Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Manual de upgrade de buggy!

+5
Bruno Carvalho
Bugólatra
Gui Kaufmann
Mad Well
Eder Queiroz
9 participantes

Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por Eder Queiroz Dom Out 28, 2012 7:03 pm

Olá pessoal, meu nome é Eder e sempre que posso leio varios topicos para ver as diversas opnioes de cada membro do pb amante de buggy, e o que eu tenho achado interessante é a solidariedade e os laços de amizade que este incrivel ¨grande carrinho¨ faz com tanta facilidade, acredito que buggy é sinonimo de liberdade e felicidade, já que nesse pouco tempo tive o prazer de adquirir o meu buggy, e ao andar nas ruas percebe-se as pessoas olhando com outros olhos, as crianças correndo atras e outras pedindo para o pai e mae que quer um, heheheheh ; (moro no interior de sp e sao raros os buggys por aqui), muito legal, acho muito bacana e exelente o site do pb o pessoal esta de parabens.

Aproveitando a deixa como sou novato, eu queria solicitar aos mais experientes uma listagem dos padroes de alterações que podem ser feitas no buggy, é que as vezes só conseguimos saber de algo apos comentario de alguem; por exemplo, lendo as dicas dos amigos do pb fiquei sabendo que a melhor configuraçao de amortecedor é o da d20 e do corsa, em outro topico eu vi que o ideal é por igniçao eletronica e alternador... alguém poderia criar um manual e postar aqui para nos? obrigado abraços!!!!
Eder Queiroz
Eder Queiroz
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 79
Idade : 42
Localização : Monte Alto SP
Tipo de Buggy : Giants 87 Vermelho
Pontos : 4354
Data de inscrição : 16/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por Mad Well Dom Out 28, 2012 8:40 pm

cara por baixo, ignição eletronica magnetti marelli, alternador(de preferencia o da bosch) de 75 amperes ai tem que trocar a bateria tambem, se usar carburrador solex 30. NA MINHA OPNIAO que eu fiz no meu coloquei um injetor tamanho 55 gicle de alta 145 o de baixa original a falutinha(gicle de ar)135 troque a valvula da boia a boia as juntas o diafragma a mola do diafragma a mola do acelereador a agulha a molinha da agulha(no carburador eh isso). se for trocar as velas usa velas ngk green(veja se rosca longa ou curta pela quantidade de aletas do seu cabeçote) da uma olhada no chassis se der manda fibrar por baixo.
Na suspensao, se for usar pra off road e tal manda recondicionar os 4 amortecedores em dupla ação se nao aqueles molo~es de amortecedor ja ajudam a manter uma suspensao mais resistente, se achar que na dianteira nao ta muito legal manda trocar o feixe de molas ai poe todas se quiser a altura original ou tira algumas se quiser rebaixado, na traseira voce pode substituir o sistema de torção por molas ou instalar a suspensao de kombi IRS homocineticas, da uma revisada nos freios, se a grana der poe freio a disco nelena traseira(essas adaptações estao todas no site do planeta).
Na transmissao, vale a pena voce olhar a sua relação do diferencial! 8x31 para uso street se quiser mais velocidade final que torque, a relação 8x33 se quiser torque e final, 8x35 e 7x36 se for puro off road ela pe bem reduzida da muito tork
Mandar refazer a eletrica nunca é ma pedida, na minha opnião eh isso! aos poucos aos trancos e barrancos to fazendo no meu
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6876
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por Eder Queiroz Ter Out 30, 2012 4:46 pm

Mad obrigado pelas dicas, conforme for lembrando ou tendo alguma novidade vai dando as dicas para gente abraços!
Eder Queiroz
Eder Queiroz
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 79
Idade : 42
Localização : Monte Alto SP
Tipo de Buggy : Giants 87 Vermelho
Pontos : 4354
Data de inscrição : 16/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por Gui Kaufmann Ter Out 30, 2012 7:25 pm

Freio a disco na traseira é discutível, muitos alegam que não adianta muita coisa pois a carga na frangem vai ser a a mesma, mas no todo terreno já ajuda,
Gui Kaufmann
Gui Kaufmann
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 736
Idade : 28
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM 1979
Pontos : 5291
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por Bugólatra Ter Out 30, 2012 7:51 pm

eu fiz foi tirar os freios a disco da dianteira do meu porque vivia travando as pinças.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11768
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por Bruno Carvalho Ter Out 30, 2012 8:23 pm

ao meu ver freio disco na trazeira é mais visual junto com aro esportivo para um buggy street preparado com motorzao que precise parar rapidamente mais, em uma trilha ou duna nao vai ajudar muito nao basta ter tudo regulado
Bruno Carvalho
Bruno Carvalho
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 337
Localização : Fortaleza
Tipo de Buggy : Fyber Star mais conhecido como : "Acerola"
Pontos : 4669
Data de inscrição : 09/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por Gui Kaufmann Ter Out 30, 2012 8:30 pm

Ao contrario, o disco no todo terreno da menos problemas que o tambor, e no asfalto os dois conseguem travar a traseira de acordo com a regulagem
Gui Kaufmann
Gui Kaufmann
Desbravador Master
Desbravador Master

Número de Mensagens : 736
Idade : 28
Localização : São Paulo - SP
Tipo de Buggy : BRM 1979
Pontos : 5291
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por Eder Queiroz Sex Nov 02, 2012 6:15 pm

Mad vc tem alguma imagem de antes e depois de fibrar por baixo? é que estou com duvida se esse processo é para reparo e reforço da fibra ou seria para deixar a superficie lisa como todo o resto do carro?!
Eder Queiroz
Eder Queiroz
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 79
Idade : 42
Localização : Monte Alto SP
Tipo de Buggy : Giants 87 Vermelho
Pontos : 4354
Data de inscrição : 16/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por Beco Sex Nov 02, 2012 6:28 pm

SE colocasse freio a disco no Velho, seria na traseira. Freios a disco funcionam em qualquer situação, inclusive em uma trilha com barro ou na beira da praia. Já tambores molhados...

O que precisamos freiar é a traseira do buggy. A dianteira deve ter menos pressão de freio, ao contrário da maioria dos carros, tendo em vista a diferença da quantidade de borracha em contato com o solo, o diâmetro dos pneus e o peso sobre eles.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11931
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por Bugólatra Sex Nov 02, 2012 8:48 pm

o freio a disco é bem mais eficiente que o freio a tambor mas pra quem anda muito na beira da praia os pistons oxidam com facilidade e quando agente freia ai ele fica prendendo a roda, antigamente eu vivia na praia direto e as vezes passava até 2 meses por lá muitas vezes molhando o buggy com água do mar por causa da maré alta e eu vivia tendo esse problema de travamento das pinças até que um dia eu resolvi trocar os discos pelos tambores, atualmente frequento bem menos a praia indo mais nos feriadões hoje 02/11/2012 infelizmente não deu pra ir devido as provas do enem, ultimamente nas férias também estou passando no máximo 10 dias por lá ai sendo assim compensa botar os discos novamente, se eu encontrar em alguma sucata um eixo completo com as pinças boas eu vou fazer isso mas vou botar apenas na dianteira mesmo.
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11768
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por Mad Well Sex Nov 02, 2012 8:51 pm

quando a gente fibra um chassis sao por varios motivos! faz-se uma camada protetora de ferrugem pancadas e se o chassis em si quebrar a fibra ainda agunta bem! e ainda a estetica pois fica mais bonito e protege numa porrada pro exemplo machuca a fibra e nao o chassis
Mad Well
Mad Well
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 2121
Idade : 28
Localização : Aracaju-SE
Tipo de Buggy : Sabre amarelo 93 motor boxer 1600 da kombi carburador solex 40/44 EIS marcha lenta 75, alta 200, injetor 65, difusor 7, venture 30! projeto em caminho de aro 16 nas 4! amortecedor dianteiro, traseiro do celta. amortecedor traseiro, traseiro da montana!, pneu traseiro 265/75r16 BFgoodrich A/T
Pontos : 6876
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por Eder Queiroz Dom Nov 04, 2012 12:55 pm

Tem foto de algum buggy fibrado por baixo? seria uma otima referencia para quem quer fazer isso!
Eder Queiroz
Eder Queiroz
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 79
Idade : 42
Localização : Monte Alto SP
Tipo de Buggy : Giants 87 Vermelho
Pontos : 4354
Data de inscrição : 16/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Cuidado - Compra e Venda - Bugre todo Fibrado por baixo

Mensagem por udoidu Qua Dez 24, 2014 9:17 pm

Eder Queiroz escreveu:Tem foto de algum buggy fibrado por baixo? seria uma otima  referencia para quem quer fazer isso!

Cara eu por sorte, ou por azar, não sei, fui refazer a pintura do meu bugre, comprado a pouco, um BRM 86 M6.
Achava eu que o chassi tava todo intacto já que o bugre estava todo fibrado por baixo, infelizmente o antigo dono não deixou um mísero buraco para sair a agua acumulada. Conclusão resolvi abrir um pouco da fibra pra ver o estado do chassi, e este está praticamente em farelos. Agora estou aqui tentando retirar a fibra toda que está por baixo, pense numa trabalheira... para após refazer o chassi.

Então a dica que dou é muito cuidado ao fibrar o carro todo por baixo, deixe saída para a água, e principalmente se for comprar um que já esteja fibrado, dê um jeito de verificar toda a extensão do chassi, e procure por avarias...

Abraçô
VLW

udoidu
Interessado
Interessado

Número de Mensagens : 25
Localização : Ruy Barbosa-BA
Tipo de Buggy : BRM M6 AZUL 86
Pontos : 3848
Data de inscrição : 09/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por rodrigo rodrigues Qui Dez 25, 2014 7:55 pm

Revitalizando o tópico, o que fiz no meu foi instalar a alavanca do freio de mão com auxiliares tipo Gurgel, para o caso de ficar atolado com uma roda.

Instalei também os freios a disco na traseira, porém aproveitei que teria que trocar todo o conjunto traseiro e os discos ficaram "apenas" 30% mais caros...

Abçs,
rodrigo rodrigues
rodrigo rodrigues
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 115
Idade : 50
Localização : São Caetano do Sul - SP
Tipo de Buggy : Buggy Way vermelho ano 71
MOTOR 1.600 DUPLA CARBURAÇÃO;
RODAS GAUCHAS 15" E 17";
PNEUS 195 e 275;
FREIO A DISCO NAS 4
HIDROVÁCUO
FREIO DE MÃO SELETIVO
CAIXA DE DIREÇÃO DO PÁLIO
VOLANTE MOMO
FAROIS DE NEBLINA
Pontos : 3928
Data de inscrição : 22/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por Bugólatra Qui Dez 25, 2014 9:53 pm

Eder Queiroz escreveu:Tem foto de algum buggy fibrado por baixo? seria uma otima  referencia para quem quer fazer isso!

https://planetabuggy.forumeiros.com/t279-chassi-tubular?highlight=chassi+tubular
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11768
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por rodrigo rodrigues Sex Dez 26, 2014 8:02 pm

Alguem tem sugestões de mehorias para as suspensões dianteira e traseira, alem dos amortecedores?

Abçs,
rodrigo rodrigues
rodrigo rodrigues
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 115
Idade : 50
Localização : São Caetano do Sul - SP
Tipo de Buggy : Buggy Way vermelho ano 71
MOTOR 1.600 DUPLA CARBURAÇÃO;
RODAS GAUCHAS 15" E 17";
PNEUS 195 e 275;
FREIO A DISCO NAS 4
HIDROVÁCUO
FREIO DE MÃO SELETIVO
CAIXA DE DIREÇÃO DO PÁLIO
VOLANTE MOMO
FAROIS DE NEBLINA
Pontos : 3928
Data de inscrição : 22/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por Bugólatra Sex Dez 26, 2014 9:48 pm

rodrigo rodrigues escreveu:Alguem tem sugestões de mehorias para as suspensões dianteira e traseira, alem dos amortecedores?

Abçs,


Da uma fuçada no fórum que talvez você encontre o que procura, ai vai alguns links desse tema.

https://planetabuggy.forumeiros.com/search?search_keywords=suspens%E3o
Bugólatra
Bugólatra
Anjo das Dunas - Parceiro Eterno

Número de Mensagens : 4999
Idade : 57
Localização : Itapipoca - Ce, terra dos 3 climas
Tipo de Buggy : emis 86/87, motor boxer 1.600 tork, relação do diferencial 8X35, alternador original 35AMP, inginição eletrônica bosch de 6 pinos, chassi recém recuperado com chapas 3/16, rodas esportivas de 12 pol, pneus T235-75R15 e D 175-70R14 estepe 145-60R13 no porta malas, faróis quadrados do fiat 147, cambão caseiro, parabrisa degradê, som pioneer 1480UB módulo SPL 2750w com 2 sub woofer selenium de 15pol 600w RMS, 2 drives selenium D250-X 2 tweeter selenium ST 400, descarga tipo da puma, bateria 46 AMP, memória cheia com as muitas aventuras vividas nas praias e dunas desse meu Ceara.
Pontos : 11768
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por Terrorista Seg Dez 29, 2014 7:17 am

Faz tempo eim moçada ... hahahah ..

Seguinte, sobre os freios que é fundamental ter esta info.

O Freio a tambor tem muito mais torque de frenagem que o a disco. Porém, por sua configuração, ele sofre muito mais com a temperatura que o Disco.


Dois sistemas, de mesmo tamanho, o tambor gera praticamente 3 x mais torque de frenagem.

O Buggy é uma M.erda para frenar pois não tem peso em cima dos pneus. Principalmente na dianteira.

Quem usou chassi do fusca e não mexeu nas molas dianteiras é ainda pior. Pois o chassi não transfere carga, durante o processo de "Dive", que é o momento que começa a frenagem e o peso sai da traseira para a dianteira.

Tem de ter a frente "mole" para poder rolar a transferencia.

Se alguém tem verba para colocar freio a disco no Buggy, gaste na traseira, que é muito mais certo que se utilize o recurso.

Se fizer somente na traseira, arrume um bom ajustador de freio, pois se travar a traseira, não tem braço nem volante que segure o buggy reto!!!!

Abraxxxx
Terrorista
Terrorista
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 314
Idade : 46
Localização : Atibaia
Tipo de Buggy : BRM M7 - 1600 Turbo

Vulgo SOLUÇO

Pontos : 5244
Data de inscrição : 17/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por rodrigo rodrigues Seg Dez 29, 2014 4:57 pm

Terrorista,

Grato pela explicação.

Quais as dicas para deixar a dianteira mais mole?

Abçs,
rodrigo rodrigues
rodrigo rodrigues
Doido por areia!!!!
Doido por areia!!!!

Número de Mensagens : 115
Idade : 50
Localização : São Caetano do Sul - SP
Tipo de Buggy : Buggy Way vermelho ano 71
MOTOR 1.600 DUPLA CARBURAÇÃO;
RODAS GAUCHAS 15" E 17";
PNEUS 195 e 275;
FREIO A DISCO NAS 4
HIDROVÁCUO
FREIO DE MÃO SELETIVO
CAIXA DE DIREÇÃO DO PÁLIO
VOLANTE MOMO
FAROIS DE NEBLINA
Pontos : 3928
Data de inscrição : 22/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por Terrorista Ter Dez 30, 2014 5:52 am

rodrigo rodrigues escreveu:Terrorista,

Grato pela explicação.

Quais as dicas para deixar a dianteira mais mole?

Abçs,

Só retirar as mangas e braços da suspensão que você vera o "jogo" de molas. Elas são como feices que ficam dentro dos tubos do quadro dianteiro. Existem dois tipos de molas lá dentro. As grossas e as finas.

Depende da config de cada Buggy para deixar a quantidade certa! Já vi com 4 das finas. Já vi com 6, quatro finas e duas grossas e também ja ví com 8 finas. 
O importante é que quando você aperte a frente do buggy para baixo, com o seu peso todo sobre a roda (82Kg no meu caso), ele tenha algum trabalho para baixo!

Não pode ser mole e nem duro demais, pois fica desconfortável e sem eficiência e ou sem frenagem/amortecimento.
Terrorista
Terrorista
Super Desbravador
Super Desbravador

Número de Mensagens : 314
Idade : 46
Localização : Atibaia
Tipo de Buggy : BRM M7 - 1600 Turbo

Vulgo SOLUÇO

Pontos : 5244
Data de inscrição : 17/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Manual de upgrade de buggy! Empty Re: Manual de upgrade de buggy!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos