ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
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ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
Bem galera, tava eu la bem bonitinho jogando nedd for speed carbon e me deparei com uma pergunta na regulagem da suspensao"oversteer ou understeer?" eu fiquei numa duvida tremenda entao fui pesquisar e fiz as seguintes conclusoes:
Understeer: É quando voce entra numa curva acelerando e a frente do carro desliza nao fazendo a cruva totalmente fechada na sua trajetoria ideal, como deve ocorrer com muitos buggyes por conta do suspensao dura demais na dianteira como ocorre com meu buggy na areia dura da praia se enrolar o curso todo e acelerar ele fara curva bem abertas deslizando a frente e em algumas curvas no asfalto tambem
Oversteer: É quando ocorre exatamente ao contrário a frente segue normalmente e a traseira sai um pouco ou muito a depender da aceleração, fazendo assim que o veiculo faça a curva no trageto ideal da curva e para alem disso fazendo com que tenha maior tração sobre o solo exceto se acelerar demais. oque seria ideal para os buggys
ate agora estou pesquisando formas de transformar a suspensao mais pra oversteer do que understeer
uma boa dica para que nao ocorra tantoo o understeer eh frenagem brusca ou suficiente para que ocorra a tranferencia de peso para a dianteiraa do carro, isso exige tambem uma suspensao mais mole na frente para que ocorra mais facilmente a transferencia
CASO TENHAM DICAS PARA TRANSFORMAR MAIS EM OVERSTEER POSTEM AI
Understeer: É quando voce entra numa curva acelerando e a frente do carro desliza nao fazendo a cruva totalmente fechada na sua trajetoria ideal, como deve ocorrer com muitos buggyes por conta do suspensao dura demais na dianteira como ocorre com meu buggy na areia dura da praia se enrolar o curso todo e acelerar ele fara curva bem abertas deslizando a frente e em algumas curvas no asfalto tambem
Oversteer: É quando ocorre exatamente ao contrário a frente segue normalmente e a traseira sai um pouco ou muito a depender da aceleração, fazendo assim que o veiculo faça a curva no trageto ideal da curva e para alem disso fazendo com que tenha maior tração sobre o solo exceto se acelerar demais. oque seria ideal para os buggys
ate agora estou pesquisando formas de transformar a suspensao mais pra oversteer do que understeer
uma boa dica para que nao ocorra tantoo o understeer eh frenagem brusca ou suficiente para que ocorra a tranferencia de peso para a dianteiraa do carro, isso exige tambem uma suspensao mais mole na frente para que ocorra mais facilmente a transferencia
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Mad Well- Homem das Dunas
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Re: ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
Nossa, isso nós usamos muito no automodelismo, mas quando o carro sai de traseira dizemos que está com muita frente ou pouca traseira, e quando sai de frente é o contrário.
Gui Kaufmann- Desbravador Master
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Re: ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
Eh gui axo q vc foi o unio que quis entender mais kkkkkk
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
Mad Well escreveu:Eh gui axo q vc foi o unio que quis entender mais kkkkkk
Na verdade Mad, os buggies têm tendência a sair de frente (understeer) porque a frente é leve e os pneus são mais finos que os traseiros. Mas em qualquer carro você pode provocar o oversteer saída de traseira com o freio de mão ou jogando o carro para fora da curva seguida de uma virada forte para dentro da curva junto com aceleração.
Recomendo dar uma olhada nestes vídeos...
albertocn- Doido por areia!!!!
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Re: ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
entao alberto, mas existem varias formas de "tendenciar" a oversteer ou oversteer por exemplo usando amortecedores mais moles na frente e mais duros atras porque durante o freio o peso eh tranferido todo para a frente por questao de inercia aliviando a traseira que se voce acelerar forte vai acabar jogando a traseira, existem tambem varias barras de estabilização(como a dianteira que nos tiramos por nao ter efeito no buggy) existe tambem outra forma mexendo no diferencial mais ai eh chato demais, eu vou procurar mais sobre o assunto tenho um amigo engenheiro mecanico e se houver alguma forma de reduzir o understeer da dianteira dos buggyes eu vou deixar registrado aqui. ate porque eh uma questao de segurança pois a correção do oversteer eh mais facil que a do understeer
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
mas a minha preocupação com isso nao eh sair fazendo drift com o buggy que voce falou em puxar o freio de mao kkkkkk
o jogar o carro pra fora e depois pra dentro nao da certo por conta tambem do oversteer
o jogar o carro pra fora e depois pra dentro nao da certo por conta tambem do oversteer
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
Eii mad! Eu joga live for speed a um booom tempo atraz e uma maneira de corrigir isso nos meus carros era pondo peso, no seu caso colocar peso na frente do carro para que ela grude junto a pista, mas acho que não compensa não, deixa ele levinho! e afunda mais o pé que dae a traseira saii hahahha cuidado, uma vez puxei o freio de mão do meu antigo gol o bixinho não soltou mais, pense. ainda bem que não ouve nada!
Re: ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
Pessoal,
Todo projeto de carro sai da fabrica com a config understeer. O Motivo é simples ... Todo motorista comum, quando entra numa curva e percebe que o carro está saindo da trajetória, tem a tendência de virar mais o volante para dentro da curva, é o comportamento normal do ser humano.
Esta ação no understeer ou, sub-esterçado, corrige a trajetória do carro.
No caso do sobre-esterçado, se o motorista virar o volante o carro vai sair mais ainda e entrar num spin incontrolável.
Para conseguir deixar o carro na config sobre esterçado, basta mexer no alinhamento da suspensão. Principalmente caster e camber. Tudo tem a ver com o famoso CG (Centro de Gravidade) não o coeficiente conhecido !!!
Para quem é mais experiente, sempre a preferencia vai ser o sobre esterçado pois a direção é mais divertida!
Todo projeto de carro sai da fabrica com a config understeer. O Motivo é simples ... Todo motorista comum, quando entra numa curva e percebe que o carro está saindo da trajetória, tem a tendência de virar mais o volante para dentro da curva, é o comportamento normal do ser humano.
Esta ação no understeer ou, sub-esterçado, corrige a trajetória do carro.
No caso do sobre-esterçado, se o motorista virar o volante o carro vai sair mais ainda e entrar num spin incontrolável.
Para conseguir deixar o carro na config sobre esterçado, basta mexer no alinhamento da suspensão. Principalmente caster e camber. Tudo tem a ver com o famoso CG (Centro de Gravidade) não o coeficiente conhecido !!!
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Terrorista- Super Desbravador
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Re: ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
entao zzefinho o problçema eh esse... se eu por peso na frente fica ruim p trilha, se por amortecedor duro vai prender demais na areia e se eu pisar de vez e virar ele empurra a frente understeer...zzefinho escreveu:Eii mad! Eu joga live for speed a um booom tempo atraz e uma maneira de corrigir isso nos meus carros era pondo peso, no seu caso colocar peso na frente do carro para que ela grude junto a pista, mas acho que não compensa não, deixa ele levinho! e afunda mais o pé que dae a traseira saii hahahha cuidado, uma vez puxei o freio de mão do meu antigo gol o bixinho não soltou mais, pense. ainda bem que não ouve nada!
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
ajuda ai terrorista regsitra ai como que a gente faz, porque aqui na minha cidade nao existem tantos "doidos" assim... entao nao ha mt conhecimento ajuda a gente!!!! olha eu ja vi pra por amortecedores mais duros, mas a frtente ficaria pesadas nas trilhas porque o amortecedor ficaria empurrando o tempo todo pra baixo fazendo prender mais, ja ouvi falar em por mias barras estabilizadoras na frente mas nunca encontrei ninguem que se arriscasse a fazer o projeto.... da as dicas completas ai tds informaçoesTerrorista escreveu:Pessoal,
Todo projeto de carro sai da fabrica com a config understeer. O Motivo é simples ... Todo motorista comum, quando entra numa curva e percebe que o carro está saindo da trajetória, tem a tendência de virar mais o volante para dentro da curva, é o comportamento normal do ser humano.
Esta ação no understeer ou, sub-esterçado, corrige a trajetória do carro.
No caso do sobre-esterçado, se o motorista virar o volante o carro vai sair mais ainda e entrar num spin incontrolável.
Para conseguir deixar o carro na config sobre esterçado, basta mexer no alinhamento da suspensão. Principalmente caster e camber. Tudo tem a ver com o famoso CG (Centro de Gravidade) não o coeficiente conhecido !!!
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Mad Well- Homem das Dunas
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Re: ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
Para cair no oversteer, as forças na traseira do carro em relação ao CG tem de ser maiores que na dianteira em relação ao CG, de acordo com o angulo da curva .. Parece complexo mas nem é nada .... É trigonometria pura ...
Primeira coisa para fazer o carro sobre-esterçar é corrigir o camber traseiro. Pois nos buggies, pelo tamanho do pneu já é dificil de fazer sair .. Se estiver com camber negativo então ... Esquece, somente destracionando que ele sobre-esterça ....
Corrigiu a geometria, tem que endurecer a traseira do carro ... Quanto mais dura, menos absorve o movimento da carroceria nas molas e amortecedor, jogando toda a força numa curva para o coeficiente de atrito do pneu com o solo e, apesar de ser bem maior que a da dianteira, por causa do Footprint ela ajuda a despregar.
Mexendo na frente do carro, o objetivo é pregar a frente, para que a traseira saia jogando na curva. Para conseguir isso é preciso fazer com que a frente absorva o máximo da transferencia nas curvas para o amortecedor e as molas. A barra de torção, se você estiver utilizando deveria ser mais mole e, o sistema mola amortecedor tem de ser macio o suficiente para baixar a frente mas sem dar batente de amortecedor, neste caso estariamos na mesma condição da traseira.
Sobre a regulagem, o caster deveria ser o mais negativo possível, para trás do carro e camber deve ser negativo, porém nada que comprometa a área do footprint com o chão! Para se ter uma idéia, até o tipo da roda, se o cubo em relação à banda é mais para dentro ou para fora do carro influencia no sobre-esterçamento.
Cada caso é um caso e achar essas regulagens não é tão simples sem amortecedores de duplo estágio como os Kony da vida ....
Sinceramente só fiz isso até hoje em carro de corrida pois é muito fácil mexer na geometria da suspensão. Em carro de rua, mexer no caster por exemplo é um problema pois é necessário até ciborgue.
Na suspensão do fusca então, tem de se calçar os parafusos do quadro ou até nexer no cabeçote.
Entre amigos aqui, não mexeria demais na geometria. Se quiser brincar, corrige o camber traseiro e mexe nos amortecedores, tirando a estabilizadora, lembrando que é perigoso para frenagens em curva sem ela!
Abraço!
Primeira coisa para fazer o carro sobre-esterçar é corrigir o camber traseiro. Pois nos buggies, pelo tamanho do pneu já é dificil de fazer sair .. Se estiver com camber negativo então ... Esquece, somente destracionando que ele sobre-esterça ....
Corrigiu a geometria, tem que endurecer a traseira do carro ... Quanto mais dura, menos absorve o movimento da carroceria nas molas e amortecedor, jogando toda a força numa curva para o coeficiente de atrito do pneu com o solo e, apesar de ser bem maior que a da dianteira, por causa do Footprint ela ajuda a despregar.
Mexendo na frente do carro, o objetivo é pregar a frente, para que a traseira saia jogando na curva. Para conseguir isso é preciso fazer com que a frente absorva o máximo da transferencia nas curvas para o amortecedor e as molas. A barra de torção, se você estiver utilizando deveria ser mais mole e, o sistema mola amortecedor tem de ser macio o suficiente para baixar a frente mas sem dar batente de amortecedor, neste caso estariamos na mesma condição da traseira.
Sobre a regulagem, o caster deveria ser o mais negativo possível, para trás do carro e camber deve ser negativo, porém nada que comprometa a área do footprint com o chão! Para se ter uma idéia, até o tipo da roda, se o cubo em relação à banda é mais para dentro ou para fora do carro influencia no sobre-esterçamento.
Cada caso é um caso e achar essas regulagens não é tão simples sem amortecedores de duplo estágio como os Kony da vida ....
Sinceramente só fiz isso até hoje em carro de corrida pois é muito fácil mexer na geometria da suspensão. Em carro de rua, mexer no caster por exemplo é um problema pois é necessário até ciborgue.
Na suspensão do fusca então, tem de se calçar os parafusos do quadro ou até nexer no cabeçote.
Entre amigos aqui, não mexeria demais na geometria. Se quiser brincar, corrige o camber traseiro e mexe nos amortecedores, tirando a estabilizadora, lembrando que é perigoso para frenagens em curva sem ela!
Abraço!
Terrorista- Super Desbravador
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Re: ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
o do meu eh levemente positivo por causa das molas...Terrorista escreveu:Para cair no oversteer, as forças na traseira do carro em relação ao CG tem de ser maiores que na dianteira em relação ao CG, de acordo com o angulo da curva .. Parece complexo mas nem é nada .... É trigonometria pura ...
Primeira coisa para fazer o carro sobre-esterçar é corrigir o camber traseiro. Pois nos buggies, pelo tamanho do pneu já é dificil de fazer sair .. Se estiver com camber negativo então ... Esquece, somente destracionando que ele sobre-esterça ....
Corrigiu a geometria, tem que endurecer a traseira do carro ... Quanto mais dura, menos absorve o movimento da carroceria nas molas e amortecedor, jogando toda a força numa curva para o coeficiente de atrito do pneu com o solo e, apesar de ser bem maior que a da dianteira, por causa do Footprint ela ajuda a despregar.
Mexendo na frente do carro, o objetivo é pregar a frente, para que a traseira saia jogando na curva. Para conseguir isso é preciso fazer com que a frente absorva o máximo da transferencia nas curvas para o amortecedor e as molas. A barra de torção, se você estiver utilizando deveria ser mais mole e, o sistema mola amortecedor tem de ser macio o suficiente para baixar a frente mas sem dar batente de amortecedor, neste caso estariamos na mesma condição da traseira.
Sobre a regulagem, o caster deveria ser o mais negativo possível, para trás do carro e camber deve ser negativo, porém nada que comprometa a área do footprint com o chão! Para se ter uma idéia, até o tipo da roda, se o cubo em relação à banda é mais para dentro ou para fora do carro influencia no sobre-esterçamento.
Cada caso é um caso e achar essas regulagens não é tão simples sem amortecedores de duplo estágio como os Kony da vida ....
Sinceramente só fiz isso até hoje em carro de corrida pois é muito fácil mexer na geometria da suspensão. Em carro de rua, mexer no caster por exemplo é um problema pois é necessário até ciborgue.
Na suspensão do fusca então, tem de se calçar os parafusos do quadro ou até nexer no cabeçote.
Entre amigos aqui, não mexeria demais na geometria. Se quiser brincar, corrige o camber traseiro e mexe nos amortecedores, tirando a estabilizadora, lembrando que é perigoso para frenagens em curva sem ela!
Abraço!
amoretecedores dianteiros de d-20 na traseira axo que ajudaria bastante eh oq o pessoal usa.
na dianteira o amortecedor eh bm molinho so precisa repor os feixinhos... a barra estabilizadora do meu ja veio sem... entao o camber na dianteira teria que ser levemente negativo pra grudar melhor no chao e o de fora positivo como ja esta... mas mudar o caster nao vai dar... teria que mexer em muita coisa! e tem que lembrar que uso em off road entao nao vai ser um buggy de drift tem que ver bem oque se vai fazer... vou recondicionar os amortecedores em dupla acao até por recomendação do nil tentar deixar a dianteira mais molinha e a traseira mais durinha ta a dica ai galera, se eu tiver errado em algo em corrijam pf!
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
http://www.gophoto.it/view.php?i=https://2img.net/r/ihimizer/img717/4041/camber.gif#.UPcrESfhoTk
pra galera entender melhor
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Mad Well- Homem das Dunas
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Re: ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
Terrorista escreveu:Para cair no oversteer, as forças na traseira do carro em relação ao CG tem de ser maiores que na dianteira em relação ao CG, de acordo com o angulo da curva .. Parece complexo mas nem é nada .... É trigonometria pura ...
Primeira coisa para fazer o carro sobre-esterçar é corrigir o camber traseiro. Pois nos buggies, pelo tamanho do pneu já é dificil de fazer sair .. Se estiver com camber negativo então ... Esquece, somente destracionando que ele sobre-esterça ....
Corrigiu a geometria, tem que endurecer a traseira do carro ... Quanto mais dura, menos absorve o movimento da carroceria nas molas e amortecedor, jogando toda a força numa curva para o coeficiente de atrito do pneu com o solo e, apesar de ser bem maior que a da dianteira, por causa do Footprint ela ajuda a despregar.
Mexendo na frente do carro, o objetivo é pregar a frente, para que a traseira saia jogando na curva. Para conseguir isso é preciso fazer com que a frente absorva o máximo da transferencia nas curvas para o amortecedor e as molas. A barra de torção, se você estiver utilizando deveria ser mais mole e, o sistema mola amortecedor tem de ser macio o suficiente para baixar a frente mas sem dar batente de amortecedor, neste caso estariamos na mesma condição da traseira.
Sobre a regulagem, o caster deveria ser o mais negativo possível, para trás do carro e camber deve ser negativo, porém nada que comprometa a área do footprint com o chão! Para se ter uma idéia, até o tipo da roda, se o cubo em relação à banda é mais para dentro ou para fora do carro influencia no sobre-esterçamento.
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oque voce quis dizer com footprint? e nao entendi essa parte em nregito
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Re: ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
Mad,
Footprint é a pegada que o pneu deixa no solo.
Ela varia de acordo com a calibragem, angulo de camber, peso dentre outras características! Cada pneu tem a sua e, é ela quem define o quanto é o coeficiente de atrito na superfície pneu/solo.
Terrorista- Super Desbravador
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Re: ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
beleza, agora é so re-ler tudo para entender melhor! kkkkk mas nao posso tirar mt o footprint de tras por causa das trilhas neh
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
Mad Well escreveu:beleza, agora é so re-ler tudo para entender melhor! kkkkk mas nao posso tirar mt o footprint de tras por causa das trilhas neh
AEUAEUA ... Essas p orras de dinâmica veícular é osso mesmo de entender!
O footprint é fundamental para um princípio que chamamos de força lateral! Ela que mantem o carro na trajetória e é muito importante para o carra não SAIR, de frente ou de traseira. Que é o under ou oversteer ...
Na trilha, por causa dos cravos no pneu, o atrito se dá de outra forma. O footprint é mais crítico em pneus menos Borrachudos !
Terrorista- Super Desbravador
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Re: ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
Terrorista escreveu:Mad Well escreveu:beleza, agora é so re-ler tudo para entender melhor! kkkkk mas nao posso tirar mt o footprint de tras por causa das trilhas neh
AEUAEUA ... Essas p orras de dinâmica veícular é osso mesmo de entender!
O footprint é fundamental para um princípio que chamamos de força lateral! Ela que mantem o carro na trajetória e é muito importante para o carra não SAIR, de frente ou de traseira. Que é o under ou oversteer ...
Na trilha, por causa dos cravos no pneu, o atrito se dá de outra forma. O footprint é mais crítico em pneus menos Borrachudos !
fisica 2º ano me lembro de algumas coisas ainda! mas veja se o footprint está relacionado apenas a força lateral tudo bem! problema se interferir na aderencia ao chão em retas e outros terrenos
Mad Well- Homem das Dunas
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Re: ENTENDA MAIS, OVERSTEER E UNDERSTEER
entao os amortecedores traseiros tem que ficar "apontando" para o motor correto?
Mad Well- Homem das Dunas
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