dos amortecedores da parte inferior (que encaixa no parafuso de fixação) para poder inverte-las pois o parafuso de fixação q é preso na suspensão do fusca tem um diâmetro diferente do do corsa. Como vocês fizeram e que ferramentas usaram ?
OUtra duvida, na parte q fixa em cima, o amortecedor original do fusca tem um "copinho", já no do corsa/celta não tem, vcs soldaram alguma arruela para imitar o do fusca na parte superior ?
A dica de vocês irá me ajudar muito. Obrigado
Estou adaptando os amortecedores traseiros do corsa/celta na suspensão dianteira do Fusca e estou com dificuldade para tirar as buchas dos amortecedores da parte inferior (que encaixa no parafuso de fixação) para poder inverte-las pois o parafuso de fixação q é preso na suspensão do fusca tem um diâmetro diferente do do corsa. Como vocês fizeram e que ferramentas usaram ?
OUtra duvida, na parte q fixa em cima, o amortecedor original do fusca tem um "copinho", já no do corsa/celta não tem, vcs soldaram alguma arruela para imitar o do fusca na parte superior ?
A dica de vocês irá me ajudar muito. Obrigado
amiltoncesar- Novato
- Número de Mensagens : 9
Idade : 44
Localização : campo grande ms
Tipo de Buggy : bugre.
Pontos : 4791
Data de inscrição : 21/10/2011
Re: Suspensão dianteira
amiltoncesar escreveu:Ola Pessoal,
Estou adaptando os amortecedores traseiros do corsa/celta na suspensão dianteira do Fusca e estou com dificuldade para tirar as buchas dos amortecedores da parte inferior (que encaixa no parafuso de fixação) para poder inverte-las pois o parafuso de fixação q é preso na suspensão do fusca tem um diâmetro diferente do do corsa. Como vocês fizeram e que ferramentas usaram ?
OUtra duvida, na parte q fixa em cima, o amortecedor original do fusca tem um "copinho", já no do corsa/celta não tem, vcs soldaram alguma arruela para imitar o do fusca na parte superior ?
A dica de vocês irá me ajudar muito. Obrigado
opa, eu fiz isso tb..
não precisa tirar nada, só passa uma broca 10mm no furo inferior do amortecedor (o original acho que é 8mm)..
apenas um detalhe, faça devagar e jogando água para não esquentar as buchas do amortecedor..
essa parte de cima do copinho eu não me lembro não, o seu não está com o furo muito largo não.. que gay esse papo.. ahahahah
Convidado- Convidado
Re: Suspensão dianteira
carlos.borowik escreveu:amiltoncesar escreveu:Ola Pessoal,
Estou adaptando os amortecedores traseiros do corsa/celta na suspensão dianteira do Fusca e estou com dificuldade para tirar as buchas dos amortecedores da parte inferior (que encaixa no parafuso de fixação) para poder inverte-las pois o parafuso de fixação q é preso na suspensão do fusca tem um diâmetro diferente do do corsa. Como vocês fizeram e que ferramentas usaram ?
OUtra duvida, na parte q fixa em cima, o amortecedor original do fusca tem um "copinho", já no do corsa/celta não tem, vcs soldaram alguma arruela para imitar o do fusca na parte superior ?
A dica de vocês irá me ajudar muito. Obrigado
opa, eu fiz isso tb..
não precisa tirar nada, só passa uma broca 10mm no furo inferior do amortecedor (o original acho que é 8mm)..
apenas um detalhe, faça devagar e jogando água para não esquentar as buchas do amortecedor..
essa parte de cima do copinho eu não me lembro não, o seu não está com o furo muito largo não.. que gay esse papo.. ahahahah
hauhaeuhaeha. Verdade Carlos.
Mas a tua dica me ajudará muito. agora a parte de cima, no amortecedor original tem esse "copinho" e o do corsa tem uma travinha bem pequena apenas que infelismente para "varado" pelo buraco de fixação da suspensão na parte superior. Pensei em colocar umas arroelas bem fortes, mas não sei se seria o ideal.
amiltoncesar- Novato
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Idade : 44
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Tipo de Buggy : bugre.
Pontos : 4791
Data de inscrição : 21/10/2011
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