Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AREIA NO OLEO?!

+3
jperson
albertocn
Mad Well
7 participantes

Ir para baixo

AREIA NO OLEO?! Empty AREIA NO OLEO?!

Mensagem por Mad Well Dom Nov 25, 2012 2:20 pm

galera hoje me surpreendi ao ver que meu buggy ta sem a tampa do oleo do motor aquela que fica do lado do suspiro!! e preciso saber se entrou areia!! se sim oque faço? trocar o oleo basta? e eu axo q foram os ajudantes do mecanico que estavam em pe de gueera e por sacanagem fizeram isso pois eh impossivel isso sair!! iai galera?se caiu areia basta trocar o oleo? oque tem que fazer?
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6876
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AREIA NO OLEO?! Empty Re: AREIA NO OLEO?!

Mensagem por albertocn Dom Nov 25, 2012 2:44 pm

Mad Well escreveu:galera hoje me surpreendi ao ver que meu buggy ta sem a tampa do oleo do motor aquela que fica do lado do suspiro!! e preciso saber se entrou areia!! se sim oque faço? trocar o oleo basta? e eu axo q foram os ajudantes do mecanico que estavam em pe de gueera e por sacanagem fizeram isso pois eh impossivel isso sair!! iai galera?se caiu areia basta trocar o oleo? oque tem que fazer?

Cair é difícil porque tem uma rosca na tampa. Mas se alguém colocou a tampa sem girar, pode realmente cair.

Bom, eu limparia ou até trocaria (porque é bem barata) a peneirinha do cárter, que serve como um filtro para o óleo que é puxado do cárter para o motor. Ela fica justamente no lugar aonde você troca o óleo. Se quiser fazer você mesmo, tem um vídeo do Tonella que explica bem.
albertocn
albertocn
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 141
Localização : Aracaju/SE
Tipo de Buggy : Fibrava Vip 1600
Pontos : 5384
Data de inscrição : 27/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

AREIA NO OLEO?! Empty Re: AREIA NO OLEO?!

Mensagem por jperson Dom Nov 25, 2012 2:47 pm

Mad, retire o oleo e veja se tem algo nele.
Veja no bocal se tem areia.
A tampa pode sair se for mal rosqueada ou se as duas chapinhas que a prendem não tem pressão, ou se alguem simplesmente negligenciu a colocação.
Se for mecanico, cobra dele o serviço.
jperson
jperson
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4836
Idade : 63
Localização : IJUI-RS
Pontos : 10791
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AREIA NO OLEO?! Empty Re: AREIA NO OLEO?!

Mensagem por Bugólatra Dom Nov 25, 2012 2:51 pm

não é porque a tampa caiu que obrigatoriamente tenha caído areia no motor não, a não ser que isso tenha sido feito intencionalmente, mas na dúvida troque o óleo do motor que se tiverem jogado areia dentro do motor você vai perceber algum vestígio disso no óleo.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11768
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AREIA NO OLEO?! Empty Re: AREIA NO OLEO?!

Mensagem por Nevio Dom Nov 25, 2012 3:00 pm

Sacanagem da grossa........se for.....
Nevio
Nevio
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 411
Idade : 65
Localização : SP/SP
Tipo de Buggy : Buggy Menon/71, Amarelo, 1.6, carburação dupla, rodas Gauchas....
Pontos : 5098
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AREIA NO OLEO?! Empty Re: AREIA NO OLEO?!

Mensagem por Mad Well Dom Nov 25, 2012 3:09 pm

albertocn escreveu:
Mad Well escreveu:galera hoje me surpreendi ao ver que meu buggy ta sem a tampa do oleo do motor aquela que fica do lado do suspiro!! e preciso saber se entrou areia!! se sim oque faço? trocar o oleo basta? e eu axo q foram os ajudantes do mecanico que estavam em pe de gueera e por sacanagem fizeram isso pois eh impossivel isso sair!! iai galera?se caiu areia basta trocar o oleo? oque tem que fazer?

Cair é difícil porque tem uma rosca na tampa. Mas se alguém colocou a tampa sem girar, pode realmente cair.

Bom, eu limparia ou até trocaria (porque é bem barata) a peneirinha do cárter, que serve como um filtro para o óleo que é puxado do cárter para o motor. Ela fica justamente no lugar aonde você troca o óleo. Se quiser fazer você mesmo, tem um vídeo do Tonella que explica bem.
valeu alberto nao sabia da existencia dessa peneirinha! ja pensei que ia ter que desmontar o motor todooo!!!!! vou fazer isso o mais rapido possivel! estou muitooooo mais aliviado agora
nevio escreveu:Sacanagem da grossa........se for.....
sim foi sacanagem! eu nao fiz nenhum serviço relacionado ao oleo ou que precisasse remover aquela tampa!! aposto que os ajudantes que nao estao mais com ele tenham feito isso propositalmenbte assim como retiraram o cinto do motorista!!! Evil or Very Mad
Bugólatra escreveu:não é porque a tampa caiu que obrigatoriamente tenha caído areia no motor não, a não ser que isso tenha sido feito intencionalmente, mas na dúvida troque o óleo do motor que se tiverem jogado areia dentro do motor você vai perceber algum vestígio disso no óleo.
mas a gente foi a praia ontem e antes de ontem brincamos de jogar areia pra cima e tudo mais com toda certeza caiu nem que tenha sido pouco!
resumindo vou procurar essa peneirinha ew vou fazer a troca de oleo... axo que vou levar o buggy pra casa hoje, vou tentar
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6876
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AREIA NO OLEO?! Empty Re: AREIA NO OLEO?!

Mensagem por Terrorista Dom Nov 25, 2012 7:33 pm

Mad Well escreveu:galera hoje me surpreendi ao ver que meu buggy ta sem a tampa do oleo do motor aquela que fica do lado do suspiro!! e preciso saber se entrou areia!! se sim oque faço? trocar o oleo basta? e eu axo q foram os ajudantes do mecanico que estavam em pe de gueera e por sacanagem fizeram isso pois eh impossivel isso sair!! iai galera?se caiu areia basta trocar o oleo? oque tem que fazer?



Cara,



A Silica da areia passa direto pela peneira e vai deteriorar o óleo e as características dele.

Se já rodou com o carro depois de achar que entrou areia no sistema, dano já foi causado, mas nada que você vai sentir no curto prazo.

Recomendo drenar tudo e já aproveita para trocar a peneira e troque o suporte do bujão também. Custa R$10,00 tudo. (Fora o óleo)



Abraço
Terrorista
Terrorista
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 314
Idade : 46
Localização : Atibaia
Tipo de Buggy : BRM M7 - 1600 Turbo

Vulgo SOLUÇO

Pontos : 5244
Data de inscrição : 17/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

AREIA NO OLEO?! Empty Re: AREIA NO OLEO?!

Mensagem por Mad Well Seg Nov 26, 2012 9:59 am

como assim car ano futuro? oque voce quer dizer com isso?
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6876
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AREIA NO OLEO?! Empty Re: AREIA NO OLEO?!

Mensagem por Bugólatra Seg Nov 26, 2012 11:22 am

Mad Well escreveu:como assim car ano futuro? oque voce quer dizer com isso?
Shocked hã? não consegui captar nada! confused scratch Suspect
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11768
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

AREIA NO OLEO?! Empty Re: AREIA NO OLEO?!

Mensagem por Mad Well Seg Nov 26, 2012 11:59 am

Terrorista escreveu:
Mad Well escreveu:galera hoje me surpreendi ao ver que meu buggy ta sem a tampa do oleo do motor aquela que fica do lado do suspiro!! e preciso saber se entrou areia!! se sim oque faço? trocar o oleo basta? e eu axo q foram os ajudantes do mecanico que estavam em pe de gueera e por sacanagem fizeram isso pois eh impossivel isso sair!! iai galera?se caiu areia basta trocar o oleo? oque tem que fazer?



Cara,



A Silica da areia passa direto pela peneira e vai deteriorar o óleo e as características dele.

Se já rodou com o carro depois de achar que entrou areia no sistema, dano já foi causado, mas nada que você vai sentir no curto prazo.

Recomendo drenar tudo e já aproveita para trocar a peneira e troque o suporte do bujão também. Custa R$10,00 tudo. (Fora o óleo)



Abraço
oque voce quer dizer com isso?! fala ai porque dependendo manda desmontar o motor e limpar tudo
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6876
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AREIA NO OLEO?! Empty Re: AREIA NO OLEO?!

Mensagem por GTMartini Seg Nov 26, 2012 12:10 pm

Essa tampinha é facil de colocarem errado, é igual ao do tanque e o meu ja colocaram varias vezzes errado. Eu sempre checo pra ver se está ok.

Se vc andou em areia com ele, é bem capaz de ter entrado areia sim, a não ser que seu buggy tenha proteção entre os pneus e o motor (os brm tem, mas enche o saco pra mexer no motor!!).

De qqr forma eu sugiro fazer como Terrorista disse, pelo menos da pra limpar o que está lá. Mas eu aconselho até colocar uma bomba com filtro de oleo.
GTMartini
GTMartini
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 708
Idade : 43
Localização : Tatui
Tipo de Buggy : Abais
Pontos : 5635
Data de inscrição : 10/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

AREIA NO OLEO?! Empty Re: AREIA NO OLEO?!

Mensagem por Mad Well Seg Nov 26, 2012 12:21 pm

GTMartini escreveu:Essa tampinha é facil de colocarem errado, é igual ao do tanque e o meu ja colocaram varias vezzes errado. Eu sempre checo pra ver se está ok.

Se vc andou em areia com ele, é bem capaz de ter entrado areia sim, a não ser que seu buggy tenha proteção entre os pneus e o motor (os brm tem, mas enche o saco pra mexer no motor!!).

De qqr forma eu sugiro fazer como Terrorista disse, pelo menos da pra limpar o que está lá. Mas eu aconselho até colocar uma bomba com filtro de oleo.
pois eh isto estava nos meus planos!! eu vou sim fazer isso! essa tampa foi retirada propositalmente nao teve nenhum serviço com oleo ou que mechesse no motor o serviço foi na embreagem! e o cinto do motorista tambem sumiu.... que odio!!
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6876
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AREIA NO OLEO?! Empty Re: AREIA NO OLEO?!

Mensagem por Terrorista Seg Nov 26, 2012 4:06 pm

Mad Well escreveu:
Terrorista escreveu:
Mad Well escreveu:galera hoje me surpreendi ao ver que meu buggy ta sem a tampa do oleo do motor aquela que fica do lado do suspiro!! e preciso saber se entrou areia!! se sim oque faço? trocar o oleo basta? e eu axo q foram os ajudantes do mecanico que estavam em pe de gueera e por sacanagem fizeram isso pois eh impossivel isso sair!! iai galera?se caiu areia basta trocar o oleo? oque tem que fazer?



Cara,



A Silica da areia passa direto pela peneira e vai deteriorar o óleo e as características dele.

Se já rodou com o carro depois de achar que entrou areia no sistema, dano já foi causado, mas nada que você vai sentir no curto prazo.

Recomendo drenar tudo e já aproveita para trocar a peneira e troque o suporte do bujão também. Custa R$10,00 tudo. (Fora o óleo)



Abraço
oque voce quer dizer com isso?! fala ai porque dependendo manda desmontar o motor e limpar tudo



A silica passa direto e vai para os canais das bronzinas e paredes do cilindro. Essa mardita Silica é dura pra caramba e risca o metal!

Como você detectou rápido o problema, drenou ou vai drenar o óleo que está lá rapidamente, apenas pequenas marcas ficam por isso o comentário de nada que vá te afertar agora! Mas se a vida do teu motor era de 100mil Km por exemplo, as ranhuras vão acelerar o processo de deterioração e a nova voda util vai ser de 75 a 80 mil !

Para te dar uma idéia, uma colhedora de cana na safra com silica acima de 150ppm (0.015%) tem a vida útil do motor reduzida em 20%.

Claro que a aplicação diesel é mais severa, mas dano, qualquer particula acima de 10 micras é o suficiente para machucar uma parede e gerar mais particulas. É um efeito bola de neve!

Drena tudo, já aproveita e troca a peneira!

A preventiva nesses casos é sempre dar aquela conferida básica antes de pregar o pé no bitelo !!

Abraço e se tiver mais dúvidas só me avisar !!
Terrorista
Terrorista
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 314
Idade : 46
Localização : Atibaia
Tipo de Buggy : BRM M7 - 1600 Turbo

Vulgo SOLUÇO

Pontos : 5244
Data de inscrição : 17/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

AREIA NO OLEO?! Empty Re: AREIA NO OLEO?!

Mensagem por Mad Well Ter Nov 27, 2012 7:54 am

tranquilo... bom a gente foi a praia brincou na areia fofa e depois corremos bastante... o bom eh que as rodas ano ficam tao perto do motor
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6876
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AREIA NO OLEO?! Empty Re: AREIA NO OLEO?!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos