Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ROLAMENTO

+2
VIVINHOM
ébano "cara-de-pau"
6 participantes

Ir para baixo

ROLAMENTO Empty ROLAMENTO

Mensagem por ébano "cara-de-pau" Sex Dez 26, 2008 10:53 pm

OLÁ,DESCULPA,POIS NAO SEI SE ESTE SERIA O LUGAR CORRETO PARA POSTAR ESTE TÓPICO.
OCORRE É QUE DEPOIS DE UMA CHUVA(AQUI NO RIO ULTIMAMENTE CHUVA E "ALAGAMENTO") QUE EU PEGUEI O MEU BUGGY COMEÇOU A FAZER UM BARULHO NA RODA TRASEIRA ESQUERDA,E UM PEGUENHO "XIADO" OCORRE QUANDO ELE PASSA EM DETERMINDA PARTE DE DENTRO DO "TAMPOR" ONDE FICA O FREIO(MEU FREIO E A LONA).POIS EU TIREI O PNEU PARA SABER ONDE ESPECIFICAMENTE E O "XIADO",GOSTARIA DE SAER COMO EU FAÇO PARA SABER SE É ROLAMENTO,E COMO EU FAÇO PARA ABRIR O TAMBOR.POIS COMO EU COMENTEI ESTE BARULHO SURGIU DEPOIS QUE EU PEGUEI UMA CHUVA,SERÁ QUE ISSO TEM ALGO A VER?
DESDE JÁ AGRADEÇO
ébano
ébano "cara-de-pau"
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 158
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/rj
Tipo de Buggy : EMIS 86
( ELVIS )
Pontos : 5819
Data de inscrição : 21/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ROLAMENTO Empty ROLAMENTO

Mensagem por VIVINHOM Sáb Dez 27, 2008 6:14 am

Bom dia ebano oliveira, não vejo relação entre a chuva e o (chiado) que você acha ser do rolamento pois você relata que em determinado ponto do tambor é que ele acontece, se fosse rolamento o (chiado) seria constante, quanto a sacar o cubo da roda, você vai precisar tirar o copinho que envolve a porca que prende a roda, não me lembro agora se existe um pino trava mas se existir é so tira-lo em seguida você vai encontrar dois parafusos que prendem o cubo da roda eles são retirados com chave allen, pronto, está solto o cubo de roda,m aproveite para verificar o estado das lonas, acredito ser esse seu problema, qualquer dúvida pode perguntar aos amigos do fórum, sempre tem um que dá uma luz.

Um grde. abraço

ALVARO
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9374
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ROLAMENTO Empty Roda traseira

Mensagem por Beco Sáb Dez 27, 2008 11:31 am

Meu buggy é meio antigo. Nele, o cubo traseiro é preso por uma porca castelo que tem uma trava - não sei o nome - que atravessa o parafuso e segura ela. Nestes modelos, é só tirar a trava, afrouxar a porca (pode ser meio difícil, se estiver encravada) e tirar o cubo. Com um certo cuidado para não desmontar o sistema de freios. O Álvaro tem razão, pois se fosse rolamento, estaria o chiado direto, mas pode ser... tem algum tipo de vazamento pela parte de dentro da roda? Este rolamento não leva graxa e é lubrificado pelo óleo da caixa. Ali tem um retentor para não perder este óleo. Se vazar ali, o óleo não chega no rolamento e ele detona. Como é um rolamento cônico, pode ser regulado, apertando um pouco mais a porca.

Um diagrama do eixo traseiro:

ROLAMENTO Beetleaxlediagram3
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11928
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ROLAMENTO Empty Re: ROLAMENTO

Mensagem por Clayton Sáb Dez 27, 2008 12:30 pm

Carlão tomei a liberdade de colocar o nome da trava Very Happy
Carlão escreveu:Meu buggy é meio antigo. Nele, o cubo traseiro é preso por uma porca castelo que tem uma trava - não sei o nome - (cupilha)que atravessa o parafuso e segura ela. Nestes modelos, é só tirar a trava, afrouxar a porca (pode ser meio difícil, se estiver encravada) e tirar o cubo. Com um certo cuidado para não desmontar o sistema de freios. O Álvaro tem razão, pois se fosse rolamento, estaria o chiado direto, mas pode ser... tem algum tipo de vazamento pela parte de dentro da roda? Este rolamento não leva graxa e é lubrificado pelo óleo da caixa. Ali tem um retentor para não perder este óleo. Se vazar ali, o óleo não chega no rolamento e ele detona. Como é um rolamento cônico, pode ser regulado, apertando um pouco mais a porca.

Um diagrama do eixo traseiro:

ROLAMENTO Beetleaxlediagram3
Clayton
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7111
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ROLAMENTO Empty Re: ROLAMENTO

Mensagem por ébano "cara-de-pau" Sáb Dez 27, 2008 2:36 pm

a peça que eu ainda nao consegui soltar e a de n° 23,vc tem alguma dica de como soltar ela?
ébano
ébano "cara-de-pau"
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 158
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/rj
Tipo de Buggy : EMIS 86
( ELVIS )
Pontos : 5819
Data de inscrição : 21/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ROLAMENTO Empty Re: ROLAMENTO

Mensagem por Beco Sáb Dez 27, 2008 2:45 pm

Essa é a primeira, Ébano. É uma cupilha que deve ser substituída por uma nova, quando remontares. Normalmente é de cobre e fácil de dobrar - e tirar. Mas já vi até prego no lugar dela e complica um pouco para tirar, mesmo... se estiver certa, é só desdobrar a perna que está sobre a porca e puxar com um alicate pelo outro lado.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11928
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

ROLAMENTO Empty Re: ROLAMENTO

Mensagem por ébano "cara-de-pau" Sáb Dez 27, 2008 7:38 pm

olá gente olhe esta idéia de um amigo,que me respondeu por e-mail:
"vc deve tirar a roda aí aparece a panela, nela tem dois
parafusus de cabeça alem redonda, se não me engano é 6mm a chave, vc tira estes dois
e a panela separa do cubo aí tem que sair verificando, provavelmente é a lona que
esfrega na panela que deve ter empenado, tipo assim vc tava andando ela tava qente e
entrou na água fria e empenou quase certeza disso ok."
o que vc acham?este amigo já me deu altas dicas e a maioria era tiro e queda.

desde ja agradeço ao vilson(que me deu esta dica e está sempre me ajudando nesta e em outras dúvidas) e a todos do forum.
ébano
ébano "cara-de-pau"
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 158
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/rj
Tipo de Buggy : EMIS 86
( ELVIS )
Pontos : 5819
Data de inscrição : 21/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ROLAMENTO Empty Re: ROLAMENTO

Mensagem por Guga Pedrosa Dom Dez 28, 2008 1:58 am

Pode até ser isso... mas de qualquer forma você vai ter que abrir o tambor (panela) pra verificar...
Guga Pedrosa
Guga Pedrosa
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 672
Idade : 34
Localização : Recife - PE
Tipo de Buggy : Equus Maxis - 1994/1995
Pontos : 6296
Data de inscrição : 08/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ROLAMENTO Empty Re: ROLAMENTO

Mensagem por Clayton Dom Dez 28, 2008 4:22 am

Tem dois tipos de panelas , essa separada do cubo presa com parafusos e outra que se deve retirar a porca central , tira-se a cupilha , e arranje um soquete de 36mm cabo e extenção e solte a porca .Talvez terá que soltar um pouco as lonas , isso se faz com uma chave de fenda por trás do espelho , você achará dois furos que ira apoiar a chave e fazer um movimento tipo de alavanca no sentido de soltar a porca (não sei se estou sendo claro ) e ao sentir que a panela ficar livre puxe a mesma para fora.
obs; não se esqueça de fazer tudo isso com o freio de mão solto ,e calçar a roda que está no chão com um toco.
Clayton
Clayton
Atolado na Lama
Atolado na Lama

Número de Mensagens : 1397
Idade : 51
Localização : Mogi Guaçu/SP
Tipo de Buggy : Glaspac 1971
Pontos : 7111
Data de inscrição : 22/06/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ROLAMENTO Empty Re: ROLAMENTO

Mensagem por ébano "cara-de-pau" Sáb Jan 17, 2009 11:10 pm

gente só hoje que eu fui resolver este problema,pois o barulho já estava bem alto,o quê erá um simples xiado se tornou uma orquestra.
para minha sorte nao erá rolamento,pois o meu rolamento está novo,o quê timha erá uma pequena folga no entre o tampor que foi consertado de "imediato",mas o mecânico como queria ter certeza e até para me provar que nao erá rolameto abriu o tampor e me mostrou o meu rolamento que esta novo.
quando eu cheguei e falei do barulhoe que era rolameto ele estranhol,ele falou:
"cara este carro ter problema de rolamento é muito dificil"
e o melhor,é a fortuno que foi cobrada.vcs sabem quanto foi?adivinhem R$ 9,99,isso mesmo 9,99,só em buggy ou fusca mesmo,este e um dos motivos dentre tantos que me fazem amar cada vez maie este carro.
desde já agradeço e até a próxima.
ébano
ébano "cara-de-pau"
Desbravador
Desbravador

Número de Mensagens : 158
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro/rj
Tipo de Buggy : EMIS 86
( ELVIS )
Pontos : 5819
Data de inscrição : 21/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ROLAMENTO Empty ROLAMENTO

Mensagem por VIVINHOM Dom Jan 18, 2009 8:57 am

ÉBANO, sem problemas, quando quiser é só falar com a galera, tem sempre alguém experiente para ajudar, quanto ao valor cobrado, aí é bom de ver como nossos brinquedinhos até nessas horas nos dá alegria.

Abração

ALVARO
VIVINHOM
VIVINHOM
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3522
Idade : 62
Localização : MARICÁ-RJ
Tipo de Buggy : COYOTE
Pontos : 9374
Data de inscrição : 15/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ROLAMENTO Empty Rolamento da Coluna de Direção

Mensagem por Torres Sáb Jan 24, 2009 1:09 pm

Boa tarde a todos..

Alguem tem as fotos da montagem da coluna de direção do fusca ??? Estou trocando a de meu buggy, que é do modelo antigo para o moderno, só que não entendi ainda como montar o rolamento.

[]´s
Torres
Torres
Super Bugueiro
Super Bugueiro

Número de Mensagens : 73
Idade : 52
Localização : Aracaju - SE
Tipo de Buggy : Buggy Abais
Chassi 73 e Carroceria 94
Motor 1500 carburação simples
Aracaju-SE
Pontos : 5788
Data de inscrição : 24/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ROLAMENTO Empty Re: ROLAMENTO

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos