Monitoramento da temperatura dos cabeçotes
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Monitoramento da temperatura dos cabeçotes
Olá, pessoal!
Recentemente aproveitei para instalar o sensor de temperatura dos cabeçotes. Esse kit da VDO é composto pelo marcador,
sensor que será instalado na vela, chicote, trava do marcador e manual.
Segue foto do kit:
Esse kit é importado e utilizada a escala em Farenheit. Esse é um pequeno detalhe que não atrapalha em nada sua utilização.
Após pesquisar na Internet, encontrei o Blog "Hobby Aviação", no endereço http://hobbyaviacao.no.comunidades.net/index.php?pagina=1088781448,
que fala sobre a utilização dos motores VW a ar (Boxer) na aviação.
Como nessa área, a segurança vem em primeiro lugar, a preocupação com o
funcionamento e durabilidade do motor é muito grande. Assim, monitorar a
temperatura dele faz parte da rotina. Lá encontramos valores exatos
sobre a faixa de temperatura para funcionamento do motor. A faixa, em
graus Farenheit vai de 302oF a 385oF, sendo que por até 5 minutos é tolerável que chegue a 424oF.
Avaliando a escala do marcador, percebemos que a faixa aceitável de
trabalho vai de um traço antes do meio até um traço depois do meio,
conforme a figura abaixo. Vale destacar que cada traço na escala do
marcador corresponde 50oF.
Instalação:
A instalação do sensor foi feita na vela do cilindro 3, pois é o
cilindro que sofre com as maiores temperaturas, mesmo utilizando capela
com radiador deslocado.
Para seja possível a instalação da vela com o sensor, é necessário que a
arruela presente na vela seja retirada, conforme figura abaixo:
Após a colocação do sensor na vela, é necessário dobrá-lo para que ele encaixe no cabeçote, conforme a foto abaixo.
Observação: na foto abaixo ainda é possível ver a arruela, que foi retirada posteriormente.
Com a vela no lugar, é hora de passar o chicote do motor para o porta-malas até que chegue no marcador no painel.
A ligação dos fios é bem simples. O chicote que vem nele liga o
marcador ao sensor e seus conectores só tem uma posição possível para
encaixe. A outra ligação é para a iluminação de fundo, com o terra e o
positivo, que pode ser ligado no positivo da iluminação do painel já
existente. Assim, a sua iluminação só acenderá com o farol aceso.
O local que escolhi para instalar o marcado por bem próximo ao cabo de
abertura do capô. É um lugar discreto, mas que permite boa visão.
Com ele instalado, é hoje de testá-lo. Como o dia estava bem quente, foi perfeito para avaliarmos.
Com ele em funcionamento normal do trânsito, o ponteiro ficou muito próximo aos 300oF,
mas quando pegamos uma subida mais íngreme e longa com uma marcha alta e
giro baixo (propositalmente), vimos a temperatura subir rapidamente até
perto dos 400oF. Porém, em segundos após o término da subida, ela voltou ao normal.
Agora já podemos andar e acompanhar a temperatura dos pontos mais importantes do motor: os cabeçotes.
Para quem tiver interesse, pode acessar nossa página:
http://www.fuscaetal.com.br/index.php/venda-de-pecas
Abraços,
Fabrício Lamonica
www.fuscaetal.com.br
Recentemente aproveitei para instalar o sensor de temperatura dos cabeçotes. Esse kit da VDO é composto pelo marcador,
sensor que será instalado na vela, chicote, trava do marcador e manual.
Segue foto do kit:
Esse kit é importado e utilizada a escala em Farenheit. Esse é um pequeno detalhe que não atrapalha em nada sua utilização.
Após pesquisar na Internet, encontrei o Blog "Hobby Aviação", no endereço http://hobbyaviacao.no.comunidades.net/index.php?pagina=1088781448,
que fala sobre a utilização dos motores VW a ar (Boxer) na aviação.
Como nessa área, a segurança vem em primeiro lugar, a preocupação com o
funcionamento e durabilidade do motor é muito grande. Assim, monitorar a
temperatura dele faz parte da rotina. Lá encontramos valores exatos
sobre a faixa de temperatura para funcionamento do motor. A faixa, em
graus Farenheit vai de 302oF a 385oF, sendo que por até 5 minutos é tolerável que chegue a 424oF.
Avaliando a escala do marcador, percebemos que a faixa aceitável de
trabalho vai de um traço antes do meio até um traço depois do meio,
conforme a figura abaixo. Vale destacar que cada traço na escala do
marcador corresponde 50oF.
Instalação:
A instalação do sensor foi feita na vela do cilindro 3, pois é o
cilindro que sofre com as maiores temperaturas, mesmo utilizando capela
com radiador deslocado.
Para seja possível a instalação da vela com o sensor, é necessário que a
arruela presente na vela seja retirada, conforme figura abaixo:
Após a colocação do sensor na vela, é necessário dobrá-lo para que ele encaixe no cabeçote, conforme a foto abaixo.
Observação: na foto abaixo ainda é possível ver a arruela, que foi retirada posteriormente.
Com a vela no lugar, é hora de passar o chicote do motor para o porta-malas até que chegue no marcador no painel.
A ligação dos fios é bem simples. O chicote que vem nele liga o
marcador ao sensor e seus conectores só tem uma posição possível para
encaixe. A outra ligação é para a iluminação de fundo, com o terra e o
positivo, que pode ser ligado no positivo da iluminação do painel já
existente. Assim, a sua iluminação só acenderá com o farol aceso.
O local que escolhi para instalar o marcado por bem próximo ao cabo de
abertura do capô. É um lugar discreto, mas que permite boa visão.
Com ele instalado, é hoje de testá-lo. Como o dia estava bem quente, foi perfeito para avaliarmos.
Com ele em funcionamento normal do trânsito, o ponteiro ficou muito próximo aos 300oF,
mas quando pegamos uma subida mais íngreme e longa com uma marcha alta e
giro baixo (propositalmente), vimos a temperatura subir rapidamente até
perto dos 400oF. Porém, em segundos após o término da subida, ela voltou ao normal.
Agora já podemos andar e acompanhar a temperatura dos pontos mais importantes do motor: os cabeçotes.
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Abraços,
Fabrício Lamonica
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Re: Monitoramento da temperatura dos cabeçotes
isso quer dizer que a temperatura normal dos cabeçotes seria entre 150ºC e 196ºC entretanto por um curto período é aceitável que essa temperatura atinja até +- 218ºC
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
- Número de Mensagens : 4999
Idade : 58
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11962
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Monitoramento da temperatura dos cabeçotes
É isso aí. Repare que não é a temperatura do óleo, que normalmente vemos instalados. É a temperatura do topo do cilindro, do cabeçote propriamente dito.
Abraço,
Fabrício Lamonica
www.fuscaetal.com.br
Abraço,
Fabrício Lamonica
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Re: Monitoramento da temperatura dos cabeçotes
exato, eu acho que se instalar também um marcador de temperatura do óleo para fins de comparação da pra saber se o sistema de lubrificação esta lubrificando bem ou se há entupimentos ou defeito na bomba.
Bugólatra- Anjo das Dunas - Parceiro Eterno
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Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11962
Data de inscrição : 17/05/2008
Re: Monitoramento da temperatura dos cabeçotes
o medidor mais importante não seria o pressão de oleo ?? tipo, o 1º a ser instalado ?
sempre instalei dele nos meus antigos, junto com temperatura de agua (que não é o caso do air cooled) e voltimetro.
sempre instalei dele nos meus antigos, junto com temperatura de agua (que não é o caso do air cooled) e voltimetro.
ClaudioLC- Desbravador
- Número de Mensagens : 179
Idade : 56
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : Zuggy
Pontos : 4497
Data de inscrição : 09/02/2013
Re: Monitoramento da temperatura dos cabeçotes
Acho interessante ter alguns marcadores pois eles se completam e dão um maior controle/conhecimento sobre o que está acontecendo com o motor.
Só coloquei esse aí para mostrar pois muita gente só conhece o marcador de temperatura do óleo e não do cabeçote.
Abraço,
Fabrício Lamonica
www.fuscaetal.com.br
Só coloquei esse aí para mostrar pois muita gente só conhece o marcador de temperatura do óleo e não do cabeçote.
Abraço,
Fabrício Lamonica
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Re: Monitoramento da temperatura dos cabeçotes
Ele realmente mede em Fahrenheit pois é importado dos EUA, mas já fiz a conversão e vi que basta se basear pela escala. O meio da escala tem um traço antes e depois. Essa é a faixa de trabalho correta e ele pode passar somente por mais um traço por até 5 minutos. É bem simples!
Com isso, a gente tem a segurança de monitorar a temperatura.
Abraço,
Fabrício Lamonica
www.fuscaetal.com.br
Com isso, a gente tem a segurança de monitorar a temperatura.
Abraço,
Fabrício Lamonica
www.fuscaetal.com.br
Re: Monitoramento da temperatura dos cabeçotes
Bom dia
Nao estou conseguindo visualizar as fotos poderia me enviar no meu e-mail
Obrigado
Nao estou conseguindo visualizar as fotos poderia me enviar no meu e-mail
Obrigado
Marmita- Novato
- Número de Mensagens : 1
Localização : icem sp
Tipo de Buggy : fusca
Pontos : 2449
Data de inscrição : 10/03/2018
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