Fonte de 12V AC/DC R$7,50 para carregar a bateria do carro: Verdade ou Mito?
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Fonte de 12V AC/DC R$7,50 para carregar a bateria do carro: Verdade ou Mito?
Bem, pesquisando a algum tempo atras li um artigo que dizia assim: "Não deverás usar o carregador de 12V de tomada para carregar a bateria, pois tem que chegar a tensão de 13V para dar carga completa na bateria". O que não se conta é que a carga será provavelmente, mais que o suficiente para uma partida, e não prejudicará em nada a bateria - então decidi provar isso!
Para a prova deixei o farol ligado, com uma bateria bem velhinha e surrada, até que a partida do carro não girasse sequer nem um pouco e a luz do painel mal-acendesse....
Um carregador 12V 1A que paguei R$7,50..
No teste do multímetro, a pequena fonte mediu nada mais nada menos que 12,40V (isso é promissor, pois uma bateria que não da partida marca muito a baixo de 12 e a grande diferença de voltagem fará a fonte carregar a bateria):
Vamos cortar o fio e descascar (ahh sim, se não tiver um multímetro para descobrir qual o positivo e negativo, não corte, use o próprio plug, colocando os fios nele, pois vem indicado na fonte quem é o positivo e o negativo para o mesmo):
Descasquei o fio bastante para que pudesse literalmente dar um nó com o cobre no polo da bateria (usei os dentes, devido ao fio ser bem fino - a amperagem que vai passar com ele é muito baixa se você respeitar a polaridade):
Pronto enrolei bem os fios com a fonte ligada - pois quando desligada da tomada fará o trabalho oposto e não queremos que isso aconteça!
Nota: Tem que respeitar o negativo e o positivo, senão a alta amperagem da bateria vai para a pobre fonte de 1A, e o resultado não será dos melhores! Então fio positivo no polo positivo e negativo no polo negativo e não terá erro.
A curiosidade matou o gato, então coloquei o multímetro em série como UNFUSED 10A, para ver se a bateria estava ou não sendo carregada (fio preto do multímetro no negativo da bateria e fio vermelho do multímetro no negativo da fonte, multímetro com o cabo de testes ligado no 10A UNFUSED e seletor posição 10A)...
Sim esta carregando e com uma carga lenta e saudável que começou a +1A, e diminuiu para +0,34A quando a voltagem chegou aos 12! A voltagem nos plugs da bateria foram subindo gradativamente também, onde pode-se perceber a recarga. Um dica para os que nunca usaram o multímetro: Não use o multímetro com o vermelho em UNFUSED para medir a voltagem da tomada ou bateria, esta posição deve ser usada somente para colocar o multímetro em série.
RESULTADOS DOS TESTES:
=========================
APROVADO: No carro, a surpresa, farol aceso, e motor de partida girando muito rápido, carro pegou no estalo!
RISCOS: Não tem riscos. O único risco é comprar uma fonte defeituosa dando uma voltagem muito baixa, nesse caso ao invés de carregar, descarregará a bateria(o mesmo vale para carregadores profissionais com defeito). Portanto se tiver um multímetro não corre este risco, pois poderá medir a fonte e a voltagem nos polos durante a carga. .
CUIDADOS: NÃO PODE INVERTER A POLARIDADE EM NENHUM CARREGADOR!!! Se não souber qual é o positivo/negativo da fonte, não corte o fio e use o próprio plug para puxar um fio, pois na fonte vem falando o sentido da corrente ou algumas vezes vem um seletor mostrando se quer jogar o positivo no meio do plug ou em volta. Normalmente o fio preto com uma faixa branca mais forte é o fio do positivo (exceto fontes que permitem inverter a polaridade...)
NÍVEL DA CARGA: Claro que a recarga não tem como ser completa pois não chega aos 13, mas foi uma meia carga muito sadia(lenta) - que fez o motor de partida girar talvez até melhor do que a recarga com um carregador de baterias rápido que não preserva a saúde da bateria, agora ficou fácil para o dinamo terminar o resto do trabalho e carregar a bateria realmente em 100%!
Abraços e fiquem com Deus...
TAGS: Carregador caseiro, fusca, bateria, recarga, carregador, recarregar, , descarrega, carro, moto, corcel, 147.
Para a prova deixei o farol ligado, com uma bateria bem velhinha e surrada, até que a partida do carro não girasse sequer nem um pouco e a luz do painel mal-acendesse....
Um carregador 12V 1A que paguei R$7,50..
No teste do multímetro, a pequena fonte mediu nada mais nada menos que 12,40V (isso é promissor, pois uma bateria que não da partida marca muito a baixo de 12 e a grande diferença de voltagem fará a fonte carregar a bateria):
Vamos cortar o fio e descascar (ahh sim, se não tiver um multímetro para descobrir qual o positivo e negativo, não corte, use o próprio plug, colocando os fios nele, pois vem indicado na fonte quem é o positivo e o negativo para o mesmo):
Descasquei o fio bastante para que pudesse literalmente dar um nó com o cobre no polo da bateria (usei os dentes, devido ao fio ser bem fino - a amperagem que vai passar com ele é muito baixa se você respeitar a polaridade):
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Nota: Tem que respeitar o negativo e o positivo, senão a alta amperagem da bateria vai para a pobre fonte de 1A, e o resultado não será dos melhores! Então fio positivo no polo positivo e negativo no polo negativo e não terá erro.
A curiosidade matou o gato, então coloquei o multímetro em série como UNFUSED 10A, para ver se a bateria estava ou não sendo carregada (fio preto do multímetro no negativo da bateria e fio vermelho do multímetro no negativo da fonte, multímetro com o cabo de testes ligado no 10A UNFUSED e seletor posição 10A)...
Sim esta carregando e com uma carga lenta e saudável que começou a +1A, e diminuiu para +0,34A quando a voltagem chegou aos 12! A voltagem nos plugs da bateria foram subindo gradativamente também, onde pode-se perceber a recarga. Um dica para os que nunca usaram o multímetro: Não use o multímetro com o vermelho em UNFUSED para medir a voltagem da tomada ou bateria, esta posição deve ser usada somente para colocar o multímetro em série.
RESULTADOS DOS TESTES:
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APROVADO: No carro, a surpresa, farol aceso, e motor de partida girando muito rápido, carro pegou no estalo!
RISCOS: Não tem riscos. O único risco é comprar uma fonte defeituosa dando uma voltagem muito baixa, nesse caso ao invés de carregar, descarregará a bateria(o mesmo vale para carregadores profissionais com defeito). Portanto se tiver um multímetro não corre este risco, pois poderá medir a fonte e a voltagem nos polos durante a carga. .
CUIDADOS: NÃO PODE INVERTER A POLARIDADE EM NENHUM CARREGADOR!!! Se não souber qual é o positivo/negativo da fonte, não corte o fio e use o próprio plug para puxar um fio, pois na fonte vem falando o sentido da corrente ou algumas vezes vem um seletor mostrando se quer jogar o positivo no meio do plug ou em volta. Normalmente o fio preto com uma faixa branca mais forte é o fio do positivo (exceto fontes que permitem inverter a polaridade...)
NÍVEL DA CARGA: Claro que a recarga não tem como ser completa pois não chega aos 13, mas foi uma meia carga muito sadia(lenta) - que fez o motor de partida girar talvez até melhor do que a recarga com um carregador de baterias rápido que não preserva a saúde da bateria, agora ficou fácil para o dinamo terminar o resto do trabalho e carregar a bateria realmente em 100%!
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Última edição por lucianomartini em Dom maio 19, 2013 5:09 pm, editado 13 vez(es)
lucianomartini- Doido por areia!!!!
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Tipo de Buggy : No momento não tenho nenhum, apenas um fusca, mas percebi que os tópicos daqui são muito bons para manutenção do meu carro.
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Re: Fonte de 12V AC/DC R$7,50 para carregar a bateria do carro: Verdade ou Mito?
tenho vontade de testar a de lampada nao sei presta
Bruno Carvalho- Super Desbravador
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Re: Fonte de 12V AC/DC R$7,50 para carregar a bateria do carro: Verdade ou Mito?
A de lampada tem carga lenta de 72horas(para carregar a bateria), é a carga ideal na verdade, o problema é que quase nunca esperamos as 72 horas e daí reclama-se, mas sim é boa.
lucianomartini- Doido por areia!!!!
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Re: Fonte de 12V AC/DC R$7,50 para carregar a bateria do carro: Verdade ou Mito?
O tempo de recarga com um carregador que usa uma lâmpada como resistor é variável com a potencia da mesma,ou seja,se a lâmpada for mais potente o tempo de recarga diminui.
abração
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Última edição por Figueiredo em Qui maio 16, 2013 10:51 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Fonte de 12V AC/DC R$7,50 para carregar a bateria do carro: Verdade ou Mito?
Se eu soubesse que essas fontes pequenas funcionavam suficiente para dar uma carga na bateria para várias partidas, talvez eu não teria comprado o carregador de R$ 150, mas valeu o investimento pois ele da carga completa, só que nada impede de eu carregar agora no carregador pequeno de R$7,50 e terminar a recarga usando dinamo/alternador!
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Re: Fonte de 12V AC/DC R$7,50 para carregar a bateria do carro: Verdade ou Mito?
lucianomartini escreveu:A de lampada tem carga lenta de 72horas(para carregar a bateria), é a carga ideal na verdade, o problema é que quase nunca esperamos as 72 horas e daí reclama-se, mas sim é boa.
Eu tenho um desse de lâmpada, no caso da carga lenta de 72hs, qual seria a potência da lâmpada?
vlw
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Re: Fonte de 12V AC/DC R$7,50 para carregar a bateria do carro: Verdade ou Mito?
Poe a de 100W e deixa por 72 horas, eles falam 6 horas, mas eu não concordo porque conforme a voltagem da bateria chega próxima da voltagem do carregador a amperagem cai muito (mas muito), e aí a bateria não chega onde se espera. Então deixe 72 horas com a lampada de 100W, se por acaso a bateria estiver com carga máxima em 24 horas a recarga vai parar, sozinha nesse ponto porque a voltagem da bateria e do carregador será de fato a mesma e portanto não haverá corrente migrando... Se faltar bem pouquinho, vai continuar a carga bem lentamente....
Já o carregador usando fonte AC/DC 12V, chega nuns 12,5 que é cerca de meia carga, pode-se deixar umas 24 horas que mesmo sendo meia carga, ela será ainda mais lenta quando estiver chegando neste valor.
Já o carregador usando fonte AC/DC 12V, chega nuns 12,5 que é cerca de meia carga, pode-se deixar umas 24 horas que mesmo sendo meia carga, ela será ainda mais lenta quando estiver chegando neste valor.
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Re: Fonte de 12V AC/DC R$7,50 para carregar a bateria do carro: Verdade ou Mito?
luciano comprou esse seu carregador onde tem no ml nao? achei bem legal e pratico to afim de compra um desses, tava com vontade de fazer uma gambiarra com a uma fonte de computador so falta de tempo mesmo depois vou testar
Bruno Carvalho- Super Desbravador
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Re: Fonte de 12V AC/DC R$7,50 para carregar a bateria do carro: Verdade ou Mito?
Oi Bruno, eu comprei numa lojinha de tem de tudo, mas acha também em loja de eletrônicos e lojas de câmeras, pois é uma fonte para câmera.
Este carregador só é util para bateria que esteja marcando uns 12V(ou menos) ou que por qualquer motivo não gira o motor de partida, ela vai dar carga até a bateria marcar 12,40-12,50V (vai depender da tensão da fonte que você comprou), não precisa monitorar, só monitorar a fonte mas o tempo de recarga se ultrapassar não tem problema porque ela não consegue passar os 12,40. Se a fonte marcar 13V como acontece com aquelas fontes multi-voltagens mais antigas(na posição 12), vai conseguir uma carga ótima. Se comprar uma fonte muito cara, não vai dar tão certo porque elas marcam sempre 12V, em loja de eletronico você tem a vantagem de a pessoa que esta vendendo testar na hora para você a tensão.
O unico risco que você corre de ir em loja de tem de tudo é comprar uma fonte estragada, que esteja dando bem menos que 12V, aí pode descarregar a bateria só que você vai achar multímetros muito baratos nessas lojas também, então este risco elimina-se com um simples teste!
Este carregador só é util para bateria que esteja marcando uns 12V(ou menos) ou que por qualquer motivo não gira o motor de partida, ela vai dar carga até a bateria marcar 12,40-12,50V (vai depender da tensão da fonte que você comprou), não precisa monitorar, só monitorar a fonte mas o tempo de recarga se ultrapassar não tem problema porque ela não consegue passar os 12,40. Se a fonte marcar 13V como acontece com aquelas fontes multi-voltagens mais antigas(na posição 12), vai conseguir uma carga ótima. Se comprar uma fonte muito cara, não vai dar tão certo porque elas marcam sempre 12V, em loja de eletronico você tem a vantagem de a pessoa que esta vendendo testar na hora para você a tensão.
O unico risco que você corre de ir em loja de tem de tudo é comprar uma fonte estragada, que esteja dando bem menos que 12V, aí pode descarregar a bateria só que você vai achar multímetros muito baratos nessas lojas também, então este risco elimina-se com um simples teste!
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Re: Fonte de 12V AC/DC R$7,50 para carregar a bateria do carro: Verdade ou Mito?
Por muito tempo, usei a fonte de um autorama e funcionava que era uma beleza! era de 5A e demorava uma noite inteira para carregar a bateria, mas nunca deu problema!
Re: Fonte de 12V AC/DC R$7,50 para carregar a bateria do carro: Verdade ou Mito?
como mexo com eletronico e informatica o equipamento eu tenho so me falta tempo e coragem(preguiça) para fazer isso
Bruno Carvalho- Super Desbravador
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Re: Fonte de 12V AC/DC R$7,50 para carregar a bateria do carro: Verdade ou Mito?
Eu comprei uma com lâmpada ano passado, mas ainda não precisei usar. Uso corta corrente quando deixo o buggy parado na garagem. É bom saber que esse carregador funciona e não danifica a bateria. Agora sei que quando precisar posso usar sem medo de colocar fogo na bateria e no buggy. kkkkkkkk
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Re: Fonte de 12V AC/DC R$7,50 para carregar a bateria do carro: Verdade ou Mito?
Seria bom tirar a bateria do buggy porque pode ter consumidor no buggy e como esta carga é bem lenta pode não conseguir dar conta!
lucianomartini- Doido por areia!!!!
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