Planeta Buggy
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Legilslação atual sobre buggies, chassi e outras....

3 participantes

Ir para baixo

Legilslação atual sobre buggies, chassi e outras.... Empty Legilslação atual sobre buggies, chassi e outras....

Mensagem por Beco Dom Ago 14, 2011 3:57 pm

Será que não é mesmo possível a adaptação de carrocerias de buggies sobre chassi de fuscas? A dúvida partiu quando comecei a fazer uma pesquisa sobre as resoluções que norteiam o assunto. A proibição de corte de chassi estava na resolução nº 25, que foi revogada posteriormente. Nas resoluções 291 e 292 e alterações subsequentes, em nenhum lugar há a proibição expressa do corte do chassi.

Da mesma maneira, há a possibilidade expressa de alteração de características de automóvel para buggy, nos anexos destas resoluções. Ficamos, portanto, com regras que permitem a alteração de características de automóvel para automóvel/buggy e não existe mais a regra que proibia o corte do chassi.

Como ficamos? O Detran do RS, pelo menos, sequer aceita a solicitação de alteração de características para buggy. Talvez seja necessário conseguir uma liminar para fazer a tal alteração. Mas, impossível parece não ser...

Algum advogado para dar uma luz sobre esta situação?
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11930
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Legilslação atual sobre buggies, chassi e outras.... Empty Re: Legilslação atual sobre buggies, chassi e outras....

Mensagem por Nil Dom Ago 14, 2011 4:38 pm

CARLÃO, É VERDADE QUE NÃO FAZ ALUSÃO A MEXER NO CHASSI, ENTRETANTO É POSSIVEL FAZER A MUDANÇA DE CARACTERISTICAS PARA BUGGY, DESDE QUE, VOCE TENHA O "CAT" E PARA CONSEGUIR O CAT , VOCE SÓ PRECISA MONTAR UMA ESTRUTURA DE FÁBRICA DE BUGGY COM TODOS OS DEPARTAMENTOS SEPARADOS E UMA ESTOQUE DE PEÇAS PARA 10 UNIDADES. POR ISSO, O DETAN-RS NÃO ESTA ERRADO.SE VOCE NÃO TEM CAT, NÃO PODE SEQUER SOLICITAR A MUDANÇA DE CARACTERISTICAS.

SEGUE LINK DA RESOLUÇÃO

http://www.denatran.gov.br/download/resolucoes/resolucao_contran_291.pdf
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10119
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

Legilslação atual sobre buggies, chassi e outras.... Empty Re: Legilslação atual sobre buggies, chassi e outras....

Mensagem por Beco Dom Ago 14, 2011 5:01 pm

Em parte, Nill. O CAT pode ser obtido por qualquer pessoa que importe um carro, por exemplo. Tem que contratar uma empresa credenciada no Inmetro para fazer a documentação necessária. A mesma coisa se dá para construir um veículo artesanal ou para fazer a alteração de característica. Sai caro? Provavelmente, mas não é ilegal nem impossível.

Eu fiz o CAT para quatro modelos de motos que importamos, sem ter esta estrutura toda. Apenas a documentação de importação.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11930
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Legilslação atual sobre buggies, chassi e outras.... Empty Re: Legilslação atual sobre buggies, chassi e outras....

Mensagem por Nil Dom Ago 14, 2011 8:01 pm

ENTAO, PRA IMPORTAÇÃO É MAIS FACIL MESMO, POIS O VEICULO JÁ É HOMOLOGADO NO PAIS DE ORIGEM. NO CASO DE CAT PRA PRODUZIR UM VEICULO, VC PRECISA PROVAR QUE TEM A CONDIÇÃO TÉCNICA PRA ISSO, NÃO BASTA APENAS O CSV . E O CUSTO DO CAT NÃO COMPENSA PARA PRODUZIR UM OU 2 VEICULOS.
Nil
Nil
Homem das Dunas
Homem das Dunas

Número de Mensagens : 3761
Idade : 50
Localização : CEARA
Tipo de Buggy : CAUYPE SPORT: CHASSI TUBULAR, CARROCERIA MONOBLOCO, EXCLUSIVA CÉLULA DE SEGURANÇA, SUSPENSÃO INDEPENDENTE, ESPAÇO INTERNO PARA ACOMODAR UMA PESSOA DE 1,80, MUITA ESTABILIDADE, ESTEPE NO PORTAMALAS, CAPOTA DE VERÃO. PARABRISA LAMINADO COLADO
Pontos : 10119
Data de inscrição : 13/05/2008

http://www.bugway.com.br ; WWW.BUGGYCAUYPE.COM.BR

Ir para o topo Ir para baixo

Legilslação atual sobre buggies, chassi e outras.... Empty tenho chassis de fusca documentado como faco para faazer e documentaar um bugui

Mensagem por denilsom simoes Qui Ago 18, 2011 2:39 pm

Carlão escreveu:Em parte, Nill. O CAT pode ser obtido por qualquer pessoa que importe um carro, por exemplo. Tem que contratar uma empresa credenciada no Inmetro para fazer a documentação necessária. A mesma coisa se dá para construir um veículo artesanal ou para fazer a alteração de característica. Sai caro? Provavelmente, mas não é ilegal nem impossível.

Eu fiz o CAT para quatro modelos de motos que importamos, sem ter esta estrutura toda. Apenas a documentação de importação.

denilsom simoes
Novato

Número de Mensagens : 3
Localização : porto alegre
Tipo de Buggy : tenho chagis de fusca documentado gostaria de fazer um bugui queria saber como faz
Pontos : 4653
Data de inscrição : 18/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Legilslação atual sobre buggies, chassi e outras.... Empty o que e cat sou leigo no assunto

Mensagem por denilsom simoes Qui Ago 18, 2011 2:42 pm

denilsom simoes escreveu:
Carlão escreveu:Em parte, Nill. O CAT pode ser obtido por qualquer pessoa que importe um carro, por exemplo. Tem que contratar uma empresa credenciada no Inmetro para fazer a documentação necessária. A mesma coisa se dá para construir um veículo artesanal ou para fazer a alteração de característica. Sai caro? Provavelmente, mas não é ilegal nem impossível.

Eu fiz o CAT para quatro modelos de motos que importamos, sem ter esta estrutura toda. Apenas a documentação de importação.

denilsom simoes
Novato

Número de Mensagens : 3
Localização : porto alegre
Tipo de Buggy : tenho chagis de fusca documentado gostaria de fazer um bugui queria saber como faz
Pontos : 4653
Data de inscrição : 18/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Legilslação atual sobre buggies, chassi e outras.... Empty Re: Legilslação atual sobre buggies, chassi e outras....

Mensagem por denilsom simoes Qui Ago 18, 2011 2:44 pm

o que e cat sou leigo no assunto sai caro quanto mais ou m enos sabe indicar alguem que faca

denilsom simoes
Novato

Número de Mensagens : 3
Localização : porto alegre
Tipo de Buggy : tenho chagis de fusca documentado gostaria de fazer um bugui queria saber como faz
Pontos : 4653
Data de inscrição : 18/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Legilslação atual sobre buggies, chassi e outras.... Empty Re: Legilslação atual sobre buggies, chassi e outras....

Mensagem por Beco Qui Ago 18, 2011 4:32 pm

Boa tarde, Denilsom. CAT é Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito e todo veículo tem que ter para poder se cadastrar no RENAVAM, que é aquele numerozinho que aparece na documentação do carro. Fábricas conseguem o CAT para modelos e artesanais conseguem o CAT para unidades únicas. Não sei quais empresas trabalham com isso no resto do Brasil, mas em Porto Alegre a CATERG faz este tipo de serviço e os caras são bons. Mas o custo é salgado... e vais ter que ter uma autorização prévia do Detran para fazer o serviço - o que é quase impossível no RS, mas relativamente simples em SC.

Para passar nos testes do CAT, o veículo tem que ter todos os itens obrigatórios, fazer testes de freios, suspensão e seilá mais o que. Sistemas de freios, direção, suspensão e pneus tem que ser novos e com nota fiscal. O restante da parte mecânica pode ser usada, mas tem que ter origem também. Não é coisa fácil, mas conversa com eles para saber detalhes. Aí em Porto Alegre, conversa com o Daniel Farina, da Farina Automóveis. É o cara que mais entende de buggies em Porto Alegre.
Beco
Beco
Admin
Admin

Número de Mensagens : 4607
Idade : 74
Localização : Pelotas - RS
Tipo de Buggy : Glaspac 72, montado sobre fusca 69. Meu desde 73!
Pontos : 11930
Data de inscrição : 10/05/2008

http://planetabuggy.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Legilslação atual sobre buggies, chassi e outras.... Empty Re: Legilslação atual sobre buggies, chassi e outras....

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos