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Manual de upgrade de buggy!

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Mensagem por Eder Queiroz Dom Out 28, 2012 7:03 pm

Olá pessoal, meu nome é Eder e sempre que posso leio varios topicos para ver as diversas opnioes de cada membro do pb amante de buggy, e o que eu tenho achado interessante é a solidariedade e os laços de amizade que este incrivel ¨grande carrinho¨ faz com tanta facilidade, acredito que buggy é sinonimo de liberdade e felicidade, já que nesse pouco tempo tive o prazer de adquirir o meu buggy, e ao andar nas ruas percebe-se as pessoas olhando com outros olhos, as crianças correndo atras e outras pedindo para o pai e mae que quer um, heheheheh ; (moro no interior de sp e sao raros os buggys por aqui), muito legal, acho muito bacana e exelente o site do pb o pessoal esta de parabens.

Aproveitando a deixa como sou novato, eu queria solicitar aos mais experientes uma listagem dos padroes de alterações que podem ser feitas no buggy, é que as vezes só conseguimos saber de algo apos comentario de alguem; por exemplo, lendo as dicas dos amigos do pb fiquei sabendo que a melhor configuraçao de amortecedor é o da d20 e do corsa, em outro topico eu vi que o ideal é por igniçao eletronica e alternador... alguém poderia criar um manual e postar aqui para nos? obrigado abraços!!!!
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Mensagem por Mad Well Dom Out 28, 2012 8:40 pm

cara por baixo, ignição eletronica magnetti marelli, alternador(de preferencia o da bosch) de 75 amperes ai tem que trocar a bateria tambem, se usar carburrador solex 30. NA MINHA OPNIAO que eu fiz no meu coloquei um injetor tamanho 55 gicle de alta 145 o de baixa original a falutinha(gicle de ar)135 troque a valvula da boia a boia as juntas o diafragma a mola do diafragma a mola do acelereador a agulha a molinha da agulha(no carburador eh isso). se for trocar as velas usa velas ngk green(veja se rosca longa ou curta pela quantidade de aletas do seu cabeçote) da uma olhada no chassis se der manda fibrar por baixo.
Na suspensao, se for usar pra off road e tal manda recondicionar os 4 amortecedores em dupla ação se nao aqueles molo~es de amortecedor ja ajudam a manter uma suspensao mais resistente, se achar que na dianteira nao ta muito legal manda trocar o feixe de molas ai poe todas se quiser a altura original ou tira algumas se quiser rebaixado, na traseira voce pode substituir o sistema de torção por molas ou instalar a suspensao de kombi IRS homocineticas, da uma revisada nos freios, se a grana der poe freio a disco nelena traseira(essas adaptações estao todas no site do planeta).
Na transmissao, vale a pena voce olhar a sua relação do diferencial! 8x31 para uso street se quiser mais velocidade final que torque, a relação 8x33 se quiser torque e final, 8x35 e 7x36 se for puro off road ela pe bem reduzida da muito tork
Mandar refazer a eletrica nunca é ma pedida, na minha opnião eh isso! aos poucos aos trancos e barrancos to fazendo no meu
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Mensagem por Eder Queiroz Ter Out 30, 2012 4:46 pm

Mad obrigado pelas dicas, conforme for lembrando ou tendo alguma novidade vai dando as dicas para gente abraços!
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Mensagem por Gui Kaufmann Ter Out 30, 2012 7:25 pm

Freio a disco na traseira é discutível, muitos alegam que não adianta muita coisa pois a carga na frangem vai ser a a mesma, mas no todo terreno já ajuda,
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Mensagem por Bugólatra Ter Out 30, 2012 7:51 pm

eu fiz foi tirar os freios a disco da dianteira do meu porque vivia travando as pinças.
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Mensagem por Bruno Carvalho Ter Out 30, 2012 8:23 pm

ao meu ver freio disco na trazeira é mais visual junto com aro esportivo para um buggy street preparado com motorzao que precise parar rapidamente mais, em uma trilha ou duna nao vai ajudar muito nao basta ter tudo regulado
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Mensagem por Gui Kaufmann Ter Out 30, 2012 8:30 pm

Ao contrario, o disco no todo terreno da menos problemas que o tambor, e no asfalto os dois conseguem travar a traseira de acordo com a regulagem
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Mensagem por Eder Queiroz Sex Nov 02, 2012 6:15 pm

Mad vc tem alguma imagem de antes e depois de fibrar por baixo? é que estou com duvida se esse processo é para reparo e reforço da fibra ou seria para deixar a superficie lisa como todo o resto do carro?!
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Mensagem por Beco Sex Nov 02, 2012 6:28 pm

SE colocasse freio a disco no Velho, seria na traseira. Freios a disco funcionam em qualquer situação, inclusive em uma trilha com barro ou na beira da praia. Já tambores molhados...

O que precisamos freiar é a traseira do buggy. A dianteira deve ter menos pressão de freio, ao contrário da maioria dos carros, tendo em vista a diferença da quantidade de borracha em contato com o solo, o diâmetro dos pneus e o peso sobre eles.
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Mensagem por Bugólatra Sex Nov 02, 2012 8:48 pm

o freio a disco é bem mais eficiente que o freio a tambor mas pra quem anda muito na beira da praia os pistons oxidam com facilidade e quando agente freia ai ele fica prendendo a roda, antigamente eu vivia na praia direto e as vezes passava até 2 meses por lá muitas vezes molhando o buggy com água do mar por causa da maré alta e eu vivia tendo esse problema de travamento das pinças até que um dia eu resolvi trocar os discos pelos tambores, atualmente frequento bem menos a praia indo mais nos feriadões hoje 02/11/2012 infelizmente não deu pra ir devido as provas do enem, ultimamente nas férias também estou passando no máximo 10 dias por lá ai sendo assim compensa botar os discos novamente, se eu encontrar em alguma sucata um eixo completo com as pinças boas eu vou fazer isso mas vou botar apenas na dianteira mesmo.
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Mensagem por Mad Well Sex Nov 02, 2012 8:51 pm

quando a gente fibra um chassis sao por varios motivos! faz-se uma camada protetora de ferrugem pancadas e se o chassis em si quebrar a fibra ainda agunta bem! e ainda a estetica pois fica mais bonito e protege numa porrada pro exemplo machuca a fibra e nao o chassis
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Mensagem por Eder Queiroz Dom Nov 04, 2012 12:55 pm

Tem foto de algum buggy fibrado por baixo? seria uma otima referencia para quem quer fazer isso!
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Mensagem por udoidu Qua Dez 24, 2014 9:17 pm

Eder Queiroz escreveu:Tem foto de algum buggy fibrado por baixo? seria uma otima  referencia para quem quer fazer isso!

Cara eu por sorte, ou por azar, não sei, fui refazer a pintura do meu bugre, comprado a pouco, um BRM 86 M6.
Achava eu que o chassi tava todo intacto já que o bugre estava todo fibrado por baixo, infelizmente o antigo dono não deixou um mísero buraco para sair a agua acumulada. Conclusão resolvi abrir um pouco da fibra pra ver o estado do chassi, e este está praticamente em farelos. Agora estou aqui tentando retirar a fibra toda que está por baixo, pense numa trabalheira... para após refazer o chassi.

Então a dica que dou é muito cuidado ao fibrar o carro todo por baixo, deixe saída para a água, e principalmente se for comprar um que já esteja fibrado, dê um jeito de verificar toda a extensão do chassi, e procure por avarias...

Abraçô
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Mensagem por rodrigo rodrigues Qui Dez 25, 2014 7:55 pm

Revitalizando o tópico, o que fiz no meu foi instalar a alavanca do freio de mão com auxiliares tipo Gurgel, para o caso de ficar atolado com uma roda.

Instalei também os freios a disco na traseira, porém aproveitei que teria que trocar todo o conjunto traseiro e os discos ficaram "apenas" 30% mais caros...

Abçs,
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Mensagem por Bugólatra Qui Dez 25, 2014 9:53 pm

Eder Queiroz escreveu:Tem foto de algum buggy fibrado por baixo? seria uma otima  referencia para quem quer fazer isso!

https://planetabuggy.forumeiros.com/t279-chassi-tubular?highlight=chassi+tubular
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Mensagem por rodrigo rodrigues Sex Dez 26, 2014 8:02 pm

Alguem tem sugestões de mehorias para as suspensões dianteira e traseira, alem dos amortecedores?

Abçs,
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Mensagem por Bugólatra Sex Dez 26, 2014 9:48 pm

rodrigo rodrigues escreveu:Alguem tem sugestões de mehorias para as suspensões dianteira e traseira, alem dos amortecedores?

Abçs,


Da uma fuçada no fórum que talvez você encontre o que procura, ai vai alguns links desse tema.

https://planetabuggy.forumeiros.com/search?search_keywords=suspens%E3o
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Mensagem por Terrorista Seg Dez 29, 2014 7:17 am

Faz tempo eim moçada ... hahahah ..

Seguinte, sobre os freios que é fundamental ter esta info.

O Freio a tambor tem muito mais torque de frenagem que o a disco. Porém, por sua configuração, ele sofre muito mais com a temperatura que o Disco.


Dois sistemas, de mesmo tamanho, o tambor gera praticamente 3 x mais torque de frenagem.

O Buggy é uma M.erda para frenar pois não tem peso em cima dos pneus. Principalmente na dianteira.

Quem usou chassi do fusca e não mexeu nas molas dianteiras é ainda pior. Pois o chassi não transfere carga, durante o processo de "Dive", que é o momento que começa a frenagem e o peso sai da traseira para a dianteira.

Tem de ter a frente "mole" para poder rolar a transferencia.

Se alguém tem verba para colocar freio a disco no Buggy, gaste na traseira, que é muito mais certo que se utilize o recurso.

Se fizer somente na traseira, arrume um bom ajustador de freio, pois se travar a traseira, não tem braço nem volante que segure o buggy reto!!!!

Abraxxxx
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Mensagem por rodrigo rodrigues Seg Dez 29, 2014 4:57 pm

Terrorista,

Grato pela explicação.

Quais as dicas para deixar a dianteira mais mole?

Abçs,
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Mensagem por Terrorista Ter Dez 30, 2014 5:52 am

rodrigo rodrigues escreveu:Terrorista,

Grato pela explicação.

Quais as dicas para deixar a dianteira mais mole?

Abçs,

Só retirar as mangas e braços da suspensão que você vera o "jogo" de molas. Elas são como feices que ficam dentro dos tubos do quadro dianteiro. Existem dois tipos de molas lá dentro. As grossas e as finas.

Depende da config de cada Buggy para deixar a quantidade certa! Já vi com 4 das finas. Já vi com 6, quatro finas e duas grossas e também ja ví com 8 finas. 
O importante é que quando você aperte a frente do buggy para baixo, com o seu peso todo sobre a roda (82Kg no meu caso), ele tenha algum trabalho para baixo!

Não pode ser mole e nem duro demais, pois fica desconfortável e sem eficiência e ou sem frenagem/amortecimento.
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